Palavra-chave: Performance musical
243 resultados.
-
¿Música?: processos e práticas de criação e performance em um ambiente de pesquisas em sonologia
Tese de Doutorado de Vitor Kisil Miskalo (USP PPGMUS, 2014)
-
‘Boisinhos’ e ‘Lobosinhos’ de Heitor-Villa-Lobos: o cuidado de si no processo de performance como crítica para a constituição de um sujeito de atitude estética
Tese de Doutorado de Daniel Angelo Barbosa Vieira (UFRGS PPGMUS, 2012)
-
“É variável”: A utilização de estratégias de planejamento de sessões de estudo por alunos universitários de violão
Comunicação oral de Lucas Ferreira Piccoli (SIMCAM, 2016)
-
“O’ Kinimbá”, obra para canto e piano de Ernani Braga: uma análise para performance
Comunicação oral de Sérgio Anderson de Moura Miranda (SIMPOM, 2014)
-
(Des-)construindo o gesto do violonista em quatro obras da segunda metade do século XX
Artigo em periódico de Ledice Fernandes Weiss (Música Hodie, 2020)
-
A abordagem etnográfica como forma de observação de estratégias de preparação de um repertório de câmara com violão: possibilidades interdisciplinares em uma investigação em Performance Musical
Comunicação oral de Marcos Matturro Foschiera, Flávio Terrigno Barbeitas (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A aprendizagem da performance musical na visão sociocognitiva: aportes da Abordagem Multidimensional da Autorregulação
Artigo em periódico de Flávio Denis Dias Veloso, Rosane Cardoso de Araújo (OPUS, 2019)
-
A autoeficácia na regência coral: o papel do regente como mediador dos processos cognitivos e performáticos de um coro
Dissertação de Mestrado de Tiago Hoerlle (UnB PPGMUS, 2017)
-
A canção O poder das Lágrimas de Francisco Braga: diálogos entre poesia e música
Comunicação oral de Mônica Pedrosa de Pádua, Cecília Nazaré de Lima (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A Canção Viver de Amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano
Dissertação de Mestrado de Hermínio Carlos de Almeida (UFMG PPGMUS, 2005)
-
A colaboração intérprete- compositor na elaboração da obra “Uma Lágrima” de Arthur Rinaldi
Comunicação oral de Augusto Alves de Morais (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A concepção do é e enquanto performance a partir da etnografia da performance musical de um coral institucional
Comunicação oral de Hellem Pimentel Santos Figueiredo (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A construção da performance do Concertino Dayanderson no Choro para trompa e banda
Dissertação de Mestrado de Dayanderson Tayronne Neres Dantas (UFRN PPGMUS, 2022)
-
A construção de sentido na performance de violão solo no ato e no tempo
Tese de Doutorado de Caio Victor de Oliveira Lemos (UNESP PPG-Música, 2022)
-
A experiência de Ócio e sua dimensão criativa: um estudo de caso sobre a performance de Water Music (2004) de Tan Dun (1957)
Artigo em periódico de Tatiana Vargas, Luís Bittencourt, José Clerton de Oliveira Martins (Música Hodie, 2016)
-
A expressão musical no teatro: em busca de uma autoetnografia junto ao Coletivo de Teatro Alfenim (PB)
Comunicação oral de Mayra de Brito Ferreira (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A Expressividade na construção da performance musical: concepções e utilização de estratégias por harpistas
Pôster de Arícia Ferigato, Ricardo Dourado Freire (SIMCAM, 2014)
-
A homogeneidade sonora no quarteto de cordas: diferentes enfoques possíveis
Comunicação oral de Adonhiran Reis, Emerson de Biaggi (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A ideologia da ‘interpretação’ e da ‘performance’: Uma resposta à proposta de Frank Kuehn
Comunicação oral de Catarina Leite Domenici (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A interpretação na improvisação: uma compreensão inicial a partir da performance de “Luiz Eça Trio” na música “Samba de uma nota só” apresentada no programa “Jazz Brasil”, em 1990
Comunicação oral de Diogo Monzo (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
A interpretação na improvisação: uma compreensão inicial a partir da performance de "Luiz Eça Trio" na música "Samba de uma nota só" apresentada no programa "Jazz Brasil", em 1990
Comunicação oral de Diogo Souza Vilas Monzo (SEMPEM, 2014)
-
A linguagem musical de Heitor Villa-Lobos no Trio com piano nº 2
Comunicação oral de Miriam Bastos Rocha, Cecília Nazaré de Lima (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A modinha e o lundu: dois clássicos nos trópicos
Tese de Doutorado de Edilson Vicente de Lima (USP PPGMUS, 2010)
-
A obra para canto e piano de Eunice Katunda: três momentos
Dissertação de Mestrado de Melina de Lima Peixoto (UFMG PPGMUS, 2009)
-
A obra para violoncelo de Ernani Aguiar: uma análise do idiomatismo instrumental
Dissertação de Mestrado de Murilo Alves do Nascimento (UNIRIO PPGM, 2019)
-
A pedagogia Third Stream como caminho para aquisição de vocabulário musical nas práticas de improvisação ao piano
Comunicação oral de Diones Correntino (SIMCAM, 2016)
-
A Percussão na Performance Musical do Grupo Capoeira Angola Comunidade
Dissertação de Mestrado de Wênia Xavier de Medeiros (UFPB PPGMUS, 2012)
-
A performance de Rosa Passos na canção popular brasileira
Dissertação de Mestrado de Maria Gabriella Cavalcanti Villar (UFPB PPGMUS, 2019)
-
