Palavra-chave: Música popular
216 resultados.
-
"Em um café-concerto": música popular, público e a passagem do samba para os botequins
Artigo em periódico de Ricardo Augusto Galdino Maciel (A Tempo, 2014)
-
“A arte da improvisação” de Nelson Faria: influência na pedagogia da música popular brasileira
Dissertação de Mestrado de Felipe Boabaid Guerzoni (UFMG PPGMUS, 2014)
-
“Algodão”: do forró de Luiz Gonzaga ao arranjo “épico” do Quarteto Novo
Painel/Simpósio de Ismael de Oliveira Gerolamo (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
“Bota o fuzil pra cantar!”: o funk proibido no Rio de Janeiro
Dissertação de Mestrado de Rodrigo Russano (UNIRIO PPGM, 2006)
-
“Festas da Xica” de Paulo Moura: um Lugar Interacional-Formativo (LIF)
Artigo em periódico de Eduardo Lucas da Silva (Debates, 2022)
-
“Mesmo assim não custa inventar uma nova canção”: o Clube da Esquina e a redemocratização no Brasil (1978-1985)
Artigo em periódico de Luiz Henrique Assis Garcia, Marcos Sarieddine Araújo, Hudson Leonardo Lima Públio (Música Popular em Revista, 2018)
-
“O que as mãos não ousam tocar”: revisão crítica das “premissas musicais” do livro Feitiço Decente de Carlos Sandroni
Artigo em periódico de Ricardo Augusto de Lima Brandão (Revista da Tulha, 2021)
-
“Para ser bonita e bela não preciso andar ornada”: a construção da diva na música brasileira popular e de concerto entre 1950 e 1960
Comunicação oral de Isabel Porto Nogueira (MusiMid, 2014)
-
“Sou do mundo, sou Minas Gerais”: Milton Nascimento, o Clube da Esquina e a mineiridade
Comunicação oral de Ciro Augusto Pereira Canton (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
(Re) Percussões de “Missa dos Quilombos”
Artigo em periódico de Luiz Henrique Assis Garcia, Hudson Leonardo Lima Públio (Orfeu, 2018)
-
"Sa-bará-bidu-á": Como é que eu chego lá?
Pôster de Isac Rodrigues de Almeida (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A “Casa A Electrica” e as primeiras gravações fonográficas no sul do Brasil: um estudo etnomusicológico sobre a escuta e o fazer musical na modernidade
Dissertação de Mestrado de Luana Zambiazzi dos Santos (UFRGS PPGMUS, 2011)
-
A atividade de Tom Zé durante o ostracismo: experimentando às margens da grande indústria
Comunicação oral de Guilherme Araújo Freire (SIMPOM, 2014)
-
A atuação de Almirante e Pixinguinha na condução do programa radiofônico O Pessoal da Velha Guarda (1947-1952): escolha de repertório e arranjos para orquestra popular
Artigo em periódico de Ana Lúcia Fontenele (Revista da Tulha, 2017)
-
A batucada da escola de samba Nenê de Vila Matilde - interação, ritmo e corporeidade
Painel/Simpósio de Francisco de Assis Santana Mestrinel (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960
Tese de Doutorado de Sergio Augusto Molina (USP PPGMUS, 2014)
-
A concepção de Chico Pinheiro na Música Encontro
Comunicação oral de Matheus Menezes Guerra, Diones Ferreira Correntino (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A construção da identidade musical dos músicos populares autodidatas de Varjota-CE a partir do processo migratório iniciado na década de 1950
Dissertação de Mestrado de Erasmo Júnior de Melo Chaves (UFPB PPGMUS, 2022)
-
A Criação Musical dos anos 1950 e a Construção de um Gosto Musical pelos Maestros-Arranjadores no Brasil
Comunicação oral de Raphael Fernandes Lopes Farias, Heloísa de Araújo Duarte Valente (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A cultura da viola caipira na região de São João del-Rei-MG: uma análise de trajetórias
Comunicação oral de Cássio Tadeu de Resende, Marcos Edson Cardoso Filho (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A cultura da viola caipira na região de São João Del-Rei-MG: uma análise de trajetórias
Artigo em periódico de Cássio Tadeu de Resende (Revista da Tulha, 2016)
-
A Cultura do Ruído: A Expressividade na produção musical independente em Curitiba
Artigo em periódico de Gabriel Barth da Silva (Revista Eletrônica de Música da UFAL, 2021)
-
A equação da brasilidade em “Alegria, alegria”: panorama e aspectos formais
Artigo em periódico de Pedro Henrique Martins (Orfeu, 2021)
-
A escrita coral para a Música Popular Brasileira na visão de Marcos Leite
Dissertação de Mestrado de Lineu Formighieri Soares (Unicamp PPG Música, 2013)
-
A estruturação poética da fraseologia em alguns exemplos de música popular do Brasil
Comunicação oral de Paulo José de Siqueira Tiné (SIMCAM, 2013)
-
A formação do músico popular: perspectivas a partir da trajetória cultural-musical dos instrumentistas Eduardo Taufic e Jubileu Filho
