O cantar natural de Hermeto Pascoal: compartilhando vozes e escutas por meio das gravações em disco – Parte II – Amplificar

O cantar natural de Hermeto Pascoal: compartilhando vozes e escutas por meio das gravações em disco – Parte II

Resumo

Este artigo investiga as técnicas vocais e instrumentais-vocais utilizadas por Hermeto Pascoal em dezenas de músicas por ele gravadas nos álbuns lançados entre 1972 e 2002, quer cantando e tocando em instrumentos convencionais e não convencionais, explorando as palavras por seu som e não pelo valor semântico, improvisando narrativas e letras, imitando sons de animais ou conversando com "espíritos". A análise inclui a música como som e também a esfera social, econômica e religiosa da produção musical, revelando a importância da voz na obra e na vida de Hermeto Pascoal.

The natural song of Hermeto Pascoal: sharing vioces and his sense of hearing by means of sound recordings – Part II

In this article I deal with the vocal and vocal-instrumental techniques employed by Hermeto Pascoal in dozens of musical compositions recorded in his records, whether singing or playing conventional and non-conventional instruments, exploring the purely sonorous value of the words, improvising narrations and lyrics, imitating animal sounds or dialoging with “spirits”. The analyses consider the music as sound and examine the socio-economic and religious sphere of the musical production, revealing the importance of the voice in the work and the life of Hermeto Pascoal.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.