Palavra-chave: Interpretação
109 resultados.
-
¿Cómo estudiar? Consideraciones sobre el estudio de la guitarra
Comunicação oral de Roberto L. Fernández E. (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
42 études ou caprices: Uma proposta de análise teórico-didática de estudos selecionados de Rodolphe Kreutzer
Comunicação oral de Fernando Santiago Serrano dos Santos, Luiz Britto Passos Amato (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
A canção “Quando ela fala” de Achille Picchi: aspectos interpretativos por meio da análise poético-musica
Comunicação oral de Rafaela Haddad Costa Ribas, Adriana Giarola Kayama (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A confluência de elementos de música clássica e jazz em composições de Victor Assis Brasil – propostas interpretativas
Tese de Doutorado de Marco Túlio de Paula Pinto (UNIRIO PPGM, 2011)
-
A construção interpretativa na canção popular: "Tiro de Misericórdia" na voz de Titane
Artigo em periódico de Fabiana Cozza dos Santos, Ruth Ramalho Ruivo Palladino (Música Popular em Revista, 2019)
-
A flauta doce no século XVII: Il Dolcimelo (ca. 1600) de Aurélio Virgiliano e a prática instrumental
Comunicação oral de Amanda Alves Vieira, Paula Andrade Callegari (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A influência da interpretação pianística no contexto da aprendizagem dos passos do ballet clássico
Pôster de Mônica Ferreira Maia, Carlos H. Costa (SEMPEM, 2013)
-
A interpretação na improvisação: uma compreensão inicial a partir da performance de “Luiz Eça Trio” na música “Samba de uma nota só” apresentada no programa “Jazz Brasil”, em 1990
Comunicação oral de Diogo Monzo (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
A interpretação na improvisação: uma compreensão inicial a partir da performance de "Luiz Eça Trio" na música "Samba de uma nota só" apresentada no programa "Jazz Brasil", em 1990
Comunicação oral de Diogo Souza Vilas Monzo (SEMPEM, 2014)
-
A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas
Dissertação de Mestrado de Leonardo Luigi Perotto (UFG PPG-Música, 2007)
-
A pesquisa em práticas interpretativas: estudos recentes nas universidades estaduais paulistas
Dissertação de Mestrado de Cláudia Elena Siste (USP PPGMUS, 2009)
-
A relação entre Andrés Segóvia e Manuel Maria Ponce como subsídio histórico para os processos de interpretação da Sonata III para Violão
Comunicação oral de Alexandre Souza Simon (SIMPOM, 2016)
-
A Sonatina para flauta e violão de Radamés Gnattali: estudo de aspectos estruturais e interpretativos do primeiro movimento
Dissertação de Mestrado de Raïssa Anastásia de Souza Melo (UFMG PPGMUS, 2007)
-
Abordagem interpretativa do 1º movimento dos 3 estudos para trombone e piano de José Siqueira
Comunicação oral de Flavio Davino de Oliveira, Rucker Bezerra de Queiroz (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Abrandando o medo de palco e a ansiedade de performance por meio do foco na construção da interpretação musical
Comunicação oral de Meryelle Nogueira Maciente, Amílcar Zani Netto (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Análise e interpretação do quarto movimento da Sinfonia nº 1 em dó menor, op. 68 de Johannes Brahms
Dissertação de Mestrado de Jéssica Evelyn Papi Silva (UNESP PPG-Música, 2019)
-
Análise e interpretação: abordagens analíticas que subsidiam a prática do intérprete
Comunicação oral de Radan Soares da Costa, Ranilson Bezerra de Farias (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Aplicabilidade de estudos de Kreutzer, Rode e Dont com vistas à execução de aspectos específicos do repertório violinístico
Dissertação de Mestrado de Max Scheffler (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
As canções de Camargo Guarnieri e Suzanna de Campos: um estudo para a interpretação
Tese de Doutorado de Josani Keunecke Pimenta (UNESP PPG-Música, 2015)
-
As indicações de pedal do Prelúdio op. 28 Nº 9 de Chopin segundo cinco fontes: o manuscrito original, a cópia de Julian Fontana e as três primeiras edições: Francesa, Inglesa e Alemã
Comunicação oral de Cristiano de Abreu Buarque Vogas (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
