Palavra-chave: Música popular brasileira
92 resultados.
-
“Outra vez”, samba-canção e bossa nova
Painel/Simpósio de Walter Garcia (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
“Uma festa de argentinos e brasileiros”: diálogos sonoros entre Pixinguinha, Francisco Canaro e a Orquestra Típica Andreoni na década de 1920
Artigo em periódico de Pedro de Moura Aragão (Orfeu, 2021)
-
"O gato", da sala de aula para as ruas: uma pesquisa teórico-prática sobre a canção popular brasileira
Comunicação oral de Walter Garcia (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A abordagem da música popular brasileira nos materiais didáticos para instrumentos de metais: perspectivas para o ensino de trompa
Comunicação oral de Radegundis Feitosa (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
A canção Todo o Sentimento de Chico Buarque e Cristóvão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical
Dissertação de Mestrado de Márcio Ronei Cravo Soares (UFMG PPGMUS, 2007)
-
A construção da sonoridade da Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco através das memórias e vivências de seus músicos
Comunicação oral de Alice Emanuele da Silva Alves (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A contribuição das compositoras brasileiras à canção e ao feminismo: entrevista com Carô Murgel
Entrevista em periódico de Eliana M. de A. Monteiro da Silva (Revista Música, 2019)
-
A desumanização social: a nostalgia crítica de Milton Nascimento
Artigo em periódico de Vinícius José Fecchio Gueraldo (Música Popular em Revista, 2018)
-
A gravadora Elenco de Aloísio de Oliveira: Distinção simbólica e a busca por autonomia artística no mercado
Comunicação oral de Guilherme Araújo Freire (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A Harmonia tonal de Schoenberg: uma proposta para a análise, realização e composição de lead sheets
Artigo em periódico de Fabiano Araújo, Fausto Borém (Per Musi, 2013)
-
A interpretação de “Desafinado” pelo grupo Tamba Trio
Painel/Simpósio de Maria Beatriz Cyrino Moreira (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A linguagem idiomática da guitarra de Toninho Horta: concepções harmônicas na música instrumental
Dissertação de Mestrado de Leandro Alves do Carmo (UFMG PPGMUS, 2017)
-
A modernização do Baião: aspectos composicionais e interpretativos da obra de Dominguinhos
Dissertação de Mestrado de Rodrigo Zolet Pereira (UnB PPGMUS, 2021)
-
A modinha que não sai de moda
Artigo em periódico de Magda Belloti (Revista Brasileira de Música, 2019)
-
A obra musical de Guinga: características estéticas e culturais do CD Noturno Copacabana
Dissertação de Mestrado de Paulo Barros Vieira Filho (UFPB PPGMUS, 2014)
-
A obra Ping-Pong para piano de Carolina Cardoso de Menezes
Comunicação oral de Maria Teresa Madeira (SIMPOM, 2014)
-
A ocorrência do “elemento pedal” e seu uso como elemento guia da estruturação harmônica no repertório do Clube da Esquina nos anos de 1967 a 1979.
