Palavra-chave: Análise musical
377 resultados.
-
"São sete Carlinhos": o estilo violonístico de Carlinhos 7 cordas em Teresa Cristina canta Cartola
Dissertação de Mestrado de Felipe Corbani da Silva (UDESC PPGMUS, 2022)
-
“Amar será meu fim”: amores e desamores em canções de Adelino Moreira e Antônio Carlos Jobim
Comunicação oral de Adelcio Camilo Machado (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
“Paixão e Fé”: estudo sobre o processo de significação na canção de Tavinho Moura e Fernando Brant
Artigo em periódico de Daniel Lovisi (Música Popular em Revista, 2021)
-
42 études ou caprices: Uma proposta de análise teórico-didática de estudos selecionados de Rodolphe Kreutzer
Comunicação oral de Fernando Santiago Serrano dos Santos, Luiz Britto Passos Amato (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
A análise Schenkeriana e a ornamentação: um estudo crítico
Dissertação de Mestrado de Renato Luciano de Vasconcelos (UFPR PPGMúsica, 2012)
-
A aplicabilidade dos princípios da Gestalt na música
Pôster de Claryssa de Pádua Morais, Carlos Fernando Fiorini (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
A canção “Quando ela fala” de Achille Picchi: aspectos interpretativos por meio da análise poético-musica
Comunicação oral de Rafaela Haddad Costa Ribas, Adriana Giarola Kayama (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A canção de câmara de Francisco Braga
Pôster de Gislene Ramos Almeida, Mônica Pedrosa de Pádua (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A composição de um movimento de Voi(rex): da ideia formal à estrutura
Artigo em periódico de Nicolas Donin, Jacques Theureau, Alexandre Siqueira de Freitas (trad.), Michelle Agnes Magalhães (trad.) (OPUS, 2015)
-
A composição musical entre a realização prática e sua narrativa: um estudo de caso
Dissertação de Mestrado de Willian Fernandes de Souza (UFRJ PPGM, 2013)
-
A construção da sonoridade modernista de Heitor Villa-Lobos por meio de processos harmônicos: um estudo sobre choros
Tese de Doutorado de Gabriel Ferrão Moreira (USP PPGMUS, 2014)
-
A desumanização social: a nostalgia crítica de Milton Nascimento
Artigo em periódico de Vinícius José Fecchio Gueraldo (Música Popular em Revista, 2018)
-
A dimensão criativa de Radamés Gnattali no ciclo Brasilianas
Dissertação de Mestrado de Lucas Pimentel Telles (UFMG PPGMUS, 2017)
-
A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
Dissertação de Mestrado de Andrea Mischiatti Gianelli (UNESP PPG-Música, 2012)
-
A escala dual: da ambiguidade modal à dualidade expressiva em Vivaldi, Bizet e Chostakóvitch
Comunicação oral de Luciano de Freitas Camargo (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A escrita idiomática em obras para trompa de Blauth, Lacerda, Mendes e Ficarelli
Dissertação de Mestrado de Fabiano Menezes (UNIRIO PPGM, 2010)
-
A escrita idiomática para tuba nos dobrados Seresteiros, Saudades e Pretensioso de João Cavalcante
Dissertação de Mestrado de Renato Rodrigues Lisboa (UFMG PPGMUS, 2005)
-
A escrita para piano de Edino Krieger: uma abordagem estrutural e interpretativa a partir das 3 Miniaturas, Sonata n°2 e Estudos intervalares
Tese de Doutorado de José Wellington dos Santos (UNIRIO PPGM, 2013)
-
A escrita rítmica de Olivier Messiaen e seus desdobramentos em outros aspectos de sua prática composicional
Dissertação de Mestrado de Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira (Unicamp PPG Música, 2013)
-
A Forma da Noite: uma proposta de análise formal da Noite Transfigurada
Artigo em periódico de André de Cillo Rodrigues (Revista Música, 2021)
-
A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição
Dissertação de Mestrado de Juliane Cristina Larsen (USP PPGMUS, 2010)
-
A frase característica do samba-enredo e o conceito de paradigma
Comunicação oral de Yuri Prado Brandão de Souza (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A função da análise na Musica Poetica de J. Burmeister
Artigo em periódico de Cassiano de Almeida Barros (Música Hodie, 2020)
-
A Ginga de Marisa Rezende: processos composicionais em uma de suas obras para grupo de câmara
Artigo em periódico de Potiguara Curione Menezes (OPUS, 2021)
-
A inclusão da performance na análise musical: problemas e possibilidades metodológicas
Comunicação oral de Bibiana Bragagnolo (SIMPOM, 2016)
-
A influência acusmática no processo composicional de Luciano Berio
Comunicação oral de Dilson Colman Cassaro (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A Influência de Paul Hindemith na Sonata para Trompete e Piano, de José Alberto Kaplan
Artigo em periódico de Gláucio Xavier da Fonseca (Ictus, 2014)
-
A inter-relação entre conjuntos, textura e condução de vozes na Pequena peça para piano nº 5 opus 19, de Arnold Schoenberg
Comunicação oral de Renata Coutinho de Barros Correia (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A linguagem musical de Heitor Villa-Lobos no Trio com piano nº 2
Comunicação oral de Miriam Bastos Rocha, Cecília Nazaré de Lima (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A metáfora do amanhecer em Aurora, para piano e orquestra de Almeida Prado
Artigo em periódico de Ronal Xavier Silveira (Música e Linguagem, 2013)
-
A Migração dos Sentidos entre Les Bienfaits de la Lune de Charles Baudelaire e Sortilégios da Lua de Oiliam Lanna
Artigo em periódico de Antonio Celso Ribeiro (Musica Theorica, 2018)
-
A modernização do Baião: aspectos composicionais e interpretativos da obra de Dominguinhos
Dissertação de Mestrado de Rodrigo Zolet Pereira (UnB PPGMUS, 2021)
-
A música sacra e religiosa de Alberto Nepomuceno (1864-1920): estilo e intertextualidade
Tese de Doutorado de Thiago Plaça Teixeira (UFPR PPGMúsica, 2019)
-
A música tímida de João Gilberto
Dissertação de Mestrado de Enrique Valarelli Menezes (USP PPGMUS, 2012)
-
A música-teatro de Gilberto Mendes e seus processos composicionais
Dissertação de Mestrado de Fernando de Oliveira Magre (USP PPGMUS, 2017)
-
A natureza livre de Mario Ficarelli: uma análise da obra Maktub II (1972) para violino e piano
Artigo em periódico de Ana Leticia Zomer, Adriana Lopes Moreira (OPUS, 2021)
-
A neo-narratividade na Abertura Baiana de Wellington Gomes
Comunicação oral de Rodrigo Garcia, Paulo Costa Lima (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A obra para violão de Arthur Bosmans: uma análise da brasilidade nos elementos melódicos, rítmicos e harmônicos
Dissertação de Mestrado de Gustavo de Moraes Farias (UFMG PPGMUS, 2015)
-
A obra para violão de Maurício Orosco: uma abordagem analítica, interpretativa, técnica e idiomática de peças selecionadas
Dissertação de Mestrado de Bruno Madeira (Unicamp PPG Música, 2013)
-
A performance de Rosa Passos na canção popular brasileira
Dissertação de Mestrado de Maria Gabriella Cavalcanti Villar (UFPB PPGMUS, 2019)
-
A periodicidade generalizada e o Quarteto de cordas em sol menor opus 10 de Claude Debussy
Comunicação oral de Juliano Abramovay (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A retórica em quatro compositores da música colonial brasileira: Manuel Dias de Oliveira, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, André da Silva Gomes e José Maurício Nunes Garcia
Artigo em periódico de Eliel Almeida Soares (Per Musi, 2019)
-
A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa
Dissertação de Mestrado de Mário Luiz Marochi Júnior (UFMG PPGMUS, 2007)
-
A sinestesia e a construção de significação musical
Dissertação de Mestrado de Guilherme Francisco Furtado Bragança (UFMG PPGMUS, 2008)
-
A Sinfonietta nº 1 de Villa-Lobos: reflexões sobre sua gênese e uma questão aberta
Comunicação oral de Lutero Rodrigues (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A Synaeresis em André da Silva Gomes
Comunicação oral de Eliel Almeida Soares, Diósnio Machado Neto (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A Teoria da Entonação de B. Asafiev e a execução musical: concepções analíticas para a interpretação das Cirandas de Villa-Lobos
Tese de Doutorado de Daniel Junqueira Tarquínio (UFRGS PPGMUS, 2012)
-
A teoria da Gestalt aplicada à música
Comunicação oral de Claryssa de Padua Morais, Carlos Fernando Fiorini (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A teoria da Gestalt aplicada à música: considerações sobre o Nuevo Estudio Sencillo X – Omaggio a Stravinsky de Leo Brouwer
