Palavra-chave: Música brasileira
242 resultados.
-
“Cenas Cariocas, 2ª Suíte” para clarineta e piano de Guerra Vicente: um estudo interpretativo
Dissertação de Mestrado de Taís Vilar Vieira (UFG PPG-Música, 2014)
-
“Festa na Bahia”, africanias na obra de Francisco Mignone
Artigo em periódico de Andrea Albuquerque Adour da Camara (Revista Brasileira de Música, 2017)
-
“Quanto vale o show?”: Racionais MC’s e os dilemas do rap brasileiro contemporâneo
Artigo em periódico de Acauam Oliveira (Música Popular em Revista, 2017)
-
A abordagem pedagógica do ritmo em dois métodos brasileiros para piano: o Diorama de Cacilda Barbosa e a Cartilha Rítmica de Almeida Prado
Comunicação oral de Saimonton Ribeiro Reis, Fátima Monteiro Corvisier (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A brasilidade modernista nas músicas de Villa-Lobos, Antônio Carlos Jobim e Edu Lobo
Comunicação oral de Carlos Ernest Dias (SIMPOM, 2014)
-
A canção de Benjamin Barreto da Silva Araújo - resgate da obra vocal de um compositor brasileiro
Comunicação oral de Lenine Alves dos Santos (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A Canção Viver de Amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano
Dissertação de Mestrado de Hermínio Carlos de Almeida (UFMG PPGMUS, 2005)
-
A ceia dos cardeais, ópera de Arthur Iberê de Lemos: sua criação e estreia
Artigo em periódico de Mauro Camilo de Chantal Santos, Adriana Giarola Kayama (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
A ceia dos cardeais, poema lírico em 1 ato, ópera de Arthur Iberê de Lemos: crítica e dados biográficos do compositor
Tese de Doutorado de Mauro Camilo de Chantal Santos (Unicamp PPG Música, 2013)
-
A Collection Turíbio Santos: o intérprete/editor e o desafio na construção de novo repertório brasileiro para violão
Dissertação de Mestrado de Celso Silveira Faria (UFMG PPGMUS, 2012)
-
A comunicação emocional entre intérprete e ouvinte no repertório brasileiro para trombone e trompete
Comunicação oral de Danilo Ramos, Juliano Carpen Schultz (SIMCAM, 2013)
-
A dimensão criativa de Radamés Gnattali no ciclo Brasilianas
Dissertação de Mestrado de Lucas Pimentel Telles (UFMG PPGMUS, 2017)
-
A diversidade composicional na obra instrumental de Almir Sater
Dissertação de Mestrado de Max Junior Sales (USP PPGMUS, 2019)
-
A escrita idiomática da rabeca ao violino: Guerra-Peixe e a sonoridade nordestina
Artigo em periódico de Priscila Araújo Farias (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
A escrita idiomática em obras para trompa de Blauth, Lacerda, Mendes e Ficarelli
Dissertação de Mestrado de Fabiano Menezes (UNIRIO PPGM, 2010)
-
A escrita idiomática para oboé na Sonatina Bucólica de Hubertus Hofmann: uma comparação com a versão para violino
Comunicação oral de Lucius Batista Mota (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A excursão artística Villa-Lobos pelo interior do estado de São Paulo em 1931
Dissertação de Mestrado de Nataniel Marcos Bádue Filho (UNESP PPG-Música, 2013)
-
A hermenêutica romântica do Lied nas canções em português de Alberto Nepomuceno
Tese de Doutorado de Francisco Koetz Wildt (UFPR PPGMúsica, 2019)
-
A ideia de música nacional brasileira: estudo para uma definição do processo evolutivo da característica da música brasileira (Rio de Janeiro, 1961)
Artigo em periódico de Leonardo Lessa (pseud. Vicente Salles), Marena Isdebski Salles (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
A improvisação de Filó Machado - análise dos improvisos vocais na gravação de O samba da minha terra de Dorival Caymmi
Comunicação oral de Martina Martins Marana, Regina Machado (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A influência da interpretação pianística no contexto da aprendizagem dos passos do ballet clássico
Pôster de Mônica Ferreira Maia, Carlos H. Costa (SEMPEM, 2013)
-
A interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obra
Dissertação de Mestrado de Laís Luana Santos Oliveira (UFRN PPGMUS, 2020)
-
A linguagem musical de Heitor Villa-Lobos no Trio com piano nº 2
Comunicação oral de Miriam Bastos Rocha, Cecília Nazaré de Lima (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A metáfora como recurso expressivo na Sonata no. 1 para violino e piano de Almeida Prado
Artigo em periódico de Luciana de Araújo Caixeta, Fernando Corvisier (Revista da Tulha, 2019)
-
A modinha e o lundu: uma possível proposta pedagógica
Artigo em periódico de Edilson V. Lima (Revista Brasileira de Música, 2019)
-
A música brasileira em materiais didáticos para violão: cânones e variações
Artigo em periódico de Lucas Dantas Gaião, Fábio Henrique Gomes Ribeiro (OPUS, 2022)
-
A música brasileira no repertório da OSESP entre 2000 e 2009
Comunicação oral de Pablo Palacios (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A música cantada indígena e o universo composicional de Heitor Villa-Lobos
Artigo em periódico de Marcos Júlio Sergl (Revista Música, 2019)
-
A música de Eduardo Guimarães Álvares para percussão: Estudo I, Estudo II (A Falsa Rhumba), Pocema, Pratilheiros Catapimbásticos e Taleas
Dissertação de Mestrado de Rubens José de Oliveira Júnior (UFMG PPGMUS, 2014)
-
A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas
Dissertação de Mestrado de Leonardo Luigi Perotto (UFG PPG-Música, 2007)
-
