Palavra-chave: Villa-Lobos
102 resultados.
-
‘Boisinhos’ e ‘Lobosinhos’ de Heitor-Villa-Lobos: o cuidado de si no processo de performance como crítica para a constituição de um sujeito de atitude estética
Tese de Doutorado de Daniel Angelo Barbosa Vieira (UFRGS PPGMUS, 2012)
-
‘Ciranda n.7’ de Heitor Villa-Lobos: um estudo da relação entre o texto musical e o enredo implícito na cantiga folclórica utilizada
Dissertação de Mestrado de Márcia Hallak Martins da Costa Vetromilla (UNIRIO PPGM, 2010)
-
“Maré Encheu” de Heitor Villa-Lobos: uma análise para a pedagogia da performance
Comunicação oral de Francine Alves dos Reis Loureiro (SIMPOM, 2014)
-
A Bachianas Brasileiras N. 3 de Heitor Villa-Lobos: um estudo de intertextualidade e recepção
Tese de Doutorado de Reginaldo Marcos do Nascimento (UFPR PPGMúsica, 2020)
-
A banda do Villa: a obra para banda de música de Heitor Villa-Lobos
Tese de Doutorado de Marcelo Jardim de Campos (UNIRIO PPGM, 2015)
-
A excursão artística Villa-Lobos pelo interior do estado de São Paulo em 1931
Dissertação de Mestrado de Nataniel Marcos Bádue Filho (UNESP PPG-Música, 2013)
-
A linguagem musical de Heitor Villa-Lobos no Trio com piano nº 2
Comunicação oral de Miriam Bastos Rocha, Cecília Nazaré de Lima (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A redução para piano da “Fantasia para saxofone e orquestra” de Heitor-Villa Lobos: uma visão idiomática
Comunicação oral de Jonatas Weima Cunha Angelim, Maria José Bernardes Di Cavalcanti (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A voz do passarinho encantado: considerações sobre o uso de leitmotiv em Uirapurú (1917) de Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Daniel Zanella dos Santos (TeMA, 2014)
-
Análise da orquestração de Villa-Lobos para a obra Oração ao Diabo de Nepomuceno
Artigo em periódico de Juliano Lima Lucas, Rodolfo Coelho de Souza (Musica Theorica, 2020)
-
Análise da seção A do Estudo n. 12 para violão de Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Ciro Visconti (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Análise textural dos quartetos de cordas nº 1, 6 e 14 de Villa-Lobos e desdobramentos composicionais
Tese de Doutorado de Alexandre de Paula Schubert (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Apreciação musical para não-musicistas: uma proposta a partir das ideias do Círculo de Bakhtin
Artigo em periódico de Silvia Cordeiro Nassif, Jorge Luiz Schroeder (Revista Vórtex, 2019)
-
Articulação da Forma e Gestualidade Cadencial: Um postulado de Salles (2010): procedimentos de simetria como elemento de fator resolutivo no Quarteto de cordas nº 10, de Villa-Lobos (1946)
Artigo em periódico de José de Carvalho Oliveira (Revista Vórtex, 2019)
-
As formas neobarrocas e neoclássicas nas Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos
Artigo em periódico de José D'Assunção Barros (Ictus, 2020)
-
As Suítes Descobrimento do Brasil e a música do filme de Humberto Mauro: notas sobre o processo de criação de Villa-Lobos
Comunicação oral de Tatyana de Alencar Jacques (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
As Suítes do Descobrimento do Brasil de Villa-Lobos e a trilha musical do filme de Humberto Mauro: bricolagem e sequencialidade na construção da narrativa audiovisual
Artigo em periódico de Tatyana de Alencar Jacques (OPUS, 2018)
-
Aspectos do choro tradicional presentes no Choros n.1 de Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Ana Carolina Manfrinato (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Aspectos Estruturais e de Performance em Assobio a Jato de Heitor Villa- Lobos: Allegro Non Troppo