As peculiaridades na escrita pianística de Ronaldo Miranda: sugestões interpretativas e técnico-musicais
Dissertação de Mestrado de Eder Pessoa Giareta (UNESP PPG-Música, 2013)
-
As tocatas para alaúde de Giovanni Girolamo Kapsperger e suas possibilidades interpretativas
Tese de Doutorado de Bruno Correia de Figueiredo (UNIRIO PPGM, 2011)
-
As vozes de Monteverdi: música de ontem cantada hoje
Tese de Doutorado de Thiago Madruga Monteiro (UFPR PPGMúsica, 2021)
-
Aspectos de linguagem organística em Das Wohltemperierte Clavier - “O cravo bem temperado” de Johann Sebastian Bach
Tese de Doutorado de Sérgio de Carvalho Oliveira (USP PPGMUS, 2015)
-
Aspectos e sugestões interpretativas em 3 obras para trombone solista do maestro Duda: Duas Danças, Fantasia para Trompete e Trombone, e Suíte Monette
Dissertação de Mestrado de Marlon Barros de Lima (UFRN PPGMUS, 2017)
-
Aspectos interpretativos da Sonata op. 110 de Beethoven
Dissertação de Mestrado de Erika Maria Ribeiro (USP PPGMUS, 2009)
-
Aspectos técnico-interpretativos do Etude Op. 04 n. 03 de Karol Szymanowski
Comunicação oral de Regiane Alves, Durval Cesetti (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Bom de Tocar de Ricardo Silveira: jazz/pop-rock na MPB instrumental carioca na década de 1980
Comunicação oral de Luiz Santos Lima (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Chanson (Sonata III de Manuel María Ponce): investigando aspectos interpretativos de uma obra para violão solo
Comunicação oral de Alexandre Souza Simon (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Choro para fagote e orquestra de câmara: aspectos da obra de Camargo Guarnieri
Tese de Doutorado de Fabio Cury (USP PPGMUS, 2011)
-
Clara Schumann: compositora x mulher de compositor
Dissertação de Mestrado de Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva (USP PPGMUS, 2008)
-
Concerto para fagote e orquestra de Danilo Guanais: Uma abordagem técnico-interpretativa
Comunicação oral de Alexandre dos Santos, Durval Cesetti (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Concerto para fagote e orquestra de Danilo Guanais: uma abordagem técnico-interpretativa
Dissertação de Mestrado de Alexandre dos Santos (UFRN PPGMUS, 2018)
-
Concerto para trompete e orquestra de cordas de Alfredo Dias: Perspectivas interpretativas
Dissertação de Mestrado de Nikola Cunha Locatelli (UFPB PPGMUS, 2013)
-
Considerações sobre a interpretação da Aria (Chôro) da Bachianas 6
Comunicação oral de Fábio Cury (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Considerações sobre as indicações de pedal de F. Chopin
Comunicação oral de Cristiano de Abreu Buarque Vogas (SIMPOM, 2014)
-
De mudança da West 26th para a Rua 26: um novo espaço da expressão artística de Ricardo Silveira
Comunicação oral de Luiz Santos Lima, Hermilson Nascimento (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Dori Caymmi e o processo de ressignificação musical
Dissertação de Mestrado de Antonio Carlos Alpino Bigonha (UnB PPGMUS, 2015)
-
El Sprechstimme en Pierrot Lunaire de Arnold Schoenberg: un acercamento a sus posibles formas de interpretación
Artigo em periódico de Natalia Abad Santos (Debates, 2022)
-
Entrevista com Sônia Rubinsky
Entrevista em periódico de André Repizo Marques (Revista Música, 2020)
-
Ernesto Nazareth: a projeção dos grupos de choro ao piano
Artigo em periódico de André Repizo Marques (Revista Música, 2018)
-
Estratégias interpretativas para trombone na obra Fantasia para Trompete e Trombone do Maestro Duda
Comunicação oral de Marlon Barros de Lima, Ranilson Bezerra de Farias (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Estudo sobre elementos interpretativos e produção sonora no violino
Comunicação oral de Mariana Isdebski Salles (SIMPOM, 2016)
-
Eunice Katunda: o caminho incerto de um gênio certo
Artigo em periódico de Iracele Vera Livero de Souza (Revista Música, 2019)
-
Forma na obra pianística de Johannes Brahms: Variações sobre um tema de Haendel
Dissertação de Mestrado de Luís Felipe Giampaulo Sarro (USP PPGMUS, 2014)
-
Francisco Mignone e os Manuscritos de Buenos Aires: contexto histórico, interpretação e edição de obras para duo de violões recém-descobertas