A obra para Violoncelo de Alceu Camargo: edição, aspectos didáticos e históricos
Dissertação de Mestrado de Raquel Almeida Rohr de Oliveira Isidoro (UFMG PPGMUS, 2011)
-
A obra pianística de Alexandre Levy (1864-1892): concertos e gravação de CD (projeto em andamento)
Pôster de Eduardo Henrique Soares Monteiro, Luciana Sayure Shimabuco (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A obra Ponteio e Toccatina de Lina Pires de Campos: uma reflexão sobre seu estilo dentro do repertório violonístico nacional da década de 1970
Comunicação oral de Mayara Amaral, Eduardo Meirinhos (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A obra vocal de Elpídio Pereira: uma abordagem histórico-analítica
Comunicação oral de Ciro de Castro, Ângelo Dias (SEMPEM, 2014)
-
A poética do Lied nas canções em português de Alberto Nepomuceno: Mater dolorosa, Op. 14 n. 1
Artigo em periódico de Francisco Koetz Wildt (Musica Theorica, 2020)
-
A relação mestre-discípula em duas biografias de compositores brasileiros: Francisco Braga, por Iza de Queiroz Santos (1951) e Henrique Oswald, por Leosinha Magalhães de Almeida (1952)
Comunicação oral de Susana Cecilia Igayara-Souza (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A retórica musical e o choro
Artigo em periódico de Mário Sève Wanderley Lopes (Música Popular em Revista, 2019)
-
A Sinfonietta nº 1 de Villa-Lobos: reflexões sobre sua gênese e uma questão aberta
Comunicação oral de Lutero Rodrigues (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A singular sonoridade de Matita Perê construída por meio da parceria de Tom Jobim e Claus Ogerman
Tese de Doutorado de Patrícia de Almeida Ferreira Lopes (USP PPGMUS, 2017)
-
A tópica do indianismo na obra Wãnĩ A’Ama de Maria Helena Rosa Fernandes
Artigo em periódico de Cinthia Pinheiro Alireti (Revista Vórtex, 2021)
-
A utilização de elementos da Cultura Brasileira na composição de Raizes, de Herbert Bezerra
Comunicação oral de Herbert Silva Bezerra, Luís Otávio Teixeira Passos (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A utilização de elementos e figuras de retórica nos ofertórios de André da Silva Gomes
Dissertação de Mestrado de Eliel Almeida Soares (USP PPGMUS, 2012)
-
A Utilização de Princípios Gestálticos no Estudo da Música Armorial
Comunicação oral de Gilber Cesar Souto Maior, José Eduardo Fornari (SIMCAM, 2014)
-
Administrando a festa: música e iluminismo no Brasil colonial
Tese de Doutorado de Diosnio Machado Neto (USP PPGMUS, 2008)
-
Airto Moreira: do sambajazz à música dos anos 70 (1964-1975)
Dissertação de Mestrado de Guilherme Marques Dias (Unicamp PPG Música, 2013)
-
Algumas considerações sobre a obra Oboé solo 1 a 4 de Heitor Alimonda
Artigo em periódico de Lúcius Batista Mota, Fúlvio Ferrari (Música em Perspectiva, 2015)
-
Algumas melodias modais no Coco
Comunicação oral de Paulo José de Siqueira Tiné (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Almir Sater: considerações sobre a instrumentação da composição “Luzeiro” do álbum Instrumental, lançado em 1985
Artigo em periódico de Max Junior Sales (Revista da Tulha, 2018)
-
An Analysis of the Pianistic Writing in the Song Ou Isto ou Aquilo by Ernst Mahle
Comunicação oral de Eliana Asano Ramos, Maria José Dias Carrasqueira de Moraes, Deborah Stein (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Análise da estrutura atonal da Primeira Sinfonia para duas orquestras de cordas de Cláudio Santoro
Dissertação de Mestrado de Rafael Fajiolli de Oliveira (USP PPGMUS, 2017)
-
Análise e interpretação de nove peças do repertório carioca para conjuntos de flautas transversas
Dissertação de Mestrado de Maria Carolina de Lima Cavalcanti (UNIRIO PPGM, 2008)
-
Análise Espectromorfológica da Paisagem Sonora em Five Places to Remember de Fernando Iazzetta
Artigo em periódico de Luzilei Aliel (Musica Theorica, 2019)
-
André Sauvage e Almeida Prado: encontro de duas gerações em Études sur Paris
Artigo em periódico de Ingrid Barancoski (Música em Perspectiva, 2014)
-
Antonio José Augusto, músico e pesquisador brasileiro: um depoimento
Entrevista em periódico de Sóstenes Siqueira (Revista Brasileira de Música, 2019)
-
Antonio José Augusto: excelência, compromisso, coragem
Artigo em periódico de Humberto Amorim (Revista Brasileira de Música, 2019)
-
Antonio Madureira e o violão no nordeste: contribuições para uma historiografia musical brasileira
Comunicação oral de Stephen Coffey Bolis, Esdras Rodrigues Silva, Gilson Uehara Gimenes Antunes (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda: o tratamento octatônico e as constâncias musicais brasileiras
Dissertação de Mestrado de Márlou Peruzzolo Vieira (UFG PPG-Música, 2010)
-
As características da linguagem musical de Camargo Guarnieri
Artigo em periódico de Lutero Rodrigues (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
As escolas acordeonísticas a partir do documentário “O Milagre de Santa Luzia”
Dissertação de Mestrado de Rossini Antônio da Silva Xavier (UFU PPGMU, 2018)
-
As três fases da roda de choro, dos pioneiros à Era do Rádio
Artigo em periódico de Henrique Cazes (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Aspectos e sugestões interpretativas em 3 obras para trombone solista do maestro Duda: Duas Danças, Fantasia para Trompete e Trombone, e Suíte Monette
Dissertação de Mestrado de Marlon Barros de Lima (UFRN PPGMUS, 2017)