Artigo em periódico de Claryssa de Pádua Morais, Carlos Fernando Fiorini (OPUS, 2019)
-
A transformação como processo de composição
Tese de Doutorado de Marco Aurélio Koentopp (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
A utilização de análise musical e gravação na construção interpretativa do Pasillo andino-colombiano “Sincopando”: semi-experimento com três flautistas brasileiros
Dissertação de Mestrado de Gina Arantxa Arbeláez Hernández (UFRGS PPGMUS, 2017)
-
A utilização de elementos e figuras de retórica nos ofertórios de André da Silva Gomes
Dissertação de Mestrado de Eliel Almeida Soares (USP PPGMUS, 2012)
-
A Utilização de Princípios Gestálticos no Estudo da Música Armorial
Comunicação oral de Gilber Cesar Souto Maior, José Eduardo Fornari (SIMCAM, 2014)
-
A utilização descritores de áudio à análise e composição musical assistidas por computador: um estudo de caso na obra “Labori Ruinae”
Comunicação oral de Ivan Eiji Simurra (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A utopia do isomorfismo intersemiótico como motor da criação: breve análise do Motet em Ré menor de Gilberto Mendes
Comunicação oral de Victor Martins Pinto de Queiroz (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Abordagens de análise aplicadas à Sinfonia nº 2, op. 73, em ré maior, de Johannes Brahms
Tese de Doutorado de Guilherme Daniel Breternitz Mannis (UNESP PPG-Música, 2019)
-
Abordagens de análise aplicadas ao 1º movimento da sinfonia nº 3, de Gustav Malher
Dissertação de Mestrado de Guilherme Daniel Breternitz Mannis (UNESP PPG-Música, 2006)
-
Abstração e representação: a função de modelos em composição musical
Tese de Doutorado de Rodrigo Meine (UFRGS PPGMUS, 2018)
-
Adoniran Barbosa, Entre Malocas e "Adifícios": uma proposta de análise de Viaduto Santa Efigênia (1978)
Dissertação de Mestrado de Fernanda Adamowski (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
Alceu Camargo: violinista profissional, compositor diletante. Análise de sua obra completa para piano
Dissertação de Mestrado de Cláudio Laeber Thompson (UDESC PPGMUS, 2010)
-
Ambientações sonoras contrastantes nas três primeiras Ilhas de Almeida Prado: Ilha dos nove vulcões, Ilha de pedra e Ilha de gelo
Artigo em periódico de Gregório dos Santos Oliveira, Adriana Lopes Moreira (Musica Theorica, 2020)
-
An Analysis of the 4th Movement of György Ligeti’s Musica Ricercata based on Information Theory and Number Partitioning
Artigo em periódico de Adolfo Maia Jr., Igor Leão Maia (Revista Música, 2021)
-
Analisando música na infância: uma abordagem cognitiva no ensino-aprendizagem do piano
Artigo em periódico de Denise Maria Bezerra, Francisco Antônio Pereira Fialho (OPUS, 2020)
-
Análise da Sonata Fantasia nº. 1 de Heitor Villa-Lobos
Artigo em periódico de Claudio Pereira Cruz, Eliel Almeida Soares (Revista da Tulha, 2021)
-
Análise da Sonata para viola e piano de Radamés Gnattali: primeiro movimento
Comunicação oral de Maria Aparecida dos Reis Valiatti Passamae, Felipe Mendes de Vasconcelos (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Análise das relações de simetria em quatro dos estudos para violão de Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Ciro Paulo Visconti Canellas (USP PPGMUS, 2014)
-
Análise dos aspectos estilísticos da música e da performance de João Donato
Comunicação oral de Márcio de Oliveira Silva, Sergio Nogueira Mendes, Juliana Rocha de Faria Silva (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Análise e interpretação do quarto movimento da Sinfonia nº 1 em dó menor, op. 68 de Johannes Brahms
Dissertação de Mestrado de Jéssica Evelyn Papi Silva (UNESP PPG-Música, 2019)
-
Análise em música popular: reflexões em diálogo com a etnomusicologia
Artigo em periódico de Júlio Erthal (Debates, 2016)
-
Análise interpretativa de cinco obras corais sacras do compositor Ernani Aguiar
Dissertação de Mestrado de Mariana Ferraz Simões Hammerer (USP PPGMUS, 2015)
-
Análise Musical Assistida por Descritores de Áudio: um estudo de caso da obra Reflexões de Jônatas Manzolli
Artigo em periódico de Ivan Eiji Simurra (Musica Theorica, 2018)
-
Análise musical da peça Poesilúdio n. 1, para violão solo, de Almeida Prado
Comunicação oral de Carolina Andrade Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Análise musical de “Corpo de Fogo”, primeira parte dos Pequenos Funerais Cantantes (1969) de Almeida Prado
Comunicação oral de Tadeu Moraes Taffarello, Luciana Gastaldi Sardinha Souza, Diego Luciano Rodolfo, Daniel Henrique Hilário (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Análise musical de “Portraît de Nadia Boulanger” (1972), de Almeida Prado
Artigo em periódico de Tales Eduardo Pelison Botechia, Tadeu Moraes Taffarello (Revista Vórtex, 2021)
-
Análise musical de Regard de l’Onction terrible, de Olivier Messiaen: contexto, simbologia, forma e performance
Artigo em periódico de Aline da Silva Alves, Adriana Lopes Moreira (OPUS, 2017)
-
Análise musical de Six Melodies (1950), de John Cage: contexto e procedimentos composicionais
Artigo em periódico de Ana Leticia Crozetta Zomer, Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros (OPUS, 2018)
-
Análise musical e processos harmônicos em Concert à quatre, de Olivier Messiaen
Dissertação de Mestrado de Denise Mayumi Ogata (USP PPGMUS, 2016)
-
Análise neo-schenkeriana e reduções de ordem prática como recursos analíticos ao repertório de ragtime e o exemplo de The Entertainer, de Scott Joplin
Artigo em periódico de Alexy Viegas (Música em Perspectiva, 2014)
-
Análise particional: uma mediação entre composição musical e a teoria das partições
Tese de Doutorado de Pauxy Gentil-Nunes (UNIRIO PPGM, 2009)
-
Análise Schenkeriana como subsídio para a interpretação e performance violonística: Prelúdio BWV 999, de J. S. Bach
Artigo em periódico de Fernando Benelli Poles (Debates, 2018)
-
Análise Schenkeriana do Ponteio n.8 de Camargo Guarnieri a partir de uma perspectiva da polarização acústica
Comunicação oral de Marcel Macedo de Castro Lima, Liduino José Pitombeira de Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Análise, intertextualidade e composição: a criação de Aurora e Arrebol a partir de três canções de Guinga
Dissertação de Mestrado de Rafael Soares Bezerra (UNIRIO PPGM, 2016)
-
Analysis of Ligeti’s Atmosphères by Means of Computational and Symbolic Resources
Artigo em periódico de Ivan Simurra, Rodrigo Borges (Revista Música, 2021)
-
Anjos e pastores: tópicas e intertextualidade no oratório de Alberto Nepomuceno
Artigo em periódico de Thiago Plaça Teixeira (OPUS, 2019)
-
Anotações sobre forma musical e três técnicas motívico-temáticas de Schoenberg, desdobramento motívico, variação progressiva e prosa musical
Artigo em periódico de Norton Dudeque (Musica Theorica, 2020)
-
Aplicação dos princípios da Gestalt no Nuevo Estudio Sencillo nº 2 de Leo Brouwer
Comunicação oral de Claryssa de Padua Morais, Carlos Fernando Fiorini (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Apontamentos analíticos sobre Ebony concerto a partir de um diálogo com Mellers e Parsonage
Comunicação oral de Mauricio José da Silva Figueiredo, José Henrique Padovani (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Apontamentos retórico-musicais no Largo do Concerto n.5, BWV 1056, de Johann Sebastian Bach
Artigo em periódico de Pablo Alberto Lanzoni (Per Musi, 2013)
-
Aprendendo e ensinando “Dois momentos nordestinos” para piano de Calimério Soares sob o viés da prática reflexiva de três alunos e uma professora
Tese de Doutorado de Rosiane Lemos Vianna (UFRGS PPGMUS, 2019)
-
Arranjos vocais de Gene Puerling: uma análise dos recursos musicais empregados
Comunicação oral de Paulo Roberto Prado Constantino (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
As 5 Valsas-Choro do período 1955-1960, para violão solo, de Theodoro Nogueira
Dissertação de Mestrado de Neil Izuo Yonamine (UNESP PPG-Música, 2021)
-
As obras para piano de Arthur Bosmans (1908-1991): por uma sonoridade brasileira
Dissertação de Mestrado de Gabriel Cursino Madeira Casara (UFMG PPGMUS, 2011)
-
As Suítes Descobrimento do Brasil e a música do filme de Humberto Mauro: notas sobre o processo de criação de Villa-Lobos