Comunicação oral de Natália Bueno de Oliveira, Sônia Ray (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Aspectos técnicos e idiomáticos do violoncelo na Fantasia para violoncelo e orquestra de Heitor Villa-Lobos
Tese de Doutorado de Hugo Vargas Pilger (UNIRIO PPGM, 2015)
-
Bachianas Brasileiras n. 1 Introdução (Embolada): integrando a análise transformacional à teoria schenkeriana
Comunicação oral de Guto Brambilla, Paulo de Tarso C. C. Salles (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Bachianas Brasileiras N.4, de Heitor Villa-Lobos: um estudo de intertextualidade
Dissertação de Mestrado de Ana Carolina Manfrinato (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
Bachianas Brasileiras Nº 1: análise transformacional e hibridismo cultural
Dissertação de Mestrado de Augusto Brambilla de Oliveira (USP PPGMUS, 2018)
-
Canto de xangô: uma tópica afro-brasileira
Artigo em periódico de Juliana Ripke da Costa (Orfeu, 2016)
-
Carlos Gomes e Villa-Lobos: um paralelo na construção da identidade nacional na música brasileira
Artigo em periódico de Aparecida Valiatti (Revista Brasileira de Música, 2019)
-
Centricidade e Simetria; Elementos de articulação melódica, harmônica e cadencial na música pós-tonal. Contrastes e significados na Fantasia para saxofone soprano e pequena orquestra de Villa-Lobos (1948)
Comunicação oral de José de Carvalho Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Choro para fagote e orquestra de câmara: aspectos da obra de Camargo Guarnieri
Tese de Doutorado de Fabio Cury (USP PPGMUS, 2011)
-
Choros nº7 de Villa-Lobos: rede de coleções simultâneas
Comunicação oral de Joel Albuquerque, Paulo de Tarso Salles (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Considerações sobre a interpretação da Aria (Chôro) da Bachianas 6
Comunicação oral de Fábio Cury (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Diálogos entre autores em busca da linguagem composicional villalobiana
Comunicação oral de Marcelo Rauta (SIMPOM, 2016)
-
Difusão do Modernismo musical no Brasil da Belle époque: fatores “exógenos” e “endógenos”
Mesa redonda de Manoel Aranha Corrêa do Lago (Enc. de Musicologia Histórica, 2016)
-
Do intimismo à Grandiloqüência (Trajetória e estética do concerto para violão e orquestra: das raízes até a primeira metade do século XX em torno de Segovia e Heitor Villa Lobos)
Dissertação de Mestrado de Renato da Silva Almeida (USP PPGMUS, 2006)
-
Duo (1957) para oboé e fagote de Heitor Villa-Lobos: um estudo analítico para uma proposta interpretativa para o oboé
Recital-conferência de Ravi Shankar Magno Viana Domingues (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Duo para Oboé e Fagote de Heitor Villa-Lobos: um estudo analítico para uma proposta interpretativa para o oboé
Dissertação de Mestrado de Ravi Shankar Viana Domingues (UFMG PPGMUS, 2014)
-
Esboço de uma abordagem da relação entre Villa-Lobos e a música popular
Comunicação oral de Lurian José Reis da Silva Lima (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Estratégias composicionais de Villa-Lobos: permutações e simetrias em três estudos de caso na Prole do Bebê No 2
Comunicação oral de Walter Nery Filho (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Estratégias de estudo da Primeira Sonata-Fantasia para violino e piano “Désespérance” de Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Paola Andrea Jaramillo García (SIMPOM, 2014)
-
Estudo da expressividade musical dialógica no Rudepoema de Heitor Villa-Lobos
Tese de Doutorado de Salete Maria Chiamulera Bohler (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Estudo do gesto musical no Quarteto de cordas n.º 1 de Villa-Lobos