-
Aspectos técnico-interpretativos da viola na Seresta nº 3 Para Viola e Piano de Liduino Pitombeira
Dissertação de Mestrado de Pedro Zarqueu Dantas Neto (UFRN PPGMUS, 2019)
-
Aylton Escobar aos 70 anos: diálogo com Edino Krieger
Entrevista em periódico de Edino Krieger (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Brasília - Sinfonia da Alvorada: estudo dos procedimentos composicionais da obra sinfônica de Tom Jobim
Dissertação de Mestrado de Clairton Rosado (USP PPGMUS, 2008)
-
Canção e Dansa para contrabaixo e piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
Dissertação de Mestrado de Kilder Danjas (UFMG PPGMUS, 2008)
-
Canção e Dansa para contrabaixo e pianode Radamés Gnattali: aspectos históricos, estudo analítico e edição
Dissertação de Mestrado de Ricardo Pereira Rodrigues (UFMG PPGMUS, 2003)
-
Canções de amor de Cláudio Santoro: análise e contextualização da obra
Dissertação de Mestrado de Michele Botelho da Silva Salgado (USP PPGMUS, 2010)
-
Canções, poesias e Modernismo em concerto: a gravadora Festa e a busca pela autonomia
Artigo em periódico de Guilherme Araujo Freire (OPUS, 2021)
-
Canto falado no samba e na bossa nova: um estudo de aspectos da relação entre texto e música
Artigo em periódico de Gabriela Ricci (Música Hodie, 2017)
-
Canto falado: relações entre música e prosódia
Comunicação oral de Gabriela Ricci (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Carolina Cardoso de Menezes e sua trajetória no rádio
Comunicação oral de Maria Teresa Madeira (SIMPOM, 2016)
-
Carolina Cardoso de Menezes, a pianeira
Tese de Doutorado de Maria Teresa Madeira (UNIRIO PPGM, 2016)
-
Cena musical paulistana dos anos 2010 e o “novo artista da música” na produção independente brasileira pós-internet
Artigo em periódico de Thiago Galletta (Música Popular em Revista, 2018)
-
Cenas Cariocas, 2ª Suíte para clarineta e piano de José Guerra Vicente: um estudo interpretativo
Comunicação oral de Taís Vilar Vieira (SIMPOM, 2014)
-
Cesário Mendes: vida e obra de um compositor itapecericano
Dissertação de Mestrado de Paula Thais Malaquias e Mendes Gomes (UFMG PPGMUS, 2014)
-
Choros n.7, de Heitor Villa- Lobos: análise musical
Comunicação oral de Denise Mayumi Ogata (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Compartilhando música e saudade: um arranjo fraternal de Carlos Gomes
Comunicação oral de Lenita Waldige Mendes Nogueira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Compondo mundos sonoros: uma entrevista/ensaio com Paulo Costa Lima, celebrando seus 60 anos
Entrevista em periódico de Paulo Costa Lima, Guilherme Bertissolo (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Concerto para fagote e orquestra de Danilo Guanais: Uma abordagem técnico-interpretativa
Comunicação oral de Alexandre dos Santos, Durval Cesetti (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Concerto para fagote e orquestra de Danilo Guanais: uma abordagem técnico-interpretativa
Dissertação de Mestrado de Alexandre dos Santos (UFRN PPGMUS, 2018)
-
Concerto para Flauta e Orquestra de Edmundo Villani-Côrtes: subsídios para uma edição crítica
Comunicação oral de Samanta Adriele Neiva dos Santos (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Considerações sobre a interpretação da Aria (Chôro) da Bachianas 6
Comunicação oral de Fábio Cury (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Contribuições de Lina Pires de Campos para a Pedagogia e Técnica Pianística
Comunicação oral de Ellen de Albuquerque Boger Stencel, Maria José Dias Carrasqueira de Moraes (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Contribuições e Impacto de Oscar Lorenzo Fernandez no Ensino Musical Brasileiro
Comunicação oral de Ellen de Albuquerque Boger Stencel (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Cosmoramas, lundus e caxuxas no Rio de Janeiro (1821-1850)
Artigo em periódico de Martha Tupinambá de Ulhôa, Luiz Costa-Lima Neto (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
Da Bucólica ao Ensaio sobre Música Brasileira
Dissertação de Mestrado de Sergio Rodrigues Lisbôa (USP PPGMUS, 2015)
-
Depoimento de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo – Museu da Imagem e do Som, Rio de Janeiro, 17 de julho de 1972
Relato de experiência de Henrique Drach (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Desafinado: dissonâncias nos discursos acerca da influência do Jazz na Bossa Nova
Dissertação de Mestrado de Rafael Mariano Camilo Silva (UFU PPGMU, 2017)
-
Diálogo, música e poesia na correspondência entre Almeida Prado e Nadia Boulanger
Artigo em periódico de Ingrid Barancoski (OPUS, 2017)
-
Discutindo a notação musical: dois exemplos do tratamento da direcionalidade de leitura no repertório coral brasileiro do século XX
Comunicação oral de Denise Castilho de Oliveira, Susana Cecilia Igayara-Souza (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Duas canções de Elpídio Pereira: uma abordagem estilística
Dissertação de Mestrado de Ciro de Castro (UFG PPG-Música, 2015)
-
Duas décadas de Studio PANaroma
Artigo em periódico de Flo Menezes (Revista Vórtex, 2014)
-
Edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de Henrique Oswald
Tese de Doutorado de Ligia Amadio (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Egberto Gismonti e a poética da semi-erudição