Comunicação oral de Tatyana de Alencar Jacques (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Ascendência retórica das formas musicais
Dissertação de Mestrado de Sérgio Eduardo Martineli de Assumpção (USP PPGMUS, 2007)
-
Aspectos da teoria da dissonância métrica
Comunicação oral de Leandro Gumboski (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Aspectos da Teoria Neo-riemanniana
Comunicação oral de Adriana Lopes Moreira, Daniel Paes de Barros, Denise Mayumi Ogata (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Aspectos do choro tradicional presentes no Choros n.1 de Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Ana Carolina Manfrinato (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Aspectos do Stylus Phantasticus nas tocatas para tiorba de Giovanni Girolamo Kapsberger (c.1580-1651)
Dissertação de Mestrado de Haroldo Roger Benghi Burmester (UFPR PPGMúsica, 2010)
-
Aspectos estilísticos na obra de Avishai Cohen: análise e adaptações para violão solo
Comunicação oral de Guilherme Costa Leite Vieira Alves, Leandro Barsalini (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Aspectos intertextuais, formais e de humor nas Valsas Humorísticas de Alberto Nepomuceno
Tese de Doutorado de Ana Carolina Manfrinato (USP PPGMUS, 2019)
-
Aspectos técnicos interpretativos em obras de Heitor Villa-Lobos selecionadas do repertório de música de câmara com flauta
Dissertação de Mestrado de Fabrício Vallério Ribeiro (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
Aspectos teóricos e práticos da polifonia imitativa no século XX: uma aplicação composicional
Dissertação de Mestrado de Solon de Albuquerque Mendes (UFPR PPGMúsica, 2009)
-
Bach, Berg, Britten y algunos significados de Es ist genug
Artigo em periódico de Guillermo Scarabino (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Bachianas Brasileiras N.4, de Heitor Villa-Lobos: um estudo de intertextualidade
Dissertação de Mestrado de Ana Carolina Manfrinato (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
Bachianas Brasileiras Nº 1: análise transformacional e hibridismo cultural
Dissertação de Mestrado de Augusto Brambilla de Oliveira (USP PPGMUS, 2018)
-
Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico
Dissertação de Mestrado de Felipe Aparecido de Mello (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico
Dissertação de Mestrado de Felipe Aparecido de Mello (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Canção e Dansa para contrabaixo e piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
Dissertação de Mestrado de Kilder Danjas (UFMG PPGMUS, 2008)
-
Canção e Dansa para contrabaixo e pianode Radamés Gnattali: aspectos históricos, estudo analítico e edição
Dissertação de Mestrado de Ricardo Pereira Rodrigues (UFMG PPGMUS, 2003)
-
Canções de amor de Cláudio Santoro: análise e contextualização da obra
Dissertação de Mestrado de Michele Botelho da Silva Salgado (USP PPGMUS, 2010)
-
Cantar em português - um estudo sobre a abordagem articulatória como recurso para a prática do canto
Tese de Doutorado de Wladimir Farto Contesini de Mattos (UNESP PPG-Música, 2014)
-
Categorias de Análise Musical e Modelagem Física como Análise do Timbre
Artigo em periódico de Rodolfo Coelho de Souza (Musica Theorica, 2019)
-
Chant d'extase dans un paysage triste de Olivier Messiaen: relações entre elementos de simetria, estruturação formal e implicações interpretativas
Comunicação oral de Mauricio Zamith Almeida (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Choro pagão de Pixinguinha e Choros 2 de Villa-Lobos: análise para intérpretes
Dissertação de Mestrado de Leandro Gaertner (UFPR PPGMúsica, 2008)
-
Choros n.7, de Heitor Villa- Lobos: análise musical
Comunicação oral de Denise Mayumi Ogata (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Chostakóvitch - discurso e ação. Análise e interpretação da sinfonia nº10 Op. 93
Tese de Doutorado de Luciano de Freitas Camargo (USP PPGMUS, 2017)
-
Cinco peças para violão solo de Elomar Figueira Mello: Processos de transcrição, análise e edição
Dissertação de Mestrado de Yuri Carvalho Barreto (UFBA PPGMUS, 2016)
-
Codings for rhythm generation: a proposal and comparative study
Artigo em periódico de Adolfo Maia Jr., Igor Leão Maia (Musica Theorica, 2021)
-
Composição de Caldeirão da Santa Cruz do Deserto a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio n.26 de Camargo Guarnieri
Comunicação oral de Marcel Macedo de Castro Lima, Liduino José Pitombeira de Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Composição do Ponteio nº 5 de Pedro Miguel a partir da modelagem sistêmica do Ponteio nº 15 de Camargo Guarnieri
Artigo em periódico de Pedro Miguel de Moraes, Liduino Pitombeira (Música Hodie, 2013)
-
Composição Musical e Intersemiose: processos composicionais em ação
Artigo em periódico de Daniel Quaranta (Música Hodie, 2013)
-
Compositores Latino-Americanos and New Paradigms of the 20th Century Classical Music
Artigo em periódico de Eliana Monteiro da Silva, Amilcar Zani (OPUS, 2013)
-
Concerto Carioca nº 1 de Radamés Gnattali: a utilização da guitarra elétrica como solista
Dissertação de Mestrado de Marcio Guedes Correa (UNESP PPG-Música, 2007)
-
Concerto para violino de György Ligeti: sua relevância enquanto obra representativa do estilo tardio “não-atonal”do compositor
Artigo em periódico de Ivan Paula Santos Machado Dantas, Alexandre Roberto Lunsqui (Revista Vórtex, 2015)
-
Considerações analíticas sobre O Martírio dos Insetos e suas relações com as fases criativas de Heitor Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Edmar Deunízio (UDESC PPGMUS, 2016)
-
Considerações analíticas sobre o movimento O Vagalume na Claridade de Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Edmar Deunízio (SEMPEM, 2015)
-
Considerações sobre a teoria, poética e análise da música antiga
Artigo em periódico de Cassiano Barros (Orfeu, 2020)
-
Considerações sobre análise musical e performance
Comunicação oral de Bruno Madeira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Considerações sobre o processo composicional em Sonatina para Piano e Fagote
Recital-conferência de Willian Fernandes de Souza (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Contemporary Knowledge and Musical Creation: Ethic and Paradigms
Artigo em periódico de Ilza Nogueira (Musica Theorica, 2016)
-
Contour Analyzer: ferramenta computacional para a análise de contornos musicais
Comunicação oral de Daniel Moreira de Sousa (TeMA, 2014)
-
Cruzamientos y flexibilidades rítmicas del Currulao: desafíos en el proceso de comprensión y transmisión de esta música tradicional colombiana
Comunicação oral de Maria Ximena Alvarado Burbano, Hugo Candelario González Sevillano (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Currulao: análisis de estructuras musicales a partir de un trabajo etnográfico
Comunicação oral de Maria Ximena Alvarado Burbano, Hugo Candelario González Sevillano (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
De Montserrat às ressonâncias do piano: uma análise com descritores de áudio
Artigo em periódico de Danilo Rossetti, Jônatas Manzolli (OPUS, 2017)
-
Dez estudos vocalisados de Carmen Vasconcellos: contexto histórico, análise, edição e performance
Dissertação de Mestrado de Carolina Fernanda Estevam Rennó (UFMG PPGMUS, 2018)
-
Diálogos de Cláudio Santoro com a produção musical contemporânea: um estudo a partir de correspondências do compositor e da análise musical de obras para piano
Tese de Doutorado de Alice Martins Belem Vieira (USP PPGMUS, 2013)
-
Disparadores morfológicos como critério para análise formal
Comunicação oral de Valério Fiel da Costa (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Do caos ao infinito: uma visão sobre o terceiro livro de Estudos para piano de György Ligeti
Dissertação de Mestrado de Rudi Garrido da Costa Lima (UNIRIO PPGM, 2015)
-
Dois Momentos Nordestinos de Calimério Soares sob o viés da prática reflexiva de três alunos e uma professora
Comunicação oral de Rosiane Lemos Vianna, Cristina Capparelli Gerling (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
Duas Toccatas Nordestinas de Júlio Braga: uma proposta de condução sonora
