Palavra-chave: Violão
280 resultados.
-
“¡Jha, che Valle!”, Agustín Barrios e suas danças paraguaias: para uma performance informada
Dissertação de Mestrado de Carlos Alfeu Guerra Gomes (UFMG PPGMUS, 2016)
-
“Di menor” e “Cepa Andaluza”: tradição e construção de conhecimento musical em Guinga e Paco
Dissertação de Mestrado de Luciano Augusto Câmara da Silva (UNIRIO PPGM, 2015)
-
“Eso no es un malambo”. Traços da música popular argentina na Danza de las manos para violão de Carlos Aguirre
Comunicação oral de Rafael Iravedra (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
“Para Andrés Segovia”: A Suite Goivos de Francisco de Lacerda
Artigo em periódico de Pedro Rodrigues (Revista Vórtex, 2020)
-
“Proposição” – Impressões sobre o violonismo e a vocalidade em uma canção de Ricardo Tacuchian
Artigo em periódico de Wladimir F. C. Mattos, Lourival Lourenço Jr. (Revista Vórtex, 2020)
-
“Quadros de uma exposição” para violão solo por Kazuhito Yamashita: um estudos dos efeitos técnicos a partir da comparação com o original para piano e a orquestração de Maurice Ravel
Dissertação de Mestrado de Daniel Andrioli Rodrigues Motta (UNESP PPG-Música, 2012)
-
12 Improvisos para violão de Theodoro Nogueira: aspectos composicionais e idiomatismo técnico violonístico
Dissertação de Mestrado de Lais Domingues Fujiyama (UFG PPG-Música, 2018)
-
A adaptação para violão das 12 Danzas Españolas Op.37 de Enrique Granados através de novas propostas de scordature
Dissertação de Mestrado de Iury Cardoso (USP PPGMUS, 2017)
-
A Alma Brasileira na Alma dos Negócios: Propagandas de Violão na Revista O Violão
Artigo em periódico de José Jarbas Ruas (Revista Vórtex, 2020)
-
A coordenação bimanual ao violão: um estudo experimental com estudantes de graduação e pós-graduação em música
Tese de Doutorado de Renan Colombo Simões (UFRGS PPGMUS, 2019)
-
A Didática do Ensino de Violão em Escolas de Música de Santa Catarina
Dissertação de Mestrado de Daniel Schwambach (UDESC PPGMUS, 2015)
-
A dinastia Hermann Hauser e sua influência no desenvolvimento da manufatura do violão: um breve histórico
Comunicação oral de Flávio Apro (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
A dualidade composicional da Ankh para violão solo de Roberto Victorio
Comunicação oral de Gilson Antunes (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A educação musical sob o viés do ensino coletivo do violão: processos metodológicos na perspectiva de uma aprendizagem consolidada
Comunicação oral de José Simião Severo (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
A escolha do repertório no ensino coletivo de instrumentos: uma experiência vivida no Projeto “Orquestra de Violões nas Escolas”
Comunicação oral de Victor Matos de Oliveira (SIMPOM, 2014)
-
A escrita harmônica idiomática na obra para violão de Marco Pereira
Comunicação oral de Rafael Thomaz, Fabio Scarduelli (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A experiência de fluxo na prática e estudo cotidiano do violão em alunos iniciantes
Pôster de Anderson Roberto Zabrocki Rosa, Rosane Cardoso de Araújo (SIMCAM, 2014)
-
A guitarra clássico-romântica: história dos métodos de um instrumento
Dissertação de Mestrado de Paulo César Veríssimo Romão (UNESP PPG-Música, 2011)
-
A inter-relação entre texto e música em seis canções para voz e violão de Willy Corrêa de Oliveira
Comunicação oral de Gilson Antunes (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A interpretação da Fantasia-sonata Dell'immigrazione de Thiago Colombo com o auxílio de uma exploração idiomática
Dissertação de Mestrado de Raphaell Mota Alves (UFRN PPGMUS, 2018)
-
A intertextualidade como mecanismo compositivo da linha estrutural do violão na obra Descaminhos
Comunicação oral de João Francisco de Souza Corrêa (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A leitura musical no processo de formação do violonista: perspectivas a partir dos materiais didáticos utilizados no ensino superior
Dissertação de Mestrado de Bruno Xavier Marinheiro de Oliveira Costa (UFPB PPGMUS, 2014)
-
A memória das seis cordas: uma investigação sobre os processos de memorização ao violão de estudantes iniciantes e intermediários
Tese de Doutorado de Alessandro Pereira Silva (UFBA PPGMUS, 2020)
-
A motivação do adolescente para aprendizagem e a prática do violão na cidade de Curitiba (PR)
Dissertação de Mestrado de Anderson Roberto Zabrocki Rosa (UFPR PPGMúsica, 2015)
-
A mulher compositora e o violão na década de 1970: vertentes analíticas e contextualização histórico-estilística
Dissertação de Mestrado de Mayara Amaral (UFG PPG-Música, 2017)
-
A música brasileira pelas mãos de Paulo Bellinati
Comunicação oral de Vinicius Maurício Queiróz Hipólito da Silva (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
A música para violão de Sérgio Assad: um panorama composicional através da análise intertextual
Dissertação de Mestrado de Aluísio Coelho Barros (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
A obra de Garoto para violão: o resultado de um processo de mediação cultural
Dissertação de Mestrado de Humberto Junqueira (UFMG PPGMUS, 2010)
-
A obra para violão de Arthur Bosmans: uma análise da brasilidade nos elementos melódicos, rítmicos e harmônicos
Dissertação de Mestrado de Gustavo de Moraes Farias (UFMG PPGMUS, 2015)
-
A obra para violão de Carlos Cruz: uma descrição dos manuscritos encontrados no acervo do compositor
Comunicação oral de Renan Colombo Simões (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
A obra para violão de Ernst Mahle: um panorama histórico e analítico
Artigo em periódico de Guilherme Arce, Fábio Bartoloni (Revista Vórtex, 2020)
-
A obra para violão de Lina Pires de Campos
Comunicação oral de Kauê Marques Paiva, Paulo César Martelli (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
A obra para violão de Maurício Orosco: uma abordagem analítica, interpretativa, técnica e idiomática de peças selecionadas
Dissertação de Mestrado de Bruno Madeira (Unicamp PPG Música, 2013)
-
A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas
Dissertação de Mestrado de Leonardo Luigi Perotto (UFG PPG-Música, 2007)
-
A obra para violão solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca
Artigo em periódico de Cristiano Braga de Oliveira, Daniel Wolff (OPUS, 2014)