Dissertação de Mestrado de Valdier Ribeiro Santos Júnior (UFRN PPGMUS, 2016)
-
A guitarra de Lula Galvão em “Par Constante” (Guinga)
Comunicação oral de Victor Rocha Polo, Hermilson Garcia do Nascimento (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A habanera através da imprensa carioca: revisitando práticas musicais oitocentistas pela Hemeroteca Digital Brasileira
Artigo em periódico de Joana Martins Saraiva (Debates, 2021)
-
A improvisação de Filó Machado - análise dos improvisos vocais na gravação de O samba da minha terra de Dorival Caymmi
Comunicação oral de Martina Martins Marana, Regina Machado (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A improvisação vocal na Copacabana dos anos 50 a 70
Dissertação de Mestrado de Glawcer Nader Saraiva Ferreira Felix (UFMG PPGMUS, 2020)
-
A marginalidade estratégica de Tom Zé: tensionando cânones e padrões da MPB
Comunicação oral de Guilherme Araujo Freire (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A música e a dança no teatro de revista carioca
Artigo em periódico de Laura Silvana Ribeiro Cascaes (Música Popular em Revista, 2013)
-
A música popular como um campo de trabalho produtivo ao capital: um estudo (em andamento) com músicos atuantes na cidade do Rio de Janeiro
Comunicação oral de Luciana Requião (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A obra de Garoto para violão: o resultado de um processo de mediação cultural
Dissertação de Mestrado de Humberto Junqueira (UFMG PPGMUS, 2010)
-
A poesia da música ou a música da poesia: a estruturação poética da fraseologia em alguns exemplos de música popular do Brasil
Artigo em periódico de Paulo Tiné (Orfeu, 2020)
-
A presença da fala na melodia do rap
Comunicação oral de Marcelo Segreto (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A presença da fala na melodia do rap
Artigo em periódico de Marcelo Segreto (Música Popular em Revista, 2017)
-
A presença da música popular na primeira obra historiográfica panorâmica sobre a Música Brasileira
Comunicação oral de Guilhermina Lopes (SIMPOM, 2014)
-
A questão da modernização da música popular: um olhar Latino-Americano
Recital-conferência de Almir Côrtes, Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende, Bruno Soares Santos (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
A questão da modernização dos gêneros de música popular latino-americanos: um esboço teórico
Comunicação oral de Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A relevância harmônica na canção de Tom Jobim: um estudo de harmonia e semiótica da canção
Comunicação oral de Luisa Nemésio Toller Motta (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A sagração da Portela: música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
Artigo em periódico de Mauricio Ernica, Sergio Molina (Per Musi, 2016)
-
A trajetória do violeiro Tião Carreiro — das primeiras duplas ao sucesso do criador e rei do pagode
Artigo em periódico de João Paulo Amaral (Revista da Tulha, 2016)
-
Acaso ou contexto? Considerações sobre a consagração de Tom Zé no mercado internacional
Comunicação oral de Guilherme Araujo Freire (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Actâncias vocais: uma cartografia gestual do canto popular brasileiro contemporâneo
Artigo em periódico de Ricardo Alexandre de Freitas Lima, Regina Machado (OPUS, 2019)
-
Ai Ioiô: elaborações rítmicas da linha melódica no samba-canção
Dissertação de Mestrado de Marcílio Marques Lopes (UNIRIO PPGM, 2007)
-
Algumas melodias modais no Coco
Comunicação oral de Paulo José de Siqueira Tiné (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Ambiguidades métricas nos Trilhos urbanos de Caetano Veloso
Comunicação oral de Pedro Paulo Kohler Bondesan dos Santos, Carlos Eduardo Pedrasse (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Análise em música popular: reflexões em diálogo com a etnomusicologia
Artigo em periódico de Júlio Erthal (Debates, 2016)
-
Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular
Dissertação de Mestrado de Darcy Alcântara Neto (UFMG PPGMUS, 2010)
-
Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro
Dissertação de Mestrado de Bruno Renato Lacerda (UNESP PPG-Música, 2009)
-
Arranjos vocais de Gene Puerling: uma análise dos recursos musicais empregados
Comunicação oral de Paulo Roberto Prado Constantino (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
As aulas de prática instrumental: uma possível conexão entre a academia e a tradição oral da música popular
