Palavra-chave: Etnomusicologia
170 resultados.
-
¡Que sea para bien! Saberes musicales y alianzas sónicas de la gente negra del Sur del Valle del Río Cauca, Colombia: una interpretación desde las (etno)musicologías
Tese de Doutorado de Paloma Palau Valderrama (UFRGS PPGMUS, 2020)
-
¿Etnomusicologías “latinoamericanas”?: contextos, tensiones y confluencias en una mirada desde Colombia
Artigo em periódico de Carlos Miñana Blasco (Música e Cultura, 2019)
-
"Cenas musicais": reflexões a partir da etnomusicologia
Artigo em periódico de Vincenzo Cambria (Música e Cultura, 2017)
-
"Tudo nosso, nada deles": A importância do pagode baiano na construção da identidade musical de crianças no Engenho velho de Brotas - Salvador
Tese de Doutorado de Aaron Roberto de Mello Lopes (UFBA PPGMUS, 2015)
-
“- Que choro ainda não foi?”: Reflexões etnográficas sobre repetições na roda
Comunicação oral de Renan Moretti Bertho, Lenita Waldige Mendes Nogueira (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
“...E quando toca, ninguém fica parado”: análise de quatro produções etnográficas de práticas musicais
Artigo em periódico de Renan Ribeiro Moutinho (Debates, 2017)
-
“A encantadora tradição germânica”: uma etnografia da música entre os “coralistas católicos” e “descendentes de alemães” na encosta da Serra Gaúcha
Dissertação de Mestrado de Suelen Scholl Matter (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
“A La Ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro”: transformações no carnaval das La Ursas em São Caitano (PE)
Artigo em periódico de Marília Santos (Orfeu, 2021)
-
“A língua desse povo não tem osso, deix’esse povo falá”: campo sonoro da linha de Quimbanda do Terreiro de Umbanda Reino de Luz – som e preconceito
Artigo em periódico de Renata Schmidt de Arruda Gomes (Per Musi, 2013)
-
“Ascendeu a Estrela Dalva num facho de branca luz”: a música da Folia de Reis dos Prudêncio de Cajuru-SP, um legado
Dissertação de Mestrado de Priscila Maria Ribeiro Buzzi (USP PPGMUS, 2017)
-
“Atenção a banda”: uma etnografia musical entre quatro bandas escolares do Rio Grande do Sul
Dissertação de Mestrado de Genaina Lemes da Silva (UFRGS PPGMUS, 2020)
-
“Do apito da Fábrica aos sons da orquestra”: percurso histórico musical da Corporação Musical Cachoeira Grande
Dissertação de Mestrado de Ana Carolina Malaquias Pietra (UFMG PPGMUS, 2016)
-
“Liberdade era o que o berimbau pedia”: a prática musical na Academia de Capoeira Praia de Salvador
Dissertação de Mestrado de Fábio Barbosa de Souza (UFPR PPGMúsica, 2018)
-
“Música entre lágrimas”: um estudo etnomusicológico sobre mulheres musicistas vítimas de violência doméstica
Dissertação de Mestrado de Gabriela Rodrigues do Nascimento Luz (UFRGS PPGMUS, 2020)
-
“Música popular do sul”: identidades, agenciamentos e territorialidades translocais no Rio Grande do Sul
Artigo em periódico de Reginaldo Gil Braga, Mateus Berger Kuschick, Clarissa Figueiró Ferreira, Suelen Scholl Matter (OPUS, 2014)
-
“Origem”, “localismo” e “autenticidade” na “música de Beiradão” amazonense: reflexões a partir do campo
Comunicação oral de Rafael Branquinho Abdala Norberto (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
“P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro Alves
Dissertação de Mestrado de Erihuus de Luna Souza (UFPB PPGMUS, 2010)
-
“Por entre os sons”: uma etnografia da cena de música popular instrumental brasileira e do jazz em Porto Alegre
Dissertação de Mestrado de Bruno Rosa do Nascimento (UFRGS PPGMUS, 2020)
-
“Ratoeira não me prende, que eu não tenho quem me solta”: música de tradição oral e identidade cultural no litoral catarinense
Dissertação de Mestrado de Rodrigo Moreira da Silva (UDESC PPGMUS, 2009)