A performance em pauta: a interpretação musical nos periódicos Per Musica, Música Hodie e Opus, entre 2012 e 2014
Comunicação oral de Nivaldo Camargo de Moura Junior, Antônio Marcos Cardoso (SEMPEM, 2016)
-
A performance musical da pessoa com deficiência visual
Tese de Doutorado de Shirlei Escobar Tudissaki (UNESP PPG-Música, 2019)
-
A performance musical do zabumbeiro Quartinha
Dissertação de Mestrado de Gledson Meira Dantas (UFPB PPGMUS, 2011)
-
A performance musical na Folia de Reis de Montes Claros: um estudo etnográfico do Terno João Trindade e do Terno os Peixotinhos
Dissertação de Mestrado de Geraldo de Alencar Durães Filho (UFPB PPGMUS, 2010)
-
A prática e a aprendizagem da performance musical em grupos de câmara: uma investigação sob a perspectiva sociocognitiva
Tese de Doutorado de Flávio Denis Dias Veloso (UFPR PPGMúsica, 2022)
-
A prática individual do músico e a autorregulação da aprendizagem
Comunicação oral de Leandro Quinterio, Edelton Gloeden (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A prática instrumental diária de graduandos em Música: estratégias de aprendizagem e autorregulação
Artigo em periódico de Camilla dos Santos Silva, Carlos Fiorini (OPUS, 2021)
-
A presença do fagote na música de concerto brasileira – 1ª parte: séculos XVII ao XIX
Artigo em periódico de Aloysio Fagerlande (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
A relação entre memória, afetos e performance de música instrumental
Artigo em periódico de Stéfano Paschoal (Revista Música, 2016)
-
A relevância do estudo da técnica vocal para cantores populares brasileiros
Comunicação oral de Marcelo Matias Elme, Angelo José Fernandes (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A retórica da pronunciação na performance instrumental: modelos suplementares para a articulação musical
Artigo em periódico de William Teixeira (Revista Música, 2021)
-
A rotina de aquecimento do trombone: algumas considerações
Comunicação oral de Marcos Botelho (SEMPEM, 2013)
-
A transcendência na performance musical: um estudo a partir da experiência de pianistas de alto desempenho
Dissertação de Mestrado de Lígia Moreno Silva da Mata (UnB PPGMUS, 2017)
-
A utilização da entrevista autobiográfica no estudo das memórias autobiográficas evocadas pela música
Comunicação oral de José Davison da Silva Júnior, Diana Santiago (SIMCAM, 2016)
-
Abordagem Sociointerativa da Performance Musical: Reflexões sobre redes sociocolaborativas da cultura popular em João Pessoa-PB
Artigo em periódico de Fábio Henrique Gomes Ribeiro (Revista Vórtex, 2019)
-
Abordagens analíticas e técnico-interpretativas na sonata para trompete e piano de Cláudio Santoro
Dissertação de Mestrado de Radan Soares da Costa (UFRN PPGMUS, 2021)
-
Acalantos do Folclore Brasileiro: terror, escravidão e (des)encontros culturais
Artigo em periódico de Marcus Vinícius Medeiros Pereira (OPUS, 2020)
-
Algumas considerações sobre a afinação de um quarteto de cordas
Comunicação oral de Adonhiran Reis, Emerson de Biaggi (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Ampliando a técnica violonística de mão direita: um estudo sobre a repetição por deslizamento
Artigo em periódico de Bruno Madeira (Per Musi, 2021)
-
Análise de conteúdo no contexto da pesquisa em performance musical: A metacognição como objeto de análise
Artigo em periódico de Arícia Ferigato, Ricardo Dourado Freire (Percepta, 2015)
-
Análise de conteúdo no contexto da pesquisa em performance musical: a metacognição como objeto de análise
Comunicação oral de Arícia Marques Ferigato, Ricardo Dourado Freire (SIMCAM, 2015)
-
Análise de parâmetros acústicos e psicoacústicos da sonoridade do oboé associados aos diferentes estilos de raspados de palheta
Tese de Doutorado de Ravi Shankar Magno Viana Domingues (UFMG PPGMUS, 2018)
-
Análise multimodal da técnica de strumming no violão
Dissertação de Mestrado de Augusto César Pereira Armondes (UFMG PPGMUS, 2020)
-
Análise musical de Regard de l’Onction terrible, de Olivier Messiaen: contexto, simbologia, forma e performance
Artigo em periódico de Aline da Silva Alves, Adriana Lopes Moreira (OPUS, 2017)
-
Análise rítmico-prosódica como ferramenta para a performance da canção: um estudo sobre as canções de câmara de Claudio Santoro e Vinícius de Moraes
Dissertação de Mestrado de Wladimir Farto Contesini de Mattos (UNESP PPG-Música, 2006)
-
Analysis and Interpretation of Yuri Chugunov’s Suite of Moods for Saxophone and Piano
Artigo em periódico de Liudmyla Havrilova, Olena Ishutina, Olha Khvashchevska, Serhii Chuhai, Alla Kozyr (OPUS, 2020)
-
Ansiedade na performance musical – simulações de performance para constatação de efeitos: uma análise através da experiênci-ação no âmbito da Escola de Música da UFRN
Dissertação de Mestrado de José Washington Florêncio da Silva (UFRN PPGMUS, 2019)
-
Ansiedade na performance musical e o papel do educador
Dissertação de Mestrado de Felipe Mancz (UFMG PPGMUS, 2018)
-
Ansiedade na Performance Musical: a experiência de profissionais da clarineta no Brasil
Tese de Doutorado de Gueber Pessoa Santos (UFBA PPGMUS, 2017)
-
Ansiedade na performance musical: causas, sintomas e estratégias de estudantes de flauta
Artigo em periódico de Andre Sinico, Leonardo L. Winter (OPUS, 2013)
-