Comunicação oral de José Alexandre Leme Lopes Carvalho (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
As dimensões do conceito de "popular" em educação musical: aspectos epistemológicos e dimensões práticas
Comunicação oral de Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
As três fases da roda de choro, dos pioneiros à Era do Rádio
Artigo em periódico de Henrique Cazes (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Áudio-arte de estúdio, música montável e discursividade: proposições para se pensar a sonoridade de um disco
Artigo em periódico de Esdras Garcia Pereira, Leandro Barsalini (Música Popular em Revista, 2022)
-
Batat’assat’ô fornu: presença italiana na formação da sonoridade paulistana
Comunicação oral de Flavia Prando (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Bateria em Pernambuco: o processo formativo de uma geração inovadora
Dissertação de Mestrado de Marcos Antonio Monte Silva (UFPE PPGMúsica, 2019)
-
Batuques, “danças nativas” e colonialismo no sul de Moçambique (1890-1930)
Painel/Simpósio de Matheus Serva Pereira (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Blues do Delta do Jacuí - Um Estudo Etnográfico Sobre a Cena Musical Blues na Cidade de Porto Alegre
Dissertação de Mestrado de Rafael Salib Deffaci (UDESC PPGMUS, 2015)
-
Blues no país do samba: aspectos determinantes para a presença do blues como fazer musical no Brasil
Comunicação oral de Rafael Salib Deffaci (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Bossa Nova Fora do Eixo: Uma História da Bossa Nova na Capital Pernambucana
Dissertação de Mestrado de Fernando Henrique Araujo Torres (UDESC PPGMUS, 2015)
-
Brasil, Angola, Moçambique. Construção de identidade através da música popular
Artigo em periódico de Ricardo Vilas (Sonora, 2019)
-
Caminhos da música instrumental em Salvador
Tese de Doutorado de Flavio Jose Gomes de Queiroz (UFBA PPGMUS, 2010)
-
Candeeiro musical: três histórias de vida em formação com a música e a construção de memórias na cultura popular
Dissertação de Mestrado de Daniel Martins Pitanga (UnB PPGMUS, 2021)
-
Canja de Viola: uma comunidade de prática musical em Curitiba
Dissertação de Mestrado de Grace Filipak Torres (UFPR PPGMúsica, 2008)
-
Canto falado no samba e na bossa nova: um estudo de aspectos da relação entre texto e música
Artigo em periódico de Gabriela Ricci (Música Hodie, 2017)
-
Canto falado: relações entre música e prosódia
Comunicação oral de Gabriela Ricci (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Carnaval do Nordeste de Amaralina: um estudo sobre um carnaval de bairro em Salvador, Bahia, Brasil
Tese de Doutorado de Laurisabel Maria de Ana da Silva (UFBA PPGMUS, 2022)
-
Como articula Raul de Souza? Uma investigação acerca das singularidades da articulação no trombone de vara em performances do artista
Dissertação de Mestrado de João Gabriel Cunha Machala (UFMG PPGMUS, 2021)
-
Considerações sobre a análise de Grundgestalt aplicada à música popular
Artigo em periódico de Carlos de Lemos Almada (Per Musi, 2014)
-
Considerações sobre o conceito de arranjo na música popular a partir do estudo sobre o “conceito de obra” proposto por Lydia Goehr (1992)
Comunicação oral de Carlos Roberto Ferreira Menezes Júnior (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Consumo e experiência estética: duas escutas de Kid A, do Radiohead
Artigo em periódico de Pedro Henrique Martins (Música Hodie, 2022)
-
Cosmopolitismo e world music no Rio de Janeiro na passagem para o século XX
Artigo em periódico de Cristina Magaldi (Música Popular em Revista, 2013)
-
Cosmoramas, lundus e caxuxas no Rio de Janeiro (1821-1850)
Artigo em periódico de Martha Tupinambá de Ulhôa, Luiz Costa-Lima Neto (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
Cover: performance e identidade na música popular de Brasília
Dissertação de Mestrado de Paula Agrello Nunes Oliveira (UnB PPGMUS, 2011)
-
Crítica da sociedade de consumo e do moralismo ideológico da ditadura militar em Grande liquidação de Tom Zé
Comunicação oral de Guilherme Araújo Freire (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Cultura de massas e crise: o choro e a transcendência do discurso crítico sobre a música popular na década de 1920
Comunicação oral de Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Da denúncia ao orgulho: tendências e transformações temáticas e estéticas do rap brasileiro
Artigo em periódico de Gabriel Barth da Silva, João Pedro Schmidt (Música em Contexto, 2019)
-
