Palavra-chave: Improvisação
123 resultados.
-
"Sa-bará-bidu-á": Como é que eu chego lá?
Pôster de Isac Rodrigues de Almeida (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A aprendizagem da improvisação musical no choro: um estudo de caso nas universidades de música de Curitiba
Dissertação de Mestrado de Miriã Machado Cassol (UFPR PPGMúsica, 2020)
-
A Arte da Conversação: a interação no Bill Evans Trio a partir da performance de Scott LaFaro
Comunicação oral de Bruno Repsold Torós (SIMPOM, 2016)
-
A arte da conversação: uma análise do fraseado do contrabaixista Scott LaFaro e da interação no Bill Evans Trio entre 1959 e 1961
Dissertação de Mestrado de Bruno Repsold Toros (UNIRIO PPGM, 2016)
-
A concepção de Chico Pinheiro na Música Encontro
Comunicação oral de Matheus Menezes Guerra, Diones Ferreira Correntino (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A diversidade a partir de diálogos com as músicas não ocidentais: relato de pesquisa concluída
Comunicação oral de Ana Luisa Fridman, Rogério Luiz Moraes Costa (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A dupla captura e o espaço da memória em Memos from Stuttgart: o processo de criação de Schwarswälder Kirschtorte
Comunicação oral de Valéria Bonafé, Rogério Costa (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A Função da Improvisação dentro da Estrutura Formal da peça “Choro Dançado” de Maria Schneider
Comunicação oral de Paulo José de Siqueira Tiné (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A guitarra de Lula Galvão em “Par Constante” (Guinga)
Comunicação oral de Victor Rocha Polo, Hermilson Garcia do Nascimento (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A guitarra elétrica na música experimental: composição, improvisação e novas tecnologias
Dissertação de Mestrado de André Lopes Martins (USP PPGMUS, 2015)
-
A importância do ensino da improvisação musical no desenvolvimento do intérprete
Dissertação de Mestrado de César Augusto Coelho Albino (UNESP PPG-Música, 2009)
-
A improvisação como processo criativo na aprendizagem da clarineta
Comunicação oral de Rosa Barros, Ricardo Dourado Freire (SIMCAM, 2014)
-
A improvisação de Filó Machado - análise dos improvisos vocais na gravação de O samba da minha terra de Dorival Caymmi
Comunicação oral de Martina Martins Marana, Regina Machado (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A improvisação e o Journal of Music Therapy: houve um período de “surdez” da comunidade mundial em relação ao método?
Artigo em periódico de Melyssa Woituski, André Brandalise, Gustavo Schulz Gattino, Gustavo Andrade de Araújo (Revista Brasileira de Musicoterapia, 2017)
-
A improvisação na aprendizagem instrumental: o estudante como sujeito de sua própria aprendizagem
Comunicação oral de Rosa Barros Tossini, Ricardo Dourado Freire (SIMCAM, 2015)
-
A improvisação na forma Pachelbel a partir de prelúdios corais de Pachelbel e Walther: uma proposta de exercícios de improvisação para organistas
Tese de Doutorado de Christoph Clemens Küstner (UFRGS PPGMUS, 2019)
-
A improvisação na pedagogia pianística: ensino e aspectos cognitivos e psicológicos
Comunicação oral de Laura Longo, Adriana Aggio (SIMCAM, 2014)
-
A improvisação por meio de cantigas de capoeira na iniciação em clarineta: uma abordagem pedagógica
Tese de Doutorado de Felipe Gomes de Freitas (UFBA PPGMUS, 2022)
-
A improvisação vocal na Copacabana dos anos 50 a 70
Dissertação de Mestrado de Glawcer Nader Saraiva Ferreira Felix (UFMG PPGMUS, 2020)
-
A interação “arte de registrar-orquestração” na elaboração de um concerto para órgão e orquestra
Tese de Doutorado de Alexandre Rachid José Pedro Júnior (UNIRIO PPGM, 2012)
-
A interpretação na improvisação: uma compreensão inicial a partir da performance de “Luiz Eça Trio” na música “Samba de uma nota só” apresentada no programa “Jazz Brasil”, em 1990
Comunicação oral de Diogo Monzo (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
A interpretação na improvisação: uma compreensão inicial a partir da performance de "Luiz Eça Trio" na música "Samba de uma nota só" apresentada no programa "Jazz Brasil", em 1990
Comunicação oral de Diogo Souza Vilas Monzo (SEMPEM, 2014)
-
A Networked Hybrid Interface for Audience Sonification and Machine Learning