Ansiedade na performance musical: causas, sintomas e estratégias de estudantes de flauta
Dissertação de Mestrado de Andre Sinico da Cunha (UFRGS PPGMUS, 2013)
-
Ansiedade na Performance Musical: uma reflexão sobre o uso de estratégias de gerenciamento a partir de uma perspectiva da Psicologia do Esporte
Artigo em periódico de Aline Parreiras Gonçalves, Fernanda Torchia Zanon (Per Musi, 2022)
-
Aperfeiçoamento e capacitação em Performance Musical: estratégias de trabalho na pandemia
Artigo em periódico de Ravi Shankar Viana Domingues, Luciana Noda (Revista Música, 2021)
-
Apresentação, discussão e realização de três técnicas estendidas na obra Solus, para trompete desacompanhado, de Stanley Friedman
Dissertação de Mestrado de Vinícius Côrtes do Nascimento (UFG PPG-Música, 2019)
-
Aproximações técnicas da École de Garcia na performance vocal moderna
Artigo em periódico de Luiz Henrique Ramos Ribeiro (Revista Brasileira de Música, 2017)
-
As canções de Hostílio Soares: Álbum para canto e piano – cinco peças em vernáculo
Dissertação de Mestrado de Márcia Maria Reis Teixeira (UFMG PPGMUS, 2010)
-
As canções para canto e piano de Frederico Richter: catalogação, dados biográficos do compositor e aspectos de performance do ciclo dodecafônico Três Canções Sobre uma Série
Dissertação de Mestrado de Caroline dos Santos Peres (UFMG PPGMUS, 2020)
-
As manipulações do trato vocal na emissão do registro agudo e superagudo do clarone
Dissertação de Mestrado de Elaine Cristina Rodrigues Oliveira (UnB PPGMUS, 2020)
-
As peculiaridades na escrita pianística de Ronaldo Miranda: sugestões interpretativas e técnico-musicais
Dissertação de Mestrado de Eder Pessoa Giareta (UNESP PPG-Música, 2013)
-
As relações entre texto e música na peformance da música vocal a partir de publicações de pianistas colaboradores
Comunicação oral de Luiz Ricardo Basso Ballestero (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Aspectos técnico-vocais e interpretativos do Bel Canto do Século XIX presentes nas Sei Ariette, Op. 95, de Mauro Giuliani
Dissertação de Mestrado de Daiana de Oliveira Melo (UFMG PPGMUS, 2015)
-
Aspectos Técnicos e Interpretativos na Fantasia para Saxofone Alto e Piano de Ronaldo Miranda
Artigo em periódico de Kleber Dessoles Marques, Anderson de Oliveira Pessoa, Tarcísio Gomes Filho (Música Hodie, 2013)
-
Atenção na prática deliberada em performance musical
Artigo em periódico de Eduardo de Carvalho Torres (Percepta, 2016)
-
Atores e funções na realização musical
Comunicação oral de Caio Victor de Oliveira Lemos (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Aura, gramática da performance e tecnicização: reflexão sobre obra e performance musical a partir dos pensamentos de Walter Benjamin, Nicholas Cook e Walter Wiora
Artigo em periódico de Patrick Moreira de Souza Lima (Revista da Tulha, 2022)
-
Autoria e cooperação em duas obras musicais: Sobre Chão Móvel e Noite Branca
Artigo em periódico de Alexandre Sperandéo Fenerich (Claves, 2013)
-
Autorregulação da aprendizagem instrumental: Um estudo de caso com uma percussionista
Dissertação de Mestrado de Flávio Denis Dias Veloso (UFPR PPGMúsica, 2019)
-
Autorregulação e autoeficácia na construção da performance ao piano
Artigo em periódico de Adriana Akemi Kikuchi Calzavara, Paula Mariza Zedu Alliprandini (Música Hodie, 2022)
-
Autorregulação e prática deliberada: um estudo com alunos em cursos de bacharelado em violão
Dissertação de Mestrado de Jâmison Sampaio de Queiroz Santos (UFBA PPGMUS, 2017)
-
Avaliação da performance instrumental pelos professores de trompete: questões e desafios
Artigo em periódico de Maria Clara Costa, Jaime Filipe Barbosa (Per Musi, 2015)
-
Avaliação em música: reflexões acerca da percepção e avaliação da performance musical
Comunicação oral de Samanta Adriele Neiva dos Santos (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
Cantares, seis canções para canto e piano, de José Maria Neves: uma abordagem dialógica
Tese de Doutorado de Elenis Aparecida Sabino Guimarães (UFMG PPGMUS, 2021)
-
Carimbó do Santo Preto: a presença negra na performance musical da festividade do Glorioso São Benedito em Santarém Novo (PA)
Tese de Doutorado de Vanildo Palheta Monteiro (UNESP PPG-Música, 2016)
-
Casa – reflections on house & home: explorations of narrative, space and audience in a piano performance
Comunicação oral de Késia Decoté Rodrigues (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Changes (1983) para violão de Elliott Carter: a construção de um plano de estudo a partir de um auto-relato
Dissertação de Mestrado de Thomas König Pires (UFRGS PPGMUS, 2012)
-
Chanteuses e cabarés: a performance musical como mediadora dos discursos de gênero na Porto Alegre do início do século XX
Dissertação de Mestrado de Fabiane Behling Luckow (UFRGS PPGMUS, 2011)
-
Colaboração, composição e preparação para a performance de “For guitar” para violão solo
Artigo em periódico de Márlou Peruzzolo Vieira, Samuel Peruzzolo Vieira (Revista Vórtex, 2020)
-
Como o experimentalismo musical reprograma aparelhos sonoros
Comunicação oral de José Guilherme Allen Lima (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Composição e performance podem ser, e frequentemente tem sido, pesquisa
Artigo em periódico de Ian Pace, Vitória Liz P. Louveira (trad.), William Teixeira (trad.) (Revista Vórtex, 2020)