-
A “Casa A Electrica” e as primeiras gravações fonográficas no sul do Brasil: um estudo etnomusicológico sobre a escuta e o fazer musical na modernidade
Dissertação de Mestrado de Luana Zambiazzi dos Santos (UFRGS PPGMUS, 2011)
-
A “Seresta de Reis” de Campo Largo-PR: o não reconhecimento de uma Prática Musical pelas Políticas Públicas
Painel/Simpósio de Kátia da Piedade Santos, Edwin Pitre-Vásquez (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A bimusicalidade na relação entre universidade e favela: reflexões sobre uma experiência etnomusicológica em uma favela brasileira
Comunicação oral de Rubens de Oliveira Aredes (SIMPOM, 2016)
-
A composição como metassistema musical: princípios e aplicação considerando-se o caminho dos nomes-almas guarani
Dissertação de Mestrado de Ricardo Mendonça Petracca (UFPR PPGMúsica, 2009)
-
A etnomusicologia brasileira e a reconstrução da relação sujeito-objeto na pesquisa social
Comunicação oral de Victor Neves (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A expressividade no choro: um estudo a partir de perspectivas da Etnomusicologia e da Fenomenologia
Dissertação de Mestrado de Paulo Vinícius Amado (UFMG PPGMUS, 2014)
-
A flauta e a câmera: usos e funções da imagem em uma etnografia da música
Artigo em periódico de Renan Moretti Bertho (Música Popular em Revista, 2021)
-
A formação de professores de música com base nas leis 10.639/03 e 11.645/08
Comunicação oral de Angela Lühning (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A ideia de folk e as musicologias
Artigo em periódico de Edilberto Fonseca (Debates, 2014)
-
A influência da política pública na Escola de Samba do Batel de Antonina-PR nos carnavais de 1994 a 2014
Dissertação de Mestrado de Cainã Alves (UFPR PPGMúsica, 2016)
-
A Influência da Política Pública nos Desfiles da Escola de Samba do Batel de Antonina-PR: Anos de 2012 a 2014
Painel/Simpósio de Cainã Alves, Edwin Pitre-Vásquez (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A linguagem dos tambores
Tese de Doutorado de Ângelo Nonato Natale Cardoso (UFBA PPGMUS, 2006)
-
A música da Folia do divino no litoral paranaense: estudo dos elementos musicais e extramusicais característicos
Dissertação de Mestrado de Ronaldo Tinoco Miguez (UFPR PPGMúsica, 2017)
-
A música da Renovação Carismática Católica em grupos de oração na região metropolitana do Recife
Dissertação de Mestrado de Maria Clara de Sousa Tavares (UFPB PPGMUS, 2015)
-
A música no ritual Nhemongarai dos Guarani-Mbya
Artigo em periódico de Brenda Suyanne Barbosa (Música e Cultura, 2017)
-
A paisagem sonora contemporânea do bairro da Rocinha na perspectiva histórica da construção da identidade social, influências étnicas e implicações comportamentais sob a ótica da Musicoterapia
Artigo em periódico de Marta Estrella Esteves (Revista Brasileira de Musicoterapia, 2013)
-
A particularidade universal da performance musical: articulações entre o global e o local nos Catopês em Bocaiuva – MG
Artigo em periódico de Fábio Henrique Gomes Ribeiro (Debates, 2017)
-
A Percussão na Performance Musical do Grupo Capoeira Angola Comunidade
Dissertação de Mestrado de Wênia Xavier de Medeiros (UFPB PPGMUS, 2012)
-
A performance musical na Folia de Reis de Montes Claros: um estudo etnográfico do Terno João Trindade e do Terno os Peixotinhos
Dissertação de Mestrado de Geraldo de Alencar Durães Filho (UFPB PPGMUS, 2010)
-
A prática musical de “descendentes de alemães” na encosta da serra gaúcha do RS: diversidade musical e agenciamentos
Painel/Simpósio de Suelen Scholl Matter (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A Reconquista de Um Espaço Consagrado Configura Uma Política Pública de Música em Curitiba - Paraná?