Comunicação oral de Carlos Roberto Ferreira de Menezes Júnior (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A produção do selo Festa e a dinâmica do mercado fonográfico na década de 1950
Comunicação oral de Guilherme Araújo Freire (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A ressignificação de enunciados da canção na perspectiva do ouvinte/ analista: caso “Loucos de Cara” no contexto Brasil 2013-2014
Comunicação oral de Ana Lúcia Fontenele (MusiMid, 2014)
-
A técnica de arco na música popular brasileira: análise de sua aplicação nas gravações de Fafá em Hollywood, por Nicolas Krassik e de Samba de Uma Nota Só, por Jaques Morelenbaum
Comunicação oral de Eliézer Isidoro, Raquel Rohr, Fausto Borém (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A Textura no Arranjo Vocal de Música Popular Brasileira
Comunicação oral de Rogério Carvalho (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A transitividade do samba: uma análise interdisciplinar
Artigo em periódico de Walter Garcia (OPUS, 2021)
-
A trilha musical de Tristezas não pagam dívidas - composições de Guerra-Peixe e canções de carnaval
Comunicação oral de Sandra Cristina Novais Ciocci Ferreira, Claudiney Rodrigues Carrasco (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Ambiguidade e presentificação no arranjo de Rogério Duprat para a gravação tropicalista de ‘Não identificado’ por Gal Costa (1969)
Artigo em periódico de Jonas Soares Lana (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Análise dos aspectos estilísticos da música e da performance de João Donato
Comunicação oral de Márcio de Oliveira Silva, Sergio Nogueira Mendes, Juliana Rocha de Faria Silva (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
As práticas de ensino e aprendizagem do Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro (GEV-RJ)
Comunicação oral de Clara Sandroni (SIMPOM, 2014)
-
Banda Pequi: a formação dos integrantes através da prática de música popular
Dissertação de Mestrado de Jarbas Cavendish Seixas (UFG PPG-Música, 2018)
-
Brasil de todos os cantos: programas radiofônicos musicais do Projeto Minerva pelo radialista J. da Silva Vidal na Rádio Bandeirantes de São Paulo
Dissertação de Mestrado de Cibele Lauria Silva (UFMG PPGMUS, 2011)
-
Chiquinha Gonzaga e o Maxixe
Dissertação de Mestrado de Carla Crevelanti Marcílio (UNESP PPG-Música, 2009)
-
Chorando Baixinho de Abel Ferreira: aspectos interpretativos do clarinetista compositor e do clarinetista Paulo Sérgio Santos
Dissertação de Mestrado de Wagno Macedo Gomes (UFMG PPGMUS, 2007)
-
Choro: gênero ou estilo?
Comunicação oral de Mário Sève (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Chôros Nº7 de Heitor Villa-Lobos: análise das influências composicionais
Comunicação oral de Jorge Luiz de Oliveira Júnior, Eduardo Meirinhos (SEMPEM, 2016)
-
Considerações sobre a produção fonográfica autônoma e os diferentes sentidos da noção de independência
Comunicação oral de Guilherme Araujo Freire (SIMPOM, 2016)
-
Diálogos luso-brasileiros no Acervo José Moças da Universidade de Aveiro: um estudo exploratório das gravações mecânicas (1902-1927)
Artigo em periódico de Pedro Aragão (OPUS, 2016)
-
Dois estudos de caso do trompete no choro: Flamengo de Bonfiglio de Oliveira e Peguei a Reta de Porfírio Costa
Dissertação de Mestrado de Pedro Francisco Mota Júnior (UFMG PPGMUS, 2011)
-
Dos processos criativos à performance: reflexão sobre as relações de gênero na produção e circulação da música popular brasileira
Comunicação oral de Bruna Queiroz Prado (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
E tem choro no Maranhão? Subsídios históricos e musicológicos para um processo de formação do choro no Maranhão entre o final do séc. XIX e meados do séc. XX
Dissertação de Mestrado de Raimundo João Matos Costa Neto (UFMG PPGMUS, 2015)
-
Elogio à diversidade – um estudo sobre a obra de A. C. Jobim
Resenha em periódico de Ines Loureiro (Revista Vórtex, 2022)
-
Escrita e invenção: a dimensão prática na pesquisa em música popular brasileira
Artigo em periódico de Sergio Gaia Bahia (Revista Vórtex, 2017)
-
Eu vim da Bahia: considerações acerca da realização rítmica na performance de Jaques Morelenbaum e Cello Samba Trio