-
A obra Ponteio e Toccatina de Lina Pires de Campos: uma reflexão sobre seu estilo dentro do repertório violonístico nacional da década de 1970
Comunicação oral de Mayara Amaral, Eduardo Meirinhos (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A Prática Musical Através do Violão Coletivo com Alunos do Ensino Médio no Contra Turno
Comunicação oral de Elton Mendes Pinheiro, Melquíades Floriano Pereira Júnior (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
A Produção de Conhecimento sobre Violão em Dois Eventos Nacionais (2007-2018)
Artigo em periódico de Jonathan Douglas Lopo Martins, Renan Colombo Simões (Revista Vórtex, 2020)
-
A Sonata para guitarra em Viena na época de Beethoven
Artigo em periódico de Marcos Pablo Dalmacio (Revista Vórtex, 2013)
-
A sonoridade do violão na execução musical: um estudo sobre os seus aspectos formadores e a análise de duas gravações das Quatro Peças Breves de Frank Martin
Dissertação de Mestrado de Aristóteles de Almeida Pires (UFRGS PPGMUS, 2006)
-
A Suíte Imágenes para violão de Carlos Aguirre: um estudo técnico-interpretativo
Dissertação de Mestrado de Rafael Iravedra (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
A técnica de arranjo e transcrição de Johann Sebastian Bach
Artigo em periódico de Pedro Rodrigues (Debates, 2015)
-
A técnica idiomática de composição na obra de Abel Carlevaro
Tese de Doutorado de Celso Tenório Delneri (USP PPGMUS, 2015)
-
A Técnica Violonística em Expansão: Revisão Histórica e uma Proposta de Categorização
Tese de Doutorado de Cristiano Braga de Oliveira (UFMG PPGMUS, 2020)
-
A utilização de gravações audiovisuais como ferramenta de estudo na prática instrumental: um estudo multicasos com estudantes de violão
Dissertação de Mestrado de Miguel Besnos (UFRGS PPGMUS, 2020)
-
A versão de Dionisio Aguado para Gran Solo op.14, de Fernando Sor: uma revisão crítica evidente
Artigo em periódico de Maurício Orosco (Revista Vórtex, 2014)
-
Abordagens e finalidades da leitura à primeira vista no ensino do violão
Tese de Doutorado de Danilo Bogo (UFPR PPGMúsica, 2020)
-
Agustín Barrios no Brasil: um relato de pesquisa
Comunicação oral de Cyro M. Delvizio (SIMPOM, 2016)
-
Ampliando a técnica violonística de mão direita: um estudo sobre a repetição por deslizamento
Artigo em periódico de Bruno Madeira (Per Musi, 2021)
-
Análise de diretrizes disciplinares do violão: relato de pesquisa concluída
Comunicação oral de Cristiano Sousa dos Santos (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Análise musical da peça Poesilúdio n. 1, para violão solo, de Almeida Prado
Comunicação oral de Carolina Andrade Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Análise, ressignificação e composição em uma série de 4 peças para violão solo
Dissertação de Mestrado de Ely Janoville Santana Sobral (UnB PPGMUS, 2020)
-
Anos 1950: sobre a música brasileira de concerto “para” violão
Comunicação oral de Clayton Vetromilla (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
Antonio Madureira e o violão no nordeste: contribuições para uma historiografia musical brasileira
Comunicação oral de Stephen Coffey Bolis, Esdras Rodrigues Silva, Gilson Uehara Gimenes Antunes (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Aplicação dos princípios da Gestalt no Nuevo Estudio Sencillo nº 2 de Leo Brouwer
Comunicação oral de Claryssa de Padua Morais, Carlos Fernando Fiorini (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Aplicação Pedagógica dos Estudos para Violão de Leo Brouwer em sua Obra de Concerto
Artigo em periódico de Claryssa de Pádua Morais, Fabio Scarduelli (Revista Vórtex, 2014)
-
Aplicação pedagógica dos Nuevos Estudios Sencillos na obra La Ciudad de las Columnas, de Leo Brouwer
Comunicação oral de Claryssa de Pádua Morais, Fabio Scarduelli (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Aporia: um caminho para a composição musical intertextual
Dissertação de Mestrado de Daniel Alexander de Souza Escudeiro (UFBA PPGMUS, 2012)
-
Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda: o tratamento octatônico e as constâncias musicais brasileiras
Dissertação de Mestrado de Márlou Peruzzolo Vieira (UFG PPG-Música, 2010)
-
Aprendizagem musical ao violão em projeto social na cidade de Fortaleza-CE
Comunicação oral de Eddy Lincolln Freitas de Souza (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Aprendizagem musical e prática individual: um estudo de caso e o esboço de um modelo próprio de engajamento pessoal
Dissertação de Mestrado de Lucas Ferreira Piccoli (UFRN PPGMUS, 2016)
-
Aquisição de habilidades rítmicas no estudo do violão
Comunicação oral de Luiz Carlos Martins Loyola Filho (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Arranjos para violão solo de Marco Pereira: análise de procedimentos
Dissertação de Mestrado de Carlos Giovanny Domingos Vaz (UFU PPGMU, 2017)
-
As 5 Valsas-Choro do período 1955-1960, para violão solo, de Theodoro Nogueira
Dissertação de Mestrado de Neil Izuo Yonamine (UNESP PPG-Música, 2021)
-
As abordagens holística, fragmentada e mista no ensino tutorial de instrumento musical
Artigo em periódico de Ricieri Carlini Zorzal (Revista da ABEM, 2022)
-
As representações mentais na performance violonística
Pôster de Maurício Mendonça (SEMPEM, 2013)
-
As Tres danzas concertantes de Leo Brouwer: elementos estruturadores da sua escrita musical
Dissertação de Mestrado de Gabriel Nogueira Batista Strauss (UFG PPG-Música, 2019)
-
Aspectos composicionais da linguagem de Theodoro Nogueira no improviso nº 4 para violão
Comunicação oral de Laís Domingues Fujiyama, Eduardo Meirinhos (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Aspectos interpretativos no choro Nosso Choro de Garoto: uma análise de gravações
Dissertação de Mestrado de José Luis Gallo Arias (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Atuação de um guitarrista em Salvador: pesquisa autobiográfica docente
Tese de Doutorado de Alex Augusto Mesquita Costa (UFBA PPGMUS, 2017)
-
Autorregulação e prática deliberada: um estudo com alunos em cursos de bacharelado em violão
Dissertação de Mestrado de Jâmison Sampaio de Queiroz Santos (UFBA PPGMUS, 2017)
-
Caminhos alternativos na interpretação do Prelúdio I para violão de Claudio Santoro: análise comparativa de dois manuscritos e versão impressa