-
Conceituação e adequação dos termos em inglês recall e serial recall ao português brasileiro no contexto da performance musical
Comunicação oral de Anderson César Alves, Ricardo Dourado Freire (SIMCAM, 2014)
-
Concertino n.1 para trombone e orquestra de cordas do compositor Fernando Deddos: perspectivas técnico-interpretativas e pedagógicas
Dissertação de Mestrado de Pedro Augusto da Silva (UFRN PPGMUS, 2018)
-
Considerações acerca da objetividade e do caráter fenomênico nos estudos da performance musical
Comunicação oral de Aline Azevedo Costa, Paulo Vinícius Amado (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Considerações acerca do andamento: interpretações de pianistas profissionais e pós-graduandos do Ponteio 45 de Guarnieri
Comunicação oral de Regina Antunes Teixeira dos Santos, Cristina Capparelli Gerling (SIMCAM, 2013)
-
Considerações de performance na escritura pianística de György Ligeti
Comunicação oral de Luciana Sayure Shimabuco (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Considerações sobre análise musical e performance
Comunicação oral de Bruno Madeira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Construção de uma performance sinestésica em Syrinx de Claude Debussy
Comunicação oral de Thais Fernandes Santos (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Continuidade concreta: complicatio-explicatio-implicatio
Artigo em periódico de Silvio Ferraz, William Teixeira (Orfeu, 2019)
-
Contribuições da psicologia da música para a compreensão da expressividade na performance musical
Comunicação oral de Alessandro Pereira da Silva (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Contribuições da rítmica de Dalcroze à preparação do colaborador musical
Artigo em periódico de Silvia Berg, Daniela Amaral Rodrigues Nicoletti (Revista da Tulha, 2018)
-
Correlatos neurais de processos cognitivos envolvidos na performance de duos de violinistas: Relato de pesquisa em fase de coleta de dados
Comunicação oral de Patricia Vanzella, Joana B. Balardin, Rogério A. Furucho, João R. Sato (SIMCAM, 2016)
-
Criação musical colaborativa: o processo de escrita e performance de Melancoli[r]a para violão solo
Comunicação oral de Fabio Scarduelli, Felipe de Almeida Ribeiro (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Cruzando cercas sonoras, ocupando a música: etnografia musical entre os Sem Terra
Dissertação de Mestrado de Douglas Zanlorenzi Benzi (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Dar corpo às ideias: performance como processo de incorporação
Artigo em periódico de Ricardo Augusto de Lima Brandão (Orfeu, 2021)
-
De corpo presente: Uma perspectiva dos gestos em Kristallklavierexplosionsschattensplitter
Artigo em periódico de Joana Cunha de Holanda (Revista Vórtex, 2013)
-
Desafio XIV para trompete e piano de Marlos Nobre: uma abordagem interpretativa
Dissertação de Mestrado de Gerson Frances do Amaral (UFG PPG-Música, 2013)
-
Desatando nós: estudo a respeito de desconfortos gerados no processo de aprendizado performático-pianístico
Tese de Doutorado de Scheilla Regina Glaser (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Desatando nós: estudo a respeito de desconfortos gerados no processo de aprendizado performático-pianístico
Tese de Doutorado de Scheilla Regina Glaser (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Desenvolvimento da expressividade no violino: Estudo de caso de composições de uma criança
Comunicação oral de Juliana Lima Verde, Ricardo Dourado Freire (SIMCAM, 2016)
-
Disposições musicais em estado de vigília: uma proposta metodológica para o uso de entrevistas em estudo sobre a performance musical de Nenê
Comunicação oral de Guilherme Marques, Fernando Hashimoto (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Distonia focal e a atividade do instrumentista de sopro
Dissertação de Mestrado de Ricardo Rosembergue Garcia (UFG PPG-Música, 2012)
-
Dos limites da colaboração musical
Artigo em periódico de William Teixeira (Revista Brasileira de Música, 2020)
-
Elaboração discursiva da performance musical enquanto evento estético
Tese de Doutorado de Felipe Marques de Mello (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Elementos para o tratamento discursivo da performance musical
Comunicação oral de Caio Victor de Oliveira Lemos (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Elementos recorrentes na performance de sopros no sambajazz – 1963 a 1965
Artigo em periódico de Raphael Ferreira da Silva, Maico Viegas Lopes (OPUS, 2022)
-
Emoção e ansiedade na performance musical
Painel/Simpósio de Ana Carolina Tenorio, Raquel Mendes Rochia Santos, Marcelo Gimenes (SIMCAM, 2013)
-
Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área
Dissertação de Mestrado de Luandrey Célio Silva da Costa (UFRN PPGMUS, 2022)
-
Ensino coletivo de instrumentos de metal: aspectos metodológicos e técnico-interpretativos a partir das Orquestras de Metais Lyra Tatuí e Lyra Bragança
Dissertação de Mestrado de Bruno Caminha Farias (UFRN PPGMUS, 2019)
-
Estratégias cognitivas empregadas na preparação da performance do Frevo de Egberto Gismonti para piano solo
Comunicação oral de Danilo Ramos, Gabriel Moreira Machado, Vinicius Bastos Gomes (SIMCAM, 2016)
-