Artigo em periódico de Konstantinos Vasilakos (Revista Vórtex, 2022)
-
A pedagogia Third Stream como caminho para aquisição de vocabulário musical nas práticas de improvisação ao piano
Comunicação oral de Diones Correntino (SIMCAM, 2016)
-
A performance e os recursos técnico-interpretativos de Márcio Montarroyos: análise de seus solos improvisados no disco Stone Alliance
Artigo em periódico de Marcelo Rocha dos Passos, Paulo Adriano Ronqui (Revista Vórtex, 2019)
-
A suspensão da levada: dois estudos de caso nos registros do Rio 65 Trio
Comunicação oral de Leandro Barsalini (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A trajetória histórica da improvisação no choro: um enfoque de configurações estilísticas e processos de hibridação cultural
Dissertação de Mestrado de Everton Luiz Loredo de Matos (UFG PPG-Música, 2012)
-
A Turma da Gafieira: os conflitos entre a tradição e a modernidade nos precursores do samba jazz
Painel/Simpósio de Leandro Barsalini (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A utilização da improvisação como estratégia no ensino da guitarra flamenca
Dissertação de Mestrado de Fabio Sardo (USP PPGMUS, 2012)
-
Análisis de los aspectos rítmicos del Ciclo de Percepción-acción en la improvisación musical
Comunicação oral de Joaquín B. Pérez, Isabel C. Martínez (SIMCAM, 2015)
-
Aprender improvisando: o papel da improvisação na aprendizagem da clarineta com crianças entre 6 e 11 anos
Dissertação de Mestrado de Rosa Barros Tossini (UnB PPGMUS, 2014)
-
Aprendizado e desenvolvimento da improvisação da clarineta no choro: estudo realizado com quatro clarinetistas brasileiros da atualidade
Tese de Doutorado de Eduardo Gonçalves Dos Santos (UFBA PPGMUS, 2018)
-
Aspectos da linguagem da improvisação jazzística na bossa nova: duas versões de solo do saxofonista Stan Getz da música desafinado
Dissertação de Mestrado de Wanderson Felipe Silva do Nascimento (UFG PPG-Música, 2019)
-
Bandolim improvisado: a construção do estilo de improvisação de Jacob do Bandolim, Luperce Miranda, Joel Nascimento e Armandinho Macedo
Dissertação de Mestrado de Victor Moreira Angeleas (UnB PPGMUS, 2019)
-
Ciclos graduais e improvisação aplicados à bateria com suporte tecnológico
Comunicação oral de Cleber da Silveira Campos (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Circlesongs: uma abordagem de prática musical criativa e colaborativa
Comunicação oral de Uliana Dias Campos Ferlim (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Coesão e proporções nos improvisos para piano de Camargo Guarnieri
Dissertação de Mestrado de Carlos Alberto Assis (UFBA PPGMUS, 2007)
-
Comunicação emocional entre guitarrista e ouvinte no contexto de escuta brasileiro
Comunicação oral de Danilo Ramos, Luis Gustavo Reis Rodrigues (SIMCAM, 2015)
-
Criação e Improvisação: problemas e soluções envolvidos com o controle e a liberdade improvisativa no campo composicional
Dissertação de Mestrado de Ícaro Aranguez Sleifer (UFBA PPGMUS, 2022)
-
Da ruptura com a tradição à tradição improvisada
Comunicação oral de Itamar Dantas, Miguel D. Antar (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Dialogue on Improvisation, Composition and Performance: On Singularity, Complexity and Context
Artigo em periódico de Marcel Cobussen, Rogério Costa (Revista Música, 2015)
-
Dionísio na tocata: estudo sobre o uso da música enquanto veículo de estados alterados de consciência
Dissertação de Mestrado de Raphael Duarte Alves Augusto (UDESC PPGMUS, 2020)
-
Do piano solo ao solo de piano: a improvisação pianística no gênero do choro
Comunicação oral de Iara Gomes, Beatriz Magalhães Castro (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Economia de marcações: a relação entre intérprete e compositor a partir dos prelúdios para cravo franceses dos séculos XVII e XVIII
Artigo em periódico de Pedro Ribeiro Cardoso (Revista Música, 2019)
-
El Músico Argentino Adolfo Reisin y las Estéticas de la Improvisación Colectiva
Artigo em periódico de Daniel Moro Vallina (Música Hodie, 2021)
-
Ensino coletivo do violoncelo em três contextos socioeducativos: reflexões a partir de uma pesquisa-ação no estado de São Paulo
Comunicação oral de Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley de Oliveira, Fábio Soren Presgrave (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Ensino e aprendizagem de improvisação em um curso superior de música