Dissertação de Mestrado de Renato de Barros Pinto (USP PPGMUS, 2015)
-
Elsie Houston e Chants Populaires du Brésil: pesquisas sobre o folclore musical brasileiro e formação de repertório artístico, décadas de 1920 a 1940
Artigo em periódico de Isabel Bertevelli (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
Elsie Houston e o canto nacional dos anos 1920 a 1940: trajetória profissional da “genuína voz brasileira”
Artigo em periódico de Isabel Bertevelli (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Entre o erudito e o popular: aproximações e distanciamentos na formação da música urbana brasileira
Artigo em periódico de Luciana Fernandes Rosa, Silvia Maria Pires Cabrera Berg (Revista da Tulha, 2018)
-
Ernesto Nazareth, uma questão de gênero: entre manuscritos, edições e discos de época
Artigo em periódico de Marcelo Verzoni (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
Erros e variantes na edição de excertos da ópera Le Fate de Henrique Oswald (1852 – 1931)
Comunicação oral de Filipe Daniel Fonseca dos Santos, Susana Cecilia Igayara-Souza (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Estratégias de estudo aplicadas na parte da clarineta para performance do Duo para clarineta e fagote de César Guerra-Peixe (1970)
Dissertação de Mestrado de Enéas Albuquerque Silva (UFRN PPGMUS, 2020)
-
Estudos interpretativos para a construção de uma edição crítica do concertino para clarineta de Francisco Mignone
Dissertação de Mestrado de Henrique Villas Boas de Alencar (USP PPGMUS, 2014)
-
Etnografia da roda de choro do Instituto Casa da Cidade
Artigo em periódico de Luciana Fernandes Rosa (Orfeu, 2019)
-
Existe uma improvisação brasileira? O paradigma criativo de Nailor Azevedo “Proveta”
Comunicação oral de Manuel Silveira Falleiros (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Fantasia de Concerto para Violino e Orquestra de Octávio Meneleu Campos: uma proposta pedagógica
Dissertação de Mestrado de Gina Reinert (UFRGS PPGMUS, 2007)
-
Fases composicionais na obra musical brasileira de Maria Helena Rosas Fernandes
Comunicação oral de Juliana Abra (SIMPOM, 2016)
-
Flausino Valle: aspectos de sua vida e obra
Recital-conferência de Leonardo Vieira Feichas, Eduardo Augusto Ostergren, Luiz Britto Passos Amato (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Fonogramas, musicologia e performance no universo do Choro
Artigo em periódico de Felipe Pessoa, Ricardo Dourado Freire (Música Popular em Revista, 2013)
-
Francisco Mignone, o intérprete: estudo de aspectos do seu estilo interpretativo por meio da análise de gravações
Comunicação oral de Fernando Araújo (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Frevo para piano de Egberto Gismonti: uma análise de procedimentos populares e eruditos na composição e performance
Dissertação de Mestrado de Marcelo Gama e Mello de Magalhães Pinto (UFMG PPGMUS, 2009)
-
Fructuoso Vianna - obras inéditas para piano: um LP da pianista brasileira Sônia Goulart
Resenha em periódico de Eliana Monteiro Silva (Revista da Tulha, 2021)
-
Grafando o vento: a regência musical de Letieres Leite Janeiro
Dissertação de Mestrado de Wanderson Lopes Soares (UNIRIO PPGM, 2021)
-
Guerra-Peixe’s Symphony No. 2 Brasília (Part 1): a historical background
Artigo em periódico de Marcelo Ramos de Souza (Per Musi, 2018)
-
Guilherme Schubert: exercício musicológico e breves considerações sobre a Missa solene em português (Op. 25 – 1965)
Artigo em periódico de José Reinaldo Felipe Martins Filho (Música em Perspectiva, 2016)
-
Habilidades técnico-interpretativas ao fagote para a performance da Ciranda das sete notas (Fantasia para fagote e quinteto de cordas) de Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Felipe dos Santos Arruda (UFG PPG-Música, 2016)
-
Harmônica cromática: sua escrita em formações orquestrais nas obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe
Dissertação de Mestrado de Edson Tadeu de Queiroz Pinheiro (UNESP PPG-Música, 2018)
-
Homero de Sá Barreto (1884-1924), compositor pós-romântico brasileiro
Artigo em periódico de Maria Alice Volpe (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Imagens do Brasil na música erudita do século XX: reflexões conceituais sobre identidades culturais brasileiras
Artigo em periódico de Potiguara Curione Menezes (Per Musi, 2015)
-
Invention is not taught
Artigo em periódico de Flo Menezes (Revista Vórtex, 2020)
-
Joaquim Callado, trajetória historiográfica do pai do choro carioca
Artigo em periódico de Marcelo Verzoni (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Junturas de palavras no português brasileiro cantado: estratégias para a execução e suas relações com a interpretação da canção
Tese de Doutorado de Juliana de Carvalho Starling (UNESP PPG-Música, 2018)
-
Laurindo Almeida: música brasileira, identidade e globalização
Tese de Doutorado de Alexandre Francischini (UNESP PPG-Música, 2012)
-
Les nuits brésiliennes – álbum para canto e piano do compositor José Amat
Comunicação oral de Poliana Alves, Adriana G. Kayama (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Lucas Galon's Concerto para Violino, Percussão e Cordas: Um compositor em busca da sua voz
Artigo em periódico de Ricardo Palmezano, Luciana Caixeta (Revista da Tulha, 2019)
-
Luiz Gonzaga em arranjos corais