Comunicação oral de Raquel Rohr (SIMPOM, 2016)
-
Facetas da canção de Aldir Blanc, o “ourives do palavreado”
Artigo em periódico de Luis Eduardo Veloso Garcia (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro
Dissertação de Mestrado de Paula Veneziano Valente (USP PPGMUS, 2009)
-
Idiomatismo Violonístico e Construções Identitárias na Obra de Lula Galvão
Artigo em periódico de Davi Melo, Marta Castello Branco (Revista Vórtex, 2020)
-
Improvisação idiomática em música brasileira: relato da implementação de uma disciplina no ensino superior
Artigo em periódico de Almir Côrtes (Música Popular em Revista, 2019)
-
Malandro é malandro, mané é mané: a exaltação da malandragem na música de Moreira da Silva
Artigo em periódico de José Geraldo Pereira Baião (Música Popular em Revista, 2013)
-
Manhã de Carnaval: difusión mundial en el jazz como iluminación para la creación de arreglos
Dissertação de Mestrado de Daniel Sebastián Fajardo Martínez (UFU PPGMU, 2021)
-
Mário de Andrade às avessas: A Música Popular e a “inconsciência nacional”
Comunicação oral de Paula de Queiroz Carvalho Zimbres (SIMPOM, 2016)
-
Mário de Andrade e a síncopa do Brasil
Tese de Doutorado de Enrique Valarelli Menezes (USP PPGMUS, 2016)
-
Na contramão do samba-jazz: a batida diferente de Wilson das Neves
Pôster de Luiz Guilherme Sanita (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Nara Leão: profissionalismo e amadorismo (música e política)
Comunicação oral de Ismael Oliveira Gerolamo (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Nos salões do Instituto: o violão de Catulo, Olga Praguer e a canção popular
Artigo em periódico de Marcia Ermelindo Taborda (Revista Brasileira de Música, 2018)
-
Novena (1964) de Milton Nascimento e Márcio Borges: primórdios da síntese do Clube da Esquina
Artigo em periódico de Fausto Borém, Wilson Lopes (Per Musi, 2014)
-
O Choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obras
Dissertação de Mestrado de Marcos Flávio de Aguiar Freitas (UFMG PPGMUS, 2005)
-
O Design Musical em Canções de Antônio Carlos Jobim
Tese de Doutorado de Josimar Machado Gomes Carneiro (UNIRIO PPGM, 2015)
-
O ensino da música popular brasileira: algumas considerações
Comunicação oral de Radegundis Aranha Tavares Feitosa (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
O ensino de canto popular no Brasil: um subcampo emergente
Tese de Doutorado de Clara Sandroni (UNIRIO PPGM, 2017)
-
O Espírito de “Malvadeza Durão
Painel/Simpósio de Walter Garcia (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
O timbre como recurso expressivo: a colaboração criativa de Toninho Horta em dois fonogramas de João Bosco e Aldir Blanc
Comunicação oral de André Carreiro (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
O trinômio texto-som-imagem na performance de Elis Regina das canções Black is Beautiful (1970), Onze Fitas (1979), e Essa Mulher (1979)
Tese de Doutorado de Deniele Naiara Perotti Mello (UFMG PPGMUS, 2019)
-
O uso de elementos idiomáticos do berimbau em experimentações composicionais colaborativas
Dissertação de Mestrado de Fernando de Souza Miranda (UNESP PPG-Música, 2018)
-
O uso diversificado do acorde com a quarta suspensa (sus4) no repertório do Clube da Esquina nos anos de 1967 a 1979
Comunicação oral de Carlos Roberto Ferreira de Menezes Júnior, Marco Antonio da Silva Ramos (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
O violino na música popular brasileira: recursos técnico-interpretativos em Ricardo Herz e Nicolas Krassik
Dissertação de Mestrado de Mathilde Tania Fillat (USP PPGMUS, 2018)
-
Os elementos composicionais do Clube da Esquina como alimentadores de processos criativos de arranjos vocais de canções populares brasileiras
Tese de Doutorado de Carlos Roberto Ferreira de Menezes Junior (USP PPGMUS, 2016)
-
Performance de música popular brasileira na técnica estendida piano pizzicato
Comunicação oral de Guilherme Braga Veroneze (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Performance de Música Popular Brasileira na Técnica Estendida Piano Pizzicato
Artigo em periódico de Guilherme Braga Veroneze Gomes (Música em Foco, 2018)
-
Pixinguinha Para Crianças, uma experiência de apresentar chorinho para o público infantil