Dissertação de Mestrado de Ricardo Costa Laudares Silva (UFMG PPGMUS, 2013)
-
Estudo dos elementos musicais e extra-musicais no processo de improvisação da música popular brasileira para quatro versões de Wave (1967)
Dissertação de Mestrado de George de Almeida Pessoa (UFPR PPGMúsica, 2016)
-
Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy: transcrições, adaptações e análises
Dissertação de Mestrado de Carlos Henrique Fernandes (UFMG PPGMUS, 2021)
-
Existe uma improvisação brasileira? O paradigma criativo de Nailor Azevedo “Proveta”
Comunicação oral de Manuel Silveira Falleiros (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Free jazz e free improvisation: aspectos estéticos e estruturais
Artigo em periódico de Vinícius Mendes Rodrigues (Ictus, 2020)
-
Gesto, escuta, pensamento: o jogo musical da infância
Comunicação oral de Teca Alencar de Brito (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Guitarra e baião
Comunicação oral de Marcos da Silva Maia, Hermilson Nascimento (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro
Dissertação de Mestrado de Paula Veneziano Valente (USP PPGMUS, 2009)
-
Improvisação à viola caipira: um estudo de caso aplicando modelos selecionados ao cateretê Vide Vida Marvada
Dissertação de Mestrado de Almir Júnio Pessoa (UFG PPG-Música, 2016)
-
Improvisação ao violão na música instrumental contemporânea e a contribuição de Nelson Veras
Comunicação oral de Luís Leite (SIMPOM, 2014)
-
Improvisação dentro da forma Pachelbel - procedimentos de exercícios gerados a partir da análise do prelúdio coral Vater Unser Im Himmelreich
Comunicação oral de Christoph Clemens Küstner (SIMPOM, 2016)
-
Improvisação e interpretação na obra autoral de Nivaldo Ornelas
Tese de Doutorado de David Ganc (UNIRIO PPGM, 2017)
-
Improvisação e interpretação: o fazer musical
Comunicação oral de Diogo Souza Vilas Monzo (SEMPEM, 2015)
-
Improvisação Jazzística: uma discussão terminológica
Comunicação oral de Julio Merlino (SIMPOM, 2016)
-
Improvisação Musical: Técnicas de composição aplicadas à performance instrumental
Dissertação de Mestrado de Gabriel da Fonsêca Santiago (UNIRIO PPGM, 2006)
-
Improvisação na música contemporânea de concerto: parâmetros para a execução da Cadenza da peça “The Days Fly By” de Frederic Rzewski
Dissertação de Mestrado de Diogo de Haro (UFRGS PPGMUS, 2006)
-
Improvisação no choro segundo chorões
Dissertação de Mestrado de David Rangel Diel de Carvalho Martins (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Improvisação no Quarteto Novo: a busca de um novo paradigma para improvisação na música popular instrumental brasileira
Artigo em periódico de Vinícius Mendes Rodrigues (Ictus, 2021)
-
Improvisação: a criação musical durante a performance e seus mecanismos de elaboração
Comunicação oral de Iara de Melo Ramos Gomes (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Improvisando e educando através da Jazz Theory: jogos musicais nas aulas de contrabaixo
Comunicação oral de Sandro Mota Lopes, Ewelter de Siqueira e Rocha (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2013)
-
Improvisation and System from inside and outside: Steve Coleman’s music through Adorno’s critical philosophy
Artigo em periódico de Frederico Lyra de Carvalho (Música Popular em Revista, 2021)
-
Improvisation Pedagogy: An Epistemological Perspective of the 4‘E’ Model within Digital Musical Instruments
Artigo em periódico de Isabela Corintha, Giordano Cabral (Revista Vórtex, 2022)
-
insígnia, escafandro, sátira e locus: análise de processos criativos em comprovisação
Artigo em periódico de Arthur Faraco (Orfeu, 2021)
-
Interacción en la improvisación jazzística: El análisis de los aspectos rítmicos en el ciclo de percepción-acción
Artigo em periódico de Joaquín B. Pérez, Isabel C. Martínez (Percepta, 2015)
-
Jam sessions em Manhattan: socialização dos músicos de jazz e regulação da performance
Artigo em periódico de Ricardo Pinheiro (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Jazz performance: Improvisação como conversação
Resenha em periódico de Túlio Augusto Silva Santos (Revista Vórtex, 2016)
-
Memórias de um processo de composição musical: ímpetos, técnicas e improvisações