Painel/Simpósio de Edwin Ricardo Pitre Vásquez, Luzia Aparecida Ferreira (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A retrospective listening through archival material
Artigo em periódico de Marie-France Mifune (Música em Contexto, 2017)
-
A sociedade secreta das Iyamaka, as “flautas” Paresi Haliti
Artigo em periódico de Pedro Paulo Salles (Debates, 2017)
-
A tópica do indianismo na obra Wãnĩ A’Ama de Maria Helena Rosa Fernandes
Artigo em periódico de Cinthia Pinheiro Alireti (Revista Vórtex, 2021)
-
A tradição Juremeira e suas relações com os rituais de candomblé e umbanda na casa Ilê Axé Xangô Agodô
Dissertação de Mestrado de Rodrigo da Silva Melo (UFPB PPGMUS, 2013)
-
A trágica e ambígua racialização do discurso musicológico brasileiro
Dissertação de Mestrado de Jonatha Maximiniano do Carmo (UFMG PPGMUS, 2014)
-
Além da estética do frio: as dinâmicas culturais das canções de Vitor Ramil
Dissertação de Mestrado de Felipe Viana Estivalet (UFPR PPGMúsica, 2017)
-
Amador x Profissional: a situação do músico na cena de jazz da cidade de São Paulo
Artigo em periódico de Marcus Vinicius Scanavez Ramasotti Medeiros de Almeida (Revista Vórtex, 2017)
-
Amanheceu! Pai d’égua, um sonho cabano faz samba de enredo no carnaval paraense
Pôster de Dayse Maria Pamplona Puget (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Análise do universo cultural/social de estudantes de licenciatura/Bolsistas PIBID em música
Comunicação oral de Angela Lühning, Laura Cardoso, Gabriel Vieira, Flávia Candusso (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Análise em música popular: reflexões em diálogo com a etnomusicologia
Artigo em periódico de Júlio Erthal (Debates, 2016)
-
Antropologia da Dança no Brasil: passos e compassos de uma caminhada não-linear
Artigo em periódico de Giselle Guilhon, Maria Acselrad (Música e Cultura, 2019)
-
Apontamentos acerca da possibilidade de uma compreensão da expressividade musical a partir da Etnomusicologia e da Fenomenologia
Comunicação oral de Paulo Vinícius Amado (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Aprendendo música como Tupinambá: estudo sobre os processos de transmissão musical numa Tribo Indígena Carnavalesca no bairro Mandacaru de João Pessoa
Dissertação de Mestrado de Marta Sanchis Clemente (UFPB PPGMUS, 2013)
-
As baterias das escolas de samba cariocas do grupo especial: trabalho acústico e o impacto do concurso entre as escolas no seu caráter humanizador
Dissertação de Mestrado de Lino Camenietzki Amorim (UNIRIO PPGM, 2014)
-
As caretas e os durões: a roda como performance na roda
Comunicação oral de Renan Moretti Bertho (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
As Vozes das Folias: um tributo a Elizabeth Travassos Lins
Artigo em periódico de Suzel Ana Reily (Debates, 2014)
-
Aspectos exploratórios para um paralelismo comparativo entre o Bambuco colombiano e o Choro brasileiro
Comunicação oral de José Robinson Enciso Valencia (SIMPOM, 2014)
-
Aspectos simbólicos do uso acordeão na música fandangueira do Rio Grande do Sul
Tese de Doutorado de Roberto Thiesen (UFBA PPGMUS, 2009)
-
Bailes, festas, reuniões dançantes, trampos, montagens e patifagens: uma etnografia musical no Campo da Tuca, “a capital do Funk no Sul do país”
Dissertação de Mestrado de Pedro Fernando Acosta da Rosa (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Blues do Delta do Jacuí - Um Estudo Etnográfico Sobre a Cena Musical Blues na Cidade de Porto Alegre
Dissertação de Mestrado de Rafael Salib Deffaci (UDESC PPGMUS, 2015)
-
Caminhos da música instrumental em Salvador
Tese de Doutorado de Flavio Jose Gomes de Queiroz (UFBA PPGMUS, 2010)
-
Campeirismo musical e os festivais de música nativista do sul do Brasil: a (pós)modernidade (re)construindo o “gaúcho de verdade”