Tese de Doutorado de Fernando Araújo (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Herivelto Brandino e a obra mensagem para marimba solo: discussão do processo composicional e performance
Artigo em periódico de Carlos Stasi (Música Hodie, 2013)
-
Historietas de Villa-Lobos: análise e interpretação
Dissertação de Mestrado de Adriano Lopes Sobrinho (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Improvisação e interpretação na obra autoral de Nivaldo Ornelas
Tese de Doutorado de David Ganc (UNIRIO PPGM, 2017)
-
Improvisação e interpretação: o fazer musical
Comunicação oral de Diogo Souza Vilas Monzo (SEMPEM, 2015)
-
Improviso nº 3 para Flauta Solo de Camargo Guarnieri: desconstrução da obra a partir dos elementos rítmicos e melódicos como processo auxiliar na performance musical
Dissertação de Mestrado de Giampiero Pilatti (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Interpretação e edição musical: o terceiro movimento da Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali
Comunicação oral de Solon Santana Manica (SIMPOM, 2014)
-
Interpretação e fraseado no “Mosaico n°1” de José Vieira Brandão: uma abordagem riemanniana
Dissertação de Mestrado de Daniel Aguiar Novais (UNIRIO PPGM, 2014)
-
Interpretação e Performance do Texto Musical pela Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer
Artigo em periódico de Danton Guilherme Oestreich (Música Hodie, 2014)
-
Interpretação musical: sentido, escuta e técnica
Artigo em periódico de Paraguassú Tavares Pereira Abrahão (OPUS, 2019)
-
Interpretações da música de Ernesto Nazareth: pianistas, pianeiros e os chorões
Dissertação de Mestrado de André Repizo Marques (UNESP PPG-Música, 2017)
-
Intertextualidade e aspectos técnico-interpretativos na sonata para trompete e piano, de José Alberto Kaplan
Tese de Doutorado de Gláucio Xavier da Fonseca (UFBA PPGMUS, 2005)
-
Junturas de palavras no português brasileiro cantado: estratégias para a execução e suas relações com a interpretação da canção
Tese de Doutorado de Juliana de Carvalho Starling (UNESP PPG-Música, 2018)
-
La interpretación del repertorio histórico a través de la hermenéutica filosófica
Artigo em periódico de Gustavo Javier Medina Riera (Música Hodie, 2015)
-
Laboratório de composição para clarineta solo: uma experiência entre intérprete e estudantes de composição
Dissertação de Mestrado de João Paulo de Araújo (UFBA PPGMUS, 2006)
-
Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: um estudo interpretativo
Dissertação de Mestrado de Isabela de Figueiredo Santos (UFMG PPGMUS, 2009)
-
Magdalena Lébeis e o registro sistemático de um processo pedagógico: resgate histórico e análises iniciais
Dissertação de Mestrado de Emerson Adriano Gomes Vasconcelos (USP PPGMUS, 2012)
-
Mazurkas Op. 50, 1 a 4 para piano de K. Szymanowski: um estudo analítico e interpretativo
Dissertação de Mestrado de Paulo César Bezerra Vitor (UFRN PPGMUS, 2016)
-
Mestrado Profissional em Música – pioneiro no Brasil
Comunicação oral de Naira de Brito Poloni, Lucas Robatto (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Note grouping: uma ferramenta interpretativa como facilitadora do aspecto técnico do trompete no concerto de Edmundo Villani-Côrtes
Dissertação de Mestrado de Cícero Pereira Cordão Neto (UNIRIO PPGM, 2010)
-
O Bambuco Florecita del Camino para violão solo de Jaime Romero: uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano
Dissertação de Mestrado de Pablo Arturo Pulido (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
O ciclo das Quatro Valsas Venezuelanas Antonio Lauro: considerações para uma performance intelectualmente embasada
Comunicação oral de Gabriel Maciel de Andrade Nogueira, Marcelo Fernandes (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O ensino do repertório contemporâneo para piano: justificativas, desafios e estratégias
Comunicação oral de Maria Helena Del Pozzo (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
O intérprete-compositor em “Apanhador de Sonhos”, de Valério Fiel da Costa
Comunicação oral de Mário Augusto Ossent Del Nunzio (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
O português brasileiro cantado: normas de 1938 e 2007, análise comparativa para a interpretação de obras vocais em idioma brasileiro