Dissertação de Mestrado de Maurício Marques (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Metapadrões como ferramenta para a composição musical: uma abordagem pessoal a partir do pensamento sistêmico e dos estudos da complexidade
Tese de Doutorado de Daniel Puig (UNIRIO PPGM, 2014)
-
Modelagem de princípios criativos: investigando a interação músico-computador por meio da improvisação melódica
Dissertação de Mestrado de Daniel Lima Pantoja Leite (UnB PPGMUS, 2020)
-
Modelo de improvisação de Zé Bodega no choro baseado nos conceitos de horizontalidade e verticalidade de George Russell
Dissertação de Mestrado de Denize Rodrigues Cerqueira (UNIRIO PPGM, 2015)
-
Motivação e o estado de fluxo: a improvisação como caminho para o desenvolvimento da personalidade autotélica
Tese de Doutorado de Hermilo Pinheiro Santana (UFBA PPGMUS, 2018)
-
Musical-aesthetic education in an adolescent psychiatric ward: a case study
Artigo em periódico de Nazfar Hadji (Orfeu, 2021)
-
Mutirão de trêis som: festas de trabalho como base para jogos de improvisação no processo de aprendizagem da viola caipira
Comunicação oral de Fábio de Souza Miranda, Maria Teresa Alencar de Brito (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Na Baixa do Sapateiro (Bahia) de Ary Barroso na interpretação de John Coltrane: A utilização da composição como veículo para a improvisação no jazz modal
Artigo em periódico de Luis Felipe Gomes (Orfeu, 2016)
-
O caráter improvisatório na obra de Marco Pereira: o chorus e a cadenza
Comunicação oral de Rafael Thomaz, Fabio Scarduelli (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O desenvolvimento da expertise do pianista intérprete-arranjador-improvisador
Tese de Doutorado de Vinícius Bastos Gomes (UFPR PPGMúsica, 2019)
-
O desenvolvimento de processos compositivos utilizando o Pure Data na criação de Interações
Dissertação de Mestrado de Reinaldo Cardoso Maia (UFBA PPGMUS, 2013)
-
O estudo do choro como ferramenta e estímulo à aprendizagem musical
Artigo em periódico de Johnson Joanesburg Anchieta Machado, Roberto Stepheson Anchiêta Machado (Per Musi, 2022)
-
O solo de contrabaixo de Ney Conceição na música Triste e suas características estilísticas de improvisação na música instrumental brasileira
Comunicação oral de Eriki Nery de Novaes, Diones Ferreira Correntino (SEMPEM, 2016)
-
O solo improvisado de Toninho Horta em “Stella by Starlight”
Comunicação oral de Victor Polo (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O Violão 7 Cordas de Valdir Silva na música Exemplo
Comunicação oral de Guilherme Augusto Lamas de Oliveira, Rafael Thomaz (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Orquestra Errante: uma prática musical entranhada na vida
Artigo em periódico de Rogério Costa (Revista Música, 2020)
-
Os caminhos do Choro contemporâneo: performance do Trio Corrente para o choro Murmurando
Comunicação oral de Paula Veneziano Valente (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Padrões de eventos musicais em Balanço Zona Sul, Sambalanço Trio Vol I: Textura, elementos e delineamento de frases
Comunicação oral de Rafael Tomazoni Gomes, Rafael dos Santos (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Palavras sem discurso: estratégias criativas na livre improvisação
Dissertação de Mestrado de Manuel Silveira Falleiros (USP PPGMUS, 2012)
-
Para una Didáctica de la Improvisación y Creatividad Musical
Artigo em periódico de Joaquín de la Montaña, Eduardo Lopes (Revista Eletrônica de Música da UFAL, 2019)
-
Partimento as improvisation pedagogy: renewing a lost art
Artigo em periódico de Stephanie Khoury (InCantare, 2014)
-
Partituras gráficas: diversas possibilidades expressivas e interpretativas
Comunicação oral de Jonathan Andrade, Miguel D. Antar (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Paulo Moura e a Bossa Nova Instrumental: análises e reflexões sobre práticas interpretativas e arranjos (1968-1969)
Tese de Doutorado de Cleber José Bernardes Alves (UFMG PPGMUS, 2019)
-
Perception of a Comprovisation: The Ambiguity of Listening to a Composed Musical Piece Derived from Improvisational Material
Artigo em periódico de Arthur Faraco (OPUS, 2021)
-
Permeabilidades entre o clowning e a livre improvisação ou a livre improvisação não é palhaçada