Tese de Doutorado de Tamara Ujakova Corrêa Schubert (UNIRIO PPGM, 2017)
-
Edino Krieger e sua escrita para o violino: contexto, estilo, idiomatismo e interpretação de Sonâncias II (1981)
Artigo em periódico de Bruna Caroline de Souza Berbert, Emerson Luiz de Biaggi (OPUS, 2019)
-
Eixos e metaeixos: simetria inversiva em obras de Villa-Lobos
Tese de Doutorado de Allan Medeiros Falqueiro (USP PPGMUS, 2017)
-
Elementos estruturais e gestuais da Primeira Toccata Nordestina para piano solo de Júlio Braga
Comunicação oral de Tamara Ujakova Corrêa Schubert (SIMPOM, 2016)
-
Elogio à diversidade – um estudo sobre a obra de A. C. Jobim
Resenha em periódico de Ines Loureiro (Revista Vórtex, 2022)
-
Em busca de uma análise: os desdobramentos da criação tímbrica na música de cinema e a transcendência da composição orquestral
Comunicação oral de Daniel Tápia (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Em busca de uma hipermétrica formal: aplicação analítica e interpretativa ao quarto movimento da Sinfonia nº 4, Op. 98 de J. Brahms
Dissertação de Mestrado de Marcos Antônio Silva Santos (UFMG PPGMUS, 2014)
-
Engenharia reversa de Quattro pezzi su una sola note
Comunicação oral de Grazielle Elis Magalhães, Alexandre Sperandéo Fenerich (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Estímulos e resultantes musicais em Désordre, de György Ligeti
Artigo em periódico de Luciana Sayure Shimabuco (OPUS, 2013)
-
Estratégias composicionais de Luciano Berio a partir de uma análise da Sonata per pianoforte (2001)
Dissertação de Mestrado de Valéria Muelas Bonafé (USP PPGMUS, 2011)
-
Estratégias composicionais de Villa-Lobos: permutações e simetrias em três estudos de caso na Prole do Bebê No 2
Comunicação oral de Walter Nery Filho (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Estruturas fundamentais no blues: adaptação de conceitos schenkerianos considerando a inflexão melódica afro-americana e seu desenvolvimento no jazz
Dissertação de Mestrado de Rafael Palmeira da Silva (UFPR PPGMúsica, 2012)
-
Estruturas musicais do samba-enredo
Tese de Doutorado de Yuri Prado Brandão de Souza (USP PPGMUS, 2018)
-
Estruturas, realidades musicais e outras viagens sobre a criação musical na composição e na análise
Comunicação oral de Bruno Angelo (TeMA, 2014)
-
Estudo n. 1 de Claudio Santoro para violão: processos de uma escrita idiomática demonstrados através da análise musical
Comunicação oral de Felipe Garibaldi de Almeida Silva (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Estudo para violão n. 10, de Heitor Villa-Lobos: uma análise da organização temporal
Comunicação oral de Stanley Levi Nazareno Fernandes, Marcos Antônio Silva Santos (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Eterna Ciklo: inter-relações entre concepções estéticas e processos composicionais na construção de um conjunto de composições
Dissertação de Mestrado de Felipe Kirst Adami (UFRGS PPGMUS, 2004)
-
Exemplos de figuras retóricas no 1º Responsório das matinas e Encomendação de Defuntos, de José Maurício Nunes Garcia
Artigo em periódico de Eliel Almeida Soares (Revista da Tulha, 2017)
-
Expansão de materiais musicais consolidados historicamente e o processo composicional de Olivier Messiaen
Painel/Simpósio de Aline Alves, Denise Mayumi Ogata (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Exploração de limitações de possibilidades em materiais gerativos e o processo composicional de Olivier Messiaen
Painel/Simpósio de Adriana Lopes da Cunha Moreira, Aline Alves (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Fantasia em três movimentos em forma de chôros de Heitor Villa-Lobos: análise e contextualização de seu último período
Dissertação de Mestrado de José Ivo da Silva (UNESP PPG-Música, 2008)
-
Fantasia para saxofone soprano e pequena orquestra, de Villa-Lobos (1948): aspectos contextuais e análise estrutural do primeiro movimento
Dissertação de Mestrado de José de Carvalho Oliveira (USP PPGMUS, 2019)
-
Fernando Sor e as transcrições Opus 19 para violão de Seis árias escolhidas de A flauta mágica de Mozart: uma abordagem estético-analítica
Dissertação de Mestrado de Eusiel Silva do Rego (USP PPGMUS, 2012)
-
Figuras retóricas no Crux fidelis de José Maurício Nunes Garcia
Comunicação oral de Eliel Almeida Soares, Diósnio Machado Neto (Enc. de Musicologia Histórica, 2016)
-
Figuras retóricas no Domine Jesu de José Maurício Nunes Garcia
Comunicação oral de Eliel Almeida Soares, Diósnio Machado Neto (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Fotografias sonoras de três performances: análise espectral da "Danza Paraguaya nº 1" de Agustin Barrios
Comunicação oral de Carlos A. G. Gomes, Edite Rocha, Alfredo Ribeiro, Flávio T. Barbeitas (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
From Concrete Poetry to Musical Composition: Narrativity, Intertextuality and Musical Meaning in Motet em Ré Menor, by Gilberto Mendes
Artigo em periódico de André Lopes Martins, Rogério Costa (Musica Theorica, 2017)
-
Fundamentos para a análise musical do potencial projetivo rítmico de obras musicais
Painel/Simpósio de Ronaldo Alves Penteado, Adriana Lopes da Cunha Moreira (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Geração de material musical a partir de conceitos extramusicais e o processo composicional de Olivier Messiaen
Painel/Simpósio de Adriana Lopes da Cunha Moreira, Aline Alves, Denise Mayumi Ogata (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Gesto Musical: Revisão e Performance
Artigo em periódico de Beatriz dos Santos Pereira (Música em Foco, 2021)
-
Gestos Conclusivos na Sinfonia n. 8 (1950) de Heitor Villa-Lobos
Artigo em periódico de Adailton Sergio Pupia (Musica Theorica, 2020)
-
Gestos musicais na Peça para Piano Op. 11, No. 3 de Arnold Schoenberg
Artigo em periódico de Norton Dudeque (Música Hodie, 2013)
-
Gradações rítmicas no limiar da percepção humana: Atmosphères, de György Ligeti
Artigo em periódico de Claudio Vitale (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
Guerra-Peixe’s Symphony No. 2 Brasília (Part 2): a musical analysis
Artigo em periódico de Marcelo Ramos de Souza (Per Musi, 2018)
-
Historietas de Villa-Lobos: análise e interpretação
Dissertação de Mestrado de Adriano Lopes Sobrinho (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Il Grido del Popolo: ética e engajamento na escritura musical de Coro, de Luciano Berio
Tese de Doutorado de Paulo Agenor Miranda (UNESP PPG-Música, 2021)
-
Improvisação livre e forma: processo criativo entre estímulos e efeitos
Dissertação de Mestrado de Matteo Ciacchi (UFPB PPGMUS, 2019)
-
In Defense of Theory and Analysis: A Critical Evaluation of the Discipline and Its Application to Bartók’s Musical Language
Artigo em periódico de Elliott Antokoletz (Musica Theorica, 2016)
-
Indeterminação na composição e na performance: análise da obra Two do compositor John Cage
Artigo em periódico de Ana Leticia Crozetta Zomer, Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros (Debates, 2015)
-
Integração de técnicas analíticas como princípio de um modelo composicional
Tese de Doutorado de Antenor Ferreira Corrêa (USP PPGMUS, 2009)
-
Inter-relações entre períodos estilísticos de Olivier Messiaen em três peças para piano
Tese de Doutorado de Aline da Silva Alves (USP PPGMUS, 2017)
-
Interlocuções entre a Rítmica de Gramani e a Marche du Soldat, de Stravinsky
Comunicação oral de Bianca Gesuato Ribeiro, Adriana Lopes Moreira (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Intersemiose e intertextualidade na criação musical
Painel/Simpósio de Daniel Quaranta, Ana Carolina Manfrinato (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Intertextualidade e narratividade na Sinfonia nº 1 (“O imprevisto”) de Villa-Lobos
Artigo em periódico de Paulo de Tarso Salles (Musica Theorica, 2020)
-
Intertextualidade musical na Bachianas Brasileiras nº 5 de Heitor Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Alice Soares Queiroz (UFPR PPGMúsica, 2021)
-
Intertextualidade musical na música religiosa de Alberto Nepomuceno
Artigo em periódico de Thiago Plaça Teixeira (Musica Theorica, 2020)
-
Intertextualidade na Bachianas Brasileiras n.2 de Heitor Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Adailton Sergio Pupia (UFPR PPGMúsica, 2017)