Dar corpo às ideias: performance como processo de incorporação
Artigo em periódico de Ricardo Augusto de Lima Brandão (Orfeu, 2021)
-
Desafinado: dissonâncias nos discursos acerca da influência do Jazz na Bossa Nova
Dissertação de Mestrado de Rafael Mariano Camilo Silva (UFU PPGMU, 2017)
-
Desafios da supervisão/criação e tutoria a distância: um relato de experiência a partir da disciplina Prática de Canto 1 do Curso de Licenciatura em Música a distância da UnB
Comunicação oral de Uliana Dias Campos Ferlim, Jaqueline Marques (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Diálogos transatlânticos: a circulação da habanera nas cidades do Rio de Janeiro e Buenos Aires (1850-1880)
Tese de Doutorado de Joana Martins Saraiva (UNIRIO PPGM, 2020)
-
Discutindo o relacionamento: bolero e samba-canção nas tramas estéticas, políticas e comunicacionais do pós-guerra
Artigo em periódico de André Domingues dos Santos (OPUS, 2022)
-
Dissonância métrica como elemento de convergência entre o erudito e o popular
Artigo em periódico de Leandro Gumboski (Revista da Tulha, 2019)
-
Do piano solo ao solo de piano: a improvisação pianística no gênero do choro
Comunicação oral de Iara Gomes, Beatriz Magalhães Castro (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Egberto Gismonti e a poética da semi-erudição
Dissertação de Mestrado de Renato de Barros Pinto (USP PPGMUS, 2015)
-
Em busca da sonoridade no contexto da Música Popular
Artigo em periódico de Luisa Meirelles, Jônatas Manzolli, Regina Machado (Revista Vórtex, 2022)
-
Ensino e aprendizagem de improvisação em um curso superior de música
Dissertação de Mestrado de Ricardo Costa Laudares Silva (UFMG PPGMUS, 2013)
-
Entre o erudito e o popular: aproximações e distanciamentos na formação da música urbana brasileira
Artigo em periódico de Luciana Fernandes Rosa, Silvia Maria Pires Cabrera Berg (Revista da Tulha, 2018)
-
Entre os passos do samba e o compasso da ditadura: fissuras e censura em tempos de "Estado Novo"
Artigo em periódico de Adalberto Paranhos (Música Popular em Revista, 2021)
-
Ernesto Nazareth, uma questão de gênero: entre manuscritos, edições e discos de época
Artigo em periódico de Marcelo Verzoni (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
Esboço de uma abordagem da relação entre Villa-Lobos e a música popular
Comunicação oral de Lurian José Reis da Silva Lima (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Esquina com Abbey Road: a música popular como patrimônio cultural entre lugares, mídias e cidades
Artigo em periódico de Luiz Henrique Assis Garcia, Hudson Leonardo Lima Públio, Isaac Daniel Santana (MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, 2022)
-
Estilo Duetado: O Chamamé Instrumental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Dissertação de Mestrado de Julio César Matos Borba (UFPR PPGMúsica, 2018)
-
Estruturas estilísticas em Egberto Gismonti: um estudo do choro 7 Anéis
Comunicação oral de Diones Ferreira Correntino (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Estudo dos elementos musicais e extra-musicais no processo de improvisação da música popular brasileira para quatro versões de Wave (1967)
Dissertação de Mestrado de George de Almeida Pessoa (UFPR PPGMúsica, 2016)
-
Etnografia da performance: estudo sobre o jazz nos bares de São Paulo
Pôster de Marcus Vinicius Scanavez Ramasotti Medeiros de Almeida (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Etnografia da roda de choro do Instituto Casa da Cidade
Artigo em periódico de Luciana Fernandes Rosa (Orfeu, 2019)
-
Exaltar a tradição e ser contemporâneo: a conversão do estigma em emblema no batuku de Cabo Verde
Artigo em periódico de Gláucia Aparecida Nogueira (Música Popular em Revista, 2019)
-
Experimentalismo, sátiras e metrópole nas doze canções do disco Grande liquidação, de Tom Zé
Artigo em periódico de Guilherme Araújo Freire (OPUS, 2014)
-
Fluxos e tendências na América Latina: as canções populares e seus trânsitos
Dissertação de Mestrado de Mariana Santos Teófilo (UDESC PPGMUS, 2016)
-
Formação de músicos no bacharelado em música popular: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Dissertação de Mestrado de Jean Carlos Presser dos Santos (UFRGS PPGMUS, 2013)
-
Formação de músicos no bacharelado em música popular: Um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Comunicação oral de Jean Presser (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Formatação e desconstrução da canção em duas versões de “A noite do meu bem”
