Palavra-chave: Piano
153 resultados.
-
“É com esse que eu vou”: samba e piano se encontram nos seus elementos percussivos
Comunicação oral de Rafael Tomazoni Gomes (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
24 Prelúdios Op. 28 de Frédéric Chopin: estudo sobre a interpretação da obra
Tese de Doutorado de Gabriella de Mattos Affonso (USP PPGMUS, 2018)
-
7 Joyce songs op.54 do compositor Karol Szymanowski: relação música-texto como ferramenta na construção da performance
Dissertação de Mestrado de Kaio César Freitas Morais (UFRN PPGMUS, 2018)
-
A aplicação do método Gramani no estudo de piano popular
Comunicação oral de Deyvid Willian Martins (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A arte pianística de Barbara Nissman
Entrevista em periódico de Fernando Vago Santana (Orfeu, 2021)
-
A docência no piano: representações sociais de professores de escolas de música em Taguatinga
Dissertação de Mestrado de Lisette Jung Loiola (UnB PPGMUS, 2015)
-
A enganosa simplicidade na criação do estilo popular-erudito de Carlos Guastavino: comentários analítico-interpretativos sobre Tonada y Cueca
Comunicação oral de Nicolás Gervasio Panatteri, Durval da Nóbrega Cesetti (SEMPEM, 2014)
-
A escrita para piano de Edino Krieger: uma abordagem estrutural e interpretativa a partir das 3 Miniaturas, Sonata n°2 e Estudos intervalares
Tese de Doutorado de José Wellington dos Santos (UNIRIO PPGM, 2013)
-
A formação de professores no contexto do ensino de piano
Comunicação oral de Adriana Moraes Santos (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano
Tese de Doutorado de Bibiana Maria Bragagnolo (UFPB PPGMUS, 2019)
-
A influência das peças de caráter do Romantismo em obras para piano de Carlos Gomes, Leopoldo Miguéz, Henrique Oswald, Alexandre Levy e Alberto Nepomuceno
Tese de Doutorado de Ana Paula da Matta Machado Avvad (UNIRIO PPGM, 2009)
-
A influência dos guias de execução na otimização do aprendizado pianístico em jovens.
Dissertação de Mestrado de Lucas Farias Silvano (UDESC PPGMUS, 2016)
-
A leitura à primeira vista e o ensino de piano
Dissertação de Mestrado de Maria Elisa Ferreira Risarto (UNESP PPG-Música, 2010)
-
A obra pianística de Alexandre Levy (1864-1892): concertos e gravação de CD (projeto em andamento)
Pôster de Eduardo Henrique Soares Monteiro, Luciana Sayure Shimabuco (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A pedagogia Third Stream como caminho para aquisição de vocabulário musical nas práticas de improvisação ao piano
Comunicação oral de Diones Correntino (SIMCAM, 2016)
-
A percepção de emoções básicas comunicadas sob a óptica da Teoria da Valência Contrastante
Artigo em periódico de Heidi K. Monteiro, Regina A. T. Santos, Álvaro L. de Bortoli (Percepta, 2015)
-
A prática deliberada e o planejamento da execução instrumental: reflexões para a aplicação no processo de preparação de um repertório pianístico
Comunicação oral de Isabella Perazzo C. Campos (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
A preparação do repertório de piano de estudantes fundamentada nos modelos de conhecimento musical
Artigo em periódico de Regina Antunes Teixeira dos Santos (Percepta, 2013)
-
A redução para piano da “Fantasia para saxofone e orquestra” de Heitor-Villa Lobos: uma visão idiomática
Comunicação oral de Jonatas Weima Cunha Angelim, Maria José Bernardes Di Cavalcanti (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa
Dissertação de Mestrado de Mário Luiz Marochi Júnior (UFMG PPGMUS, 2007)
-
A utilização de guias de execução por alunos iniciantes de piano
Comunicação oral de Selva Viviana Martínez Aquino (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
A utilização de guias de execução por alunos iniciantes de piano de 8 a 14 anos de idade
Comunicação oral de Selva Viviana M. Aquino Matschulat (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A utilização de guias de execução por alunos iniciantes de piano de 8 a 14 anos de idade
Tese de Doutorado de Selva Viviana Martinez Aquino (UFRGS PPGMUS, 2015)
-
Ação Pianística e Estados de Consciência: uma Abordagem Integrativa Transpessoal
Dissertação de Mestrado de Denise Maria Bezerra (UDESC PPGMUS, 2016)
-
Alceu Camargo: violinista profissional, compositor diletante. Análise de sua obra completa para piano
Dissertação de Mestrado de Cláudio Laeber Thompson (UDESC PPGMUS, 2010)
-
Análise da sonoridade em Ressonâncias de Marisa Rezende: uma abordagem a partir da performance