Artigo em periódico de Alexandre Schubert (Revista Brasileira de Música, 2019)
-
Estudo para violão n. 10, de Heitor Villa-Lobos: uma análise da organização temporal
Comunicação oral de Stanley Levi Nazareno Fernandes, Marcos Antônio Silva Santos (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Fantasia em três movimentos em forma de chôros de Heitor Villa-Lobos: análise e contextualização de seu último período
Dissertação de Mestrado de José Ivo da Silva (UNESP PPG-Música, 2008)
-
Fantasia para saxofone soprano e pequena orquestra, de Villa-Lobos (1948): aspectos contextuais e análise estrutural do primeiro movimento
Dissertação de Mestrado de José de Carvalho Oliveira (USP PPGMUS, 2019)
-
Fazendo a história: uma conversa entre Renato Almeida e Villa-Lobos
Comunicação oral de Lurian José Reis da Silva Lima (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Fundamentos para construção de coleções referenciais na música pós-tonal
Comunicação oral de Joel Albuquerque, Paulo de Tarso Salles (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Gestos musicais no Trio para cordas (1945) de Villa-Lobos
Comunicação oral de Norton Dudeque (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Heitor Villa-Lobos e a “Embaixada Artística Brasileira” na Argentina (1940)
Artigo em periódico de Loque Arcanjo (Revista Música, 2020)
-
Historietas de Villa-Lobos: análise e interpretação
Dissertação de Mestrado de Adriano Lopes Sobrinho (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Intertextualidade e narratividade na Sinfonia nº 1 (“O imprevisto”) de Villa-Lobos
Artigo em periódico de Paulo de Tarso Salles (Musica Theorica, 2020)
-
Intertextuality and Stylization in Villa-Lobos's Bachianas Brasileiras No 1
Artigo em periódico de Norton Dudeque (Musica Theorica, 2017)
-
Lista comentada de periódicos brasileiros em Música afins sobre temas relacionados à Villa-Lobos
Comunicação oral de Marco Antonio Toledo Nascimento, Adeline Stervinou, Samyle Costa, Rayane Mendonça, Marcos Levi Bento Melo, Larissa de Andrade, Laiany Rodrigues (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2013)
-
Lune d’Octobre: utilização dos fatores de movimento de Rudolf Laban na composição da performance
Comunicação oral de Aline Soares Araújo, Adriano Lopes Sobrinho (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Modernismo e tradição: a dialética em jogo na Prole do Bebê nº 2 de Villa-Lobos
Tese de Doutorado de Walter Nery Filho (USP PPGMUS, 2017)
-
Na ciranda do Villa: investigação em torno da Ciranda das Sete Notas de Villa-Lobos
Pôster de Lamartine Tavares, Johnson Machado (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Nacionalismo, neofolclorismo e neoclassicismo em Villa-Lobos: uma estética dos conceitos
Dissertação de Mestrado de Lucas Eduardo da Silva [Galon] (USP PPGMUS, 2011)
-
Narratividade e tópicas em Uirapurú (1917) de Heitor Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Daniel Zanella dos Santos (UDESC PPGMUS, 2015)
-
Níveis de significação musical em Uirapuru de Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Daniel Zanella dos Santos (SIMPOM, 2016)
-
O Boletin Latino Americano de Música VI (1946): entre linhas, músicas e idéias
Comunicação oral de Ana Cláudia de Assis, Rafael Felício Silva Godoi (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O Concerto para Violão e Pequena Orquestra de Heitor Villa-Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra
Dissertação de Mestrado de Leonardo Souza Amorim (UFMG PPGMUS, 2019)
-
O contrabaixo orquestral de Villa Lobos
Comunicação oral de Alexandre Rosa (SIMPOM, 2016)
-
O Novacorde: do cinema e rádio à música de Villa-Lobos
Comunicação oral de Hugo Vargas Pilger (SIMPOM, 2014)