Painel/Simpósio de Guilherme Araújo Freire (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Gismontipascoal: a música instrumental brasileira como releitura pós-moderna do ideal modernista
Dissertação de Mestrado de Paula de Queiroz Carvalho Zimbres (UnB PPGMUS, 2017)
-
Hibridismo na música instrumental do Grupo Medusa: Associação de gêneros musicais distintos em Pé no chão
Artigo em periódico de Guilherme Araújo Freire, Rafael dos Santos (Per Musi, 2013)
-
Historias de la música popular en el currículo chileno
Artigo em periódico de Ricardo Álvarez Bulacio, Laura Jordán González (Música Hodie, 2022)
-
Improvisação Musical: Técnicas de composição aplicadas à performance instrumental
Dissertação de Mestrado de Gabriel da Fonsêca Santiago (UNIRIO PPGM, 2006)
-
Improvisação no choro segundo chorões
Dissertação de Mestrado de David Rangel Diel de Carvalho Martins (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Improvisação: a criação musical durante a performance e seus mecanismos de elaboração
Comunicação oral de Iara de Melo Ramos Gomes (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Jazz em cisma: a disputa pela memória e pela música de Thelonious Monk
Artigo em periódico de Ricardo Augusto Brandão (Revista da Tulha, 2019)
-
Joaquim Callado, trajetória historiográfica do pai do choro carioca
Artigo em periódico de Marcelo Verzoni (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Jovem Guarda: música popular e cultura de consumo no Brasil dos anos 60
Artigo em periódico de José Roberto Zan (Música Popular em Revista, 2013)
-
La historiografía musical como producción activa de ausencias Para una historia popular de la música
Artigo em periódico de Martín Eckmeyer (Orfeu, 2020)
-
La Música Tradicional y Popular catalana a partir de la voz de sus músicos: Opiniones y valoraciones desde el oficio y para el oficio
Artigo em periódico de Maria Antònia Pujol Subirà, Josep Gustems Carnicer (Música Hodie, 2021)
-
Lúcio Yanel e o Violão Pampeano: aspectos de um fazer musical no sul do Brasil
Comunicação oral de José Daniel Telles dos Santos (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Luiz Gonzaga em arranjos corais
Comunicação oral de Carolina Andrade Oliveira, Susana Cecilia Igayara-Souza (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Martinho da Vila: uma nova linhagem do samba nos anos de 1970
Artigo em periódico de Adelcio Camilo Machado (Per Musi, 2013)
-
Mediações nos processos editoriais em música popular: um estudo de caso dos sambabooks
Tese de Doutorado de Luiz Flavio Tournillon Alcofra (UNIRIO PPGM, 2021)
-
Memória da música sertaneja: trabalho e política nos registros do centro de folclore de Piracicaba (1940-1950)
Comunicação oral de Uassyr Siqueira (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Mistura de tradições musicais: semiose e representação mental na performance dos arranjos pianísiticos de Francis Hime
Tese de Doutorado de Raimundo Mentor de Melo Fortes Filho (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Moda-de-viola: lirismo, circunstância e musicalidade no canto recitativo caipira
Dissertação de Mestrado de Rafael Marin da Silva Garcia (UNESP PPG-Música, 2011)
-
Movimento Hare Krishna, contracultura e música popular
Artigo em periódico de Debora Baldelli (Debates, 2017)
-
Muito além do frevo, meu bem: Diálogos estilísticos entre o choro e o frevo na obra de Capiba
Dissertação de Mestrado de Lucas Pereira Guerra (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Music and cultural diversity among Brazilian migrants in Madrid, Spain
Artigo em periódico de Gabril Hoskin (Música e Cultura, 2014)
-
Música brasileira: concepções de popular e erudito na Revista Brasileira de Música entre 1934 e 1945
Artigo em periódico de Luis Aranha, Cacá Machado (OPUS, 2021)
-
Música e músicos nos teatros do Rio de Janeiro (1890-1920): trânsitos entre o erudito e o popular
Artigo em periódico de Mónica Vermes (Música Popular em Revista, 2015)
-
Música popular na universidade: um estudo sobre processos de ensino e aprendizagem
Pôster de Júlio César de Melo Colabardini (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Música popular no Brasil do século XIX: sujeitos em debates políticos e musicais na definição das “modinhas” como representação da identidade nacional
Artigo em periódico de Uliana Dias Campos Ferlim (Música Popular em Revista, 2015)
-
Música popular urbana no Estado do Acre: décadas de 30 e 40 do século XX
Comunicação oral de Ciro Quintanna, Ana Lúcia Fontenele (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Música popular, colonialidade e caminhos decoloniais na educação musical