Dissertação de Mestrado de Juliana Starling Stolagli (UNESP PPG-Música, 2010)
-
O Preludio n. 1 para piano de Eunice Katunda “à maneira popular”
Artigo em periódico de Iracele Vera Livero de Souza (Orfeu, 2017)
-
O primeiro movimento da Sonata II para piano solo de Bruno Kiefer: uma análise interpretativa
Dissertação de Mestrado de Liliana Michelsen de Andrade (UFRGS PPGMUS, 2007)
-
O regente e a construção da sonoridade orquestral através da obra Appalachian Spring (1944) de Aaron Copland (1900 – 1990)
Comunicação oral de Fellipe Rafael Carnauba Teixeira, André Luiz Muniz Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
O trompete nos choros de Heitor Villa-Lobos: possibilidades interpretativas no âmbito da orquestra sinfônica
Tese de Doutorado de Antônio Marcos Souza Cardoso (UNIRIO PPGM, 2009)
-
O virtuosismo e o “swing” revelados na Revisão Fonográfica de Flor da Noite e Modinha & Baião de Radamés Gnattali
Tese de Doutorado de Fernanda Canaud (UNIRIO PPGM, 2013)
-
Ofélia, poemeto lírico de Henrique Oswald: confluências entre música e texto
Dissertação de Mestrado de Cássia Paula Fernandes Bernardino (USP PPGMUS, 2009)
-
Os Lieder de Clara Schumann
Dissertação de Mestrado de Clarissa da Costa Cabral (USP PPGMUS, 2011)
-
Paisagismo musical no nordeste brasileiro em quatro canções de Oswaldo de Souza: uma abordagem analítico-interpretativa
Dissertação de Mestrado de John Kennedy Pereira de Castro (USP PPGMUS, 2010)
-
Para uma Teorização da Metáfora para a Análise e Interpretação Musical
Artigo em periódico de Ana Cristina Bernardo, Eduardo Lopes (Musica Theorica, 2018)
-
Parâmetros interpretativos para a sonata para violino solo em lá menor, BWV 1003 de J. S. Bach
Dissertação de Mestrado de Ellendersen Atli (UFPR PPGMúsica, 2012)
-
Partituras gráficas: diversas possibilidades expressivas e interpretativas
Comunicação oral de Jonathan Andrade, Miguel D. Antar (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Performance vocal: interpretação e corpo em inter-relação
Comunicação oral de Daniele Briguente, Flávio Apro (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Permanência e transformação no terceiro movimento da Sonata Op. 109 de Beethoven
Artigo em periódico de Eduardo Monteiro, Pedro Brack Aguilar (OPUS, 2021)
-
Pianistas de nosso tempo e sua relação com obras que estreiam
Comunicação oral de Zélia Chueke (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Prelúdio op. 28 Nº 5 de Chopin: uma análise das indicações de pedal do compositor
Comunicação oral de Cristiano de Abreu Buarque Vogas (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Prelúdios Tropicais de Guerra-Peixe: uma análise estrutural e sua projeção na concepção interpretativa da obra
Dissertação de Mestrado de Margareth Maria Milani (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Preparação de repertório e processo de desenvolvimento musical: estudo aplicado à Density 21.5 de E. Varèse, Joueurs de Flûte de A. Roussel
Comunicação oral de Lucas Gomes Caetano de Paula Fonseca, Solon Santana Manica (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Quatro sonetos em Língua Portuguesa: uma preparação para a interpretação da obra para canto e piano de Danilo Guanais
Dissertação de Mestrado de Angela Maria Bezerra do Nascimento (UFRN PPGMUS, 2021)
-
Quinteto em forma de choros: uma abordagem técnica e interpretativa da versão original de Villa-Lobos, com ênfase na parte de corne-inglês
Dissertação de Mestrado de Janaína Botelho Perotto (UFRJ PPGM, 2013)
-
Radamés Gnattali: - "Suíte para quinteto de sopros" - Estudo analítico e interpretativo
Dissertação de Mestrado de Jamil Mamedio Bark (USP PPGMUS, 2007)
-
Reelaborações musicais no choro Ímpar de Maurício Carrilho: sugestões técnico-interpretativas para a adaptação, ao bandolim 10 cordas, de elementos idiomáticos de instrumentos de sopro presentes na gravação
Dissertação de Mestrado de Pablo de Malta Campos (UFMG PPGMUS, 2020)
-
Respiração circular e sua aplicabilidade ao discurso musical do II movimento da Improvisation et Caprice pour saxophone solo, de Eugène Bozza (1944): proposta interpretativa e preparação à performance
Artigo em periódico de José de Carvalho Oliveira (Música Hodie, 2020)
-
Scarlatti e Beethoven: proximidades?
