Palavra-chave: Música instrumental
34 resultados.
-
A “Floresta” de Egberto Gismonti e Naná Vasconcelos na peça “Quarto Mundo #1”
Comunicação oral de Mario Adimir Patreze Junior (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A boa expressão ao cantar ou tocar: tradução comentada do Versuch Einer Anweisung Die Flöte Traversiere Zu Spielen de Quantz (extratos)
Comunicação oral de Renan Felipe Santos Rezende (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A boa expressão ao cantar ou tocar: tradução comentada do Versuch Einer Anweisung Die Flöte Traversiere Zu Spielen de Quantz (extratos)
Dissertação de Mestrado de Renan Felipe Santos Rezende (UFPB PPGMUS, 2015)
-
A construção da sonoridade da Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco através das memórias e vivências de seus músicos
Comunicação oral de Alice Emanuele da Silva Alves (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A diversidade composicional na obra instrumental de Almir Sater
Dissertação de Mestrado de Max Junior Sales (USP PPGMUS, 2019)
-
A evocação de sonoridades instrumentais na escrita para piano no ciclo Winterreise de Franz Schubert
Dissertação de Mestrado de Ticiano Biancolino (UNESP PPG-Música, 2008)
-
A música em Hegel e Hanslick: transição de uma estética musical do conteúdo para uma estética musical da forma
Dissertação de Mestrado de Pablo de Morais (USP PPGMUS, 2018)
-
A performance e os recursos técnico-interpretativos de Márcio Montarroyos: análise de seus solos improvisados no disco Stone Alliance
Artigo em periódico de Marcelo Rocha dos Passos, Paulo Adriano Ronqui (Revista Vórtex, 2019)
-
Adormece a canção e desperta a música instrumental: “Os sonhos” de Egberto Gismonti
Painel/Simpósio de Maria Beatriz Cyrino Moreira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Almir Sater: considerações sobre a instrumentação da composição “Luzeiro” do álbum Instrumental, lançado em 1985
Artigo em periódico de Max Junior Sales (Revista da Tulha, 2018)
-
Apreciação musical no ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental com alunos de 3º ano
Comunicação oral de Leonardo do Nascimento Rodrigues (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Apreciação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental
Dissertação de Mestrado de Leonardo do Nascimento Rodrigues (UNIRIO PPGM, 2017)
-
Bom de Tocar de Ricardo Silveira: jazz/pop-rock na MPB instrumental carioca na década de 1980
Comunicação oral de Luiz Santos Lima (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Caminhos da música instrumental em Salvador
Tese de Doutorado de Flavio Jose Gomes de Queiroz (UFBA PPGMUS, 2010)
-
Considerações na Criação e Produção de Música Instrumental para Pessoas Surdas: um relato de experiência composicional
Artigo em periódico de Guilherme Augusto Soares de Castro, Thiago Augusto Eugênio Guedes Reis (Sonora, 2018)
-
Das tripas ao aço: violas nordestinas de dez cordas na música instrumental
Tese de Doutorado de Leandro Drumond Marinho (UFPB PPGMUS, 2022)
-
De mudança da West 26th para a Rua 26: um novo espaço da expressão artística de Ricardo Silveira
Comunicação oral de Luiz Santos Lima, Hermilson Nascimento (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Espaço virtual na música instrumental do período Barroco: timbre e dinâmica a serviço da Espacialidade
Comunicação oral de Renato Pereira Torres Borges (SIMPOM, 2014)
-
Guitarra elétrica e licença jazzística no samba Alienadinho, de Heraldo do Monte
Comunicação oral de Hermilson Garcia do Nascimento (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Hibridismo na música instrumental do Grupo Medusa: Associação de gêneros musicais distintos em Pé no chão
Artigo em periódico de Guilherme Araújo Freire, Rafael dos Santos (Per Musi, 2013)
-
Maracatu na bateria: uma análise da performance do baterista Nenê em Maracatu de Egberto Gismonti
Comunicação oral de Christiano Galvão (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
Música antes, palavra depois: sobre a realização do repertório da catequese com instrumentos musicais nas missões jesuítas brasileiras
Artigo em periódico de Patrícia Michelini Aguilar (Revista Música, 2018)
-
Música instrumental e música eletroacústica: a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio
Dissertação de Mestrado de Dilson Colman Cassaro (UFPR PPGMúsica, 2019)
-
O Arranjo dentro do Arranjo: o arranjo como colagem. O caso Palhaço (E. Gismonti) pra o Ensemble Brasileiro
Comunicação oral de Paulo José de Siqueira Tiné (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O cantar natural de Hermeto Pascoal: compartilhando vozes e escutas por meio das gravações em disco - Parte I
Artigo em periódico de Luiz Costa-Lima Neto (Claves, 2013)
-
O cantar natural de Hermeto Pascoal: compartilhando vozes e escutas por meio das gravações em disco – Parte II
Artigo em periódico de Luiz Costa-Lima Neto (Claves, 2014)
-
O diletantismo inglês: o violino na cultura britânica no século XVII
Artigo em periódico de Marcus Held (Revista Música, 2016)
-
O ideal de expressão na música européia do século XVI ao XVIII: investigações estéticas sobre as bases declamatórias e retóricas do canto e seus vínculos com a música instrumental do período
Comunicação oral de Ticiano Biancolino, José Henrique Martins (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
O mestre de Filarmônica da Bahia: um educador musical
Dissertação de Mestrado de Celso José Rodrigues Benedito (UFBA PPGMUS, 2011)
-
O piano cantor: a evocação da vocalidade na origem do instrumento e no repertório para teclas do século XVIII
Tese de Doutorado de Ticiano Biancolino (UFPB PPGMUS, 2017)
-
Proposição de uma abordagem composicional a partir da Modelagem Sistêmica aplicada à música instrumental
Comunicação oral de Guto Brambilla, Marcelo Coelho (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Redes (in)visíveis na música instrumental de Belo Horizonte: o fortalecimento de um grupo de violonistas-guitarristas-compositores na cena musical da capital mineira
Comunicação oral de Daniel Menezes Lovisi (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Rumble: Uma música boa para brigar (e para pensar)
Artigo em periódico de Alexandre Eleutério Rocha, Antenor Ferreira Corrêa (Música Hodie, 2022)
-
Viola, dinâmica viola: viola dinâmica e pedais de efeito na música instrumental de Rodrigo Caçapa e Hugo Linns
Dissertação de Mestrado de Guilherme Jacobsen (UFPE PPGMúsica, 2020)