Estratégias de aprendizagem e preparação da performance musical: entre a rotina e a vivência de processos criativos
Artigo em periódico de Vana Bock, Marta Macedo Brietzke, Robert John Suetholz, Mário André Wanderley Oliveira, Fabio Soren Presgrave (Revista da Tulha, 2019)
-
Estratégias de enfrentamento da ansiedade na performance musical durante a preparação e realização de recital de mestrado: três estudos de caso
Dissertação de Mestrado de Ianes Gil Coelho (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Estratégias para a performance de música contemporânea com coros amadores: Beba Coca Cola de Gilberto Mendes e o Coro Juvenil da UEL
Comunicação oral de Fernando de Oliveira Magre, Silvia Maria Pires Cabrera Berg (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Estudo analítico, técnico e idiomático sobre a peça para violão solo "Calundú e Cacorê" de Elomar Figueira Mello
Comunicação oral de Yuri Carvalho Barreto (SEMPEM, 2014)
-
Estudo comparativo das interpretações de Alternâncias de Edino Krieger para violão solo
Dissertação de Mestrado de Marcos Antônio Corrêa Correia Lima (UNIRIO PPGM, 2010)
-
Estudo interpretativo sobre a música “A*” para clarineta e percussão de Rodrigo Meine
Dissertação de Mestrado de Samuel Oliveira (UFBA PPGMUS, 2014)
-
Estudo sobre expressividade na performance musical: abordagens para o violino
Dissertação de Mestrado de Marcela Isabele Venditti Sarudiansky (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Estudo sobre expressividade na performance musical: abordagens para o violino
Dissertação de Mestrado de Marcela Isabele Venditti Sarudiansky (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Estudos em motivação: A perspectiva da performance musical
Comunicação oral de Eduardo de Carvalho Torres (SIMCAM, 2016)
-
Experiência com Música, Inventividade e Devir: considerações sobre Filosofia da Educação Musical
Comunicação oral de Karine Larissa Ströher, Vânia Beatriz Müller (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Exploração Tímbrica em obra para Pandeiro Brasileiro Solo: Composição e Performance
Artigo em periódico de Vitor Lyra Biagioni, Cesar Adriano Traldi (Música Hodie, 2021)
-
Exploradores de sons: polifonias estéticas e educacionais
Comunicação oral de Raquel Ribeiro de Moraes (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Frevo para piano de Egberto Gismonti: uma análise de procedimentos populares e eruditos na composição e performance
Dissertação de Mestrado de Marcelo Gama e Mello de Magalhães Pinto (UFMG PPGMUS, 2009)
-
Giovanni Battista Francesco Fasciotti: sobre o castrato que influenciou a prática vocal carioca no Brasil Joanino
Tese de Doutorado de Sérgio Anderson de Moura Miranda (UFMG PPGMUS, 2018)
-
Hábito e prática da rotina de estudos dos alunos de instrumentos
Comunicação oral de Marcos Botelho (SIMCAM, 2015)
-
Horizontalizando Relações entre Obra, Performances, Compositor e Performer
Artigo em periódico de Bruno Madeira (Revista Vórtex, 2020)
-
Improvisação e interpretação: o fazer musical
Comunicação oral de Diogo Souza Vilas Monzo (SEMPEM, 2015)
-
Improvisação livre distribuída: um estudo das dinâmicas interativas no processo criativo à luz das abordagens culturais da criatividade
Tese de Doutorado de Diogo Souza Vilas Monzo (UNIRIO PPGM, 2022)
-
Improvisação na música popular brasileira instrumental (MPBI): aspectos da performance do contrabaixo acústico
Comunicação oral de Bruno Rejan Silva (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Improvisação na Música Popular Brasileira Instrumental (MPBI): aspectos da performance do contrabaixo acústico
Dissertação de Mestrado de Bruno Rejan Silva (UFG PPG-Música, 2011)
-
Indução de estado de fluxo em performance musical: conclusões preliminares a partir de testes-piloto
Comunicação oral de Abel Raimundo de Moraes Silva, Maria Betânia Parizzi (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Interações sociais e as práticas musicais contemporâneas de grupos de cultura popular na região metropolitana de João Pessoa-PB
Comunicação oral de Fábio Henrique Gomes Ribeiro (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Interferências nas Práticas Performáticas Musicais: Gatilhos e Minimização por Meio de Técnicas de Yoga
Artigo em periódico de Helder Tomas Pinheiro (Revista Vórtex, 2020)
-
Introverso e suas Outras Músicas
Artigo em periódico de Bruno Angelo (Música Hodie, 2013)
-
Iracema: from note onset detection challenges towards an audio contente analysis library for the empirical study of music performance
Tese de Doutorado de Tairone Nunes Magalhães (UFMG PPGMUS, 2021)
-
Karen Tuttle's Coordination applied to the performance and interpretation of Edino Krieger's Brasiliana
Artigo em periódico de Leonardo Piermartiri, Daphne Capparelli Gerling (Revista Vórtex, 2021)
-
Lendas capixabas para violão solo de Carlos Cruz: decisões editoriais na elaboração de uma edição crítico-interpretativa
Artigo em periódico de Renan Colombo Simões, Leonardo Loureiro Winter (Música Hodie, 2015)
-
Linguagem e enunciação: direcionamentos para a performance musical
Comunicação oral de Felipe Marques de Mello, Caio Victor de Oliveira (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Liquidez e nuance rítmica na performance musical de Nenê: sintoma de pós-modernidade?