Dissertação de Mestrado de Clarissa Figueiró Ferreira (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Candomblé, ritmo e criação: um olhar para o compor pautado em um estudo cultural
Tese de Doutorado de Vinicius Borges Amaro (UFBA PPGMUS, 2019)
-
Cantando a Torá
Artigo em periódico de Pedro Juliano Dellarole (Revista da Tulha, 2020)
-
Cantando o “gaúcho de verdade”: identidades gaúchas nos festivais de música nativista do sul do Brasil
Painel/Simpósio de Clarissa Ferreira (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Capoeira na disciplina Sociologia da Música
Artigo em periódico de Líliam Barros, Marcelo Pamplona Baccino (Per Musi, 2015)
-
Carnaval do Nordeste de Amaralina: um estudo sobre um carnaval de bairro em Salvador, Bahia, Brasil
Tese de Doutorado de Laurisabel Maria de Ana da Silva (UFBA PPGMUS, 2022)
-
Composição de interface com etnomusicologia: uma perspectiva materializada em 5 obras contemporâneas
Artigo em periódico de Vinicius Borges Amaro (Orfeu, 2020)
-
Construindo projetos na mobilidade: práticas musicais e experiência migratória entre senegaleses e ganeses no Rio Grande do Sul
Dissertação de Mestrado de Kelvin Venturin (UFRGS PPGMUS, 2020)
-
Cruzando cercas sonoras, ocupando a música: etnografia musical entre os Sem Terra
Dissertação de Mestrado de Douglas Zanlorenzi Benzi (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Damaciri y Jaury: La performatividad sonora Emberá Chamí en el resguardo indígena de San Lorenzo. Caldas (Colombia)
Dissertação de Mestrado de Juan Carlos Molano Zuluaga (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Desafios na troca de informações sonoras e formação musical entre as comunidades Guaranis no sudoeste brasileiro e a sociedade envolvente
Comunicação oral de Klaus Wernet (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Diversidade na formação de professores de música: o caso do tambor de crioula no Maranhão
Artigo em periódico de Renato Moreira Varoni de Castro, Ricieri Carlini Zorzal, Robson Cláudio Lopes dos Santos, Rafael Rocha Soares Neves (OPUS, 2019)
-
Do canto da gente (OS TÁPES, 1971) ao canto politizado: memória e política na constituição de uma música popular do sul
Dissertação de Mestrado de Daniel Stringini da Rosa (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Ecos Armoriais: Marília Santos entrevista Antônio Madureira
Entrevista em periódico de Marília Santos (Per Musi, 2021)
-
El toque de trutruka como representación de la resistencia Mapuche en la música popular urbana de la Región de Los Lagos, Chile
Artigo em periódico de Ignacio Soto-Silva, Javier Silva-Zurita, Franco Millán, Myriam Núñez-Pertucé (Per Musi, 2022)
-
Em busca da compreensão da ética sonora: uma investigação etnográfica baseada na representatividade e na justiça social
Comunicação oral de Juliana Carla Bastos (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Ensino/aprendizagem da música da Folia do Divino Espírito Santo no Litoral Paranaense
Dissertação de Mestrado de Carlos Eduardo de Andrade Silva e Ramos (UFPR PPGMúsica, 2012)
-
Entre as kakxop: uma etnografia da aprendizagem e dos cantos das crianças tikmũ'ũn
Dissertação de Mestrado de Bárbara Viggiano Rocha da Silva (UFMG PPGMUS, 2019)
-
Espaços, Trânsitos e Sociabilidades em Performance na “Música do Beiradão”: uma etnografia entre músicos amazonenses
Dissertação de Mestrado de Rafael Branquinho Abdala Norberto (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Estilo Duetado: O Chamamé Instrumental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Dissertação de Mestrado de Julio César Matos Borba (UFPR PPGMúsica, 2018)
-
Estudo dos elementos musicais e extra-musicais no processo de improvisação da música popular brasileira para quatro versões de Wave (1967)
Dissertação de Mestrado de George de Almeida Pessoa (UFPR PPGMúsica, 2016)