Artigo em periódico de Bibiana Bragagnolo, Didier Guigue (OPUS, 2017)
-
Análise de tratados sobre a pedalização ao piano
Dissertação de Mestrado de Eduardo Lagreca Fan (UNIRIO PPGM, 2016)
-
Análise musical de “Portraît de Nadia Boulanger” (1972), de Almeida Prado
Artigo em periódico de Tales Eduardo Pelison Botechia, Tadeu Moraes Taffarello (Revista Vórtex, 2021)
-
Analysis of sonority in piano pieces: a performance-based approach
Artigo em periódico de Bibiana Bragagnolo, Didier Guigue (Revista Música, 2020)
-
Antologia do piano no Brasil Central
Comunicação oral de Wolney Unes (SEMPEM, 2016)
-
As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano
Tese de Doutorado de Marcelo Almeida Sampaio (UFMG PPGMUS, 2017)
-
As obras para piano de Arthur Bosmans (1908-1991): por uma sonoridade brasileira
Dissertação de Mestrado de Gabriel Cursino Madeira Casara (UFMG PPGMUS, 2011)
-
As relações entre a manipulação temporal e a estrutura musical em um excerto do segundo movimento da Sonata em Dó Maior K. 330 de Mozart em gravações de Lili Kraus e Alicia de Larrocha
Comunicação oral de Rafael dos Santos Sakamoto, Luciana Noda, Davi Alves Motta (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Aspectos interpretativos da Sonata op. 110 de Beethoven
Dissertação de Mestrado de Erika Maria Ribeiro (USP PPGMUS, 2009)
-
Aspectos técnico-interpretativos do Etude Op. 04 n. 03 de Karol Szymanowski
Comunicação oral de Regiane Alves, Durval Cesetti (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Atividades criativas nas aulas de piano para adultos iniciantes
Comunicação oral de Adriana Moraes dos Santos Dias, Marcos Câmara de Castro (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Autonomia na aprendizagem musical: contribuições para práticas informais no ensino de piano
Comunicação oral de José Leandro Silva Rocha (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Bagatelas op. 119 de Beethoven: um estudo interpretativo
Dissertação de Mestrado de Flávia Figueira da Silva (USP PPGMUS, 2012)
-
Beatriz Balzi e o piano da América Latina: a música erudita deste continente analisada a partir das gravações da pianista na série de CDs Compositores Latino-Americanos
Tese de Doutorado de Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva (USP PPGMUS, 2014)
-
Carolina Cardoso de Menezes e sua trajetória no rádio
Comunicação oral de Maria Teresa Madeira (SIMPOM, 2016)
-
Carolina Cardoso de Menezes, a pianeira
Tese de Doutorado de Maria Teresa Madeira (UNIRIO PPGM, 2016)
-
Cheiro de terra molhada de chuva para voz feminina e piano de Antonio Celso Ribeiro: uma abordagem interpretativa com ênfase em dinâmica e pedal
Dissertação de Mestrado de Wagner Sander Delmondes (UFMG PPGMUS, 2013)
-
Clara Schumann e Teresa Carreño
Artigo em periódico de Nilcéia Baroncelli (Revista Música, 2019)
-
Clara Schumann: compositora x mulher de compositor
Dissertação de Mestrado de Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva (USP PPGMUS, 2008)
-
Compositores latino-americanos (latin american composers): a genuine alternative to subvert traditionalism in the classical music field
Artigo em periódico de Eliana Monteiro da Silva, Amílcar Zani (Revista da Tulha, 2015)
-
Con la testa fra le nuvole
Partitura em periódico de André Greboge (Revista Vórtex, 2015)
-
Concertino, de Francisco Mignone para fagote e piano: considerações interpretativas no 1º movimento
Comunicação oral de Aloysio Moraes Rego Fagerlande, Ana Paula da Matta Machado Avvad (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Concertino, de Francisco Mignone, para fagote e piano: considerações interpretativas no 2º movimento
Painel/Simpósio de Aloysio Moraes Rego Fagerlande, Ana Paula da Matta Machado Avvad (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Concerto para piano e orquestra e Concertino para piano e orquestra de cordas de Ronaldo Miranda: uma abordagem interpretativa (pesquisa em andamento)
Pôster de Laura Moraes Umbelino, Mauricy Matos Martin (SEMPEM, 2015)
-
Criando, interpretando e apreciando: propostas de obras e atividades à Educação Musical
Tese de Doutorado de Marcelo Rauta (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Critérios para a elaboração do programa em um curso de iniciação musical ao piano
Comunicação oral de Tarcísio Gomes Filho, Regiane Hiromi Yamaguchi (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Dedilhado pianístico e suas relações com princípios técnicos e musicais
