Quinteto em forma de choros: uma abordagem técnica e interpretativa da versão original de Villa-Lobos, com ênfase na parte de corne-inglês – Amplificar

Quinteto em forma de choros: uma abordagem técnica e interpretativa da versão original de Villa-Lobos, com ênfase na parte de corne-inglês

Resumo

A presente dissertação teve como objetivo abordar diferentes questões técnicas e interpretativas referentes ao Quinteto em forma de Choros, composto por Heitor Villa-Lobos, em 1928, através de sua instrumentação original: flauta, oboé, clarineta, fagote e corne inglês. Com ênfase na parte deste último instrumento, o estudo traça um panorama histórico do mesmo até ser possível situar e contextualizar sua atuação na obra desse compositor brasileiro, no período que antecedeu a composição da peça em foco. Comparando a versão original com a versão adaptada, feita nos anos 1950, o trabalho discute e sugere possíveis visões interpretativas para o grupo e para o instrumentista de corne inglês, apoiadas na experiência prática da autora, em depoimentos e conhecimentos compartilhados por outros experientes intérpretes e no diálogo com a literatura.

The development of the present dissertation was intended to approach technical and musical issues concerning Heitor Villa-Lobos’s Quintette en forme de Choros, originally written for flute, oboe, clarinet, bassoon and English horn, in 1928. Focused on the English horn, the work traces its historical path until it is possible to analyse its presence in the works of the Brazilian composer prior to the Quintette. Comparing the original version with the adapted version, made in the 1950’s, this study discusses and suggests interpretation possibilities for the group and for the English horn player, based on the author’s own experience, on the knowledge shared by other well experienced musicians and on the literature found on this subject.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.