-
Intertextualidade na Fantasia “Wanderer” em Dó Maior Op.15 D.760 de Schubert
Artigo em periódico de Alexandre Fontainha Ficarelli, Ciro Paulo Visconti Canellas, Amilcar Zani (Musica Theorica, 2017)
-
Intertextualidade na forma musical em três obras de Tatiana Catanzaro
Artigo em periódico de Jorge Luiz de Lima Santos (Revista Música, 2022)
-
Intertextualidade nas obras para piano de Brazílio Itiberê
Dissertação de Mestrado de Pamela da Silva Pedro (UFPR PPGMúsica, 2019)
-
Intertextualidades em Variations pour Guitare e Central guitar, de Egberto Gismonti
Dissertação de Mestrado de Rafael Lopes dos Santos (UFPR PPGMúsica, 2018)
-
Introverso e suas Outras Músicas
Artigo em periódico de Bruno Angelo (Música Hodie, 2013)
-
Invention is not taught
Artigo em periódico de Flo Menezes (Revista Vórtex, 2020)
-
Isso (não) é música: possíveis lugares do compositor em um processo criativo multidisciplinar
Dissertação de Mestrado de Arthur Zucchi Boscato (UDESC PPGMUS, 2022)
-
Itinerário de uma reescritura: Procissão do Enterro na Semana Santa de Prados-MG por Silvio Ferraz
Comunicação oral de Tadeu Moraes Taffarello (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Klangfarbenmelodie: orquestração do timbre
Dissertação de Mestrado de Igor Leão Maia (Unicamp PPG Música, 2013)
-
La Espiral Eterna, de Leo Brouwer: o uso livre do serialismo na sua organização de alturas
Artigo em periódico de Orlando Fraga (Música Hodie, 2015)
-
La perception du temps dans les oeuvres musicales minimalistes
Artigo em periódico de Adeline Stervinou (Música em Perspectiva, 2015)
-
Latência, ressonância, abertura: um estudo sobre o pensamento composicional de Luciano Berio
Dissertação de Mestrado de Max Packer (Unicamp PPG Música, 2013)
-
Linguagem e estrutura em Canticum, de Leo Brouwer
Comunicação oral de Cleyton Vieira Fernandes (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Mais ‘Coisas’ sobre Moacir Santos, ou os Caminhos de um Músico Brasileiro
Tese de Doutorado de Andrea Ernest Dias (UFBA PPGMUS, 2010)
-
Mais quebrado que macarrão na cesta básica, de Zé Barbeiro: reescrita da obra através do uso de métrica mista
Comunicação oral de Cibele Palopoli (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Manhãs, poentes, zênites e noites: aspectos da representação de luz e sombra na música de Harry Crowl
Dissertação de Mestrado de Sandro Lucio Zonta (UDESC PPGMUS, 2013)
-
Mapeamento de derivações por variáveis sintéticas na Peça para dois minutos de Guerra-Peixe
Artigo em periódico de Hanon Guy Lima Rossi, Adriana Lopes Moreira (Musica Theorica, 2020)
-
Medidas de quantificação recorrência: uma proposta de análise para Audible Ecosystems de Agostino Di Scipio
Comunicação oral de Gabriel Rimoldi, Jônatas Manzolli (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Mestre gamela: trajetória e reflexões sobre uma escola de violão popular
Dissertação de Mestrado de Felício José Afiune Júnior (UFG PPG-Música, 2019)
-
Metaeixos simétricos no Andantino Vagaroso do Quarteto de Cordas n. 9 de Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Allan Medeiros Falqueiro, Adriana Lopes Moreira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Miklós Rózsa e sua “vida dupla”: compositor de trilhas sonoras de filmes versus compositor de música de concerto?
Comunicação oral de Hugo Leonardo Morais de Freitas, Valério Fiel da Costa (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Minha música sendo outra: a narratividade como coisa composicional
Tese de Doutorado de Bruno Angelo (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Minimalisticamixolidicosaxvox, de Lindembergue Cardoso: aspectos analíticos
Comunicação oral de Denise Castilho de Oliveira Cocareli (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Missa Breve sobre Ritmos Populares Brasileiros, de Aylton Escobar perspectivas analíticas
Artigo em periódico de Cintia Campos S. C. Santana, Yara Caznok, Angelo José Fernandes (Musica Theorica, 2021)
-
Missa breve sobre ritmos populares brasileiros, de Aylton Escobar: considerações analíticas
Dissertação de Mestrado de Cintia Campos Santa Cruz Santana (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Missa caiçara: uma abordagem analítico-interpretativa da obra de Kilza Setti
Dissertação de Mestrado de José Luiz Chamorro Ribalta (USP PPGMUS, 2011)
-
Moacir Santos, seus ritmos e modos: "coisas" do Ouro Negro
Dissertação de Mestrado de Alexandre Luís Vicente (UDESC PPGMUS, 2012)
-
Modernismo e tradição: a dialética em jogo na Prole do Bebê nº 2 de Villa-Lobos
Tese de Doutorado de Walter Nery Filho (USP PPGMUS, 2017)
-
Motivo, Tema e Forma na Ursonate de Kurt Schwitters
Artigo em periódico de Flora Ferreira Holderbaum (Revista do EIMAS, 2013)
-
Mulheres brasileiras na música experimental: uma perspectiva feminista
Tese de Doutorado de Tânia Mello Neiva (UFPB PPGMUS, 2018)
-
Música como intertexto – perspectivas sobre intertextualidade e composição musical
Tese de Doutorado de João Francisco de Souza Corrêa (UFRGS PPGMUS, 2019)
-
Música e Individuação em Deleuze: a noção de Hecceidade e os processos criativos em música
Tese de Doutorado de Bruno Maia de Azevedo Py (UNIRIO PPGM, 2020)
-
Música Espectral: análise musical de Unanswered Questions (1995) para flauta solo de Tristan Murail
Comunicação oral de João Batista Sartor (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Música fractal: um painel de técnicas de geometria fractal aplicadas em música
Artigo em periódico de Marcelo Queiroz, Fabio Kon (OPUS, 2013)
-
Música popular urbana no Estado do Acre: décadas de 30 e 40 do século XX
Comunicação oral de Ciro Quintanna, Ana Lúcia Fontenele (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Narratividade e intertextualidade nas paráfrases operísticas de Franz Liszt (1811–1886) sobre as óperas de Vincenzo Bellini (1801–1835)
Artigo em periódico de Thiago Plaça Teixeira (Musica Theorica, 2022)
-
Necessidade de formação musical do engenheiro de áudio responsável pelo registro de músicas
Comunicação oral de Rodrigo de Castro Lopes (SIMPOM, 2014)
-
Neoclassicismo e Nacionalismo no segundo concerto para piano e orquestra de Camargo Guarnieri
Dissertação de Mestrado de Fernando Rauber Gonçalves (UFRGS PPGMUS, 2009)
-
Neumes Rythmiqu s de Olivier Messiaen: uma análise do ritmo através da teoria projetiva apresentada por Christopher Hasty
Painel/Simpósio de Aline Alves, Adriana Lopes da Cunha Moreira (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Nocaute!: Procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfólio de composições
Dissertação de Mestrado de Yanto Laitano (UFRGS PPGMUS, 2006)
-
Novena, Crença e Gira Girou de Milton Nascimento e Márcio Borges: análise de suas três primeiras composições criadas em uma noite de 1964
Dissertação de Mestrado de Wilson Lopes Cançado (UFMG PPGMUS, 2010)
-
O Arcabouço de uma Proposta de Metodologia Analítica para o Tonalismo do Século XIX: uma revisão taxonômica da teoria da modulação
Artigo em periódico de Marcus Alessi Bittencourt (Música Hodie, 2013)
-
O cálculo e a invenção na poética de Stockhausen
Dissertação de Mestrado de Daniel de Souza Mendes (UNESP PPG-Música, 2009)
-
O conceito de energia sonora na composição musical
Tese de Doutorado de Caio Facó (UFRGS PPGMUS, 2022)
-
O Concerto dos Pampas Sul de Ruto Herrera: aspectos históricos, elementos composicionais e analítico-interpretativos no contrabaixo solista
Dissertação de Mestrado de Fernando César dos Santos (UFMG PPGMUS, 2005)
-
O Design Musical em Canções de Antônio Carlos Jobim
Tese de Doutorado de Josimar Machado Gomes Carneiro (UNIRIO PPGM, 2015)
-
O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco
Dissertação de Mestrado de Luiz Braz Franceschini Júnior (UFMG PPGMUS, 2014)
-
O discurso musical eletroacústico: aplicação e ampliação do conceito de Simon Emmerson
Comunicação oral de Cláudio Bezz (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O discurso sinfônico de Chostakovitch - estudo analítico das sinfonias n. 4 e 5
Dissertação de Mestrado de Luciano de Freitas Camargo (USP PPGMUS, 2012)
-
O elemento popular na obra "Ragtime para onze instrumentos", de Igor Stravinsky
Dissertação de Mestrado de Alexy Gaione Viegas de Araújo (UFPR PPGMúsica, 2010)
-