Comunicação oral de Fernando Aguera, Fabio Scarduelli (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Changes (1983) para violão de Elliott Carter: a construção de um plano de estudo a partir de um auto-relato
Dissertação de Mestrado de Thomas König Pires (UFRGS PPGMUS, 2012)
-
Chanson (Sonata III de Manuel María Ponce): investigando aspectos interpretativos de uma obra para violão solo
Comunicação oral de Alexandre Souza Simon (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Choro e violão na composição musical de Guinga
Tese de Doutorado de Antonio Carlos Siqueira (UNIRIO PPGM, 2012)
-
Cinco peças para violão de Amaro Siqueira: edições críticas a partir de manuscritos
Dissertação de Mestrado de Alexandre Henrique de Siqueira (UFRN PPGMUS, 2018)
-
Cinco peças para violão solo de Elomar Figueira Mello: Processos de transcrição, análise e edição
Dissertação de Mestrado de Yuri Carvalho Barreto (UFBA PPGMUS, 2016)
-
Compreender a técnica estendida no violão: um elogio ao gesto
Artigo em periódico de Ledice Fernandes (OPUS, 2019)
-
Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone: edição crítica a partir da versão de Sérgio Abreu
Tese de Doutorado de Mauricio Tadeu dos Santos Orosco (USP PPGMUS, 2013)
-
Conexões folclóricas: gênero Estilo na obra Sonata nº 1 de Carlos Guastavino
Comunicação oral de Marcos Matturro Foschiera, Flávio Terrigno Barbeitas (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Configurações identitárias na obra para violão de Estércio Marquez Cunha: um enfoque representacional
Comunicação oral de Felipe Eugênio Vinhal (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Considerações em torno da formação dos músicos violonistas no Curso Técnico em Instrumento Musical do IFCE
Comunicação oral de Eddy Lincolln Freitas de Souza (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Coordenação Bimanual ao Violão (CBV): discussão dos resultados de um experimento piloto com alunos do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Comunicação oral de Renan Colombo Simões, Daniel Wolff (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Criação musical colaborativa: o processo de escrita e performance de Melancoli[r]a para violão solo
Comunicação oral de Fabio Scarduelli, Felipe de Almeida Ribeiro (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Criando, interpretando e apreciando: propostas de obras e atividades à Educação Musical
Tese de Doutorado de Marcelo Rauta (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Cuidado, violão!: as transformações no acompanhamento dos violões nos conjuntos de choro
Dissertação de Mestrado de Felipe Ferreira de Paula Pessoa (UnB PPGMUS, 2012)
-
Dança com Lobos: processos composicionais
Artigo em periódico de João Francisco de Souza Corrêa (Revista Vórtex, 2013)
-
Do intimismo à Grandiloqüência (Trajetória e estética do concerto para violão e orquestra: das raízes até a primeira metade do século XX em torno de Segovia e Heitor Villa Lobos)
Dissertação de Mestrado de Renato da Silva Almeida (USP PPGMUS, 2006)
-
Do piano ao violão: dificuldades técnicas na suíte Imágenes para violão de Carlos Aguirre
Comunicação oral de Rafael Iravedra (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Duas versões da Sonata 3, de Manuel Ponce: o uso da gravação como construção de uma fonte primária
Comunicação oral de Luciano César Morais, Edelton Gloeden (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Edição crítica da sonata para violão de Guerra-Peixe a partir das fontes primárias
Dissertação de Mestrado de Emanuel de Carvalho Nunes (UFG PPG-Música, 2011)
-
Educação corporal na formação do violonista: perspectivas de professores do instrumento
Dissertação de Mestrado de Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior (UFPB PPGMUS, 2017)
-
Elaboração e validação de um questionário sobre as crenças de autoeficácia de alunos de violão em um contexto de ensino coletivo
Pôster de Dayane Battisti, Rosane Cardoso de Araújo (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Elementos da improvisação na performance de Marcus Tardelli
Artigo em periódico de Roberta Mourim Cabral (Música Popular em Revista, 2020)
-
Ensino coletivo de violão: o perfil do professor, suas metodologias e estratégias organizacionais para o ensino no Programa Mais Educação nas escolas públicas municipais de Manaus
Comunicação oral de Robert Ruan de Oliveira Barbosa (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Ensino de violão para iniciantes: uma reflexão sobre o uso das tonalidades
Comunicação oral de Marcelo Brazil (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Entre o Tradicional e o Contemporâneo: recursos violonísticos nas obras de Marcus Siqueira
Comunicação oral de Gilson Antunes (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Estratégias de estudo para o solista de orquestra aplicadas na construção da performance do concerto para violão e orquestra de Ricardo Tacuchian
Dissertação de Mestrado de Fabricio Ferreira da Silva (UFRN PPGMUS, 2018)
-
Estratégias para a rotina de estudos do violonista: uma perspectiva baseada na aprendizagem autorregulada
Dissertação de Mestrado de Leandro Quintério dos Santos (USP PPGMUS, 2017)
-
Estratégias para o aprendizado de obras com scordaturas não usuais: um estudo com violonistas
Dissertação de Mestrado de João Batista Costa de Souza (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Estratégias para o ensino de instrumento musical: bases teóricas e exemplos práticos aplicados ao violão
Artigo em periódico de Ricieri Carlini Zorzal (Revista Vórtex, 2020)
-
Estudo comparativo das interpretações de Alternâncias de Edino Krieger para violão solo
Dissertação de Mestrado de Marcos Antônio Corrêa Correia Lima (UNIRIO PPGM, 2010)
-
Estudo comparativo de quatro versões de Julian Bream do “Nocturnal” de Benjamin Britten
Artigo em periódico de Bruno Madeira (Revista Vórtex, 2022)
-
Estudo n. 1 de Claudio Santoro para violão: processos de uma escrita idiomática demonstrados através da análise musical
Comunicação oral de Felipe Garibaldi de Almeida Silva (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Estudo para violão n. 10, de Heitor Villa-Lobos: uma análise da organização temporal
