A ressignificação de enunciados da canção na perspectiva do ouvinte/ analista: caso “Loucos de Cara” no contexto Brasil 2013-2014 – Amplificar

A ressignificação de enunciados da canção na perspectiva do ouvinte/ analista: caso “Loucos de Cara” no contexto Brasil 2013-2014

Resumo

O universo da canção ultrapassa fronteiras de tempo-espaço, sujeito, portanto, torna-se aberto a ressignificações e reinterpretações em outros momentos históricos. Tal tendência se consubstancia no âmbito da canção pelo viés do conteúdo presente nos seus enunciados. O presente trabalho observa a possibilidade da canção de reinventar-se partindo da perspectiva do ouvinte. A partir da audição da canção “Loucos de Cara” de Kleiton Ramil e Vitor Ramil, composta nos anos oitenta do século passado e regravada em 2013, tais perspectivas de releituras foram se delineando quando seus conteúdos foram  associados ao comportamento dos jovens e da população em geral frente às novas realidades sociais do Brasil ocorridas desde junho de 2013. A trajetória metodológica a ser utilizada virá apoiar abordagens ligadas à releituras e ressemantizações dos enunciados presentes na canção «Loucos de Cara» a partir da perspectiva do ouvinte/analista em determinado contexto histórico. Nessa perspectiva a canção propicia associações com uma espécie de “canção crítica” que surge, segundo Naves (2010, p. 110) em um momento de “substituição de uma retórica utópica por uma estética do aqui agora”.

The universe of song overtakes the time, space and subject’s borders. Therefore, it is open to resignification and reinterpretation in others historical contexts. Such tendency is present in the world of song in the ways of the content in these enunciations. The actual work observes what are the possibilies for the song to reinvent itself, by the perspective of the listener. From the audition of the song “Loucos de Cara” by Kleiton Ramil and Vitor Ramil, composed during the eighties of the last century and recorded again in 2013. Such ways of re-reading were been designed when their contents were associated with the behaviour of youngers and the general population in front of the new social reality of Brazil, risen since June 2013. The methodological path used will support the approaches about the re-reading and the resignifications of the enunciations in the song “Loucos de Cara” from the perspective of the listener/analyst in the specific historical context. In this way the song provides associations with a kind of “critical song” that shows up, according to Naves (2010:110) in the moment of the “substitution of the utopic rhetorical by the aesthetics of the present (here and now)”.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.