Artigo em periódico de Daniel Costa Fernandes (Revista Brasileira de Música, 2019)
-
Por uma história da indústria fonográfica no Brasil 1900-2010: uma contribuição desde a Comunicação Social
Artigo em periódico de Eduardo Vicente, Leonardo De Marchi (Música Popular em Revista, 2014)
-
Possíveis influências de Herder em Lereno: o neologismo de Volkslied (canção popular), o lundum e a modinha enquanto Zeitgeist nas origens da música popular
Artigo em periódico de Gabriella Zanatta Ceccon, Paulo Eduardo de Barros Veiga, Rubens Russomanno Ricciardi (Revista da Tulha, 2022)
-
Práticas de ensino de canto popular urbano brasileiro no grupo de estudos da voz (GEV -RJ) e seus desdobramentos
Dissertação de Mestrado de Clara Sandroni (UFRJ PPGM, 2013)
-
Procedimentos modais na música brasileira: do campo étnico do Nordeste ao popular da década de 1960
Tese de Doutorado de Paulo José de Siqueira Tiné (USP PPGMUS, 2008)
-
Processos de elaboração de arranjos no trabalho do grupo Alma Brasileira Trio
Artigo em periódico de Celso Ribeiro Bastos Filho (Ictus, 2014)
-
Projeto Centenário de Carmen Miranda
Artigo em periódico de Ana Cristina Santos de Paula (Revista Brasileira de Música, 2019)
-
Questões de gênero na música popular brasileira: uma abordagem para a educação musical
Dissertação de Mestrado de Vitor de Lima Trope (UNIRIO PPGM, 2021)
-
Rafael Rabello e Odeon de Ernesto Nazareth: Interpretação, arranjo e improvisação
Dissertação de Mestrado de Alvimar Liberato Nunes (UFMG PPGMUS, 2007)
-
Reflexões sobre o Choro enquanto gênero e musicalidade e sua presença em Florianópolis/SC
Dissertação de Mestrado de Júlio Córdoba Pires Ferreira (UDESC PPGMUS, 2009)
-
Revolução à meia-luz: trocas políticas e estéticas na parceria entre Vinicius de Moraes e Antônio Carlos “Tom” Jobim
Artigo em periódico de André Domingues dos Santos (OPUS, 2019)
-
Samba novo e samba de morro: política e sonoridade em Opinião de Nara
Artigo em periódico de Ismael de Oliveira Gerolamo (OPUS, 2020)
-
Samuel Kerr: um recorte analítico para performance de seus arranjos
Dissertação de Mestrado de Paulo Frederico de Andrade Teixeira (USP PPGMUS, 2013)
-
Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular
Artigo em periódico de Vanda Lima Bellard Freire, Erika Soares Augusto (Per Musi, 2014)
-
Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970
Dissertação de Mestrado de Lorrayne Tomé da Silva (UFU PPGMU, 2021)
-
Subindo a Serra: Banda Mantiqueira
Dissertação de Mestrado de Claudio Henrique Altieri de Campos (USP PPGMUS, 2008)
-
Tecnologias eletrônicas no Projeto Prisma (1984-1987)
Tese de Doutorado de Alexei Figueiredo Michailowsky (UNIRIO PPGM, 2014)
-
Texto-música-imagem de Elis Regina: uma análise de Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime
Artigo em periódico de Fausto Borém, Ana Paula Taglianetti (Per Musi, 2014)
-
Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho
Dissertação de Mestrado de Deniele Naiara Perotti Mello (UFMG PPGMUS, 2014)
-
The Music of Brazil in the Eyes of Anglo-American Academic Literature
Artigo em periódico de Silvano Fernandes Baia (Per Musi, 2018)
-
Toicinho Batera: notas e reflexões sobre a trajetória do baterista Lourival Galliani
Artigo em periódico de Ricardo Augusto de Lima Brandão, Rodrigo Gudin Paiva (OPUS, 2019)
-
Três choros para flauta de Belini Andrade: Morena Marta, Estrambótico e Uma Flauta Doce
Dissertação de Mestrado de Marcela Nunes Abreu (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Um estudo comparativo do violino na música popular brasileira: Fafá Lemos e Nicolas Krassik interpretam Fafá em Hollywood
Dissertação de Mestrado de Eliézer Anderson Batista Isidoro (UFMG PPGMUS, 2013)
-
Uma interpretação analítico-musical do samba "Roendo as unhas", de Paulinho da Viola
Comunicação oral de Eduardo de Lima Visconti (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
Artigo em periódico de Márcio Ronei Cravo Soares (Per Musi, 2014)
-
Vinicius Enter, o ultra-autor ou o Dedo indicador da ultra-autoria
Artigo em periódico de Lucas de Freitas (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Wilson Simonal em campo: reflexões sobre o álbum México 70
Artigo em periódico de Renan Paiva Chaves, Eduardo de Lima Visconti (Per Musi, 2013)