Palavra-chave: Práticas interpretativas
56 resultados.
-
“Brasileiro”: uma reflexão acerca do nacional em música
Artigo em periódico de José Maurício Valle Brandão (Ictus, 2014)
-
“Cantata para louvor e glória”, de Cleide Dorta Benjamim: preparo para a execução
Dissertação de Mestrado de Gerônimo Brito Vieira (UFRN PPGMUS, 2015)
-
"Variações sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros"para quinteto de sopros, de Ronaldo Miranda: uma abordagem interpretativa através da experiência camerística e proposta de edição
Pôster de Ivan Ferreira do Nascimento (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A clarineta como expressão de interculturalidades: um estudo de multicasos
Tese de Doutorado de Pedro Paes de Carvalho (UNIRIO PPGM, 2022)
-
A contribuição de Furio Franceschini e Martin Braunwieser para o canto coral artístico em São Paulo: práticas interpretativas de música europeia, com ênfase na Paixão Segundo São João de J. S. Bach
Dissertação de Mestrado de Ana Paula dos Anjos Gabriel (USP PPGMUS, 2016)
-
A gaita dos cabocolinhos e seus reflexos nas obras de compositores brasileiros
Tese de Doutorado de Alexandre Johnson dos Anjos (UNIRIO PPGM, 2013)
-
A metáfora como recurso expressivo na Sonata no. 1 para violino e piano de Almeida Prado
Artigo em periódico de Luciana de Araújo Caixeta, Fernando Corvisier (Revista da Tulha, 2019)
-
A obra para violão de Maurício Orosco: uma abordagem analítica, interpretativa, técnica e idiomática de peças selecionadas
Dissertação de Mestrado de Bruno Madeira (Unicamp PPG Música, 2013)
-
A pesquisa em práticas interpretativas: estudos recentes nas universidades estaduais paulistas
Dissertação de Mestrado de Cláudia Elena Siste (USP PPGMUS, 2009)
-
A pesquisa em técnica vocal, voz e canto em Práticas Interpretativas no Brasil: análise dos resumos das dissertações
Artigo em periódico de Fábio Miguel, Lucas Gonçalves Moutinho, Luís Guilherme Anselmi, Silvio Fernando Janson, Willian Gomes Pedrozo (Revista Vórtex, 2015)
-
A teoria da reprodução musical de Theodor Adorno e o legado da tradição vienense: uma introdução
Tese de Doutorado de Frank Michael Carlos Kuehn (UNIRIO PPGM, 2010)
-
Análise e interpretação de nove peças do repertório carioca para conjuntos de flautas transversas
Dissertação de Mestrado de Maria Carolina de Lima Cavalcanti (UNIRIO PPGM, 2008)
-
Aspectos analítico-interpretativos e a estética armorial no concertino em lá maior para violino e orquestra de cordas, de Clóvis Pereira
Dissertação de Mestrado de Marina Tavares Zenaide Marinho (UFPB PPGMUS, 2010)
-
Aspectos interpretativos da messa di voce na obra do Padre José Maurício Nunes Garcia
Comunicação oral de Diego de Almeida Pereira, Mônica Pedrosa de Pádua (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Aspectos interpretativos da Sonata op. 110 de Beethoven
Dissertação de Mestrado de Erika Maria Ribeiro (USP PPGMUS, 2009)
-
Aspectos sobre a Modinha e a influência do Bel Canto em sua interpretação
Comunicação oral de Adriana Xavier de Almeida (SIMPOM, 2014)
-
Aspectos técnico-vocais e interpretativos do Bel Canto do Século XIX presentes nas Sei Ariette, Op. 95, de Mauro Giuliani
Dissertação de Mestrado de Daiana de Oliveira Melo (UFMG PPGMUS, 2015)
-
Bagatelas op. 119 de Beethoven: um estudo interpretativo
Dissertação de Mestrado de Flávia Figueira da Silva (USP PPGMUS, 2012)
-
Concertino, de Francisco Mignone para fagote e piano: considerações interpretativas no 1º movimento