-
Ethnomusicology in modern classroom: opportunities for using mobile online learning
Artigo em periódico de Mengyu Hu, Jingyi Wang (Música Hodie, 2021)
-
Etnografia da música com abordagem antropológica: ritos religiosos no Centro de Umbanda Casa de Caridade Mãe Maria
Artigo em periódico de Bianca Viana Monteiro da Silva, Marcos Câmara de Castro (Revista da Tulha, 2018)
-
Etnografia da roda de choro do Instituto Casa da Cidade
Artigo em periódico de Luciana Fernandes Rosa (Orfeu, 2019)
-
Etnomusicologia
Artigo em periódico de Jean-Jacques Nattiez, Lucas de Lima Coelho (trad.), Marcos Branda Lacerda (trad.) (Revista Música, 2020)
-
Etnomusicologia na Pan-Amazônia: Interfaces com a decolonialidade e a pesquisa colaborativa
Artigo em periódico de Líliam Barros, Cristhian Teófilo da Silva (Música e Cultura, 2017)
-
Etnomusicologia, música e ecologia dos saberes
Artigo em periódico de Susana Sardo (Música e Cultura, 2013)
-
Falas e sonoridades do blues em Salvador: uma identidade musical dos anos 80 até os dias atuais
Dissertação de Mestrado de Eric Hora Fontes Pereira (UFBA PPGMUS, 2014)
-
Gatilhos do processo de criação
Artigo em periódico de Glaucos Luis F. Monteiro (Claves, 2022)
-
Identidade e performance nas rodas de choro de São Carlos
Comunicação oral de Renan Moretti Bertho, Lenita Waldige Mendes Nogueira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Interação e coletividade: apontamentos etnográficos sobre uma roda de choro.
Artigo em periódico de Renan Moretti Bertho (Orfeu, 2019)
-
Interfaces entre a investigação etnomusicológica e a composição musical: por uma (etno)musicologia criativa
Dissertação de Mestrado de Gustavo Guimarães Elias (UDESC PPGMUS, 2021)
-
Kyringüé mboraí: os cantos das crianças e a cosmo-sônica Mbyá-Guarani
Tese de Doutorado de Marilia Raquel Albornoz Stein (UFRGS PPGMUS, 2009)
-
La etnomusicología y las condiciones de posibilidad del conocimiento
Artigo em periódico de Miguel Angel García (Música e Cultura, 2013)
-
Lamento de um povo negro. O trabalho da memória de uma mestra dos pontos cantados de umbanda na Comunidade Quilombola Namastê - Ubá/MG
Dissertação de Mestrado de Leonardo Bittencourt Silva (UFMG PPGMUS, 2020)
-
Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e o pan-americanismo musical (1939-1947)
Artigo em periódico de Pedro Aragão (Revista Brasileira de Música, 2018)
-
Maçambiques, Quicumbis e ensaios de promessa: um re-estudo etnomusicológico entre quilombolas do sul do Brasil
Tese de Doutorado de Luciana Prass (UFRGS PPGMUS, 2009)
-
Memórias locais na construção de um videodocumentário: reflexões sobre um arquivo sonoro colaborativo
Artigo em periódico de Pedro de Moura Aragão (OPUS, 2020)
-
Mestre Zezinho: música de rabeca e de cavalo-marinho na Paraíba
Comunicação oral de Agostinho Jorge de Lima, Joalisson Jonathan Oliveira Diniz (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Música (in) visível: Pessoas e sonoridades excluídas
Tese de Doutorado de Juracy do Amor Cardoso Filho (UFBA PPGMUS, 2020)
-
Música como ciência, ciência como música: provocações epistemológicas
Artigo em periódico de Rafael da Silva Noleto (OPUS, 2020)
-
Música e identidade na “Suíça brasileira”: mito e verdade na construção das comunidades de Nova Friburgo, RJ
Artigo em periódico de Marcus Wolff (Música e Cultura, 2013)
-
Música missioneira: imaginários e representações de um estilo musical regional do Rio Grande do Sul
Comunicação oral de Reginaldo Gil Braga, Fernando Henrique Machado Ávila (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Música popular: arranjo como dimensão do compor
Tese de Doutorado de Alfredo José Moura de Assis (UFBA PPGMUS, 2017)
-
Música, materialidade e relações de gênero: categorias transbordantes