Comunicação oral de Stanley Levi Nazareno Fernandes, Marcos Antônio Silva Santos (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Estudo técnico da mão direita no violão: Estratégias de estudo utilizadas pelos violonistas do curso de música da Universiade Federal de Uberlândia
Comunicação oral de Armando César Silva (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Explorando o Estudo Nº1 para violão solo de Heitor Villa-Lobos: Suas características idiomáticas e sugestões de aplicação para além dos pontos técnicos para o qual foi escrito
Comunicação oral de Raphaell Mota Alves (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Fernando Sor e as transcrições Opus 19 para violão de Seis árias escolhidas de A flauta mágica de Mozart: uma abordagem estético-analítica
Dissertação de Mestrado de Eusiel Silva do Rego (USP PPGMUS, 2012)
-
Ferramenta para a transcrição descritiva da expressividade na performance ao violão: uma proposta de sistematização aplicada
Artigo em periódico de Stephen Coffey Bolis, Fabio Scarduelli (OPUS, 2020)
-
Ferramentas para a expressividade na performance ao violão: um estudo a partir de métodos e tratados
Comunicação oral de Fabio Scarduelli (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Folias de Espanha: o eterno retorno
Tese de Doutorado de Flavio Apro (USP PPGMUS, 2009)
-
Formação superior em violão: um diálogo entre programa de curso e atuação profissional
Artigo em periódico de Fabio Scarduelli, Carlos Fernando Fiorini (OPUS, 2013)
-
Fotografias sonoras de três performances: análise espectral da "Danza Paraguaya nº 1" de Agustin Barrios
Comunicação oral de Carlos A. G. Gomes, Edite Rocha, Alfredo Ribeiro, Flávio T. Barbeitas (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Francisco Mignone e os Manuscritos de Buenos Aires: contexto histórico, interpretação e edição de obras para duo de violões recém-descobertas
Tese de Doutorado de Fernando Araújo (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Gestos corporais na performance de Andrés Segovia
Artigo em periódico de Bruno Madeira, Fabio Scarduelli (Revista Vórtex, 2016)
-
Guitare pour Orquestre de Frank Martin: uma análise a partir do original para violão
Dissertação de Mestrado de Victor Castellano (USP PPGMUS, 2008)
-
Helio Delmiro - Estudos para violão: uma análise técnico-composicional
Comunicação oral de Vinícius José Spedaletti Gomes (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Hermenêutica da concepção prévia na operacionalidade técnico-musical: a construção da interpretação na Sonata K. 87 de Scarlatti
Comunicação oral de Luciano Cesar Morais, Edelton Gloeden (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Homenaje a Debussy de Manuel de Falla: interação compositor intérprete
Comunicação oral de Jorge Luiz de Oliveira Júnior, Eduardo Meirinhos (SEMPEM, 2015)
-
Identidad estilística de Astor Piazzolla: aportes para la construcción de una performance musical para guitarra
Dissertação de Mestrado de Sebastián Miguel Barroso Ferreyra (UFMG PPGMUS, 2020)
-
Idiomatismo violonístico como elemento composicional na Sonata nº 1 de Leo Brouwer
Dissertação de Mestrado de Filipe Almeida Malta (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Iluminuras para violão
Dissertação de Mestrado de Marcelo de Morais Campello (UFPB PPGMUS, 2013)
-
Interações entre escrita e instrumentalidade em Ladainha e Eclusas, para violão solo
Artigo em periódico de Ledice Fernandes de Oliveira Weiss, Silvio Ferraz (Revista Música, 2021)
-
Interpretação e fraseado no “Mosaico n°1” de José Vieira Brandão: uma abordagem riemanniana
Dissertação de Mestrado de Daniel Aguiar Novais (UNIRIO PPGM, 2014)
-
Interpretação musical como hermenêutica da música: um ensaio sobre performance
Tese de Doutorado de Luciano Morais (USP PPGMUS, 2014)
-
Introdução a um estudo biográfico de Jaime M. Zenamon
Comunicação oral de Matheus Rocha Grain, Fernando Aguera (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Jobinianas de Sérgio Assad - Análise dos procedimentos composicionais
Dissertação de Mestrado de Armando César da Silva (UFU PPGMU, 2018)
-
Julian Bream em revisão: tradução da entrevista concedida a Jim Ferguson, publicada na revista Guitar Player em junho de 1990
Entrevista em periódico de Luciano Morais (OPUS, 2021)
-
Kurze Schatten II: procedimentos composicionais e princípios estéticos
Artigo em periódico de Artur Miranda Azzi, Rogério Vasconcelos Barbosa (Per Musi, 2022)
-
La Espiral Eterna, de Leo Brouwer: o uso livre do serialismo na sua organização de alturas
Artigo em periódico de Orlando Fraga (Música Hodie, 2015)
-
Leitura à Primeira Vista ao Violão: três estudos de caso em diferentes contextos acadêmicos com estudantes e violonistas profissionais
Tese de Doutorado de Eduardo Vagner Soares Pastorini (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Leitura à primeira vista na perspectiva de violonistas especialistas
Comunicação oral de Ricardo Arôxa (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Leitura à primeira vista no violão: conhecendo o perfil de um especialista
Comunicação oral de Ricardo Arôxa (SEMPEM, 2013)
-
Leitura à primeira vista no violão: um estudo com alunos de graduação
Dissertação de Mestrado de Eduardo Vagner Soares Pastorini (UFRGS PPGMUS, 2011)
-
Leitura musical para iniciantes em aulas coletivas de violão: uma visão através da teoria da autoeficácia
Tese de Doutorado de Marcelo Alves Brazil (UFBA PPGMUS, 2017)
-
Lendas capixabas para violão solo de Carlos Cruz: decisões editoriais na elaboração de uma edição crítico-interpretativa
Artigo em periódico de Renan Colombo Simões, Leonardo Loureiro Winter (Música Hodie, 2015)
-
Leo Brouwer e o idiomatismo violonístico: uma análise do Estudio Sencillo nº1
Comunicação oral de Raphael de Almeida Paula, Werner Aguiar (SEMPEM, 2015)
-
Linguagem e estrutura em Canticum, de Leo Brouwer
Comunicação oral de Cleyton Vieira Fernandes (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Manuel de Falla, Homenaje a Debussy: evidências do compositor na articulação do tema da Homenaje
Pôster de Jorge Luiz de Oliveira Júnior, Eduardo Meirinhos, Werner Aguiar (SEMPEM, 2014)
-
Materiais didáticos para o ensino coletivo de violão: questionamentos sobre métodos
Artigo em periódico de Fábio Amaral da Silva Sá, Eliane Leão (Música Hodie, 2015)
