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Levantamentos
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Iniciativas e pesquisas ligadas ao campo da Ética Sonora
Laboratório de Ética Sonora (LABETS-UFPB)
Mais recentes
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Música infantil: um estudo sobre a produção musical para criança no Brasil por meio da Educação Musical e dos Estudos da Infância
Tese de Doutorado de Anderson Carmo Carvalho (UNIRIO PPGM, 2022)
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Grupo Música Nova da UFRJ: sua história e a utilização do trombone na criação e prática da música contemporânea no Rio de Janeiro.
Tese de Doutorado de João Luiz Fernandes Areias (UNIRIO PPGM, 2022)
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Estágios Supervisionados Curriculares em Música: sentidos e percepções dos professores supervisores da Educação Básica
Tese de Doutorado de Alba Janes Lima (UNIRIO PPGM, 2022)
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Ação e obra de três coletivos de mulheres músicas na cidade do Rio de Janeiro – análise feminista e decolonial
Tese de Doutorado de Marcela da Silva Velon (UNIRIO PPGM, 2022)
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Aspectos interpretativos dos tratados de violino do século XVIII
Tese de Doutorado de Nichola Dittrich Viggiano (UNIRIO PPGM, 2022)
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A clarineta como expressão de interculturalidades: um estudo de multicasos
Tese de Doutorado de Pedro Paes de Carvalho (UNIRIO PPGM, 2022)
No índice do Amplificar
O pulo do gato da indústria da cultura
Artigo em periódico de Cristina M. Emboaba da C. J. de Camargo (Revista da Tulha, 2017)
Discussão crítica sobre as manifestações musicais produzidas para o consumo industrializado, destacando suas especificidades e usos, da informalidade espontânea ao controle mercadológico/ideológico da indústria da cultura (ADORNO, 1944) e do entretenimento dirigido, suas consequências e perspectivas na sociedade contemporânea de sensibilidade adestrada e gosto nivelado. Em contrapartida, o universo transgressor da arte e o impacto do ensino da música enquanto linguagem (compreensão da obra e a construção do gosto e do juízo estético) como possibilidades de formação crítica e resistência à essa estrutura de controle e de consumo.
The "ace in the hole" of the industry of culture
Critical discussion on musical expressions produced for industrialized consumption, stretching its specificities and usage, from spontaneous informality to marketing/ideological control of industry of culture (ADORNO, 1944) and from directed entertainment, its consequences and perspectives on the disciplined sensibility and leveled taste contemporary society. On the other hand, the transgressive universe of art and the impact of music as language (comprehension of the work and construction of taste and aesthetical judgement) as possibilities for critical formation and resistance to this structure of control and consumption.