Palavra-chave: Canção
57 resultados.
-
“No coração, minha terra, no coração do Brasil”: Tocantins, discursos identitários, canções
Artigo em periódico de Heitor Martins Oliveira (Orfeu, 2016)
-
A "Havana" de Camila Cabello: um estudo da canção, videoclipe e representações latino-americanas
Artigo em periódico de Igor Lemos Moreira (Orfeu, 2019)
-
A atividade de Tom Zé durante o ostracismo: experimentando às margens da grande indústria
Comunicação oral de Guilherme Araújo Freire (SIMPOM, 2014)
-
A Canção como Antropologia
Comunicação oral de Allan de Paula Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A canção como parte da narrativa e o papel do autor-produtor musical na minissérie Anos Rebeldes (1992)
Comunicação oral de Andre Checchia Antonietti, Claudiney Rodrigues Carrasco (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A canção de Benjamin Barreto da Silva Araújo - resgate da obra vocal de um compositor brasileiro
Comunicação oral de Lenine Alves dos Santos (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A canção Todo o Sentimento de Chico Buarque e Cristóvão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical
Dissertação de Mestrado de Márcio Ronei Cravo Soares (UFMG PPGMUS, 2007)
-
A canção tropicalista: um percurso crítico
Dissertação de Mestrado de Pedro Henrique Dutra Martins Rocha Elias (UFMG PPGMUS, 2015)
-
A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960
Tese de Doutorado de Sergio Augusto Molina (USP PPGMUS, 2014)
-
A contribuição das compositoras brasileiras à canção e ao feminismo: entrevista com Carô Murgel
Entrevista em periódico de Eliana M. de A. Monteiro da Silva (Revista Música, 2019)
-
A distopia como aceno a uma estética do lapso em canções do Radiohead
Tese de Doutorado de Pedro Henrique Dutra Martins Rocha Elias (UFMG PPGMUS, 2019)
-
A erotização do imaginário do pop-rock brasileiro nas canções de Rita Lee
Artigo em periódico de Sílvio A. L. Anaz (Música Popular em Revista, 2014)
-
A experiência multissensorial e a interpretação musical: um estudo do ciclo Portinari de João Guilherme Ripper
Dissertação de Mestrado de Sheila Regiane Franceschini (UNESP PPG-Música, 2010)
-
A inter-relação entre texto e música em seis canções para voz e violão de Willy Corrêa de Oliveira
Comunicação oral de Gilson Antunes (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A marginalidade estratégica de Tom Zé: tensionando cânones e padrões da MPB
Comunicação oral de Guilherme Araujo Freire (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A relação entre texto e música nas canções de Frederico Richter
Dissertação de Mestrado de Carla Domingues Batista (UDESC PPGMUS, 2010)
-
A ressignificação de enunciados da canção na perspectiva do ouvinte/ analista: caso “Loucos de Cara” no contexto Brasil 2013-2014
Comunicação oral de Ana Lúcia Fontenele (MusiMid, 2014)
-
A sagração da Portela: música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
Artigo em periódico de Mauricio Ernica, Sergio Molina (Per Musi, 2016)
-
A transformação dos tipos de escuta e o processo de sedimentação/diluição de cânones musicais
Comunicação oral de Laura Figueiredo Dantas, Heloísa de Araújo Duarte Valente (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Acaso ou contexto? Considerações sobre a consagração de Tom Zé no mercado internacional
Comunicação oral de Guilherme Araujo Freire (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Alegria, alegria: uma proposta de análise
Comunicação oral de Pedro Martins (SIMPOM, 2016)
-
Análise semiótica do comportamento vocal em Caetano Veloso na canção "Onde Andarás"
Comunicação oral de Clênio de Moura Abreu (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Bossa Nova: de canção a trilha
Artigo em periódico de Elisabete Alfeld, Carmen Lúcia José (Sonora, 2013)
-
Canção como gênero multimodal: um estudo no ciclo Volare
Artigo em periódico de Tadeu Moraes Taffarello, Maria Cristina de Moraes Taffarello (Per Musi, 2021)
-
Considerações sobre o álbum de canções: uma proposta de delimitação do objeto teórico e um exemplo de análise de sequenciamento de canções
Comunicação oral de Matheus Mafra (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Crítica da sociedade de consumo e do moralismo ideológico da ditadura militar em Grande liquidação de Tom Zé
Comunicação oral de Guilherme Araújo Freire (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Do Lamento à Paródia: considerações histórico-musicais da canção “Chão de Estrelas”
Painel/Simpósio de Daniela Vieira dos Santos (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Ensaio sobre a presença da Filosofia e poesia na canção de Noel Rosa
Artigo em periódico de José Eduardo Costa Silva (Orfeu, 2021)
-
Experimentação e ressignificação de elementos composicionais do Clube da Esquina no processo de criação de dois arranjos vocais
