Palavra-chave: Música de câmara
54 resultados.
-
A abordagem etnográfica como forma de observação de estratégias de preparação de um repertório de câmara com violão: possibilidades interdisciplinares em uma investigação em Performance Musical
Comunicação oral de Marcos Matturro Foschiera, Flávio Terrigno Barbeitas (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A clarineta nos Suplementos Musicais dos Boletíns Latino Americanos de Música V e VI
Comunicação oral de Natália Braga, Edite Rocha, Emília Carneiro (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A importância da prática de grupos de trompetes no âmbito acadêmico
Comunicação oral de Elder Thomaz da Silva, Antonio Marcos Souza Cardoso (SEMPEM, 2014)
-
A metáfora como recurso expressivo na Sonata no. 1 para violino e piano de Almeida Prado
Artigo em periódico de Luciana de Araújo Caixeta, Fernando Corvisier (Revista da Tulha, 2019)
-
A Música Brasileira para Quintetos de Metais do Rio de Janeiro a Partir de 1976
Dissertação de Mestrado de Maico Viegas Lopes (UNIRIO PPGM, 2007)
-
A obra para violão de Carlos Cruz: uma descrição dos manuscritos encontrados no acervo do compositor
Comunicação oral de Renan Colombo Simões (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Acústico e eletroacústico: a sincronia entre o piano e os sons pré-gravados em obras eletroacústicas mistas
Dissertação de Mestrado de Sabrina Laurelee Schulz (UFPR PPGMúsica, 2010)
-
Algumas considerações sobre o conjunto na prática de quarteto de cordas
Comunicação oral de Adonhiran Reis, Emerson de Biaggi (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Antonio José Augusto, músico e pesquisador brasileiro: um depoimento
Entrevista em periódico de Sóstenes Siqueira (Revista Brasileira de Música, 2019)
-
Aplicação de um questionário sobre a prática de música de câmara: instrumento e resultados
Comunicação oral de Leonardo Casarin Kaminski, Sonia Ray (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
As Tres danzas concertantes de Leo Brouwer: elementos estruturadores da sua escrita musical
Dissertação de Mestrado de Gabriel Nogueira Batista Strauss (UFG PPG-Música, 2019)
-
Aspectos da construção da performance em um quinteto de metais: tempo e sincronia na preparação da obra “O Caminho das Pedras” de Gilson Santos
Dissertação de Mestrado de Gabriel Ferraz da Silva (UNIRIO PPGM, 2021)
-
Aspectos técnico-interpretativos no Quarteto de Cordas Nº 2 de Guerra-Peixe
Dissertação de Mestrado de Israel Victor Lopes da Silva (UFRN PPGMUS, 2016)
-
Aspectos técnicos interpretativos em obras de Heitor Villa-Lobos selecionadas do repertório de música de câmara com flauta
Dissertação de Mestrado de Fabrício Vallério Ribeiro (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
Bagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativo
Dissertação de Mestrado de Antônio Vinícius Gomes da Silva (UFRN PPGMUS, 2016)
-
Cadernos sonoros: música telemática, colaboração e intertextualidade
Artigo em periódico de Cássia Carrascoza Bomfim (Revista Brasileira de Música, 2020)
-
Concerto para fagote e orquestra de Danilo Guanais: Uma abordagem técnico-interpretativa
Comunicação oral de Alexandre dos Santos, Durval Cesetti (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Concerto para fagote e orquestra de Danilo Guanais: uma abordagem técnico-interpretativa
Dissertação de Mestrado de Alexandre dos Santos (UFRN PPGMUS, 2018)
-
Contribuições da rítmica de Dalcroze à preparação do colaborador musical
Artigo em periódico de Silvia Berg, Daniela Amaral Rodrigues Nicoletti (Revista da Tulha, 2018)
-
Criando, interpretando e apreciando: propostas de obras e atividades à Educação Musical
Tese de Doutorado de Marcelo Rauta (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Da leitura de partituras musicais à transcrição/arranjo para conjuntos de câmara
Dissertação de Mestrado de Denise Silvia Borusch (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Domitila, de J. Guilherme Ripper: o dialogismo em uma ópera-monólogo
Comunicação oral de Nivea Renata Alencar de Freitas (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Duo (1957) para oboé e fagote de Heitor Villa-Lobos: um estudo analítico para uma proposta interpretativa para o oboé
Recital-conferência de Ravi Shankar Magno Viana Domingues (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Duo para Oboé e Fagote de Heitor Villa-Lobos: um estudo analítico para uma proposta interpretativa para o oboé
Dissertação de Mestrado de Ravi Shankar Viana Domingues (UFMG PPGMUS, 2014)
-
Editing Strategies for Overcoming Instrumentation Issues in Rebay’s Großes Duo in a-Moll
Artigo em periódico de Luiz Mantovani (Revista Vórtex, 2020)
-
Elegia para violoncelo e piano
Edição crítica em periódico de Homero de Sá Barreto (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Estratégias de estudo aplicadas na parte da clarineta para performance do Duo para clarineta e fagote de César Guerra-Peixe (1970)
Dissertação de Mestrado de Enéas Albuquerque Silva (UFRN PPGMUS, 2020)
-
Grupo Música Nova da UFRJ: sua história e a utilização do trombone na criação e prática da música contemporânea no Rio de Janeiro.
