A obra para violão de Maurício Orosco: uma abordagem analítica, interpretativa, técnica e idiomática de peças selecionadas – Amplificar

A obra para violão de Maurício Orosco: uma abordagem analítica, interpretativa, técnica e idiomática de peças selecionadas

Resumo

A presente pesquisa buscou construir uma concepção interpretativa de obras representativas para violão solo do compositor Maurício Orosco (1973-), a partir de um conjunto de análises de diferentes pontos de vista - musical, interpretativo, técnico e idiomático. O Capítulo 1 expõe uma breve contextualização, dados biográficos do compositor e catálogo de suas peças para violão solo e outras formações. No Capítulo 2, são apresentadas análises musicais das peças escolhidas, ressaltando principalmente aspectos formais, texturais, motívicos, harmônicos e rítmicos. Por fim, o Capítulo 3 apresenta análises de aspectos interpretativos e técnicos, elementos integrantes da concepção interpretativa que se formou a partir das análises prévias e do contato do autor com o repertório. Também neste capítulo são expostos aspectos idiomáticos das obras analisadas, que constatam a estreita relação entre o contexto musical e a concepção técnico-instrumental do compositor.

This study aimed to build an interpretative conception of representative works for solo guitar by Maurício Orosco (1973-), from a set of analysis from different viewpoints - musical, interpretative, technical and idiomatic. Chapter 1 sets a brief contextualization, the composer's biographical data and catalogs of his pieces for solo guitar and other formations. At Chapter 2, there are presented musical analysis of the selected pieces, mainly emphasizing formal, textural, motivic, harmonic and rhythmic aspects. Finally, Chapter 3 presents analysis of interpretative and technical aspects, integral elements of the work's interpretative conception built from the previous analysis and the author's contact with the repertoire. Also in this chapter there are exposed idiomatic aspects of the analyzed works, which evidence the close relationship between composer's musical context and his technical-instrumental conception.

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