Artigo em periódico de Carlos Roberto Ferreira Menezes Junior, Marco Antonio da Silva Ramos (Orfeu, 2020)
-
Experimentalismo, sátiras e metrópole nas doze canções do disco Grande liquidação, de Tom Zé
Artigo em periódico de Guilherme Araújo Freire (OPUS, 2014)
-
Facetas da canção de Aldir Blanc, o “ourives do palavreado”
Artigo em periódico de Luis Eduardo Veloso Garcia (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Ganga-Zumbi: análises e perspectivas sobre a canção
Artigo em periódico de Pedro de Grammont e Souza (Revista da Tulha, 2019)
-
Memórias compostas: narrativas de cantoras compositoras no Rio de Janeiro
Dissertação de Mestrado de Luisa Damaceno de Lacerda (UNIRIO PPGM, 2017)
-
Muitas notas vão entrar, mas a base é uma só: recorrências no processo composicional de Tom Jobim
Tese de Doutorado de Clairton Rosado Teixeira (UFRGS PPGMUS, 2018)
-
O "Pierrot" de Debussy: comentários analítico-interpretativos
Comunicação oral de Alzeny Nelo de Farias, Durval Cesetti (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do Partido dos Trabalhadores
Artigo em periódico de Guilherme Leonardo Araujo (Música em Contexto, 2018)
-
O despertar para uma nova vocalidade
Tese de Doutorado de Maria Cecilia de Oliveira (USP PPGMUS, 2013)
-
O espírito da canção: ensaio de interpretação a partir da obra de Mário de Andrade
Dissertação de Mestrado de Luciana Barongeno (USP PPGMUS, 2007)
-
O pensamento brasileiro sobre a canção no Brasil: uma proposta de estudo
Comunicação oral de Heverson Nogueira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O pulo do gato da indústria da cultura
Artigo em periódico de Cristina M. Emboaba da C. J. de Camargo (Revista da Tulha, 2017)
-
O texto das canções interpretadas no filme As Canções (2001), de Eduardo Coutinho, e um (breve) retrato da sociedade brasileira
Artigo em periódico de Daniel Cristiano Santos (Revista da Tulha, 2020)
-
O Verbo Entoado: Uma breve reflexão sobre a palavra cantada e seus desdobramentos
Artigo em periódico de Jorge Fernando Barbosa do Amaral (Revista Música, 2020)
-
Ofélia, poemeto lírico de Henrique Oswald: confluências entre música e texto
Dissertação de Mestrado de Cássia Paula Fernandes Bernardino (USP PPGMUS, 2009)
-
Onde nosso amor nasceu (coleção Canções típicas brasileiras nº 13), Manuscrito P3015, Coleção Mozart Araújo, CCBB-RJ, de Heitor Villa-Lobos
Edição crítica em periódico de Manoel Aranha Corrêa do Lago (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Os diferentes usos da canção nos seriados dirigidos por Daniel Filho
Comunicação oral de Andre Checchia Antonietti, Claudiney Rodrigues Carrasco (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Os elementos composicionais do Clube da Esquina como alimentadores de processos criativos de arranjos vocais de canções populares brasileiras
Tese de Doutorado de Carlos Roberto Ferreira de Menezes Junior (USP PPGMUS, 2016)
-
Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções
Dissertação de Mestrado de Evandro Botti de Cerqueira (UFBA PPGMUS, 2013)
-
Percursos da música na cibercultura: o caso de “A Mancha” de Lenine
Artigo em periódico de Maura Penna (Música Popular em Revista, 2014)
-
Pierrot Lunaire e o Dante Negro: Um ciclo de canções para voz e grupo de câmara
Dissertação de Mestrado de Silvio Mansani da Silva (UDESC PPGMUS, 2021)
-
Poesia e composição na canção: estudo analítico dos Três Cantos de Hilda Hilst (2002) de Almeida Prado e de canções do álbum Poesia Paulista (1998) de Achille Picchi, Eduardo Guimarães Álvares e José Augusto Mannis; composição comentada da canção A Casa do Tempo Perdido (2008) de Diogo Lefèvre
Dissertação de Mestrado de Diogo Lefèvre (UNESP PPG-Música, 2008)
-
Racionalização dos meios de atuação na indústria cultural e a produção cancionista experimental da década de 1970
Comunicação oral de Guilherme Araújo Freire (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Seis canções de Alberto Nepomuceno: uma análise das relações entre texto e música
Dissertação de Mestrado de Adélia Issa Gloeden (USP PPGMUS, 2012)
-
Tom Zé e o contra discurso do anti-herói: crítica e desconstrução da canção da MPB em Todos os olhos
Artigo em periódico de Guilherme Araujo Freire (Música Popular em Revista, 2018)
-
Villa-Lobos cancionista: as letras na "Ária" da Bachianas Brasileiras nº 5
Artigo em periódico de Pedro de Grammont e Souza (Revista Música, 2019)
-
Villa-Lobos: Onde nosso amor nasceu (coleção Canções típicas brasileiras nº 13), Manuscrito P3015, Coleção Mozart Araújo, CCBB-RJ
Edição crítica em periódico de Manoel Aranha Corrêa do Lago (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Violão-Canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil
Dissertação de Mestrado de Francisco Saraiva da Silva (USP PPGMUS, 2013)
-
Volare: poemas de Sônia Cintra
Partitura em periódico de Tadeu Moraes Taffarello (Per Musi, 2021)