Tese de Doutorado de João Luiz Fernandes Areias (UNIRIO PPGM, 2022)
-
Interação entre intérprete e compositor: registro e reflexão sobre o processo criativo
Comunicação oral de Rudson Ricelli Lima da Silva, André Luiz Muniz Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Intertextualidade no Sexteto Mistico de Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Allan Kolodzieiski (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Introdução à Romanza senza parole “T’Amo” (versão para quarteto duplo de cordas), de Meneleu Campos
Edição crítica em periódico de Mário Alexandre Dantas Barbosa, Maria Alice Volpe (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
Metalosfera de Almeida Prado – aspectos composicionais e idiomáticos
Comunicação oral de Robson Alexandre de Nadai, Carlos Fernando Fiorini (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Música brasileira para duo de clarinete e violão
Artigo em periódico de Jonathan Augusto Ramires Coelho, Pedro Robatto (Revista Música, 2022)
-
Música Brasileira para Trompete e Piano: Levantamento de obras e catalogação de repertório
Artigo em periódico de Maico Viegas Lopes (Revista Vórtex, 2019)
-
Música de câmara na formação do músico profissional: aspectos pedagógicos, escolha e adaptação de seu repertório
Dissertação de Mestrado de Mauro Domenech (UNESP PPG-Música, 2018)
-
O ciclo Slopiewnie opus 46 bis de Karol Szymanowski: uma abordagem de estudo e performance
Dissertação de Mestrado de Alzeny Pereira Nelo de Farias (UFRN PPGMUS, 2016)
-
O piano nos trios de Estércio Marquez Cunha
Dissertação de Mestrado de Adriana Lemes (UFG PPG-Música, 2013)
-
O processo de preparação da estréia da obra "Ainda que não haja brisa nenhuma" de Harry Crowl pelo Ensemble Móbile
Dissertação de Mestrado de Eric Henrique Moreira Evangelista (UFPR PPGMúsica, 2019)
-
O violão e a música de câmara: os recursos idiomáticas nas transcrições do repertório da Camerata Madeiras Dedilhadas
Comunicação oral de Laís Domingues Fujiyama, Evandro Dotto (SEMPEM, 2016)
-
Observação da preparação de obras musicais em Conjuntos de Câmara: uma abordagem etnográfica
Comunicação oral de Marcos Matturro Foschiera (SIMPOM, 2014)
-
Palavra em música: a fala no processo composicional de música de câmara vocal e instrumental
Pôster de Laiana Lopes de Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Para interpretar peças camerísticas dos séculos XX e XXI
Pôster de Hudson Ditherman Francisco Rosa, Cecília Nazaré de Lima (SEMPEM, 2015)
-
Preparação, realização e avaliação da performance musical: enfrentamento do estresse e da ansiedade entre músicos cameristas
Tese de Doutorado de Leonardo Casarin Kaminski (UNESP PPG-Música, 2017)
-
Primeiro Movimento do Quarteto de Cordas N.3 de Heitor Villa-Lobos: uma correspondência da forma sonata clássica numa conjuntura atonal
Artigo em periódico de Regina Rocha (Revista da Tulha, 2020)
-
Processo de preparação de obras de câmara pelo quarteto Corda Nova: uma abordagem etnográfica
Dissertação de Mestrado de Marcos Matturro Foschiera (UFMG PPGMUS, 2015)
-
Processos de elaboração de arranjos no trabalho do grupo Alma Brasileira Trio
Artigo em periódico de Celso Ribeiro Bastos Filho (Ictus, 2014)
-
Quarteto Ao Cair da Tarde (1981) para violinos, de Ernst Mahle: estratégias técnico-interpretativas para a construção de uma performance
Dissertação de Mestrado de Rafael Ribeiro (UFMG PPGMUS, 2020)
-
Quinteto em forma de choros: uma abordagem técnica e interpretativa da versão original de Villa-Lobos, com ênfase na parte de corne-inglês
Dissertação de Mestrado de Janaína Botelho Perotto (UFRJ PPGM, 2013)
-
Reflexões sobre estratégias de estudo em música de câmara a partir do reconhecimento dos “guias de execução musical
Dissertação de Mestrado de Aillyn da Rocha Unglaub Schmitz (UDESC PPGMUS, 2010)
-
Reflexões sobre o idiomatismo do piano no Trio nº 1 de Heitor Villa-Lobos e construção de uma interpretação para a performance
Tese de Doutorado de Miriam Bastos Rocha (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Trio op. 9 de Henrique Oswald: uma edição crítica
Dissertação de Mestrado de Hélcio Vaz do Val (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Uma descrição sonora contemporânea do imagético tradicional armorial como subsídio para abordagens interpretativas do ciclo de canções “Visagem” de Nelson Almeida
Dissertação de Mestrado de Virginia Cavalcanti Santos (UFRN PPGMUS, 2015)
-
Winterreise: o processo de construção de uma performance a dois
Dissertação de Mestrado de Luiz Néri Pfützenreuter Pacheco dos Reis (UFPR PPGMúsica, 2010)
-
Zeitgestalt: análise e performance do Trio em sol menor de Francisco Braga
Tese de Doutorado de Margarida Tamaki Fukuda (USP PPGMUS, 2009)