Dissertação de Mestrado de Antonio Carlos de Oliveira Junior (UNESP PPG-Música, 2013)
-
Do piano solo ao solo de piano: a improvisação pianística no gênero do choro
Comunicação oral de Iara Gomes, Beatriz Magalhães Castro (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Do texto ao som: relações de influência na obra para piano de Vieira Brandão
Tese de Doutorado de Mauren Liebich Frey Rodrigues (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Domenico Scarlatti ao piano: investigações estilísticas em busca de referenciais interpretativos
Pôster de André Leme Pédico (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Ecos de Messiaen em Almeida Prado: Estudo de Caso no 4o Movimento das Cartas Celestes XV
Artigo em periódico de Aleyson Scopel, Ana Paula da Matta Machado Avvad (Musica Theorica, 2017)
-
Elementos formais, texturais e interpretativos nas sonatas para piano de João Domingos Bomtempo (1775-1842)
Dissertação de Mestrado de Andrey Costa Bacovis (UNESP PPG-Música, 2017)
-
Ensino de música na fase adulta através do piano
Comunicação oral de Adriana Moraes dos Santos Dias (SIMPOM, 2014)
-
Ensino de música na fase adulta: aspectos introdutórios
Artigo em periódico de Adriana Moraes dos Santos Dias (Revista da Tulha, 2015)
-
Espaço pessoal e trajetórias – do corpo na ação pianística
Comunicação oral de Vânia Eger Pontes, Jônatas Manzolli (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Estratégias de estudo aplicadas na construção da performance de seis Études Op. 33 de Karol Szymanowski
Dissertação de Mestrado de Regiane Alves Ferreira (UFRN PPGMUS, 2017)
-
Estratégias de estudo aplicadas na construção da performance de seis Études Op.33 de Karol Szymanowski
Artigo em periódico de Regiane Alves, Luciana Noda, Durval Cesetti (Revista Vórtex, 2019)
-
Estratégias de estudo na abordagem inicial de peças para piano em condições específicas de privação de retroalimentação sensorial
Comunicação oral de Michele Rosita Mantovani, Regina Antunes Teixeira Dos Santos (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Estudo das ressonâncias na Sequenza IV de Luciano Berio
Dissertação de Mestrado de Daniel Lemos Cerqueira (UFMG PPGMUS, 2009)
-
Estudo n. 1 (Tróis Études) de Henrique Oswald: uma abordagem técnico-interpretativo e a importância do compositor
Comunicação oral de Juliano Alves dos Santos, Mauricy Martin (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy: transcrições, adaptações e análises
Dissertação de Mestrado de Carlos Henrique Fernandes (UFMG PPGMUS, 2021)
-
Eunice Katunda: o caminho incerto de um gênio certo
Artigo em periódico de Iracele Vera Livero de Souza (Revista Música, 2019)
-
Expansão de materiais musicais consolidados historicamente e o processo composicional de Olivier Messiaen
Painel/Simpósio de Aline Alves, Denise Mayumi Ogata (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Exploração de limitações de possibilidades em materiais gerativos e o processo composicional de Olivier Messiaen
Painel/Simpósio de Adriana Lopes da Cunha Moreira, Aline Alves (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Explorando a partitura com o mapa conceitual: um recurso criativo para uma aprendizagem musical significativa
Artigo em periódico de Denise Maria Bezerra, Francisco Antonio Pereira Fialho (Orfeu, 2021)
-
Forma na obra pianística de Johannes Brahms: Variações sobre um tema de Haendel
Dissertação de Mestrado de Luís Felipe Giampaulo Sarro (USP PPGMUS, 2014)
-
Formação Inicial e Formação Continuada de Professores de Piano: Uma Experiência de Ensino
Comunicação oral de Claudia Fernanda Deltrégia (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Francisco Mignone, o intérprete: estudo de aspectos do seu estilo interpretativo por meio da análise de gravações
Comunicação oral de Fernando Araújo (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Frevo para piano de Egberto Gismonti: uma análise de procedimentos populares e eruditos na composição e performance
Dissertação de Mestrado de Marcelo Gama e Mello de Magalhães Pinto (UFMG PPGMUS, 2009)
-
Fructuoso Vianna - obras inéditas para piano: um LP da pianista brasileira Sônia Goulart
Resenha em periódico de Eliana Monteiro Silva (Revista da Tulha, 2021)
-
Geração de material musical a partir de conceitos extramusicais e o processo composicional de Olivier Messiaen