Comunicação oral de Carolina Andrade Oliveira, Susana Cecilia Igayara-Souza (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Luiz Heitor Corrêa de Azevedo na historiografia musical brasileira: história, ideologia e sociabilidade
Tese de Doutorado de Jairo José Botelho Cavalcanti (USP PPGMUS, 2011)
-
Luz e sombra: música e política na trajetória de Manoel Joaquim de Macedo (1845-1925)
Tese de Doutorado de Camila Ventura Fresca (USP PPGMUS, 2014)
-
Mais ‘Coisas’ sobre Moacir Santos, ou os Caminhos de um Músico Brasileiro
Tese de Doutorado de Andrea Ernest Dias (UFBA PPGMUS, 2010)
-
Mercedes Reis Pequeno: reminiscências sobre Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, Carleton Sprague Smith, Charles Seeger e outros
Relato de experiência de Henrique Drach (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Minha parceria com Vicente
Relato de experiência de Marena Isdebski Salles (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Miniaturas n. 3 de Guerra-Peixe: breve análise
Comunicação oral de Marisa Milan Candido (SIMPOM, 2016)
-
Missa ferial de Osvaldo Lacerda: uma análise interpretativa
Dissertação de Mestrado de Angélica Giovanini Micheletti Lessa (USP PPGMUS, 2007)
-
Movimento Manguebeat: manifestações, fenômenos musicais e diálogos de uma cultura híbrida e globalizada
Artigo em periódico de Rafael Gaia Ribeiro (Música em Foco, 2020)
-
Muitas notas vão entrar, mas a base é uma só: recorrências no processo composicional de Tom Jobim
Tese de Doutorado de Clairton Rosado Teixeira (UFRGS PPGMUS, 2018)
-
Muito além da valsa Gotas de Lágrimas: o violão seresteiro de Mozart Bicalho em transcrições e arranjos de seus álbuns Sonhando ao Luar e um Senhor Violão
Dissertação de Mestrado de Reginaldo de Almeida Martins (UFMG PPGMUS, 2013)
-
Mulheres escrevem sobre música: mapeamento de uma produção escrita no Brasil (1907-1958)
Comunicação oral de Susana Cecilia Igayara-Souza (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Música brasileira para duo de clarinete e violão
Artigo em periódico de Jonathan Augusto Ramires Coelho, Pedro Robatto (Revista Música, 2022)
-
Música brasileira para trombone solo dos séculos XX e XXI: uma abordagem autoetnográfica da preparação das músicas Fantasia Sul América (1983), Serra de Tremitação (2013) e 3 Momentos para Trombone Solo (2017)
Dissertação de Mestrado de Ricardo Félix de Morais (UFRN PPGMUS, 2021)
-
Música Brasileira para Trompete e Piano: Levantamento de obras e catalogação de repertório
Artigo em periódico de Maico Viegas Lopes (Revista Vórtex, 2019)
-
Música de Euterpe: um estudo do repertório de uma banda sesquicentenária
Comunicação oral de Marcos Botelho (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Músicas de “todos os tempos e lugares”, aqui e agora: novos rumos da “música brasileira” na cultura digital
Comunicação oral de Thiago Pires Galletta (MusiMid, 2014)
-
Nacionalismo musical e brasilidade: uma revisão
Tese de Doutorado de Mário David Frungillo (UNESP PPG-Música, 2014)
-
Nelson Piló (1914 – 1986) e seus Estudos para violão solo: aspectos biográficos do compositor e dados sobre 157 Estudos resgatados
Dissertação de Mestrado de Fábio Nery de Souza (UFMG PPGMUS, 2018)
-
Neo-armoriais? Música armorial, influências e repercussão nas produções artísticas atuais
Artigo em periódico de Marília Santos (Revista Brasileira de Música, 2021)
-
Notas introdutórias à Elegia para violoncelo (ou violino) e piano de Homero de Sá Barreto (1884-1924)
Edição crítica em periódico de Maria Alice Volpe (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Notas introdutórias a En Rêve de Henrique Oswald
Edição crítica em periódico de André Cardoso (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Notas introdutórias ao Lundu de Marruá
Edição crítica em periódico de Edilson V. Lima (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Novena, Crença e Gira Girou de Milton Nascimento e Márcio Borges: análise de suas três primeiras composições criadas em uma noite de 1964
Dissertação de Mestrado de Wilson Lopes Cançado (UFMG PPGMUS, 2010)
-
O acervo Chiquinha Gonzaga em narrativas autobiográficas
Artigo em periódico de Rodrigo Cantos Savelli Gomes (OPUS, 2020)
-
O compositor Gilberto Mendes e os 50 anos do Manifesto Música Nova
Entrevista em periódico de Rubens Russomanno Ricciardi, Clotilde Perez (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
O Concerto dos Pampas Sul de Ruto Herrera: aspectos históricos, elementos composicionais e analítico-interpretativos no contrabaixo solista
Dissertação de Mestrado de Fernando César dos Santos (UFMG PPGMUS, 2005)
-
O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras
Tese de Doutorado de Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti Sulpicio (USP PPGMUS, 2011)
-
O ensino da "guitarra brasileira": uma construção
Dissertação de Mestrado de Rogério Lopes (UFRJ PPGM, 2013)
-
O ensino da performance na Boneca faceira de Lina Pires de Campos
Comunicação oral de Ellen de Albuquerque Boger Stencel, Maria José Dias Carrasqueira de Moraes (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O espírito da canção: ensaio de interpretação a partir da obra de Mário de Andrade
Dissertação de Mestrado de Luciana Barongeno (USP PPGMUS, 2007)
-
O estudo do choro como ferramenta e estímulo à aprendizagem musical