Dissertação de Mestrado de Daniel Silva dos Santos (UFPR PPGMúsica, 2022)
-
Na brincadeira, me perdi!: Zambê e outras práticas musicais no ambiente familiar de seu Geraldo Cosme, em Cabaceira-RN
Dissertação de Mestrado de Jaildo Gurgel da Costa (UFPB PPGMUS, 2011)
-
Nas trilhas de um "Maluco Beleza": mapeando a construção de um ídolo
Artigo em periódico de Lucas Tomaz Souza (Música Popular em Revista, 2013)
-
No olho da rua: bossa nova, samba-jazz e a paisagem musical carioca
Dissertação de Mestrado de Márcio da Costa Ferreira Pinto (UDESC PPGMUS, 2013)
-
Notas introdutórias ao Lundu de Marruá
Edição crítica em periódico de Edilson V. Lima (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Notas sobre el proceso creativo y la “persona de la performance” en Vinagre y rosas y Lo niego todo de Joaquín Sabina
Artigo em periódico de Juliana Guerrero (Música e Cultura, 2019)
-
O “colecionamento de canções do povo” para o Ensaio sobre Música Brasileira de Mário de Andrade
Artigo em periódico de Flavia Camargo Toni (OPUS, 2021)
-
O “jeito Donato” de tocar piano: a influência afro-cubana no estilo de João de Donato
Dissertação de Mestrado de Márcio de Oliveira Silva (UnB PPGMUS, 2018)
-
O (im)provável encontro entre o Mulato Calado e o Delegado Chico Palha: apontamentos sobre a pesquisa em música no contexto da cultura popular urbana brasileira
Artigo em periódico de Humberto Junqueira (Música Popular em Revista, 2021)
-
O abominável homem das Neves: um estudo interpretativo da bateria de Wilson das Neves
Comunicação oral de Luiz Guilherme Sanita (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
O arranjo de Pixinguinha para Gaúcho de Chiquinha Gonzaga: a orquestra típica a caminho da Big Band
Comunicação oral de Paulo Jose de Siqueira Tine (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O cantar natural de Hermeto Pascoal: compartilhando vozes e escutas por meio das gravações em disco - Parte I
Artigo em periódico de Luiz Costa-Lima Neto (Claves, 2013)
-
O cantar natural de Hermeto Pascoal: compartilhando vozes e escutas por meio das gravações em disco – Parte II
Artigo em periódico de Luiz Costa-Lima Neto (Claves, 2014)
-
O caráter improvisatório na obra de Marco Pereira: o chorus e a cadenza
Comunicação oral de Rafael Thomaz, Fabio Scarduelli (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O choro em São Luís: retratos do choro na capital maranhense do final do séc. XIX
Comunicação oral de Raimundo João Matos Costa Neto (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O conceito de arranjo coral no repertório brasileiro
Comunicação oral de Carolina Andrade Oliveira, Susana Cecilia Igayara-Souza (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
O ensino da guitarra elétrica nos cursos de música da Universidade Federal da Paraíba: reflexões a partir de demandas discentes
Dissertação de Mestrado de Leonardo Meira Dantas (UFPB PPGMUS, 2015)
-
O ensino do canto popular na universidade pública brasileira: um breve panorama
Comunicação oral de Ana Paula Lima de Albuquerque (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O ensino do saxofone popular na graduação em música da UFPB: estratégias e processos didático-pedagógicos
Dissertação de Mestrado de Katyucha Góis da Silva (UFPB PPGMUS, 2016)
-
O estúdio e a prática fonográfica
Comunicação oral de Guilherme Augusto Soares de Castro, José Eduardo Ribeiro de Paiva (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O fazer artístico de Escurinho sob perspectiva etnomusicológica
Dissertação de Mestrado de Maria Juliana Figueredo Linhares (UFPB PPGMUS, 2015)
-
O Forró nas festas juninas de Caruaru: circulação, consumo, mídias e tensões relacionais
Artigo em periódico de Climério de Oliveira Santos, Philipe Moreira Sales Silva (MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, 2022)
-
O Galope Nordestino diante do Parque Industrial: música armorial e mercado fonográfico da modernidade brasileira
Pôster de Nívea Lins Santos (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O mistério d’O mistério do samba: o paradigma da mediação e a produção racializada de silêncios na memória hegemônica da “Música Popular Brasileira” (1960-2017)
Artigo em periódico de Lurian José Reis da Silva Lima (OPUS, 2021)
-
O modalismo na música popular urbana do Brasil
Dissertação de Mestrado de Vicente Samy Ribeiro (UFPR PPGMúsica, 2014)
-
O que os professores podem aprender com os músicos populares?