-
Matrizes bidimensionais e derivação serial na poética violonística de Marcos Alan
Artigo em periódico de Sérgio Vitor de Souza Ribeiro (Revista Vórtex, 2020)
-
Mazurca-Choro na trajetória Villa-Lobos: lembrança e resignificação
Artigo em periódico de Lurian José Reis da Silva Lima (Revista Vórtex, 2016)
-
Memória e significação no contexto musical do Choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira
Tese de Doutorado de Humberto Junqueira (UFMG PPGMUS, 2020)
-
Memorial de Composição: Descaminhos, procedimentos composicionais
Dissertação de Mestrado de João Francisco de Souza Corrêa (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
Memórias de um processo de composição musical: ímpetos, técnicas e improvisações
Dissertação de Mestrado de Maurício Marques (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Microtonal Scordatura in the Guitar Works of A. Castilla-Avila (1996-2021)
Artigo em periódico de Agustín Castilla-Ávila (Revista Vórtex, 2021)
-
Motivação de crianças para aprendizagem do violão no contexto do ensino coletivo
Artigo em periódico de Dayane Battisti, Rosane Cardoso de Araújo (Orfeu, 2017)
-
Mudança notacional em transcrição da guitarra barroca para o violão: um estudo de caso da obra Marizapalos, de Francisco Guerau
Comunicação oral de Wagner Tiburtino Nazeazeno Silva (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
Muito além da valsa Gotas de Lágrimas: o violão seresteiro de Mozart Bicalho em transcrições e arranjos de seus álbuns Sonhando ao Luar e um Senhor Violão
Dissertação de Mestrado de Reginaldo de Almeida Martins (UFMG PPGMUS, 2013)
-
Música e escrita: processos de oralidade e letramento nas cordas dedilhadas
Comunicação oral de Gisela Gomes Pupo Nogueira (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Música e simetria na Suíte Quadrada para violão, de Nestor de Hollanda Cavalcanti
Artigo em periódico de Clayton Vetromilla (Música em Contexto, 2013)
-
Musical Artefacts in Literary Texts: the Viola in Nineteenth Century Rio de Janeiro
Artigo em periódico de Renato Moreira Varoni de Castro (OPUS, 2015)
-
O acervo de obras para violão do CDMC-Brasil/UNICAMP e seu uso no programa de curso do Bacharelado em Violão da Universidade Estadual de Campinas
Comunicação oral de Fabio Scarduelli, Carlos Fernando Fiorini (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O bambuco e o choro: uma análise comparativa a partir da perspectiva das práticas interpretativas
Dissertação de Mestrado de José Robinson Enciso Valencia (UNIRIO PPGM, 2015)
-
O caráter improvisatório na obra de Marco Pereira: o chorus e a cadenza
Comunicação oral de Rafael Thomaz, Fabio Scarduelli (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O ciclo das Quatro Valsas Venezuelanas Antonio Lauro: considerações para uma performance intelectualmente embasada
Comunicação oral de Gabriel Maciel de Andrade Nogueira, Marcelo Fernandes (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O Compositor em Cada um: Relatos sobre a Experiência de ensino do violão básico e da composição popular num âmbito não formal de ensino
Comunicação oral de Júlio César de Lima, Valéria Lázaro De Carvalho (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
O Concerto RV 199 de Antonio Vivaldi: uma transcrição para violão segundo os procedimentos utilizados por J. S. Bach no Concerto BWV 973
Dissertação de Mestrado de Marcelo Brombilla (UFG PPG-Música, 2013)
-
O contraponto das ideias de Murray Schafer e Henrique Pinto para o estudo e aprendizado do violão
Comunicação oral de William Pallazo Guimarães (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
O desafio de compor para violão e orquestra
Comunicação oral de Elodie Bouny (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco
Dissertação de Mestrado de Luiz Braz Franceschini Júnior (UFMG PPGMUS, 2014)
-
O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens
Dissertação de Mestrado de Daniel Córdova Christófaro (UFMG PPGMUS, 2010)
-
O ecletismo na obra para violão solo do compositor Ricardo Tacuchian, com ênfase nas peças Lúdica II e Evocando Manuel Bandeira.
Comunicação oral de Fabricio Ferreira da Silva, Ezequias Oliveira Lira (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
O emprego do Imalt como solução interpretativo-composicional em 3 obras autorais para violão
Dissertação de Mestrado de Alexandre Magno Abreu de Góes (UFRN PPGMUS, 2015)
-
O ensino coletivo de música no distrito de Ponta da Serra - Crato - CE: experiências pedagógicas em ensino coletivo de violão
Comunicação oral de Francisco Assis da Luz Oliveira, Geneilson Lino da Silva (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2013)
-
O ensino coletivo de violão nas escolas públicas de educação básica na cidade de Goiânia
Pôster de Luziene Ferreira de Sousa, Fábio Amaral da Silva Sá (SEMPEM, 2016)
-
O ensino coletivo de violão: uma experiência de aprendizagem cooperativa no Instituto Federal Fluminense
Dissertação de Mestrado de Victor Matos de Oliveira (UNIRIO PPGM, 2015)
-
O ensino do violão para iniciantes dialogando com o modelo artístico aberto de musicalização: estratégias possíveis
Comunicação oral de Fábio Carrilho Santos Barros (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
O estudo consciente e o desenvolvimento da performance violonística: olhares sobre um tema esquecido
Comunicação oral de Lucas Ferreira Piccoli, Ezequias Oliveira Lira (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
O idiomatismo composicional de Juarez Moreira no álbum Riva e transcrição comentada de quatro peças
Dissertação de Mestrado de Gustavo Bracher (UFMG PPGMUS, 2018)
-
O idiomatismo na obra para violão solo de Sebastião Tapajós
Dissertação de Mestrado de Ismael Lima do Nascimento (UNESP PPG-Música, 2013)
-
O idiomatismo presente na composição para violão solo “Samba Urbano” de Marco Pereira
Comunicação oral de Julio Cesar Moreira Lemos (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O material didático em aulas coletivas de violão como fonte de motivação e de crença de autoeficácia
Pôster de Marcelo Brazil (SEMPEM, 2013)
-
O músico e o professor: Entrevista com Mauricio Carrilho, professor na Escola Portátil de Música
Entrevista em periódico de Luciana Fernandes Rosa (MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, 2022)