-
O piano de orquestra e utilizações em Villa-Lobos: Uirapurú, Bachianas Brasileiras N° 2 e Chôro N° 8
Dissertação de Mestrado de Midiã Rosa Cabral (UDESC PPGMUS, 2018)
-
O Quarteto de Cordas no 8 (1944) de Villa-Lobos: neoclassicismo e invenção
Artigo em periódico de Paulo de Tarso Salles (Orfeu, 2017)
-
O trompete nos choros de Heitor Villa-Lobos: possibilidades interpretativas no âmbito da orquestra sinfônica
Tese de Doutorado de Antônio Marcos Souza Cardoso (UNIRIO PPGM, 2009)
-
Os Balés Russos como estímulo para o balé Uirapuru (1917) de Villa-Lobos e Volúsia
Artigo em periódico de Jorge Luiz Schroeder, Tatiana Avanço Ribeiro (Revista Música, 2022)
-
Pacific 231 de Honegger e a Tocata Trenzinho do Caipira de Villa-Lobos: um caso de intertextualidade
Artigo em periódico de Norton Dudeque (OPUS, 2013)
-
Prelúdio nº 3 de Heitor Villa-Lobos: considerações sobre um processo interpretativo
Artigo em periódico de Daniel Ribeiro Medeiros (Per Musi, 2015)
-
Preparação para a performance de Assobio a Jato de Heitor Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Natália Bueno de Oliveira (UFG PPG-Música, 2015)
-
Primeiro Movimento do Quarteto de Cordas N.3 de Heitor Villa-Lobos: uma correspondência da forma sonata clássica numa conjuntura atonal
Artigo em periódico de Regina Rocha (Revista da Tulha, 2020)
-
Procedimentos Composicionais nos Choros Orquestrais de Heitor Villa-Lobos
Tese de Doutorado de Guilherme Bernstein Seixas (UNIRIO PPGM, 2007)
-
Quinteto em forma de choros: uma abordagem técnica e interpretativa da versão original de Villa-Lobos, com ênfase na parte de corne-inglês
Dissertação de Mestrado de Janaína Botelho Perotto (UFRJ PPGM, 2013)
-
Redes de transformação harmônica na obra de Villa-Lobos: uma abordagem derivada da teoria neo-riemanniana
Conferência de Paulo de Tarso Salles (SIMPOM, 2016)
-
Referenciais neoclássicos e originalidade nas Bachianas Brasileiras nº 4 de Heitor Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Regina Célia Rocha Felice (UNESP PPG-Música, 2016)
-
Regiões Euler: um Estudo sobre Distância Tonal e Integração entre os Ciclos Octatônicos e Hexatônicos
Artigo em periódico de Paulo de Tarso Salles (Musica Theorica, 2016)
-
Relações de máxima parcimônia entre coleções de um conjunto 10-5
Comunicação oral de Joel Miranda Bravo de Albuquerque (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Saudade: Representação e Semiótica em Villa-Lobos
Tese de Doutorado de Cleisson de Castro Melo (UFBA PPGMUS, 2016)
-
Simetrias e Palíndromos no Estudo Nº 1 para violão de Villa- Lobos
Comunicação oral de Ciro Visconti, Paulo de Tarso Salles (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Sinfonia nº 4 de Villa-Lobos: a vitória, a derrota e a volta por cima
Artigo em periódico de Paulo de Tarso Salles (Orfeu, 2020)
-
Suíte Popular Brasileira na trajetória de Villa-Lobos: "arte", "povo" e uma suíte "à brasileira"
Dissertação de Mestrado de Lurian José Reis da Silva Lima (UFPR PPGMúsica, 2017)
-
Teoria dos conjuntos versus teoria neo-riemanniana: duas abordagens interdependentes na análise dos Choros nº4 e Choros nº7 de Villa-Lobos
Artigo em periódico de Joel Miranda Bravo de Albuquerque, Paulo de Tarso Salles (Revista da Tulha, 2015)
-
Tópicas afro-brasileiras a partir de Villa-Lobos e suas influências em outros compositores brasileiros: canto de xangô e berimbau
Comunicação oral de Juliana Ripke (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Traços da enunciação musical tensiva no Choros nº 6 de Villa-Lobos
Artigo em periódico de Gustavo Bonin (Revista Música, 2019)
-
Transmissão musical de folclore na obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Fabiano Lemos Pereira (SIMPOM, 2016)