O emprego da retórica na música colonial brasileira
Tese de Doutorado de Eliel Almeida Soares (USP PPGMUS, 2017)
-
O emprego de figuras retóricas de interrupção e silêncio em José Maurício Nunes Garcia
Artigo em periódico de Eliel Almeida Soares, Rubens Russomanno Ricciardi (Revista da Tulha, 2019)
-
O emprego do Polyptoton por Manuel Dias de Oliveira
Artigo em periódico de Eliel Almeida Soares, Rubens Russomanno Ricciardi (Revista da Tulha, 2019)
-
O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão
Dissertação de Mestrado de Daniel Pires de Paula (UFU PPGMU, 2021)
-
O erotismo no Tríptico Celeste de Almeida Prado
Dissertação de Mestrado de Patrícia Guimarães Oliveira Moreira (UNIRIO PPGM, 2006)
-
O estranho perfeito: a música orquestral de Frank Zappa
Dissertação de Mestrado de Martin Herraiz (UNESP PPG-Música, 2010)
-
O fenômeno da intertextualidade e influência em Heitor Villa-Lobos: estudo analítico sobre o Sexteto Místico e obras dos anos iniciais
Dissertação de Mestrado de Allan Koldzieiski (UFPR PPGMúsica, 2014)
-
O Kyrie de Nepomuceno: estilo e intertextualidade
Artigo em periódico de Thiago Plaça Teixeira (Orfeu, 2017)
-
O modalismo na música popular urbana do Brasil
Dissertação de Mestrado de Vicente Samy Ribeiro (UFPR PPGMúsica, 2014)
-
O ofício do arranjador: uma análise de arranjos de samba para orquestras da Rádio Nacional nas décadas de 1940 e 1950
Dissertação de Mestrado de Ítalo Simão Neuhaus (UNIRIO PPGM, 2016)
-
O Pensamento Musical sobre o Tempo em Durações (1977) de Rodolfo Coelho de Souza
Artigo em periódico de Cássia Carrascoza Bomfim (Musica Theorica, 2019)
-
O Pequeno Concerto para violino e cordas (2008) de Edino Krieger: uma análise de características estilísticas, idiomáticas e interpretativas
Comunicação oral de Bruna Caroline de Souza Berbert, Emerson Luiz de Biaggi (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
O personagem Cherubino na opera Le Nozze de Figaro de Mozart
Artigo em periódico de Lara Janek Babar (Música em Perspectiva, 2017)
-
O primeiro movimento do Quarteto de Cordas Nº 3 de Villa-Lobos: aspectos harmônicos
Comunicação oral de Denise Hiromi Aoki, Roberto Votta (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O problema do tempo no repertório de obras mistas para flauta solista
Tese de Doutorado de Cássia Carrascoza Bomfim (USP PPGMUS, 2016)
-
O processo composicional intertextual de Estética do Frio III de Celso Loureiro Chaves
Artigo em periódico de João Francisco de Souza Corrêa (Revista Vórtex, 2020)
-
O processo de composição aplicado ao violão solo em "Cueca" de Agustin Barrios, uma análise comparativa
Comunicação oral de Carlos Alfeu Guerra Gomes (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
O processo formal do primeiro movimento da Sinfonia n.3 de Mahler
Dissertação de Mestrado de Ronaldo Alves Penteado (USP PPGMUS, 2014)
-
O Quarteto de Cordas nº 3 de Alfred Schnittke: Uma análise de suas intertextualidades
Artigo em periódico de João Francisco de Souza Corrêa (Per Musi, 2020)
-
O segundo movimento da Sonata para Trompete e Piano de José Alberto Kaplan: uma construção intertextual
Artigo em periódico de Gláucio Xavier da Fonseca (Debates, 2016)
-
O Serialismo lírico de Luigi Dallapiccola: uma análise dos processos composicionais aplicados à ópera II Prigioniero (1944-1948)
Tese de Doutorado de Roberto Votta (USP PPGMUS, 2017)
-
O Terceiro Movimento da Sonata para Trompete e Piano, de José Alberto Kaplan: Um Modelo de Processo Intertextual
Artigo em periódico de Gláucio Xavier da Fonseca (Debates, 2020)
-
O Time-line como Ferramenta Analítica para o Samba Viaduto Santa Efigênia (1978) de Adoniran Barbosa
Comunicação oral de Edwin Ricardo Pitre-Vásquez, Fernanda Adamowski (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O Uso das Técnicas Estendidas e o Conceito de Instrumento Musical em Helmut Lachenmann
Artigo em periódico de Sergio Kafejian, Silvio Ferraz (Musica Theorica, 2017)
-
O uso de elementos e figuras retóricas no Laudate Pueri de André da Silva Gomes
Artigo em periódico de Eliel Almeida Soares (Revista da Tulha, 2018)
-
O violino na obra de John Cage: análise dos processos composicionais e notacionais
Dissertação de Mestrado de Ana Letícia Crozetta Zomer (UDESC PPGMUS, 2017)
-
O violoncelo de Kaija Saariaho na obra Spins and Spells (1997)
Comunicação oral de Tácio César Vieira, Acácio Tadeu de Camargo Piedade (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone
Dissertação de Mestrado de Patrícia Cardoso Chaves (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Obra de Claudio Santoro para violão solo: contexto de criação, análise musical e sugestões técnico-interpretativas
Dissertação de Mestrado de Felipe Garibaldi de Almeida Silva (USP PPGMUS, 2014)
-
Origem e reflexão: minhas experiências de crítica imanente com a música popular
Artigo em periódico de Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende (Música Popular em Revista, 2021)
-
Os Lieder de Clara Schumann
Dissertação de Mestrado de Clarissa da Costa Cabral (USP PPGMUS, 2011)
-
Os príncípios do contraponto segundo Andreas Ornithoparchus em Musice active micrologus (1517): tradição, comentários e tradução
Artigo em periódico de Carlos Cascarelli Iafelice (OPUS, 2018)
-
Os Quatro Temperamentos: uma Proposta Analítica da Expressão Musical Referenciada na Obra Thema mit vier Variationen de Paul Hindemith
Artigo em periódico de Luciano de Freitas Camargo, Paulo de Tarso Salles (Musica Theorica, 2016)
-
Ôxi rapá! Falares interpretativos para composições faladas
Tese de Doutorado de Alex Pochat (UFBA PPGMUS, 2017)
-
Padrões morfológicos em duas peças de caráter aberto da escola de Nova York
Comunicação oral de Valério Fiel da Costa, Luã Nóbrega de Brito (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Paisagismo musical no nordeste brasileiro em quatro canções de Oswaldo de Souza: uma abordagem analítico-interpretativa
Dissertação de Mestrado de John Kennedy Pereira de Castro (USP PPGMUS, 2010)
-
Panorama sobre pesquisas acadêmicas recentes dedicadas à influência da música de Igor Stravinsky no material composicional de Heitor Villa-Lobos
Painel/Simpósio de Alexy Viegas (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Para uma Teorização da Metáfora para a Análise e Interpretação Musical
Artigo em periódico de Ana Cristina Bernardo, Eduardo Lopes (Musica Theorica, 2018)
-
Parisina op. 15 de Leopoldo Miguéz: programa, poema sinfônico e drama
Artigo em periódico de Norton Dudeque (OPUS, 2021)
-
Parsimonious relations between Guitar Textural Proposals
Artigo em periódico de Bernardo Ramos Pinto, Pauxy Gentil-Nunes (Revista Vórtex, 2020)
-
Pedra Preta de Eduardo Guimarães Álvares: uma análise
Artigo em periódico de Diogo Lefèvre (Revista do EIMAS, 2014)
-
Pensar as Vozes - Vocalizar o Logos: das possibilidades de emergência de outras vocalidades
Tese de Doutorado de Flora Ferreira Holderbaum (USP PPGMUS, 2019)
-
Perspectiva analítica à peça para piano nº 101 do Mikrokosmos, de Béla Bartók: uma proposta baseada na teoria dos conjuntos
Comunicação oral de Renata Coutinho de Barros Correia (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Perspectivas da pesquisa em análise musical e sua relação com a performance musical: Estado da arte de publicações emblemáticas e abordagem crítica de estudos em análise e performance musical
Pôster de Renata Coutinho de Barros Correia (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Perspectivas para análise de composições interculturais na música contemporânea a partir dos anos 1960
Comunicação oral de Potiguara Curione Menezes (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Peteĩ po kyrĩgue mboraei: análise musical de cinco cantos guarani Mbya
Artigo em periódico de Daisy Fragoso (OPUS, 2019)
-
Piquete do Caveira: análise musical e hibridismo na música popular do Rio Grande do Sul
Artigo em periódico de Daniel Ribeiro Medeiros, Danilo Kuhn da Silva (Música em Perspectiva, 2016)
-
Planejamento composicional de Quadrilha, para quarteto de cordas, a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio nº 21 de Camargo Guarnieri
Artigo em periódico de Marcel M. Castro-Lima, Liduino Pitombeira (Musica Theorica, 2018)
-
Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky
Dissertação de Mestrado de Roberto Votta (USP PPGMUS, 2012)
-
Poesia e composição na canção: estudo analítico dos Três Cantos de Hilda Hilst (2002) de Almeida Prado e de canções do álbum Poesia Paulista (1998) de Achille Picchi, Eduardo Guimarães Álvares e José Augusto Mannis; composição comentada da canção A Casa do Tempo Perdido (2008) de Diogo Lefèvre
Dissertação de Mestrado de Diogo Lefèvre (UNESP PPG-Música, 2008)
-
Poética do contágio: estudos analíticos como mote para uma conversa entre compositores
Artigo em periódico de Alexandre Ficagna (Orfeu, 2020)
-
Por um método analítico generalizado: uma investigação da teoria ondulatória de Henri Pousseur no campo de análise musical
Dissertação de Mestrado de Gabriel Fernandes Xavier (UNESP PPG-Música, 2019)
-
Por um modelo morfológico aplicado à análise musical: investigando processos criativos na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoal
Tese de Doutorado de Thiago Cabral Carvalho (UFPB PPGMUS, 2017)
-
Pós-minimalismo na obra Diálogo de ruptura de Gilberto Mendes
Comunicação oral de Rita de Cássia Domingues dos Santos, Ligia Alves de Figueiredo (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Possíveis interações entre análise musical e juízo estético
Comunicação oral de Antenor Ferreira Corrêa (TeMA, 2014)
-
Post-Tonality in Coisas n.2 by Moacir Santos
Artigo em periódico de Sergio Gaia (Revista Música, 2018)
-
Prática mental
Artigo em periódico de Christian A. Pohl, Karla Eva Pfützenreuter (trad.), Heinz Karl N. Schwebel (trad.) (Percepta, 2015)
-
Prelúdio n. 2 de Claudio Santoro para violão: a busca por uma escrita instrumental idiomática demonstrada através da análise musical
Comunicação oral de Felipe Garibaldi de Almeida Silva, Edelton Gloeden (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Prelúdio n. 2 de Claudio Santoro para violão: soluções interpretativas em diálogo com a análise musical
Comunicação oral de Felipe Garibaldi de Almeida Silva (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Preludio y fuga sobre un tema de Haendel. Análisis técnico de esta obra para piano de Manuel M. Ponce
Artigo em periódico de Alfonso Pérez Cruz, Alfonso Pérez Sánchez (Revista Vórtex, 2019)
-
Problematizações da metáfora organicista em música e apresentação de um modelo rizomático
Comunicação oral de Rafael Moreira Fortes (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Processos analíticos inferidos de tratados italianos de musica prattica entre c.1520 e 1590
Tese de Doutorado de Carlos Henrique Cascarelli Iafelice (UNESP PPG-Música, 2021)
-
Processos composicionais da obra coral-sinfônica Fantasia sobre uma cantiga de ninar e da abertura sinfônica As Enfibraturas do Ipiranga
Dissertação de Mestrado de Cláudio Moller de Freitas (USP PPGMUS, 2008)
-
Processos composicionais no Kyrie do Réquiem de György Ligeti
Dissertação de Mestrado de Ísis Biazioli de Oliveira (USP PPGMUS, 2014)
-
Processos de composição e expressão na obra de Itamar Assumpção
Dissertação de Mestrado de Maria Clara Bastos (USP PPGMUS, 2012)
-
Program, Tonality, and Sonata Deformation in Leopoldo Miguéz’s Symphonic Poems
Artigo em periódico de Norton Dudeque (Musica Theorica, 2021)
-
Projeção rítmica e variação motívica em Tango, para piano solo, de Igor Stravinsky
Painel/Simpósio de Alexy Gaione Viegas de Araújo, Adriana Lopes da Cunha Moreira (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Projeções compositivas e estruturas cinemáticas: uma proposta de interpretação rítmica em Olivier Messiaen
Comunicação oral de Mauricio Zamith Almeida (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Prométhée, op. 21 de Leopoldo Miguez: considerações sobre o poema sinfônico, seu programa e a forma sonata
Artigo em periódico de Norton Dudeque (OPUS, 2016)
-
Proposta de análise musicoterapêutica de canções a partir dos conceitos de significados e sentidos de Vygotsky
Artigo em periódico de Hermes Soares Dos Santos, Liliane Martins Furtado Oliveira Lehtonen Souza, Lydio Roberto Silva, Gislaine Cristina Vagetti (InCantare, 2022)
-
Quando a paisagem torna-se obra: uma abordagem ecológica das composições do tipo paisagem sonora
Dissertação de Mestrado de Rael Bertarelli Gimenes Toffolo (UNESP PPG-Música, 2004)
-
Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy: reiterações e aspectos formais
Dissertação de Mestrado de Juliano Taques Bittencourt Abramovay (USP PPGMUS, 2014)
-
Quassus para clarineta solo de Eli-Eri Moura (Parte 1): contexto e análise do Primeiro Movimento
Artigo em periódico de Gueber Pessoa Santos, Pedro Robatto, Eli-Eri Moura (Per Musi, 2017)
-
Quassus para Clarineta Solo de Eli-Eri Moura (Parte 2): análise do Segundo Movimento e considerações interpretativas
Artigo em periódico de Gueber Pessoa Santos, Pedro Robatto, Eli-Eri Moura (Per Musi, 2017)
-
Quatro Canções de Edino Krieger: um Estudo Analítico
Dissertação de Mestrado de Helenilce Eleutério de Paula Ramos (UFU PPGMU, 2018)
-
Que som é esse? Diálogos culturais refletidos em processo composicionais na música brasileira contemporânea
Tese de Doutorado de Potiguara Curione Menezes (USP PPGMUS, 2017)
-
Questões de gênero na música popular brasileira: uma abordagem para a educação musical
Dissertação de Mestrado de Vitor de Lima Trope (UNIRIO PPGM, 2021)
-
Real-time Analysis of Interactive Scores in PWGL
Artigo em periódico de Mika Kuuskankare (Revista Vórtex, 2022)
-
Recorrências rítmico-melódicas na produção composicional para flauta de Bruno Kiefer
Pôster de Vinícius Dias Prates, Leonardo Loureiro Winter, Any Raquel Carvalho (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Referenciais neoclássicos e originalidade nas Bachianas Brasileiras nº 4 de Heitor Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Regina Célia Rocha Felice (UNESP PPG-Música, 2016)
-
Referencialidade, coesão estrutural e organização temporal em In Nomine a 3 de Brian Ferneyhough
Artigo em periódico de Pedro Henrique de Faria (Ictus, 2020)
-
Reflexões sobre a Balada para Trompa em Fá e Piano de Almeida Prado
Comunicação oral de Lucca Zambonini Soares (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Regard de l’Onction terrible de Olivier Messiaen: relações de projeção entre elementos em pequena, média e larga escala
Comunicação oral de Aline Alves, Adriana Lopes da Cunha Moreira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Regiões Euler: um Estudo sobre Distância Tonal e Integração entre os Ciclos Octatônicos e Hexatônicos
Artigo em periódico de Paulo de Tarso Salles (Musica Theorica, 2016)
-
Reimagining a Riemannian symbology for the structural harmonic analysis of 19th-century tonal music
Artigo em periódico de Marcus Alessi Bittencourt (Revista Vórtex, 2013)
-
Relações de Conformidade em Obras Brasileiras Pós-tonais
Comunicação oral de Antenor Ferreira Corrêa (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Relações semânticas entre texto e música em Três Canções sobre Poemas de Fernando Pessoa
Artigo em periódico de Flávio Santos Pereira (Musica Theorica, 2019)
-
Répeter: Uma análise composicional
Artigo em periódico de Paulo Rios Filho (Orfeu, 2020)
-
Resenha crítica do livro Music, Analysis, Experience: New Perspectives in Musical Semiotics
Resenha em periódico de Bibiana Bragagnolo (OPUS, 2016)
-
Respiração circular e sua aplicabilidade ao discurso musical do II movimento da Improvisation et Caprice pour saxophone solo, de Eugène Bozza (1944): proposta interpretativa e preparação à performance
Artigo em periódico de José de Carvalho Oliveira (Música Hodie, 2020)
-
Ressuscitando partituras do fundo da gaveta: Análise musical de Cantata do Soldado Morto, para coro e orquestra, de Eunice Katunda
Artigo em periódico de Ana Laura Mathias Gentile, Adriana Lopes Moreira (Música Hodie, 2021)
-
Reterritorializações: Análise e composição assistida por computador na criação e Rastros para piano e live-electronics
Artigo em periódico de Lucas Quinamo Mendonça, Tadeu Moraes Taffarello (Debates, 2019)
-
Retórica: um novo objeto de estudo na Música Colonial Brasileira
Comunicação oral de Eliel Almeida Soares (SIMPOM, 2014)
-
Ritmos populares no Concerto carioca n. 3 de Radamés Gnattali