Comunicação oral de Aloysio Moraes Rego Fagerlande, Ana Paula da Matta Machado Avvad (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Concertino, de Francisco Mignone, para fagote e piano: considerações interpretativas no 2º movimento
Painel/Simpósio de Aloysio Moraes Rego Fagerlande, Ana Paula da Matta Machado Avvad (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Dedilhado pianístico e suas relações com princípios técnicos e musicais
Dissertação de Mestrado de Antonio Carlos de Oliveira Junior (UNESP PPG-Música, 2013)
-
Early Music, Notation and Performance an interview with Clive Brown
Entrevista em periódico de Marcus Held, Clive Brown (Per Musi, 2022)
-
Estudo comparativo de quatro versões de Julian Bream do “Nocturnal” de Benjamin Britten
Artigo em periódico de Bruno Madeira (Revista Vórtex, 2022)
-
Francisco Mignone, o intérprete: estudo de aspectos do seu estilo interpretativo por meio da análise de gravações
Comunicação oral de Fernando Araújo (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Furio Franceschini (1880-1976) e Martin Braunwieser (1901-1991) no Brasil: um levantamento inicial do repertório coral europeu difundido por regentes estrangeiros em São Paulo
Comunicação oral de Ana Paula dos Anjos Gabriel, Susana Cecília Igayara-Souza (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Gravações comparadas do Noturno para flauta e piano de Nivaldo Ornelas: um estudo interpretativo
Comunicação oral de David Ganc (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Grupo Música Nova da UFRJ: sua história e a utilização do trombone na criação e prática da música contemporânea no Rio de Janeiro.
Tese de Doutorado de João Luiz Fernandes Areias (UNIRIO PPGM, 2022)
-
Julian Bream em revisão: tradução da entrevista concedida a Jim Ferguson, publicada na revista Guitar Player em junho de 1990
Entrevista em periódico de Luciano Morais (OPUS, 2021)
-
Leitura à Primeira Vista ao Violão: três estudos de caso em diferentes contextos acadêmicos com estudantes e violonistas profissionais
Tese de Doutorado de Eduardo Vagner Soares Pastorini (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
O Caprípede Castanho do compositor Danilo Guanais: uma perspectiva interpretativa para música armorial
Dissertação de Mestrado de João Batista da Silva (UFRN PPGMUS, 2021)
-
O estudo do piccolo pelo flautista: diferenças de abordagens técnicas com fins interpretativos
Dissertação de Mestrado de Stefânia Coppo Ribeiro Benatti (UFG PPG-Música, 2017)
-
O frevo-de-rua no Recife: características socio-histórico-musicais e um esboço estilístico-interpretativo
Dissertação de Mestrado de Ayrton Müzel Benck Filho (UFBA PPGMUS, 2008)
-
O oratório “Candomblé” de José Siqueira: do ritual religioso à obra de arte universal
Artigo em periódico de José Vianey Santos (Revista Brasileira de Música, 2020)
-
O Piano no Maranhão: uma pesquisa artística
Tese de Doutorado de Daniel Lemos Cerqueira (UNIRIO PPGM, 2019)
-
O regente-arranjador e a circulação do repertório de arranjos nos coros brasileiros
Tese de Doutorado de Carolina Andrade Oliveira (USP PPGMUS, 2017)
-
O resto é conversa: vanguardismo conservador na obra para fagote de Francisco Mignone
Painel/Simpósio de Carlos Henrique Bertão (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
O Stabat Mater de Karol Szymanowski: escrita, instrumentação e a consequente escolha do coro apropriado para sua execução
Comunicação oral de Claudia Jennings, Carlos Fiorini (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O vibrato no violoncelo um estudo sistemático aplicado à performance