Comunicação oral de Guilherme Marques, Fernando Hashimoto (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Mapeamento de estudos sobre a aquisição de expertise em performance de música popular instrumental brasileira publicados nos anais do SIMCAM entre 2006 e 2015
Comunicação oral de Danilo Ramos, Fernando Kinach Loureiro (SIMCAM, 2016)
-
Marcos Suzano: inovações técnicas, tecnológicas e influências na performance do pandeiro
Dissertação de Mestrado de Katiusca Lamara dos Santos Barbosa (UFPB PPGMUS, 2015)
-
Memória muscular: um estudo interdisciplinar sobre a performance no violoncelo
Tese de Doutorado de Joel Silva de Souza (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Memória: uma chave afetiva para o “sentido” na performance musical numa perspectiva fenomenológica
Dissertação de Mestrado de Sergio de Figueiredo Rocha (UFMG PPGMUS, 2005)
-
Memórias Líquidas para Waterphone solo e Live Loops: criação, performance e transtextualidade
Artigo em periódico de Luís Bittencourt (Música Hodie, 2016)
-
Modelo conceitual para a compreensão da ansiedade na performance musical
Artigo em periódico de Ioulia Papageorgi, Susan Hallam, Graham Welch (Orfeu, 2018)
-
Modelos computacionais para a musicografia Braille
Comunicação oral de Fabiana Bonilha, Vilson Zattera, José Eduardo Fornari (SIMCAM, 2016)
-
Motivação em Música: a literatura Brasileira
Comunicação oral de Eduardo de Carvalho Torres (SIMPOM, 2016)
-
Música como consenso social: interações, significados e experiências musicais em performance na cultura popular contemporânea de João Pessoa (PB)
Artigo em periódico de Fábio Henrique Gomes Ribeiro (OPUS, 2019)
-
Música contemporánea y estrategias de aprendizaje de una nueva pieza musical en la clase de piano
Artigo em periódico de Michel André Cara Jara (Música Hodie, 2019)
-
Música e experiência sociocultural: reflexões sobre as práticas musicais da Barca Nau Catarineta de Cabedelo/PB
Comunicação oral de Fábio Henrique Ribeiro, Luis Ricardo Silva Queiroz, Carla Pereira dos Santos, Wagner Santana de Araújo, Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Música Experimental na Performance do Grupo Paraibano Jaguaribe Carne
Dissertação de Mestrado de George Glauber Félix Severo (UFPB PPGMUS, 2013)
-
Música ricercata, de György Ligeti: considerações de performance
Dissertação de Mestrado de Helder Danilo Capuzzo (USP PPGMUS, 2015)
-
Musicalidade humana sob o prisma cognitivo-evolucionista: do Homo sapiens ao Homo digitalis
Artigo em periódico de Luciane Cuervo, Graham Frederick Welch, Leda de Albuquerque Maffioletti, Eliseo Reategui (OPUS, 2017)
-
Musicoterapia para músicos: um estudo sobre relações entre a autoestima e a improvisação musical
Artigo em periódico de Beatriz Santos Gontijo, Claudia Regina de Oliveira Zanini, Sonia Ray (OPUS, 2020)
-
Novena, Crença e Gira Girou de Milton Nascimento e Márcio Borges: análise de suas três primeiras composições criadas em uma noite de 1964
Dissertação de Mestrado de Wilson Lopes Cançado (UFMG PPGMUS, 2010)
-
O aquecimento coletivo como ferramenta pedagógica para o aprimoramento de habilidades motoras e cognitivas na rotina do coral de trombones e tubas da UFSJ
Artigo em periódico de Sérgio de Figueiredo Rocha, Idalmo Jonatan Castro Santos, Alessandro José de Assis (Debates, 2018)
-
O arranjo como atualização na performance de música popular: análises de versões do Corta-Jaca, de Chiquinha Gonzaga
Dissertação de Mestrado de Guilherme Braga Veroneze Gomes (UFMG PPGMUS, 2019)
-
O desenvolvimento da expertise do pianista intérprete-arranjador-improvisador
Tese de Doutorado de Vinícius Bastos Gomes (UFPR PPGMúsica, 2019)
-
O ensino de trombone nas universidades do Brasil: resultados preliminares
Comunicação oral de Marcos Botelho Lage (SIMCAM, 2016)
-
O estado de presença na performance musical: aplicação na experiência do contrabaixista
Tese de Doutorado de Maria Clara Bastos (UNESP PPG-Música, 2019)
-
O estudo do choro como ferramenta e estímulo à aprendizagem musical
Artigo em periódico de Johnson Joanesburg Anchieta Machado, Roberto Stepheson Anchiêta Machado (Per Musi, 2022)
-
O Evento Estético na elaboração da performance musical
Comunicação oral de Felipe Marques de Mello (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O gesto corporal na performance musical
Artigo em periódico de Bruno Madeira, Fabio Scarduelli (OPUS, 2014)
-
O home studio como ferramenta para o ensino da performance musical
Dissertação de Mestrado de Gabriel da Silva Vieira (UFG PPG-Música, 2010)
-
O Lugar da performance na música indeterminada cageana
Artigo em periódico de Valério Fiel da Costa (Música Hodie, 2017)
-
O Manuscrito M.M. 4824 e as 13 sonatas de Pedro Lopes Nogueira
Tese de Doutorado de Gustavo Medina (UFMG PPGMUS, 2020)
-
O Novo Estado da Arte dos Estudos em Performance
Artigo em periódico de Ian Pace, Vitória Louveira (trad.), William Teixeira (trad.) (Revista Vórtex, 2020)
-
O ouvinte como elemento construtivo da performance musical
Comunicação oral de Caio Victor de Oliveira Lemos (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
O pequeno concerto para violino e cordas de Edino Krieger: estudo do estilo e autoetnografia da performance com ênfase na expressividade musical
Dissertação de Mestrado de Fernanda Lúcia Acioli Furtado (UFPB PPGMUS, 2022)
-
O Piano no Maranhão: uma pesquisa artística
Tese de Doutorado de Daniel Lemos Cerqueira (UNIRIO PPGM, 2019)
-
O processo de transcrição para dois violões da Passacaglia e Fuga BWV 582 de Johann S. Bach
Dissertação de Mestrado de Cosme Luis de Almeida (UFG PPG-Música, 2014)
-
O que pode a experiência da performance musical?