Comunicação oral de Miguel Eduardo Diaz Antar (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Perspectivas de alunos de Bacharelado em Piano quanto ao uso do software MIROR-Impro para desenvolvimento de improvisação
Artigo em periódico de Luciana Fernandes Hamond, Anna Rita Addessi (Orfeu, 2019)
-
Perspectivas para o desenvolvimento da interação na livre improvisação musical
Comunicação oral de Miguel D. Antar (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro
Dissertação de Mestrado de José Reis de Geus (UFG PPG-Música, 2009)
-
Possibilidades para o desenvolvimento de identidade de improvisação na trompa
Dissertação de Mestrado de Victor Prado Cavalcanti Ferreira (UFRN PPGMUS, 2022)
-
Práticas colaborativas em música experimental no Brasil entre 2000 e 2016
Tese de Doutorado de Mário Augusto Ossent Del Nunzio (USP PPGMUS, 2017)
-
Práticas criativas ao piano: aquisição e ampliação de habilidades
Comunicação oral de Laura Longo, Maria José Dias Carrasqueira de Moraes (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Procedimentos rítmico-melódicos na performance de Altamiro Carrilho: um estudo de caso aplicado ao ensino do choro
Dissertação de Mestrado de Marcelo das Dores Pereira (UFMG PPGMUS, 2016)
-
Processos mentais subjacentes à improvisação idiomática
Dissertação de Mestrado de José Eduardo Tomé Paes (USP PPGMUS, 2014)
-
Projeções em perspectiva: implicações da interação para a seção de improviso
Comunicação oral de Ramón Del Pino (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Puxe o fole sanfoneiro: uma proposta para a construção de acordes complexos no acordeon de 120 baixos
Dissertação de Mestrado de Guilherme Souza Ribeiro (UFMG PPGMUS, 2016)
-
Rafael Rabello e Odeon de Ernesto Nazareth: Interpretação, arranjo e improvisação
Dissertação de Mestrado de Alvimar Liberato Nunes (UFMG PPGMUS, 2007)
-
Reelaborações musicais no choro Ímpar de Maurício Carrilho: sugestões técnico-interpretativas para a adaptação, ao bandolim 10 cordas, de elementos idiomáticos de instrumentos de sopro presentes na gravação
Dissertação de Mestrado de Pablo de Malta Campos (UFMG PPGMUS, 2020)
-
Reflexões sobre SoundPainting e suas contribuições no Ensino Primário
Artigo em periódico de Gorka Ibarmia Urruzola, Cristina Arriaga-Sanz (Música Hodie, 2019)
-
Stan Getz e a Bossa Nova (1962-1964): uma análise estilística
Dissertação de Mestrado de Luis Felipe Soares Gomes (UDESC PPGMUS, 2017)
-
Teaching and Learning Electronic Music Composition
Artigo em periódico de Joachim Heintz (Revista Vórtex, 2020)
-
Teaching Piano in Colleges and Universities Based on Cross-Cultural Music Education
Artigo em periódico de Zhe Yuan Wei (Música Hodie, 2022)
-
Tendências expressivas e estruturas estilísticas na música de Egberto Gismonti: um estudo do choro 7 Anéis
Dissertação de Mestrado de Diones Ferreira Correntino (UFG PPG-Música, 2013)
-
The night, the music: a cognitive hypothesis
Artigo em periódico de Maurício Dottori (Revista Vórtex, 2020)
-
The Sound of Phantasia in Motion: Musical Imagination from Aristotle to Zarlino
Artigo em periódico de Giuseppe Gerbino (Revista Música, 2015)
-
Tipos de aprendizagem de improvisação em um curso superior de música
Comunicação oral de Ricardo Costa Laudares Silva (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Trajetória musical do saxofonista Paulo Moura: a gafieira como caminho para uma improvisação brasileira
Comunicação oral de Ronalde Monezzi Filho, Manuel Falleiros (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Transformações do choro no século XXI: estruturas, performance e improvisação
Tese de Doutorado de Paula Veneziano Valente (USP PPGMUS, 2014)
-
Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisação
Dissertação de Mestrado de Alisson Antonio Amador (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisação
Dissertação de Mestrado de Alisson Antonio Amador (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Vídeo-dança vagão: um processo de composição integrado entre música e dança baseado na improvisação
Dissertação de Mestrado de Luiz Claudio Marques Barcellos (UFPR PPGMúsica, 2012)
-
Walter Smetak e os violões de microtom
Dissertação de Mestrado de Matheus Dantas (UFBA PPGMUS, 2010)