-
O processo de composição aplicado ao violão solo em "Cueca" de Agustin Barrios, uma análise comparativa
Comunicação oral de Carlos Alfeu Guerra Gomes (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
O processo de digitação e dedilhado do tema Assisa a pie d'un salice da Rossiniana Op. 119 N. 01 de Mauro Giuliani
Comunicação oral de Ederaldo Sueiro Junior, Alisson Alipio (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastian Bach
Dissertação de Mestrado de Alisson Alípio (UFRGS PPGMUS, 2010)
-
O processo de geração de sentidos e sua importância para a transcrição de uma obra musical
Artigo em periódico de Victor Vale, Flavio Barbeitas (Revista Vórtex, 2020)
-
O processo de transcrição da Suíte 20 de Johann Jacob Froberger para Violão Solo
Dissertação de Mestrado de César Souza Funck (UFRGS PPGMUS, 2006)
-
O processo de transcrição para violão da peça Aragón (Suite Española Op.47) de Isaac Albéniz
Comunicação oral de Iury Cardoso (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O processo motor na Appassionata para violão de Ronaldo Miranda
Dissertação de Mestrado de Guilherme Augusto de Ávila (UFBA PPGMUS, 2007)
-
O recurso das fixações e a escola carlevariana de violão: Perspectivas interdisciplinares sobre a ação de mão direita
Dissertação de Mestrado de José Rui Fernandes Pedroso (UDESC PPGMUS, 2022)
-
O uso da scordatura para a execução no violão de obras compostas para alaúde barroco: transcrição e exemplos extraídos da obra de Silvius Leopold Weiss
Dissertação de Mestrado de Rafael Garcia Borges (UFRGS PPGMUS, 2007)
-
O uso de campanelas e ligados na Suite BWV 995 para alaúde como referência para a adaptação de articulações do repertório bachiano ao violão
Comunicação oral de Gustavo Silveira Costa (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
O uso do Glissom para expansão sonora do violão
Comunicação oral de Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da Cruz (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O vibrato no violão: aspectos qualitativos e quantitativos
Dissertação de Mestrado de Matheus Almeida Rodrigues (UFMG PPGMUS, 2014)
-
O violão de 8 cordas como instrumento acompanhador do canto popular brasileiro
Dissertação de Mestrado de Clidney de Amorim Couteiro (UFG PPG-Música, 2012)
-
O violão de Toninho Horta no disco “Sem Você”: aspectos técnicos de dois takes da canção “Ela é Carioca”
Artigo em periódico de Éder David Alves Fernandes, Raphael Ferreira da Silva (Revista Vórtex, 2019)
-
O violão e a música de câmara: os recursos idiomáticas nas transcrições do repertório da Camerata Madeiras Dedilhadas
Comunicação oral de Laís Domingues Fujiyama, Evandro Dotto (SEMPEM, 2016)
-
O violão na agenda musical carioca oitocentista
Artigo em periódico de Marcia Taborda (OPUS, 2019)
-
O violão na canção de câmara brasileira: um estudo de seus aspectos musicais e simbólicos
Dissertação de Mestrado de Cláudia Araújo Garcia (UFMG PPGMUS, 2011)
-
O violão na cidade de Goiânia: trajetória histórica, principais personagens
Dissertação de Mestrado de Fernanda Vasconcelos Furtado (UFG PPG-Música, 2016)
-
O violão na corte imperial
Comunicação oral de Marcia Ermelindo Taborda (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
O violão na formação do licenciando em música da UFRN: uma discussão sobre procedimentos de ensino violonístico para educadores musicais
Pôster de Jacó Silva Freire (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O violão nas escolas de música goianienses: processos identitários e interações culturais sob o foco do representacional
Dissertação de Mestrado de Renan Ribeiro Fonseca (UFG PPG-Música, 2019)
-
O violão nas universidades brasileiras: relatos docentes sob a perspectiva semiótica
Tese de Doutorado de Cleyton Vieira Fernandes (UNESP PPG-Música, 2017)
-
O violão no samba: um estudo etnográfico em Florianópolis
Dissertação de Mestrado de Natália dos Santos Livramento (UDESC PPGMUS, 2017)
-
O violão nos programas de pós-graduação e na sala de aula: amostragem e possibilidades
Tese de Doutorado de Gilson Uehara Gimenes Antunes (USP PPGMUS, 2012)
-
O Violão Oitocentista nos álbuns da Família Perdigão
Artigo em periódico de Guilherme Augusto de Ávila, Daniel L. Cerqueira, Joaquim Santos Neto (Revista Vórtex, 2020)
-
O violão popular na universidade: perfil histórico, principais interesses e expectativas profissionais dos estudantes
Artigo em periódico de Rafael Thomaz, Fabio Scarduelli (Revista Vórtex, 2016)
-
O violonismo e a canção de câmara brasileira
Dissertação de Mestrado de Lourival Lourenço Junior (UNESP PPG-Música, 2019)
-
Obra de Claudio Santoro para violão solo: contexto de criação, análise musical e sugestões técnico-interpretativas
Dissertação de Mestrado de Felipe Garibaldi de Almeida Silva (USP PPGMUS, 2014)
-
Observação da preparação de obras musicais em Conjuntos de Câmara: uma abordagem etnográfica
Comunicação oral de Marcos Matturro Foschiera (SIMPOM, 2014)
-
Oficina de violão: uma experiência de ensino e aprendizagem com alunos da educação básica
Comunicação oral de Paulo Yutaka Toyoshima Girata (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Oficinas de violão no PIBID: um estudo de caso na EMEF “EV/UFES”
Comunicação oral de Fernando Poltronieri Sarquis, Darcy Alcantara Neto (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Os 12 Estudos para violão de Francisco Mignone: um estudo de caso sobre a solução de problemas técnicos violonísticos
Tese de Doutorado de Cyro Mauricio Delvizio (USP PPGMUS, 2019)
-
Os desafios no processo ensino aprendizagem do Instrumento Violão em um curso de Licenciatura em Música a distância
Comunicação oral de Simone Lacorte Recôva (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Os dez estudos para violão de Radamés Gnattali: uma análise
Dissertação de Mestrado de Ubirajara Pires Armada Junior (USP PPGMUS, 2006)
-
Os fundamentos da interpretação musical: aplicabilidade nos 12 estudos para violão de Francisco Mignone
Dissertação de Mestrado de Flávio Apro (UNESP PPG-Música, 2004)
-
Parábola (1973): uma aproximação entre as ideias de Leo Brouwer e de Paul Klee
Dissertação de Mestrado de André Milagres (UNIRIO PPGM, 2015)
-
Parsimonious relations between Guitar Textural Proposals