Dissertação de Mestrado de Karine Larissa Ströher (UDESC PPGMUS, 2019)
-
O regente como intérprete: aspectos relevantes da relação regente-obra
Artigo em periódico de Luciano de Freitas Camargo (Revista Música, 2020)
-
O rubato como recurso seminal de expressão musical
Comunicação oral de Midori Maeshiro (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O uso de descritores acústicos no desenvolvimento da sonoridade e do raspado da palheta do oboé
Comunicação oral de Ravi Shankar Magno Viana Domingues (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O Uso do Biofeedback (HRV) na Redução da Ansiedade de Performance Musical
Comunicação oral de Paulo César Martins Rabelo (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
O violão de Toninho Horta no disco “Sem Você”: aspectos técnicos de dois takes da canção “Ela é Carioca”
Artigo em periódico de Éder David Alves Fernandes, Raphael Ferreira da Silva (Revista Vórtex, 2019)
-
O violão nas universidades brasileiras: relatos docentes sob a perspectiva semiótica
Tese de Doutorado de Cleyton Vieira Fernandes (UNESP PPG-Música, 2017)
-
O violão no interior paulista (1940-2000) análise dos programas do acervo de Milton Nunes
Artigo em periódico de Stephen Coffey Bolis, Fabio Scarduelli (Revista Vórtex, 2022)
-
Ofélia, poemeto lírico de Henrique Oswald: confluências entre música e texto
Dissertação de Mestrado de Cássia Paula Fernandes Bernardino (USP PPGMUS, 2009)
-
Os 12 Estudos para violão de Francisco Mignone: um estudo de caso sobre a solução de problemas técnicos violonísticos
Tese de Doutorado de Cyro Mauricio Delvizio (USP PPGMUS, 2019)
-
Os efeitos de uma proposta didática de Educação Auditiva na performance musical
Artigo em periódico de Mário Cardoso, Levi Silva, Elsa Morgado (Per Musi, 2018)
-
Os principais estilos de raspagem de palheta de oboé no Brasil: um estudo espectográfico para caracterização timbrística
Comunicação oral de Ravi Shankar Magno Viana Domingues (SIMPOM, 2016)
-
Os Trios ‘del sigr Avondano’ em Dresden
Artigo em periódico de Marcio Pascoa, Manoella Costa (Per Musi, 2017)
-
Paradigmas teóricos sobre a performance musical na cultura popular
Artigo em periódico de Fábio Henrique Gomes Ribeiro (Música Hodie, 2018)
-
Percepções e concepções sobre corpo, gesto, técnica pianística e suas relações nas vivências de alunos de piano de dois cursos de graduação em música
Tese de Doutorado de Margareth Maria Milani (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Perfil de autorregulação de estudantes de piano na construção da performance
Artigo em periódico de Adriana Akemi Kikuchi Calzavara, Paula Mariza Zedu Alliprandini (Revista da ABEM, 2021)
-
Performance da obra coral de Osvaldo Lacerda: rigor de escrita e o espaço do intérprete
Tese de Doutorado de Paulo Frederico de Andrade Teixeira (USP PPGMUS, 2018)
-
Performance musical como discurso: Proposta de análise
Artigo em periódico de Caio Victor de Oliveira Lemos (Revista Vórtex, 2019)
-
Performance musical e o ensino coletivo de instrumentos de metal: Aspectos técnico-interpretativos a partir de práticas consolidadas
Comunicação oral de Bruno Caminha Farias, Radegundis Aranha Tavares Feitosa (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Performance musical e suas dimensões simbólicas na construção de experiências e relações humanas
Comunicação oral de Fábio Henrique Gomes Ribeiro (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Performance musical na cultura popular contemporânea de João Pessoa/PB
Tese de Doutorado de Fábio Henrique Gomes Ribeiro (UFPB PPGMUS, 2017)
-
Performance musical: uma proposta baseada no olhar teatral
Comunicação oral de Dayane Battisti (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Pesquisa sobre técnicas de estudo mental na preparação para a performance musical
Comunicação oral de Éverton Rodrigo Amorim, Eliane Tokeshi (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
Por uma performance retórica da música contemporânea
Tese de Doutorado de William Teixeira da Silva (USP PPGMUS, 2017)
-
Posições alternativas no trombone: um estudo teórico interpretativo
Comunicação oral de Bruno Caminha Farias, Radegundis Aranha Tavares Feitosa (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Práticas de desclassificação na performance musical: perspectivas emancipatórias para a Pesquisa Artística
Artigo em periódico de Bibiana Bragagnolo (Revista Vórtex, 2021)
-
Práticas interpretativas, performance musical, processos criativos: mais uma reflexão sobre o intérprete na academia
Artigo em periódico de Daniel Lemos Cerqueira (Orfeu, 2022)
-
Práticas musicais contemporâneas e interações sociais na cultura popular
Comunicação oral de Fábio Henrique Ribeiro (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Pro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira
Dissertação de Mestrado de Leonardo Barreto Linhares (UFMG PPGMUS, 2007)
-
Processos autorregulatórios na prática instrumental: Contribuições da Teoria Social Cognitiva para a formação do percussionista sinfônico
Pôster de Flávio Denis Dias Veloso, Rosane Cardoso de Araújo (SIMCAM, 2016)
-
Processos de ensino e aprendizagem da performance pianística: um ensaio sob a perspectiva do princípio de continuidade de John Dewey
Artigo em periódico de Scheilla Regina Glaser (Revista da ABEM, 2018)
-
Processos formativos do pianista colaborador no âmbito de um programa de extensão universitária
Comunicação oral de Anna Luísa Pires Silva, Carla Silva Reis (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Puxe o fole sanfoneiro: uma proposta para a construção de acordes complexos no acordeon de 120 baixos
Dissertação de Mestrado de Guilherme Souza Ribeiro (UFMG PPGMUS, 2016)
-
Quantz e a performance musical: uma reflexão sobre experiência estética.