Artigo em periódico de Johnson Joanesburg Anchieta Machado, Roberto Stepheson Anchiêta Machado (Per Musi, 2022)
-
O fraseado do Choro: algumas considerações rítmicas e melódicas
Comunicação oral de Mário Sève (SIMPOM, 2014)
-
O Grupo Chiquinha Gonzaga e a composição "Atraente": narrativas biográficas
Artigo em periódico de Rodrigo Cantos Savelli Gomes (Revista Música, 2019)
-
O idiomático de Francisco Mignone nas 12 Valsas de Esquina e 12 Valsas-Choro
Tese de Doutorado de Fernando César Cunha Vilela dos Reis (USP PPGMUS, 2010)
-
O idiomatismo composicional de Juarez Moreira no álbum Riva e transcrição comentada de quatro peças
Dissertação de Mestrado de Gustavo Bracher (UFMG PPGMUS, 2018)
-
O idiomatismo na obra para violão solo de Sebastião Tapajós
Dissertação de Mestrado de Ismael Lima do Nascimento (UNESP PPG-Música, 2013)
-
O mar de Suzu na teoria tempo-espaço de Luiz Carlos Lessa Vinholes: poesia concreta, música aleatória e diálogos culturais entre Brasil e Japão
Artigo em periódico de Yuka de Almeida Prado (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
O Movimento Artístico Brasileiro (1931-1940) no cenário musical carioca dos anos 1930
Comunicação oral de Nathalia Lange Hartwig (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O Pensamento Musical sobre o Tempo em Durações (1977) de Rodolfo Coelho de Souza
Artigo em periódico de Cássia Carrascoza Bomfim (Musica Theorica, 2019)
-
O projeto "Piano.Pérolas – desvelando o repertório didático brasileiro": extensão e formação
Comunicação oral de Carla Silva Reis, Ighor Patrick Andrade dos Anjos (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O ritual do candomblé refletido na sala de espetáculo: Troca de ideias sobre e com o texto O caráter social da música de Cristopher Small (1987)
Artigo em periódico de Vitor da Trindade (Revista da Tulha, 2020)
-
O saxofone na Belle Époche brasileira – investigando relações entre história, identidades narrativas e conceitos de autenticidade
Comunicação oral de Pedro Paes de Carvalho (SIMPOM, 2014)
-
O saxofone na música de câmara de Francisco Braga
Artigo em periódico de José de Carvalho Oliveira, Marco Túlio de Paula Pinto (Orfeu, 2021)
-
O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII
Tese de Doutorado de Alexandre Cerqueira de Oliveira Röhl (UNESP PPG-Música, 2016)
-
O Tempo de Hermeto Pascoal: simultaneidade de acontecimentos em Mestre Radamés e seu contexto
Artigo em periódico de Paulo José de Siqueira Tiné (Per Musi, 2017)
-
O trio em forma de choro para flauta, oboé e fagote de Mário Tavares: uma proposta de edição crítica
Dissertação de Mestrado de Sofia Ceccato de Souza (UNIRIO PPGM, 2016)
-
O violoncelo entre o choro e a improvisação: novos desafios interpretativos na prática do instrumentista de formação tradicional
Dissertação de Mestrado de José Ocelo Mendonça Ferreira (UNIRIO PPGM, 2006)
-
O violoncelo na obra de Marlos Nobre: um estudo sobre o Desafio II e Três Cantos de Iemanjá
Dissertação de Mestrado de Rafael Gaspar Anastácio (UFMG PPGMUS, 2019)
-
Oboé Solo 1 a 4 de Heitor Alimonda: uma análise estilístico-interpretativa
Comunicação oral de Fúlvio Ferrari, Lúcius Mota (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Obra de Claudio Santoro para violão solo: contexto de criação, análise musical e sugestões técnico-interpretativas
Dissertação de Mestrado de Felipe Garibaldi de Almeida Silva (USP PPGMUS, 2014)
-
Obra de difusão interdita de Camargo Guarnieri: catálogo comentado dos manuscritos
Dissertação de Mestrado de Judie Kristie Pimenta Abrahim (USP PPGMUS, 2010)
-
Ópera Le Fate de Henrique Oswald: edição crítica a partir dos manuscritos autógrafos
Dissertação de Mestrado de Filipe Daniel Fonseca dos Santos (USP PPGMUS, 2018)
-
Os 26 prelúdios característicos e concertantes para violino só de Flausino Valle: observações teórico-práticas para sua interpretação
Dissertação de Mestrado de Leonardo Vieira Feichas (Unicamp PPG Música, 2013)
-
Os concertos comemorativos ao aniversário de passamento de Carlos Gomes em Belém do Pará, fins do século XIX e início do século XX
Artigo em periódico de Mário Alexandre Dantas Barbosa (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Os esquemas de contraponto na música brasileira do Antigo Regime: o caso dos 6 Responsórios Fúnebres de João de Deus do Castro Lobo
Artigo em periódico de Marcio Pascoa, Guilherme Monteiro (Música Hodie, 2018)
-
Othon Salleiro: um Barrios Brasileiro? Análise da linguagem instrumental do compositor-violonista. (1910 – 1999)
Dissertação de Mestrado de Flavia Rejane Prando (USP PPGMUS, 2008)
-
Pandeiro de náilon: os estilos interpretativos de Bira Presidente e Carlos Café
Dissertação de Mestrado de Gustavo Surian Ferreira (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Pandeiro de náilon: os estilos interpretativos de Bira Presidente e Carlos Café
Dissertação de Mestrado de Gustavo Surian Ferreira (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Panorama da música brasileira para trompete sem acompanhamento
Comunicação oral de Maico V. Lopes (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Panorama da produção científica nacional sobre canto: uma revisão bibliográfica
Comunicação oral de Karen Stephanie de Oliveira, Fernando Emboaba de Camargo, Rafael Alexandre da Silva (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções
Dissertação de Mestrado de Evandro Botti de Cerqueira (UFBA PPGMUS, 2013)
-
Pedagogia da história da música brasileira, questões historiográficas em multidisciplinaridade
Artigo em periódico de Maria Alice Volpe (Revista Brasileira de Música, 2019)
-
Pedro Cameron e sua atuação na música do Estado de São Paulo
Comunicação oral de Djalma de Campos G. Jr. (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Percepção de emoções em música brasileira a partir da perspectiva do Expanded Lens Model: um estudo preliminar
Comunicação oral de Danilo Ramos, Elder Gomes da Silva (SIMCAM, 2014)
-
Percepção de emoções em música brasileira: um estudo sob a perspectiva do Expanded Lens Model
Dissertação de Mestrado de Elder Gomes da Silva (UFPR PPGMúsica, 2014)
-
Piano.Pérolas: promovendo a formação do professor de piano em um projeto de extensão
Pôster de Carla Reis, Ighor Patrick Andrade dos Anjos (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Ponteio nº1 para violão de Adelaide Pereira da Silva: uma análise estética
Comunicação oral de Mayara Amaral (SIMPOM, 2016)
-
Prática de piano-bar de sete pianistas atuantes em Salvador - BA
Artigo em periódico de Estevam Dantas, Ekaterina Konopleva (Ictus, 2020)
-
Práticas sociais em música: concurso de piano como estratégia de divulgação e fomento da música brasileira contemporânea para piano solo e piano a quatro mãos
Comunicação oral de Denise Andrade de Freitas Martins (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Prelúdio n. 2 de Claudio Santoro para violão: a busca por uma escrita instrumental idiomática demonstrada através da análise musical
Comunicação oral de Felipe Garibaldi de Almeida Silva, Edelton Gloeden (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Premissas estéticas e ideológicas da música armorial
Artigo em periódico de Carlos Eduardo Amaral (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Primeiro Movimento do Quarteto de Cordas N.3 de Heitor Villa-Lobos: uma correspondência da forma sonata clássica numa conjuntura atonal
Artigo em periódico de Regina Rocha (Revista da Tulha, 2020)
-
Princípios de produção do som da viola: Estudo de arco, influenciando a sonoridade, no aboio da “Seresta n°3 para viola e piano”, de Liduino Pitombeira
Comunicação oral de Pedro Zarqueu Dantas Neto, Rucker Bezerra de Queiroz (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Pro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira
Dissertação de Mestrado de Leonardo Barreto Linhares (UFMG PPGMUS, 2007)
-
Procedimentos Modais presentes no violão da peça Cego Aderaldo de Egberto Gismonti
Comunicação oral de Paulo José de Siqueira Tiné, Mario A. Patreze Junior (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Procedimentos Não Contrapontísticos em Fugas Brasileiras para Piano (1922-2009)
Artigo em periódico de Luciana Noda (Música Hodie, 2013)
-
Processos composicionais de Edmundo Villani-Côrtes na sua sinfonia nº 1 para orquestra de sopros
Tese de Doutorado de Mônica Giardini (USP PPGMUS, 2013)
-
Processos de elaboração de arranjos no trabalho do grupo Alma Brasileira Trio
Artigo em periódico de Celso Ribeiro Bastos Filho (Ictus, 2014)
-
Projeto Brasileirinho: um relato de experiência do Grupo de Flauta Doce da UFU
Comunicação oral de Marcela Lacerda Caetano, Paula Andrade Callegari (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Proposta de repertório de música brasileira para os níveis introdutório e elementar a partir da análise crítica de três métodos de ensino do piano
Tese de Doutorado de Denise Zorzetti (UNIRIO PPGM, 2010)
-
Quarteto Ao Cair da Tarde (1981) para violinos, de Ernst Mahle: estratégias técnico-interpretativas para a construção de uma performance
Dissertação de Mestrado de Rafael Ribeiro (UFMG PPGMUS, 2020)
-
Quatro Estudos Para Piano Solo De Vieira Brandão: Uma Abordagem Técnico-Interpretativa
Dissertação de Mestrado de Mauren Liebich Frey Rodrigues (UDESC PPGMUS, 2012)
-
Quatro peças religiosas de Osvaldo Lacerda: uma leitura interpretativa para performance
Dissertação de Mestrado de Andre Guimarães Rodrigo (USP PPGMUS, 2016)
-
Questões sobre o uso da técnica do violão clássico na Suíte Popular Brasileira (1953) para violão elétrico e piano de Radamés Gnattali
Pôster de Eduardo Fernando de Almeida Lobo (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Quinteto em forma de choros: uma abordagem técnica e interpretativa da versão original de Villa-Lobos, com ênfase na parte de corne-inglês
Dissertação de Mestrado de Janaína Botelho Perotto (UFRJ PPGM, 2013)
-
Referenciais neoclássicos e originalidade nas Bachianas Brasileiras nº 4 de Heitor Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Regina Célia Rocha Felice (UNESP PPG-Música, 2016)
-
Referenciais Teóricos da Música Eletroacústica Brasileira e a Influência das Matrizes Históricas
Artigo em periódico de Rodrigo Cicchelli Velloso, Frederico Machado de Barros (Música Hodie, 2014)
-
Reflexões sobre o idiomatismo do piano no Trio nº 1 de Heitor Villa-Lobos e construção de uma interpretação para a performance
Tese de Doutorado de Miriam Bastos Rocha (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Reminiscências op. 78 de Marlos Nobre: um estudo técnico e interpretativo
Dissertação de Mestrado de João Raone Tavares da Silva (UFBA PPGMUS, 2007)