Comunicação oral de Eduardo Fernando de Almeida Lobo (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Rumos da Análise Musical no Brasil (análise estilística 1919-84)
Dissertação de Mestrado de Júlio César Versolato (UNESP PPG-Música, 2008)
-
Samuel Kerr: um recorte analítico para performance de seus arranjos
Dissertação de Mestrado de Paulo Frederico de Andrade Teixeira (USP PPGMUS, 2013)
-
Saudade: Representação e Semiótica em Villa-Lobos
Tese de Doutorado de Cleisson de Castro Melo (UFBA PPGMUS, 2016)
-
Schoenberg contra Schenker contra Schoenberg: polêmicas sobre dissonância, motivo e forma e as reconciliações possíveis
Artigo em periódico de Norton Dudeque (Orfeu, 2021)
-
Se a obra é a soma das penas: um estudo feminista sobre as cantoras da Vanguarda Paulista
Dissertação de Mestrado de Luísa Nemesio Toller Motta (USP PPGMUS, 2018)
-
Segmentação formal e pentatonismo harmônico em Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band
Artigo em periódico de Ciro Visconti (Revista Vórtex, 2022)
-
Sérgio Assad: sua linguagem estético-musical através da análise de Aquarelle para violão solo
Dissertação de Mestrado de Thiago Chaves de Andrade Oliveira (USP PPGMUS, 2009)
-
Simetria, confluências e inter-relação entre conjuntos nas obras; Fantasia para saxofone soprano em Sib e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos (1948) e Rapsodia para saxofone alto em Mib e orquestra de Claude Debussy (1903)
Comunicação oral de José de Carvalho Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Simetrias e Palíndromos no Estudo Nº 1 para violão de Villa- Lobos
Comunicação oral de Ciro Visconti, Paulo de Tarso Salles (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Simultaneidade espacial multicêntrica na música de Stravinsky: questões teóricas e novos exemplos
Artigo em periódico de Alexy Viegas (OPUS, 2019)
-
Sinfonia nº 4 de Villa-Lobos: a vitória, a derrota e a volta por cima
Artigo em periódico de Paulo de Tarso Salles (Orfeu, 2020)
-
Síntese do Leste e Oeste: uma análise dos eixos simétricos no terceiro quarteto de cordas de Béla Bartók
Dissertação de Mestrado de Allan Medeiros Falqueiro (UDESC PPGMUS, 2012)
-
Sobreposição temporal de parâmetros sonoros: Processo e Análise em cinco composições do final do século XX e início do século XXI
Dissertação de Mestrado de Ricardo Tanganelli da Silva (UNESP PPG-Música, 2019)
-
Sonata para flauta e piano de Lowell Liebermann: sugestões para a performance do flautista e análise musical em interlocução com o compositor
Artigo em periódico de Lucas Martins Pedro, Adriana Lopes Moreira (Orfeu, 2022)
-
Stimmung, de Karlheinz Stockhausen: improvisação, notação musical, experiências e interações estéticas e mediações culturais nas maneiras de fazer música sob a influência do oriente e das múltiplas culturas a partir da segunda metade do século XX
Artigo em periódico de Diogo Rebel e Carvalho (Revista Música, 2022)
-
Stravinsky e a música popular americana: Processos identitários, transposições hipertextuais e análise musical
Tese de Doutorado de Alexy Gaione Viegas de Araujo (USP PPGMUS, 2017)
-
Stravinsky’s Ragtime for Eleven Instruments: Historical and Stylistic Considerations
Artigo em periódico de Alexy Viegas (OPUS, 2018)
-
Systemic Modeling of Camargo Guarnieri’s Ponteio n. 8
Artigo em periódico de Liduino Pitombeira, Marcel Castro Lima (OPUS, 2018)
-
Tecnologias eletrônicas no Projeto Prisma (1984-1987)
Tese de Doutorado de Alexei Figueiredo Michailowsky (UNIRIO PPGM, 2014)
-
Teoria dos grafos aplicada à análise musical
Dissertação de Mestrado de Eduardo de Markus Athayde (UFMG PPGMUS, 2020)
-
Terreno Baldio: uma experiência progressiva brasileira
Dissertação de Mestrado de Thomas Silveira Cavalcanti de Albuquerque (UDESC PPGMUS, 2020)
-
The structural fragmentation in Zwilich’s Millennium Fantasy
Artigo em periódico de Kheng K. Koay (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Timelines em “Coisa nº 5” de Moacir Santos
Artigo em periódico de Fábio Lima Marinho Gomes (Orfeu, 2020)
-
Tradição e inovação: uma análise musical da obra Mutationen VI de Claudio Santoro
Artigo em periódico de Ana Leticia Crozetta Zomer, Adriana Lopes da Cunha Moreira (Revista Música, 2021)
-
Três abordagens analíticas da melodia de Melopéias n. 3/I para flauta solo de Guerra-Peixe
Comunicação oral de Carlos de Lemos Almada, Daniel Moreira de Sousa, Pauxy Gentil-Nunes (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Três usos da citação musical no século XX: uma análise das peças Dream-Images de Crumb, Phorion de Foss e Prelúdio para piano nº1 de Willy Corrêa
Dissertação de Mestrado de André de Cillo Rodrigues (USP PPGMUS, 2012)
-
Três vezes Pierrot: subsídios para uma interpretação do canto falado de Pierrô Lunar com a recriação poética de Augusto de Campos para o português
Dissertação de Mestrado de Laércio Costa Resende Filho (USP PPGMUS, 2012)
-
Trio for trumpet, violin and piano de Eric Ewazen: uma proposta interpretativa a partir da análise musical
Dissertação de Mestrado de Gessé de Souza Santos (UNIRIO PPGM, 2022)
-
Um estudo da solmização e do contraponto por meio de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII
Tese de Doutorado de Nathália Domingos (USP PPGMUS, 2017)
-
Um frevinho diferente: Wellington Gomes e a apropriação de elementos culturais na música pós-tonal
Comunicação oral de Potiguara C. Menezes (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Um tabuleiro bem brasileiro - Ary Barroso e o processo de construção de uma expressão musical nacional
Dissertação de Mestrado de George Manoel Farias (UDESC PPGMUS, 2010)
-
Uma abordagem fenomenológica do tempo musical
Artigo em periódico de João Miguel Bellard Freire (Debates, 2016)
-
Uma Análise da Escrita Musical para Orquestra de Cordas no Arranjo de Claus Ogerman para Desafinado (1967) e sua Contribuição para a Bossa Nova
Artigo em periódico de Flávio Régis Cunha (Música Hodie, 2014)
-
Uma análise da terceira das Oito Improvisações sobre Canções Camponesas Húngaras op. 20 de Béla Bartók
Comunicação oral de Allan Medeiros Falqueiro (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Uma análise das fugas para piano de Bruno Kiefer: uma busca por padrões estilísticos na sua escrita contrapontística
Dissertação de Mestrado de Rafael Liebich (UFRGS PPGMUS, 2004)
-
Uma análise estrutural de Garota de Ipanema – de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes
Comunicação oral de Josimar Machado Gomes Carneiro (SIMPOM, 2014)
-
Uma análise musical da obra “La Lumière n'a pas de bras pour nous porter”, para piano solo, de Gérard Pesson
Comunicação oral de Raísa Farias Silveira, Acácio Piedade (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Uma narrativa musical do ‘estado da alma’ do compositor: a Sinfonia no 2 de Villa-Lobos
Artigo em periódico de Paulo de Tarso Salles (Debates, 2020)
-
Uma proposta de análise para Canticum Naturale, de Edino Krieger
Dissertação de Mestrado de Julio Cesar Damaceno (UDESC PPGMUS, 2018)
-
Uma teoria formal de funções tonais generalizadas
Artigo em periódico de Felipe Defensor (Orfeu, 2022)
-
Un acercamiento a las preguntas y problemas del análisis musical desde una aproximación histórica
Artigo em periódico de Juan David Manco (Per Musi, 2019)
-
Utilização de descritores de áudio na análise musical assistida por computador: um estudo de caso da obra Reflexões, de Jônatas Manzolli
Comunicação oral de Ivan Eiji Simurra (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Utilização de ferramentas tecnológicas para análise musical: a ladainha de nossa senhora de Faustino Xavier do Prado na visão de um descritor
Dissertação de Mestrado de Robson Dias (USP PPGMUS, 2015)
-
Variações Rítmicas opus 15 de Marlos Nobre: Elementos de Fusão Estilística
Comunicação oral de Aline Alves, Maurícy Martin (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Vector Representation of Triadic Transformations
Artigo em periódico de Carlos de Lemos Almada (Per Musi, 2018)
-
Vida dupla?: a poética musical de Miklós Rózsa e sua aplicação nas músicas de filmes e de concertos
Dissertação de Mestrado de Hugo Leonardo Morais de Freitas Freitas (UFPB PPGMUS, 2016)
-
Zeitgestalt: análise e performance do Trio em sol menor de Francisco Braga
Tese de Doutorado de Margarida Tamaki Fukuda (USP PPGMUS, 2009)