Artigo em periódico de Cláudia Bortoletto (Debates, 2018)
-
Reconhecimento de emoções básicas em Ponteios de Guarnieri
Artigo em periódico de Heidi Kalschne Monteiro, Regina Antunes Teixeira dos Santos (Música Hodie, 2015)
-
Reflexões sobre o idiomatismo do piano no Trio nº 1 de Heitor Villa-Lobos e construção de uma interpretação para a performance
Tese de Doutorado de Miriam Bastos Rocha (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Reflexões sobre o uso do corpo em grupos de flauta doce
Pôster de Cristiane Carvalho, Sonia Ray (SEMPEM, 2015)
-
Relações de afinação na produção de notas resultantes de acordo com os sistemas de Afinação Igual, Pitagórico e Justo
Artigo em periódico de Ricardo Dourado Freire (Percepta, 2017)
-
Relato de Experiência: processo criativo musical no contexto formal do ensino regular
Comunicação oral de Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues (SIMCAM, 2016)
-
Resposta emocional e preferência em três gravações de um prelúdio de Chopin
Artigo em periódico de Leandro Martins Turano, Waldir Jesus de Araujo Lobão, Gabriel Mendonça (Percepta, 2020)
-
Revisão da literatura sobre preparação para a performance musical no Brasil de 2010 a 2012
Comunicação oral de Leonardo Casarin Kaminski, Sonia Ray (SEMPEM, 2013)
-
Rumo à sala de estudos aumentada: experiências com suporte computacional para o desenvolvimento técnico e perceptivo na performance musical
Tese de Doutorado de Aluizio Barbosa de Oliveira Neto (UFMG PPGMUS, 2018)
-
Sensações, Afetos e Experiências na Webdiáspora
Artigo em periódico de Camila Escudero (Sonora, 2015)
-
Sentidos em Scriabin: por uma performance multimídia da Sonata op. 70 n. 10
Dissertação de Mestrado de Joana de Castro Boechat (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Situação e perspectivas da pesquisa sobre ensino coletivo de instrumentos no Brasil
Artigo em periódico de Wilson Rogério dos Santos, Ana Roseli Paes dos Santos (Revista Vórtex, 2019)
-
Sonata 1980 para violino de Ernst Mahle: uma abordagem interpretativa visando a construção de uma performance
Dissertação de Mestrado de Ana Paula Gomes de Souza (UFRN PPGMUS, 2017)
-
Sonata para flauta e piano de Lowell Liebermann: sugestões para a performance do flautista e análise musical em interlocução com o compositor
Artigo em periódico de Lucas Martins Pedro, Adriana Lopes Moreira (Orfeu, 2022)
-
Sonata para viola e piano (1950) de Camargo Guarnieri: estudo técnicointerpretativo e tratamento editorial
Dissertação de Mestrado de Hellen Dias Mizael (UFMG PPGMUS, 2011)
-
Sutileza, intensificação e inventividade: análise musical da performance do baterista Nenê em “Maracatu” de Egberto Gismonti no álbum Sanfona (1981)
Artigo em periódico de Christiano Lima Galvão (Per Musi, 2022)
-
Técnica Alexander e performance musical: uma revisão de literatura
Comunicação oral de Ana Paula dos Santos Monteiro Palmeira, Patrícia Furst Santiago (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Técnica estendida na performance de bateristas brasileiros
Dissertação de Mestrado de Enrico Joseph Carinci (UFG PPG-Música, 2012)
-
Técnicas estendidas aplicadas à performance da trompa: desafios técnico-interpretativos na obra Nautilus pour Cor de Salvador Torré
Dissertação de Mestrado de Bruno Lopes Demarque (UFRN PPGMUS, 2022)
-
Tecnología digital al servicio de la producción, expresión y percepción musicales: un estudio de caso en la Educación Superior
Artigo em periódico de Adrien Faure Carvallo, Diego Calderón Garrido, Josep Gustems Carnicer (Per Musi, 2021)
-
Tecnologias eletrônicas no Projeto Prisma (1984-1987)
Tese de Doutorado de Alexei Figueiredo Michailowsky (UNIRIO PPGM, 2014)
-
The Possible Relationship between Mathematical Skills and Vocal Performance
Artigo em periódico de Wanli Hu (Música Hodie, 2021)
-
The Psychology of Music, editado por Diana Deutsch, 3ª edição: resenha dos capítulos 10 a 13
Resenha em periódico de Ricieri Carlini Zorzal (OPUS, 2016)
-
The relationship between ancillary gestures and musical phrase organization: application to flute performance
Tese de Doutorado de Thaís Fernandes Rodrigues dos Santos (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Tradição e performance: algumas breves reflexões
Comunicação oral de Adonhiran Reis, Emerson de Biaggi (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Tradição na modernidade: a performance da Banda Cabaçal Padre Cícero na festa de renovação do Sagrado Coração de Jesus
Comunicação oral de Francisco Sidney da Silva Monteiro Junior (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Tradições interpretativas na Suíte III para Violoncelo Solo de Johann Sebastian Bach (BWV 1009): Discutindo performance via análise de gravações
Dissertação de Mestrado de Arthur Bencke Ermel da Silva (UDESC PPGMUS, 2018)
-
Um estudo multicasos sobre estratégias de estudo e de performance de cantores líricos
Dissertação de Mestrado de Alexandre Felipe Martins (UFPR PPGMúsica, 2021)
-
Um olhar interpretativo para as canções de Arthur Bosmans
Dissertação de Mestrado de Lígia Ishitani Silva (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Uma proposta de sistematização de notação percussiva para o violão
Artigo em periódico de Amanda Carpenedo, Helena Marinho (Revista Vórtex, 2020)
-
Uma reflexão sobre a construção de sentido na performance musical pela perspectiva do intérprete de música indeterminada
Artigo em periódico de Ana Leticia Crozetta Zomer (Revista da Tulha, 2019)
-
Vestígios da música no tempo: Pesquisas em memória e performance musical
Artigo em periódico de Diana Santiago (Percepta, 2015)
-
Vida e carreira da violinista Virgínia Sinay: uma análise da grande turnê Sinay-Wolff de 1886
Artigo em periódico de Adonhiran Reis, Bruna Caroline de Souza Berbert, Agles Vieira de Oliveira (Per Musi, 2021)