-
Revisitando “O´Kinimbá”
Artigo em periódico de Sérgio Anderson de Moura Miranda, Andrea Albuquerque Adour da Camara (Revista Brasileira de Música, 2017)
-
Sérgio Assad: sua linguagem estético-musical através da análise de Aquarelle para violão solo
Dissertação de Mestrado de Thiago Chaves de Andrade Oliveira (USP PPGMUS, 2009)
-
Sonata N. 2 para Violoncelo e Piano (1912) de Glauco Velasquez: estudo interpretativo e tratamento editorial da obra
Dissertação de Mestrado de Marie Stephanie Jeanne Bernard (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Sonata para viola e piano (1962) de Francisco Mignone: a Teoria do Contorno e os aspectos da técnica de mão direita na preparação de uma performance
Dissertação de Mestrado de Daniel Ramalho Prazeres (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Sonata para violoncelo e piano de José Vieira Brandão: um estudo analítico-musicológico voltado para a performance
Dissertação de Mestrado de Isabelle Sousa Azevedo (UFPB PPGMUS, 2021)
-
Suíte n. 2 Nordestina de Guerra-Peixe: um estudo histórico-analítico
Dissertação de Mestrado de Luciana Gimenes Fantini (UFRJ PPGM, 2013)
-
Teatro de revista no Paraná (1896-1922): música popular, cultura e regionalismo
Artigo em periódico de Tiago Portella Otto (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Temática indígena nas obras de Heitor Villa-Lobos: Mandú-Çarará
Dissertação de Mestrado de Nicolás Ramirez Salaberry (UNESP PPG-Música, 2017)
-
Tempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau” de Carlos Gomes: uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerista brasileira no Séc. XIX
Tese de Doutorado de José Maurício Valle Brandão (UFBA PPGMUS, 2009)
-
The presence of the viola caipira in Kilza Setti’s Missa Caiçara: objective and subjective aspects
Artigo em periódico de Eliana Monteiro da Silva (Revista da Tulha, 2016)
-
Traços da influência de Nadia Boulanger na música de Almeida Prado
Comunicação oral de Ingrid Barancoski (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Trajetória musical do saxofonista Paulo Moura: a gafieira como caminho para uma improvisação brasileira
Comunicação oral de Ronalde Monezzi Filho, Manuel Falleiros (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Transcrições para voz e violão das canções de Alberto Nepomuceno: traduzindo um nacionalista romântico
Comunicação oral de Flavio Barbeitas, Luciana Monteiro de Castro (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Um caminho para a análise de estilo: a expressão musical para a declamação do texto da antífona Salve Regina em obras de compositores setecentistas mineiros
Tese de Doutorado de Modesto Flávio Chagas Fonseca (UNIRIO PPGM, 2013)
-
Um estudo do conceito de algoritmo aplicado à composição de partituras de instrução direta
Dissertação de Mestrado de Vitor Mendes de Oliveira (UFPB PPGMUS, 2021)
-
Um frevinho diferente: Wellington Gomes e a apropriação de elementos culturais na música pós-tonal
Comunicação oral de Potiguara C. Menezes (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Um vocalise nordestino na Amazônia: considerações sobre a Mãe D'água em Canticum Naturale, de Edino Krieger
Artigo em periódico de Julio Cesar Damaceno, Acácio Piedade (Revista Brasileira de Música, 2020)
-
Uma análise da canção Os Sinos de Ernst Mahle
Comunicação oral de Eliana Asano Ramos, Maria José Dias Carrasqueira de Moraes (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Uma Análise Neoriemanniana da Primeira Cena do Artémis de Nepomuceno
Artigo em periódico de Rita de Cássia Taddei (Musica Theorica, 2016)
-
Uma descrição sonora contemporânea do imagético tradicional armorial como subsídio para abordagens interpretativas do ciclo de canções “Visagem” de Nelson Almeida
Dissertação de Mestrado de Virginia Cavalcanti Santos (UFRN PPGMUS, 2015)
-
Uma interpretação da significação musical no Kyrie da Missa de Santa Cecilia do Pe. José Maurício Nunes Garcia
Dissertação de Mestrado de Pedro Faidiga Passos (USP PPGMUS, 2019)
-
Uma proposta de análise para Canticum Naturale, de Edino Krieger
Dissertação de Mestrado de Julio Cesar Damaceno (UDESC PPGMUS, 2018)
-
Uso e Funções do Saxofone – Apontamentos iniciais de Dualismo, Subliminaridade e Hibridação de Culturas: do Jazz ao Forró Pós-Gonzaga
Artigo em periódico de José de Carvalho Oliveira (Revista da Tulha, 2022)
-
Valsas de Radamés Gnattali: um estudo histórico-analítico
Tese de Doutorado de Nadge Naira Álvares Breide (UFRGS PPGMUS, 2006)
-
Villa-Lobos e o modernismo da Primeira República
Artigo em periódico de Lutero Rodrigues (Revista Música, 2019)
-
Villa-Lobos nos anos 1930 e 1940: transcrições e “work in progress”
Artigo em periódico de Manoel Aranha Corrêa do Lago (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
Villa-Lobos: música erudita brasileira como cânone regional em relação à música nativa
Artigo em periódico de Nicolás Ramirez Salaberry (Revista da Tulha, 2017)
-
Villa-Lobos: Onde nosso amor nasceu (coleção Canções típicas brasileiras nº 13), Manuscrito P3015, Coleção Mozart Araújo, CCBB-RJ
Edição crítica em periódico de Manoel Aranha Corrêa do Lago (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Waltel Branco: obra e experiência musical
Dissertação de Mestrado de Francisco Vital Okabe (UFPR PPGMúsica, 2018)