Artigo em periódico de Lucy Green, Flávia Motoyama Narita, Luciana Fernandes Hamond (trad.) (Orfeu, 2022)
-
O rock progressivo depois de 1990
Dissertação de Mestrado de Carlos Henrique Rodrigues de Moraes (UFU PPGMU, 2018)
-
O saxofone clássico nos cursos de bacharelado no Brasil
Comunicação oral de Marco Tulio de Paula Pinto (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O semba angolano pré-independência (1961-1975): música e política
Painel/Simpósio de Mateus Berger Kuschick (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
O sistema 12 no contrabaixo elétrico: uma breve introdução a uma proposta metodológica
Comunicação oral de Fabricio Bonfim Santana, Pedro Augusto Silva Dias (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O solo improvisado de Toninho Horta em “Stella by Starlight”
Comunicação oral de Victor Polo (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O Sopapo e o Cabobu: etnografia de uma tradição percussiva no extremo sul do Brasil
Tese de Doutorado de Mario de Souza Maia (UFRGS PPGMUS, 2008)
-
O toque de Midas do Choro: estabilidade e fricção sob a luz das tópicas
Dissertação de Mestrado de Rafael Ferraz Marcondes de Moura (UnB PPGMUS, 2012)
-
O trompete no choro: estratégias para resolução de problemas técnico-musicais relacionados à performance do gênero no trompete
Comunicação oral de João Luiz Januário Lenhari, Paulo Adriano Ronqui, Liliana Harb Bollos (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
O universo sonoro de Plauto Cruz: obra e trajetória artística em diálogo com a cidade de Porto Alegre
Artigo em periódico de Paulo Fernando Parada, Reginaldo Gil Braga (Revista Vórtex, 2016)
-
O violão no samba: um estudo etnográfico em Florianópolis
Dissertação de Mestrado de Natália dos Santos Livramento (UDESC PPGMUS, 2017)
-
O violão popular na universidade: perfil histórico, principais interesses e expectativas profissionais dos estudantes
Artigo em periódico de Rafael Thomaz, Fabio Scarduelli (Revista Vórtex, 2016)
-
Oficina de ritmos da cultura popular: religiosidades afro-brasileiras em pauta
Comunicação oral de Diego Conto Lunelli (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Origem e reflexão: minhas experiências de crítica imanente com a música popular
Artigo em periódico de Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende (Música Popular em Revista, 2021)
-
Os caminhos do Choro contemporâneo: performance do Trio Corrente para o choro Murmurando
Comunicação oral de Paula Veneziano Valente (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Os cantores do rádio que protagonizaram filmes da Atlântida
Artigo em periódico de Sandra Ciocci, Ney Carrasco (Música Popular em Revista, 2013)
-
Os Songbooks da Editora Lumiar: uma revisão crítica
Comunicação oral de Marcelo Silva Gomes (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Ouvir a música como uma experiência imprescindível para se fazer musicologia
Artigo em periódico de Ivan Vilela (Música em Perspectiva, 2014)
-
Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções
Dissertação de Mestrado de Evandro Botti de Cerqueira (UFBA PPGMUS, 2013)
-
Patativa do Assaré: poesia, canção e consciência
Dissertação de Mestrado de Myrlla Muniz Rebouças (UnB PPGMUS, 2017)
-
Performance e didática do violão tenor: estudo de caso
Comunicação oral de Fernando Novaes Duarte, Gabriel de Campos Carneiro (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Piquete do Caveira: análise musical e hibridismo na música popular do Rio Grande do Sul
Artigo em periódico de Daniel Ribeiro Medeiros, Danilo Kuhn da Silva (Música em Perspectiva, 2016)
-
Popular music in music education in Germany - historical, current and cross-cultural perspectives
Artigo em periódico de Eva Verena Schmid (Revista da ABEM, 2015)
-
Possíveis influências de Herder em Lereno: o neologismo de Volkslied (canção popular), o lundum e a modinha enquanto Zeitgeist nas origens da música popular
Artigo em periódico de Gabriella Zanatta Ceccon, Paulo Eduardo de Barros Veiga, Rubens Russomanno Ricciardi (Revista da Tulha, 2022)
-
Possíveis interações de habilidades musicais aprendidas nas práticas da música erudita e popular em alunos e professores do curso de música da UFSJ
Comunicação oral de William Percy Davison, Antonio Carlos Guimarães (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Procedimentos rítmico-melódicos na performance de Altamiro Carrilho: um estudo de caso aplicado ao ensino do choro
Dissertação de Mestrado de Marcelo das Dores Pereira (UFMG PPGMUS, 2016)
-
Procesos creativos en arreglos y composiciones musicales del género Choro para Jazz Band/Orquesta Típica
Artigo em periódico de Paulo José de S. Tiné (Revista Vórtex, 2016)
-
Procesos creativos en arreglos y composiciones musicales del género Choro para Jazz Band/Orquestra Típica
Comunicação oral de Paulo Jose de Siqueira Tiné (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Processos de Aprendizagem de Transmissão de Conhecimento de Músicos Populares em Natal–RN: Constatações Iniciais
Comunicação oral de Diego Bezerra de Oliveira (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2019)
-
Processos Identitários na relação de Stravinsky com a Música Popular Americana