Dissertação de Mestrado de Talitha Couto Moreira (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Musical Practices and the Invention of a Tradition: The Case of the We Tripantü, the Celebration of the Mapuche New Year
Artigo em periódico de Javier A. Silva-Zurita (OPUS, 2021)
-
Músicas e Práticas Musicais Africanas nos Cursos de Licenciatura em Música na Bahia
Dissertação de Mestrado de Ailton Mario Nascimento (UFBA PPGMUS, 2020)
-
Musicologia e pós-disciplinaridade: da musicologia comparada à etnomusicologia
Artigo em periódico de Givas Demore, Beatriz Magalhães-Castro (Ictus, 2020)
-
Neo-armoriais? Música armorial, influências e repercussão nas produções artísticas atuais
Artigo em periódico de Marília Santos (Revista Brasileira de Música, 2021)
-
No hall do departamento de música: uma etnografia com estudantes de graduação em música da UDESC
Dissertação de Mestrado de Nira Azibeiro Pomar (UNIRIO PPGM, 2020)
-
Nós da noite: memória, esquecimento e atividade musical profissional em Porto Alegre
Dissertação de Mestrado de Paulo F. Parada (UFRGS PPGMUS, 2018)
-
Notas e Reflexões a partir de escritos sobre a pesquisa de campo e suas implicações na Etnomusicologia
Comunicação oral de Jorgete Maria Lago (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
NUO Ópera-Lab: pela autoetnografia à trans-ópera
Tese de Doutorado de Paulo Maron (USP PPGMUS, 2018)
-
O “tradicional” e o “contemporâneo” no choro: um estudo etnomusicológico entre rodas e palcos de chorões de Belo Horizonte
Tese de Doutorado de Paulo Vinícius Amado (UFMG PPGMUS, 2020)
-
O Alagbê: entre o terreiro e o mundo
Dissertação de Mestrado de Iuri Ricardo Passos de Barros (UFBA PPGMUS, 2017)
-
O Boi-bumbá em (des)enredos entre “Catirinas” e “Pavulagens”
Artigo em periódico de Tainá Maria Magalhães Façanha (Música em Contexto, 2019)
-
O cantar natural de Hermeto Pascoal: compartilhando vozes e escutas por meio das gravações em disco - Parte I
Artigo em periódico de Luiz Costa-Lima Neto (Claves, 2013)
-
O cantar natural de Hermeto Pascoal: compartilhando vozes e escutas por meio das gravações em disco – Parte II
Artigo em periódico de Luiz Costa-Lima Neto (Claves, 2014)
-
O cavaco rítmico-harmônico na música de Waldiro Frederico Tramontano (Canhoto) – a construção de um estilo “centro” no choro: abordagens metodológicas
Comunicação oral de Jamerson Farias Ribeiro (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O estado atual e potencial da pesquisa musical na América Latina
Artigo em periódico de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
O Fandango Caiçara no litoral do Estado do Paraná
Comunicação oral de Cainã Alves, Edwin Ricardo Pitre-Vásquez (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O funk e a educação: etnomusicologia e pesquisa-ação participativa em contextos diversos
Artigo em periódico de Pedro Mendonça, Ralphen Rocca, MC Mano Teko (Debates, 2017)
-
O Jazz no Paraná entre 1920 e 1940: um estudo da obra O Sabiá, Fox Trot Shimmy de José da Cruz
Dissertação de Mestrado de Marília Giller (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
O mulato e a música nos trópicos: a biografia do Padre José Maurício Nunes Garcia sob uma perspectiva etnomusicológica
Comunicação oral de Pedro Razzante Vaccari (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
O que é o Musicultura? Um estudo de caso sobre um grupo de pesquisa participativa na Maré, Rio de Janeiro
Artigo em periódico de Ana Flávia Miguel (Revista Brasileira de Música, 2018)
-
O Semba nos Musseques de Angola: estudos preliminares
Comunicação oral de Mateus Berger Kuschick, Vilson Zattera (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O Sopapo e o Cabobu: etnografia de uma tradição percussiva no extremo sul do Brasil
Tese de Doutorado de Mario de Souza Maia (UFRGS PPGMUS, 2008)
-
O Suingue/Samba - Rock do sul do Brasil: deslocamentos ou adequações?