Tese de Doutorado de Luís Fernando Muniz Cirne (USP PPGMUS, 2014)
-
Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transcrições para violão
Dissertação de Mestrado de Luciano Cesar Morais (USP PPGMUS, 2007)
-
Sobre Transcrição e Tradução: experiência, reflexão, o elo entre as possibilidades de leitura e a esquizofrenia poética
Comunicação oral de Victor Melo Vale, Flavio Terrigno Barbeitas (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Sugestões performáticas do Bilhete de um Jogral para viola sozinha e das Três Peças para viola e piano de César Guerra-Peixe
Dissertação de Mestrado de José Carlos dos Santos (UFRN PPGMUS, 2015)
-
Suíte n. 2 Nordestina de Guerra-Peixe: um estudo histórico-analítico
Dissertação de Mestrado de Luciana Gimenes Fantini (UFRJ PPGM, 2013)
-
Tempo musical e performance - um diálogo entre teoria e prática na interpretação
Tese de Doutorado de João Miguel Bellard Freire (UNIRIO PPGM, 2013)
-
Transcrição do Prelúdio 3, dos cinco prelúdios para piano de Shostakovich: soluções técnico-interpretativas
Comunicação oral de Theo de Blasis (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Transcrições para violão: soluções técnico-musicais para interpretação de obras selecionadas de Claude Debussy e Maurice Ravel
Dissertação de Mestrado de Diogo Salmeron Carvalho (USP PPGMUS, 2012)
-
Tríptico de Machado de Assis op. 141 de Achille Picchi: Aspectos interpretativos por meio da análise poético musical
Comunicação oral de Rafaela Haddad Costa Ribas, Adriana Giarola Kayama (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Um olhar interpretativo para as canções de Arthur Bosmans
Dissertação de Mestrado de Lígia Ishitani Silva (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Uma abordagem fenomenológica do tempo musical
Artigo em periódico de João Miguel Bellard Freire (Debates, 2016)
-
Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira
Dissertação de Mestrado de Flávio Davino de Oliveira (UFRN PPGMUS, 2017)
-
Uma leitura lítero musical da canção “Jangada” de Oswaldo de Souza
Comunicação oral de John Kennedy Pereira de Castro (SIMPOM, 2014)
-
Un análisis ecléctico de la Sonata para piano Opus 55 Nº 3 de Alberto Ginastera (1916–1983)
Dissertação de Mestrado de Juan Pablo Marcó Hraste (UFRGS PPGMUS, 2007)
-
Valsas nobres e sentimentais de Maurice Ravel: caminhos de um intérprete
Dissertação de Mestrado de Ary Yuri Pingo (UFRGS PPGMUS, 2011)
-
Vera Janacopulos – A arte da interpretação
Comunicação oral de Anne Meyer (SIMPOM, 2016)
-
Villa-Lobos e os metais graves sinfônicos: um estudo dos elementos técnicos específicos
Tese de Doutorado de Donizeti Aparecido Lopes Fonseca (USP PPGMUS, 2014)