Artigo em periódico de Henrique Lucena, William Teixeira (Orfeu, 2022)
-
Obras para trompa compostas por Marcílio Onofre e Orlando Alves: características técnico-interpretativas e direcionamentos pedagógicos
Dissertação de Mestrado de Robson Gomes da Silva (UFRN PPGMUS, 2018)
-
Os parâmetros expressivos na execução ao cravo e suas abordagens: um estudo sobre a expressividade cravística
Tese de Doutorado de Nivia Gasparini Zumpano (Unicamp PPG Música, 2013)
-
Poesia, drama e música na interpretação da canção de câmara "Retrato" de Ronaldo Miranda com poesia de Cecília Meireles
Comunicação oral de Gisele Pires de Oliveira Mota (SEMPEM, 2014)
-
Práticas interpretativas nas Variações em Fá menor de Joseph Haydn
Comunicação oral de Fernando Crespo Corvisier, Gladys de Pádua (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Práticas interpretativas, performance musical, processos criativos: mais uma reflexão sobre o intérprete na academia
Artigo em periódico de Daniel Lemos Cerqueira (Orfeu, 2022)
-
Processos de elaboração de arranjos no trabalho do grupo Alma Brasileira Trio
Artigo em periódico de Celso Ribeiro Bastos Filho (Ictus, 2014)
-
Proposta de construção da performance da obra "Milindô" para trompa e piano, do compositor Liduino Pitombeira
Dissertação de Mestrado de Maria da Conceição Silva (UFRN PPGMUS, 2021)
-
Quatro Peças Brasileiras – Toada - para quarteto de fagotes (1983) de Francisco Mignone: proposta de edição crítica
Comunicação oral de Raquel Carneiro, Aloysio Moraes Rego Fagerlande (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Quatro Peças Brasileiras (Nazareth), para quarteto de fagotes, de Francisco Mignone: questões para uma edição crítica
Painel/Simpósio de Raquel Santos Carneiro, Aloysio Moraes Rego Fagerlande (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Quatro Peças Brasileiras, de Francisco Mignone: considerações interpretativas na peça Maxixando nas versões para piano solo e quarteto de fagotes
Comunicação oral de Ana Paula da Matta Machado Avvad, Aloysio Moraes Rego Fagerlande (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Revisitando “O´Kinimbá”
Artigo em periódico de Sérgio Anderson de Moura Miranda, Andrea Albuquerque Adour da Camara (Revista Brasileira de Música, 2017)
-
Rogósânti de James Wood: aspectos relativos à análise em uma primeira abordagem
Artigo em periódico de Eliana C. M. G. Sulpício, Ricardo Bologna (Revista da Tulha, 2015)
-
Seresta, de Francisco Mignone, para fagote e piano: considerações interpretativas
Recital-conferência de Aloysio Moraes Rego Fagerlande, Ana Paula da Matta Machado Avvad (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Suíte Nº 1 para violoncelo solo de Max Reger e a escrita de J.S. Bach: relações de dependência e identidade de linguagem
Artigo em periódico de Ângela Maria Ferrari, Felipe Avellar de Aquino (Per Musi, 2015)
-
Taffanel e Dutilleux: possíveis aspectos intertextuais em duas obras para flauta transversal e piano
Dissertação de Mestrado de Fabiane César de olveira (UFRGS PPGMUS, 2019)
-
Técnicas estendidas da música contemporânea: o regente como mediador do processo interpretativo
Dissertação de Mestrado de Leandro Fernandes de Oliveira (UFRN PPGMUS, 2017)
-
Trio op. 97, “Arquiduque”, de Beethoven: um estudo sobre sua interpretação
Tese de Doutorado de Viviane Bodaczny Taliberti (USP PPGMUS, 2015)
-
Uma investigação dos aspectos fisiológicos, didáticos, estéticos e interpretativos da Messa di Voce
Dissertação de Mestrado de Diego de Almeida Pereira (UFMG PPGMUS, 2014)