Painel/Simpósio de Mateus Berger Kuschick (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O taiko em Fortaleza: um diário etnomusicológico
Comunicação oral de Raquel Cerdeira de Lima, Catherine Furtado dos Santos (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Os Cantos da Copleras em Amaicha del Valle: Performatividade Voco-Sonora, Corpos em Devir e Sentido de Lugar no Noroeste Argentino
Dissertação de Mestrado de Ivan Fritzen Andrade (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Os critérios de avaliação das baterias das escolas de samba cariocas do grupo especial: origens, motivações, concepção atual e impactos sobre os avaliados
Comunicação oral de Lino Camenietzki Amorim (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Os jazes na Salvador dos anos 50: uma análise social, cultural e histórica
Dissertação de Mestrado de Laurisabel Maria de Ana da Silva (UFBA PPGMUS, 2014)
-
Panorama das pesquisas sobre a música do candomblé
Artigo em periódico de Luciano da Silva Candemil (OPUS, 2019)
-
Para uma cooperação da escuta e do movimento: Estudo intercultural sobre a percepção dos ritmos tradicionais do culto xangô (Olinda, PE)
Artigo em periódico de Jean-Pierre Estival, Emmanuel Bigand, Farid Matallah (Claves, 2013)
-
Percussão Catarina: catalogação de instrumentos e elaboração de material didático
Comunicação oral de Luciano da Silva Candemil, Rodrigo Gudin Paiva (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Performance participativa, novos contextos de performance e a tradição do Reinado do Rosário em Olímpia, São Paulo
Comunicação oral de Estêvão Amaro dos Reis, Lenita Waldige Mendes Nogueira (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Peteĩ po kyrĩgue mboraei: análise musical de cinco cantos guarani Mbya
Artigo em periódico de Daisy Fragoso (OPUS, 2019)
-
Por uma ciência indisciplinada da música
Artigo em periódico de Denis Laborde (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
Práticas musicais da cultura popular e políticas culturais: perspectivas para os estudos etnomusicológicos
Artigo em periódico de Raiana Alves Maciel Leal do Carmo (Debates, 2017)
-
Práticas musicais dos Pataxó nas escolas regulares de Belo Horizonte: contatos inter-étnicos e afirmação identitária
Dissertação de Mestrado de Daniele Damasceno Fischer (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Práticas musicais juvenis em Sobral-CE e suas relações com o Coletivo Ocuparte
Tese de Doutorado de Tiago de Quadros Maia Carvalho (UFBA PPGMUS, 2016)
-
Processo de transição de uma banda civil para banda sinfônica
Dissertação de Mestrado de Samuel Mendonça Fagundes (UFMG PPGMUS, 2010)
-
Processos fonográficos e música de tradição oral em Pernambuco
Dissertação de Mestrado de André Vieira Sonoda (UFPB PPGMUS, 2008)
-
Quem espreita por sobre meus ombros? (Who’s looking over my shoulder)
Artigo em periódico de Bruno Nettl, Samuel Araújo (trad.) (Música e Cultura, 2021)
-
Reflexões sobre os postulados filosóficos e sociológicos de Kwame Appiah e Paul Gilroy para compreensão da música da diáspora africana
Comunicação oral de Mateus Berger Kuschick (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Rock em Curitiba: a cena musical, seus agentes, espaços e relações com as inovações digitais entre 2005 e 2019
Dissertação de Mestrado de Paulo Afonso Chaves Macan (UFPR PPGMúsica, 2020)
-
Samba Paulista: militância e resistência
Artigo em periódico de Flavia Rejane Prando (Música Popular em Revista, 2019)
-