Artigo em periódico de Alexy Viegas (Revista Vórtex, 2018)
-
Projeto Aplica Som: ampliando a experiência musical da comunidade escolar em um Colégio de Aplicação
Comunicação oral de Luciano Py de Oliveira (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Puxe o fole sanfoneiro: uma proposta para a construção de acordes complexos no acordeon de 120 baixos
Dissertação de Mestrado de Guilherme Souza Ribeiro (UFMG PPGMUS, 2016)
-
Questões sobre o uso da técnica do violão clássico na Suíte Popular Brasileira (1953) para violão elétrico e piano de Radamés Gnattali
Pôster de Eduardo Fernando de Almeida Lobo (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Racionais MC's como Acontecimento estético
Comunicação oral de Acauam Silverio de Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Radiofonias: as múltiplas relações de produção entre o rádio e o disco nos anos iniciais da era elétrica
Comunicação oral de Marcos Edson Cardoso Filho (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Ragtime, jazz e tango em processos composicionais de Igor Stravinsky
Pôster de Alexy Viegas (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Reflexões sobre os postulados filosóficos e sociológicos de Kwame Appiah e Paul Gilroy para compreensão da música da diáspora africana
Comunicação oral de Mateus Berger Kuschick (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Ritmos populares no Concerto carioca n. 3 de Radamés Gnattali
Comunicação oral de Eduardo Fernando de Almeida Lobo (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Rock ou música popular? Interseções de práticas musicais na banda Matuskela no Brasil dos anos 1970
Comunicação oral de Victor Henrique de Resende (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Samba as Representation of Brazilianness in the Popular Songs Rhetoric
Artigo em periódico de Claudia Helena Azevedo Alvarenga, Tarso Bonilha Mazzotti (Per Musi, 2019)
-
Sinais dos tempos a crítica musical de Adorno e o jazz negro de Mingus
Artigo em periódico de Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende (Musica Theorica, 2021)
-
Sonhos do Oriente: trajetórias de vida e identidades atravessadas pelo K-Pop em Curitiba
Artigo em periódico de Gabriel Barth da Silva (Música Popular em Revista, 2021)
-
Stravinsky e a música popular americana: Processos identitários, transposições hipertextuais e análise musical
Tese de Doutorado de Alexy Gaione Viegas de Araujo (USP PPGMUS, 2017)
-
Suingue se aprende? Suingue se ensina? Processos de ensino-aprendizagem do suingue do samba
Dissertação de Mestrado de Manoela Marinho Rego (UNIRIO PPGM, 2015)
-
Suíte Popular Brasileira na trajetória de Villa-Lobos: "arte", "povo" e uma suíte "à brasileira"
Dissertação de Mestrado de Lurian José Reis da Silva Lima (UFPR PPGMúsica, 2017)
-
Teatro de revista no Paraná (1896-1922): música popular, cultura e regionalismo
Artigo em periódico de Tiago Portella Otto (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Técnica estendida na performance de bateristas brasileiros
Dissertação de Mestrado de Enrico Joseph Carinci (UFG PPG-Música, 2012)
-
Tendências composicionais de Radamés Gnattali nas décadas de 1930 e 1940 à luz dos movimentos musicais
Comunicação oral de Eduardo Fernando de Almeida Lobo (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Tom Zé e o contra discurso do anti-herói: crítica e desconstrução da canção da MPB em Todos os olhos
Artigo em periódico de Guilherme Araujo Freire (Música Popular em Revista, 2018)
-
Transformações do choro no século XXI: estruturas, performance e improvisação
Tese de Doutorado de Paula Veneziano Valente (USP PPGMUS, 2014)
-
Transformações do frevo pernambucano: notas preliminares sobre a inclusão de instrumentos elétricos nas orquestras do gênero
Comunicação oral de Ítalo Guerra Sales, Eduardo de Lima Visconti (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Um tabuleiro bem brasileiro - Ary Barroso e o processo de construção de uma expressão musical nacional
Dissertação de Mestrado de George Manoel Farias (UDESC PPGMUS, 2010)
-
Uma abrangência tipológica de elementos da música popular brasileira no Chôros Nº 10, de Heitor Villa-Lobos
Artigo em periódico de Alfredo José Moura de Assis (Ictus, 2014)
-
Uma pesquisa sobre o ensino de canto popular no Brasil
Comunicação oral de Clara Sandroni (SIMPOM, 2016)
-
Uma teoria dos gêneros musicais: duas aplicações
Artigo em periódico de Franco Fabbri, Marcio Giacomin Pinho (trad.) (Revista Vórtex, 2017)
-
Urban Popular Music and Borders in Mato Grosso do Sul in Álvaro Neder's Book
Resenha em periódico de Evandro Higa (Per Musi, 2016)
-
Validações discursivas: uma reflexão sobre a música popular do início do século XX
Comunicação oral de Luciano Cintra Silveira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Villa-Lobos e a música popular: uma suíte “à brasileira”
Artigo em periódico de Lurian José Reis da Silva Lima (Revista Vórtex, 2017)
-
Villa-Lobos e Tom Jobim: uma análise de influências
Artigo em periódico de Juliana Ripke (Revista da Tulha, 2018)
-
Virilidade, machismo e violência: o ethos guerreiro no hip-hop
Artigo em periódico de Gustavo Souza Marques (Revista Brasileira de Música, 2014)