A pedagogia Third Stream como caminho para aquisição de vocabulário musical nas práticas de improvisação ao piano – Amplificar

A pedagogia Third Stream como caminho para aquisição de vocabulário musical nas práticas de improvisação ao piano

Resumo

Este trabalho faz parte de um projeto de pesquisa em andamento que investiga os processos de aquisição de vocabulário rítmico e melódico/fraseológico visto em músicos improvisadores e atuantes no cenário da música instrumental brasileira e jazz. Neste artigo são compartilhadas algumas ferramentas metodológicas de aprendizagem para o desenvolvimento de vocabulário a ser usado em uma improvisação musical. Tais procedimentos têm sido aplicados na disciplina optativa de piano popular e arranjo da Escola de Música e Artes Cênicas-UFG e são baseados na metodologia Third Stream de Ran Blake. Procura-se articular três etapas de aprendizagem: a apreciação musical, o estudo concentrado da percepção e a prática instrumental. A proposta de estudo tem demonstrado grande potencial para o aumento do vocabulário idiomático dos estudantes, seja no jazz ou na música instrumental, além de potencializar novas maneiras de se estudar e aprender música.

The Third Stream pedagogy as a way for aquisition of musical vocabularry in the practices of improvisation at the piano

This work is part of a research project that aims to investigate the processes of aquisition of both rythmic and melodic/phraseological vocabularies used for improvisers and active musicians in the settings of Brazilian instrumental music and jazz. In this article are shared some of the methodologicals tools of learning to development of vocabulary for using in the musical improvisation. Such pedagogical procediments have been used in the optative discipline of popular piano and arrangement of the Escola de Música e Artes Cênicas-UFG and are based in the Third Stream pedagogy created by Ran Blake. The skills of learning seek to articulate three stages: the musical apreciation, the concentrated study of the music perception and the instrumental practicing. The metodology of study has shown great potencial in order to increase the idiomatics vocabularies of the students both in jazz and Brazilian instrumental music, beyond to potencialize new ways of studying and learning.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.