Ser ou não ser armorial: uma enquete virtual
Artigo em periódico de Marília P. Santos (Revista Música, 2021)
-
Significados e sentidos do repertório em uma roda de choro
Comunicação oral de Renan Moretti Bertho (SIMPOM, 2014)
-
Sons, torés e toantes da corrida do imbu: afirmação e reafirmação do ser indígena Pankararu
Dissertação de Mestrado de Andeson Cleomar dos Santos (UFBA PPGMUS, 2020)
-
Sons, violência e devoção: um estudo sobre as folias de reis em Juiz de Fora-MG
Tese de Doutorado de Marcelo de Castro Lopes (UNIRIO PPGM, 2013)
-
Soprando a gaita – bandas de pífanos no sertão baiano
Dissertação de Mestrado de Bruno Del Neri Batista Menegatti (USP PPGMUS, 2012)
-
Suportes e materiais etnográficos como possibilidades de construção de conhecimento em etnomusicologia: gravações sonoras e fotografias
Artigo em periódico de Líliam Barros, Ricardo Pamfilio de Sousa (Música em Contexto, 2017)
-
Sustentabilidade de patrimônios musicais e políticas públicas a partir de experiências e vivências musicais em bairros populares
Artigo em periódico de Angela Lühning (Música e Cultura, 2013)
-
Tem jovem no samba de roda: "Esse é o samba chula Juventude do Iguape, somos filhos do Iguape. Esse é o samba cultural que nasceu na Casa de Samba"
Dissertação de Mestrado de Gabriel Almeida do Valle (UFBA PPGMUS, 2020)
-
Temas emergentes da etnomusicologia brasileira e seus compromissos sociais
Artigo em periódico de Angela Lühning (Música em Perspectiva, 2014)
-
The Reel Living Dead: Tales of Sounds from the Archival Vaults in Memory of Elizabeth Travassos
Artigo em periódico de Anthony Seeger (Debates, 2014)
-
Timbres vocais no canto coral teuto-brasileiro católico: uma abordagem etnomusicológica
Artigo em periódico de Suelen Scholl Matter (Música Hodie, 2015)
-
Toré – da aldeia para a cidade: música e territorialidade indígena na grande Salvador
Dissertação de Mestrado de Leonardo Campos Mendes da Cunha (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Tradição e transformação nas práticas musicais da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição de Raposos - MG
Dissertação de Mestrado de Robson Miguel Saquett Chagas (UFMG PPGMUS, 2015)
-
Tradição e transformação nas práticas musicais da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição de Raposos/MG
Comunicação oral de Robson Miguel Saquett Chagas (SIMPOM, 2016)
-
Tradição, religiosidade e pertencimento na performance musical da Folia de Reis da Serra
Dissertação de Mestrado de Rosenilha Fajardo Rocha (UFPB PPGMUS, 2014)
-
Transmissão de saberes musicais na Banda 12 de Dezembro
Dissertação de Mestrado de Luiz Fernando Navarro Costa (UFPB PPGMUS, 2008)
-
Um estudo etnomusicológico do congado de Nossa Senhora do Rosário do Distrito do Rio das Mortes, São João del-Rei, MG
Dissertação de Mestrado de André Luiz Mendes Pereira (UFMG PPGMUS, 2011)
-
Uma flor do sertão no cenário da música de concerto
Tese de Doutorado de Moacir da Silva Côrtes Junior (UFBA PPGMUS, 2022)
-
Valores do choro: um olhar etnográfico sobre compromisso, respeito e informalidade na roda
Comunicação oral de Renan Moretti Bertho (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Viola nos sambas do recôncavo baiano
Dissertação de Mestrado de Cássio Leonardo Nobre de Souza Lima (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Waltel Branco: obra e experiência musical
Dissertação de Mestrado de Francisco Vital Okabe (UFPR PPGMúsica, 2018)
-
Walter Smetak e os violões de microtom
Dissertação de Mestrado de Matheus Dantas (UFBA PPGMUS, 2010)