Artigo em periódico de Bernardo Ramos Pinto, Pauxy Gentil-Nunes (Revista Vórtex, 2020)
-
Pedagogias abertas e o modelo artístico no ensino do violão para iniciantes
Dissertação de Mestrado de Fábio Carrilho Santos Barros (USP PPGMUS, 2017)
-
Pedro Cameron e sua atuação na música do Estado de São Paulo
Comunicação oral de Djalma de Campos G. Jr. (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Performance musical: uma proposta baseada no olhar teatral
Comunicação oral de Dayane Battisti (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Pesquisa sobre as possibilidades de toque do polegar: Estudo baseado nas escolas violonísticas de Ferdinando Carulli, Fernando Sor e Isaías Sávio
Comunicação oral de Felipe dos Anjos Afonso (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Ponteio nº1 para violão de Adelaide Pereira da Silva: uma análise estética
Comunicação oral de Mayara Amaral (SIMPOM, 2016)
-
Prelúdio n. 2 de Claudio Santoro para violão: a busca por uma escrita instrumental idiomática demonstrada através da análise musical
Comunicação oral de Felipe Garibaldi de Almeida Silva, Edelton Gloeden (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Prelúdio n. 2 de Claudio Santoro para violão: soluções interpretativas em diálogo com a análise musical
Comunicação oral de Felipe Garibaldi de Almeida Silva (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Prelúdio nº 3 de Heitor Villa-Lobos: considerações sobre um processo interpretativo
Artigo em periódico de Daniel Ribeiro Medeiros (Per Musi, 2015)
-
Preparação de uma edição crítica do primeiro movimento da peça Lúdica I para violão solo de Ricardo Tacuchian
Comunicação oral de Fernando Aguera, Fabio Scarduelli (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Preparação e planejamento de performace do violonista: estudo da obra Homenagem a Villa-Lobos op.46 de Marlos Nobre
Dissertação de Mestrado de Leonardo Casarin Kaminski (UFG PPG-Música, 2012)
-
Procedimentos intertextuais no Concerto para violão e orquestra: Aporia, III movimento (reinvenção)
Comunicação oral de Daniel Escudeiro (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Procedimentos Modais presentes no violão da peça Cego Aderaldo de Egberto Gismonti
Comunicação oral de Paulo José de Siqueira Tiné, Mario A. Patreze Junior (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Procedimentos rítmicos utilizados por Lula Galvão em “Sambou... sambou”, de João Donato: a influência de João Gilberto e Baden Powell
Comunicação oral de Victor Rocha Pólo (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
Processo de aprendizagem do violão no contexto do choro curitibano
Comunicação oral de João Fernando Bueno Matos de Almeida, Ana Paula Peters (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Processo de criação do intérprete: estudo de dedilhados na Aquarelle de Sérgio Assad
Dissertação de Mestrado de Cristiano Sousa dos Santos (UFBA PPGMUS, 2009)
-
Processo de transcrição de obras da vihuela para o violão
Comunicação oral de Felipe Damato de Lacerda (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Processos criativos colaborativos sobre a música de Jorge Peixinho (1940-1995): explorando o idiomatismo do violão e as potencialidades da eletrónica
Artigo em periódico de Pedro Baptista, Tiago Lestre, Pedro Rodrigues, Evgueni Zoudilkine (Revista Brasileira de Música, 2020)
-
Processos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assad
Dissertação de Mestrado de José Wellington Borges Araújo Júnior (UFRN PPGMUS, 2019)
-
Processos de aprendizagem do violão no contexto do choro em Curitiba
Dissertação de Mestrado de João Fernando Bueno Matos de Almeida (UFPR PPGMúsica, 2018)
-
Processos de elaboração de arranjos no trabalho do grupo Alma Brasileira Trio
Artigo em periódico de Celso Ribeiro Bastos Filho (Ictus, 2014)
-
Processos de ensino de violão em escolas livres de música: um estudo de caso das práticas pedagógicas de dois professores
Dissertação de Mestrado de Andrei Jan Hoffmann Uller (UDESC PPGMUS, 2012)
-
Projeto Orquestra de Violões nas Escolas: uma experiência de ensino coletivo de instrumento nas escolas da rede pública estadual de ensino do Espírito Santo
Artigo em periódico de Victor Matos de Oliveira (A Tempo, 2014)
-
Propostas de revisão da transcrição para duo de violões da obra Canhoto, de Radamés Gnattali
Artigo em periódico de Laís Domingues Fujiyama, Joel Carlos da Silva Viana Mendes (Revista Vórtex, 2013)
-
Recife Antigo de Francisco Araújo: revisões texturais pontuais para maior contraste entre as seções
Artigo em periódico de Maurício Orosco (Revista Vórtex, 2019)
-
Redes (in)visíveis na música instrumental de Belo Horizonte: o fortalecimento de um grupo de violonistas-guitarristas-compositores na cena musical da capital mineira
Comunicação oral de Daniel Menezes Lovisi (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Reelaborações para violão da obra bachiana: análise das versões de Francisco Tárrega e Pablo Marquez da Fuga BWV1001
Artigo em periódico de Sérgio Vitor de Souza Ribeiro (OPUS, 2014)
-
Reelaborações para violão da obra Bachiana: análise das versões de Franscisco Tárrega e Pablo Marquez da Fuga Bwv1001
Comunicação oral de Sérgio Vitor de Souza Ribeiro (SIMPOM, 2014)
-
Reelaborações para violão da obra de J.S.Bach: análise das versões de Francisco Tárrega e Pablo Marquez da fuga BWV1001
Dissertação de Mestrado de Sérgio Vitor de Souza Ribeiro (UNIRIO PPGM, 2014)
-
Referenciais para o ensino de violão na formação do musicoterapeuta
Dissertação de Mestrado de Levi Trindade Teixeira (UFG PPG-Música, 2010)
-
Regularidade e simultaneidade na técnica violonística de mão direita: uma abordagem quantitativa de arpejos, sons plaqué e tremolos
Dissertação de Mestrado de Lucas Nézio Malta (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Rememórias opus 79 para violão solo de Marlos Nobre: um processo criativo
Dissertação de Mestrado de Fernando Ferreira Batista (UFRN PPGMUS, 2017)
-
Reminiscências op. 78 de Marlos Nobre: um estudo técnico e interpretativo
Dissertação de Mestrado de João Raone Tavares da Silva (UFBA PPGMUS, 2007)
-
Resenha crítica do livro Escuela de la Guitarra: Exposición de la teoría instrumental de Abel Carlevaro
Resenha em periódico de Aluísio Coelho Barros (Revista Vórtex, 2014)