-
Trechos orquestrais para flauta transversal de Heitor Villa-Lobos, Oscar Lorenzo Fernandez e César Guerra-Peixe: Propostas interpretativas a partir de uma catalogação de Carlos Rato
Tese de Doutorado de José Benedito Viana Gomes (UNIRIO PPGM, 2013)
-
Três obras de câmara de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) analisadas sob o ponto de vista da parte da flauta à luz dos manuscritos do Museu Villa-Lobos: Choros Nº 2 (1924), Quinteto em Forma de Choros (1928), e Bachianas Brasileiras Nº 6 (1938)
Tese de Doutorado de Rubem Eloy Schuenck (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Trombone tenor ou baixo? O Choros n.º 4 de Villa-Lobos à luz das tradições do instrumento
Artigo em periódico de Reginaldo Thimóteo (Revista Brasileira de Música, 2019)
-
Uirapuru de Villa-Lobos e Sam Zebba: uma análise comparativa entre música e cena
Comunicação oral de Daniel Zanella dos Santos (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Um compositor brasileiro na Broadway: a contribuição de Heitor Villa-Lobos ao teatro musical americano
Dissertação de Mestrado de Rosane Viana (UFMG PPGMUS, 2007)
-
Um olhar analítico-interpretativo sobre Il Bove para Canto, Violoncelo e Piano, de Heitor Villa-Lobos e Giosué Carducci
Comunicação oral de Joana Christina Brito de Azevedo (SIMPOM, 2016)
-
Uma abrangência tipológica de elementos da música popular brasileira no Chôros Nº 10, de Heitor Villa-Lobos
Artigo em periódico de Alfredo José Moura de Assis (Ictus, 2014)
-
Uma análise da organização das alturas do Quatuor (1921) e do Nonetto (1923) de Villa-Lobos: apresentando as conclusões da pesquisa
Comunicação oral de Felipe Vasconcelos Magalhães (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Vida real e forma-de-vida: uma reflexão a respeito da relação entre arte e vida em Giorgio Agamben e Villa-Lobos
Artigo em periódico de Lurian José Reis da Silva Lima (Música Hodie, 2017)
-
Villa-Lobos cancionista: as letras na "Ária" da Bachianas Brasileiras nº 5
Artigo em periódico de Pedro de Grammont e Souza (Revista Música, 2019)
-
Villa-Lobos e a manipulação da topografia do piano na construção de seu repertório modernista: um estudo preliminar d’O Camundongo de Massa
Comunicação oral de Walter Nery Filho (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Villa-Lobos e a música popular: uma suíte “à brasileira”
Artigo em periódico de Lurian José Reis da Silva Lima (Revista Vórtex, 2017)
-
Villa-Lobos e Gazzi de Sá: o movimento de educação musical na primeira metade do século XX
Pôster de Ricardo Soares Ribeiro, Luceni Caetano da Silva (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Villa-Lobos e o modernismo da Primeira República
Artigo em periódico de Lutero Rodrigues (Revista Música, 2019)
-
Villa-Lobos e Tom Jobim: uma análise de influências
Artigo em periódico de Juliana Ripke (Revista da Tulha, 2018)
-
Villa-Lobos na teledramaturgia: semântica musical e poéticas audiovisuais
Artigo em periódico de Raphael Fernandes Lopes Farias (Revista Música, 2019)
-
Villa-Lobos, do maxixe moderno à forma cíclica: convertendo-se em um músico francês no Rio de Janeiro
Artigo em periódico de Paulo de Tarso Salles (Música Hodie, 2021)
-
Villa-Lobos, identidade nacional e história no Cinema Novo: uma análise a partir de Deus e o diabo na terra do sol
Artigo em periódico de Luíza Alvim (Revista Brasileira de Música, 2019)
-
Villa-Lobos: os Choros como retrato musical do Brasil (1920-1929)
Artigo em periódico de José D’Assunção Barros (Ictus, 2014)
-
Yerma: A Literaturoper de Villa-Lobos
Comunicação oral de Nazir Bittar Filho (Congresso da ANPPOM, 2013)