-
Review: Marianne Tansman's La guitare dans la vie d'Alexandre Tansman (2018)
Resenha em periódico de Luigi Gomes Brandão, Marcos Holler (Revista Vórtex, 2019)
-
Ritmo de frase e expressividade no Estudo op. 6, n.8, de Fernando Sor
Artigo em periódico de Felipe Augusto Vieira da Silva (Revista Vórtex, 2020)
-
Sérgio Assad: sua linguagem estético-musical através da análise de Aquarelle para violão solo
Dissertação de Mestrado de Thiago Chaves de Andrade Oliveira (USP PPGMUS, 2009)
-
Sevilla de Isaac Albéniz: estudo comparativo entre transcrições históricas e realização de versão própria
Comunicação oral de Iury Cardoso, Edelton Gloeden (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Sonata III (1927) de Manuel María Ponce: reflexões sobre a técnica violonística para uma interpretação
Dissertação de Mestrado de Alexandre Souza Simon (UNIRIO PPGM, 2017)
-
Sonata nº 1 para Guitarra (1967) de Carlos Guastavino – Interpretação entre o folclórico e o erudito
Comunicação oral de Marcos Matturro Foschiera, Flávio Terrigno Barbeitas (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Técnicas estendidas para violão: hibridização e parametrização de maneiras de tocar
Dissertação de Mestrado de Daniel Murray Santana de Vasconcellos (Unicamp PPG Música, 2013)
-
Teoria da digitação: um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão
Tese de Doutorado de Alisson Cardoso Monteiro Alípio (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Terra dos Pássaros: a permanência de elementos da contracultura na produção de Toninho Horta nos anos de 1970
Artigo em periódico de Thaís Lima Nicodemo, Rafael dos Santos (Per Musi, 2014)
-
The civilizing process and the decline of the viola in Rio de Janeiro
Artigo em periódico de Renato Moreira Varoni de Castro (Música Hodie, 2019)
-
The influence of Chopin on Villa-Lobos: Hommage à Chopin, Mazurka-Choro, and arrangements for cello
Artigo em periódico de Lars Hoefs (Debates, 2020)
-
Tipologias do gesto corporal: revisão da literatura e proposta para a análise de performances violonísticas
Comunicação oral de Bruno Madeira, Fabio Scarduelli (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Toada e Baião para violão solo do compositor Edvaldo Cabral: Aspectos Interpretativos
Comunicação oral de Ezequias Oliveira Lira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Toccata em Rítmo de Samba n. 1 para violão de Radamés Gnattali: peculiaridades estilísticas e processos de hibridação cultural
Comunicação oral de Valdemar Alves Silva, Magda de Miranada Clímaco (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Towards a classificatory organology of the viola and the violão in nineteenth-century Rio de Janeiro
Artigo em periódico de Renato Moreira Varoni de Castro (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Towards Overcoming the Guitar’s Color Research Gap
Artigo em periódico de Rita Torres (Revista Vórtex, 2014)
-
Transcrição do Prelúdio 3, dos cinco prelúdios para piano de Shostakovich: soluções técnico-interpretativas
Comunicação oral de Theo de Blasis (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Transcrições para violão: soluções técnico-musicais para interpretação de obras selecionadas de Claude Debussy e Maurice Ravel
Dissertação de Mestrado de Diogo Salmeron Carvalho (USP PPGMUS, 2012)
-
Transcrições para voz e violão das canções de Alberto Nepomuceno: traduzindo um nacionalista romântico
Comunicação oral de Flavio Barbeitas, Luciana Monteiro de Castro (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Transferência de gesto em composições para violão: as relações entre fonte primária, compositor e intérprete
Tese de Doutorado de Marcelo Cazarotto Brombilla (UFPR PPGMúsica, 2021)
-
Transição técnica e habitus dos cordofones dedilhados europeus
Artigo em periódico de Nicolas de Souza Barros (Debates, 2015)
-
Um estudo sobre a digitação a partir da peça Caleta El Membrillo para violão de Guillermo Rifo
Dissertação de Mestrado de Nahuel Romero Paschero (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Um estudo sobre a formação e atuação do professor de violão em Santa Catarina
Dissertação de Mestrado de Marcos Antônio de Araújo Figueredo (UDESC PPGMUS, 2013)
-
Um estudo sobre as crenças de autoeficácia no ensino coletivo de violão
Dissertação de Mestrado de Dayane Battisti (UFPR PPGMúsica, 2016)
-
Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina
Dissertação de Mestrado de Stanley Levi Nazareno Fernandes (UFMG PPGMUS, 2014)
-
Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak
Tese de Doutorado de Filipe Almeida Malta (UFMG PPGMUS, 2021)
-
Uma valsa para violão solo no Museu da Música de Mariana
Comunicação oral de André Guerra Cotta (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Variações sobre Juazeiro, uma contribuição para o repertório de música de concerto na perspectiva do recital didático
Comunicação oral de José Wellington Borges Araújo Júnior, Jorge José Ferreira de Lima Alves (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Variazioni attraverso i secoli, op 71 de Mário Castelnuovo-Tedesco: um estudo sobre a história da forma Tema e Variações no repertório violonístico
Dissertação de Mestrado de José Henrique Rosa de Campos (UNESP PPG-Música, 2008)
-
Violão e educação musical: por uma metodologia de musicalização com o violão
Dissertação de Mestrado de Valmir Antônio de Oliveira (UFRJ PPGM, 2013)
-
Violão e identidade nacional: a “moral” do instrumento
Artigo em periódico de Carlos Fernando Elias Llanos (Revista da Tulha, 2016)
-
Violão no século XIX: um estudo centrado no jornal
Artigo em periódico de Gabriel de Aguiar Ammirati (Música em Foco, 2022)
-
Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana
Tese de Doutorado de Marcos Matturro Foschiera (UFMG PPGMUS, 2019)
-
Violão Suzuki: procedimentos técnicos abordados no primeiro volume e a sua relação com a escola Carlevariana
Artigo em periódico de Felipe dos Anjos Afonso, Fernando Aguera (Revista Vórtex, 2020)
-
Violão-Canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil
Dissertação de Mestrado de Francisco Saraiva da Silva (USP PPGMUS, 2013)
-
Yanomami, de Marlos Nobre: Um drama indígena na sala de concerto
Dissertação de Mestrado de André Franzoni Alexandre (UDESC PPGMUS, 2017)