Painel/Simpósio de Adriana Lopes da Cunha Moreira, Aline Alves, Denise Mayumi Ogata (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Iniciação ao piano para crianças: um olhar sobre a prática pedagógica em conservatórios da cidade de São Paulo
Dissertação de Mestrado de Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira (UNESP PPG-Música, 2005)
-
Interpretação e idiomatismo: o segundo movimento da Sonata op. 110 de Beethoven – Allegro Molto
Comunicação oral de Erika Maria Ribeiro (SIMPOM, 2016)
-
Interpretação historicamente informada de uma tocata em sol menor de Carlos Seixas ao piano
Dissertação de Mestrado de Leandro Martins Turano (UFRJ PPGM, 2013)
-
Intertextualidade no Lento (Assai) da Sinfonia n. 8 de Heitor Villa-Lobos
Artigo em periódico de Adailton Sergio Pupia (Orfeu, 2017)
-
Jeux d'eau: “O belo, a poética e a mímesis no simbolismo pianístico de Ravel”
Dissertação de Mestrado de Wilson Dittrich Filho (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
Latin American piano music in the 20th century
Comunicação oral de Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva, Amilcar Zani Netto (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Leitura à primeira vista ao piano: uma análise de métodos de ensino
Comunicação oral de Marcelo Almeida Sampaio, Patrícia Furst Santiago (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Leitura à primeira vista na formação de pianistas profissionais
Dissertação de Mestrado de Nillo de Almeida Cunha Araújo (UFG PPG-Música, 2019)
-
Leitura à primeira vista: um estudo do desenvolvimento das capacidades cognitivas e das habilidades musicais do pianista
Comunicação oral de Marcelo Almeida Sampaio, Patrícia Furst Santiago (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Leitura musical à primeira vista: um estudo com guias de auxílio para estudantes universitários de órgão e piano
Tese de Doutorado de Alexandre Fritzen da Rocha (UFRGS PPGMUS, 2017)
-
Lune d’Octobre: utilização dos fatores de movimento de Rudolf Laban na composição da performance
Comunicação oral de Aline Soares Araújo, Adriano Lopes Sobrinho (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Mapeamento de derivações por variáveis sintéticas na Peça para dois minutos de Guerra-Peixe
Artigo em periódico de Hanon Guy Lima Rossi, Adriana Lopes Moreira (Musica Theorica, 2020)
-
Mazurkas Op. 50, 1 a 4 para piano de K. Szymanowski: um estudo analítico e interpretativo
Dissertação de Mestrado de Paulo César Bezerra Vitor (UFRN PPGMUS, 2016)
-
Mistura de tradições musicais: semiose e representação mental na performance dos arranjos pianísiticos de Francis Hime
Tese de Doutorado de Raimundo Mentor de Melo Fortes Filho (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Mobilização de conhecimentos musicais na preparação do repertório pianístico ao longo da formação acadêmica: três estudos de caso
Tese de Doutorado de Regina Antunes Teixeira dos Santos (UFRGS PPGMUS, 2007)
-
Motivação e prática musical: uma investigação sobre o estudo cotidiano do piano por crianças
Dissertação de Mestrado de Agnes Eliane Leimann Illescas (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Music performance anxiety in instrumental duos: six interviews
Artigo em periódico de Fiammetta Facchini Giuseppina Facchini, Nancy Lee Harper (Orfeu, 2018)
-
Música cênica para piano no Rio de Janeiro
Tese de Doutorado de Maria Clara de Almeida Gonzaga (UNIRIO PPGM, 2013)
-
Música ricercata, de György Ligeti: considerações de performance
Dissertação de Mestrado de Helder Danilo Capuzzo (USP PPGMUS, 2015)
-
Neusa França: recortes de um universo musical
Dissertação de Mestrado de Dib Santiago Franciss (UnB PPGMUS, 2007)
-
Notação e produção de multifônicos no piano: uma breve introdução
Comunicação oral de Marcílio Onofre, Bibiana Bragagnolo (TeMA, 2014)
-
Novas concepções de ensino do piano face às novas possibilidades de aprendizado
Pôster de Laura Lúcia Paes Santos (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O agrupamento rítmico como base para a performance pianística de obras do período clássico
Artigo em periódico de Miriam Grosman (Revista Música, 2021)
-
O corpo em ação: Reflexões sobre o dedilhado na execução pianística
Artigo em periódico de Valéria Cristina Marques (Percepta, 2015)
-
O Corpo em Ação: reflexões sobre o dedilhado na execução pianística
Comunicação oral de Valéria Cristina Marques (SIMCAM, 2015)
-
O Curso de Pedagogia do Piano no Conservatório Brasileiro de Música – Reflexões sobre os depoimentos dos egressos
Comunicação oral de Ernesto Hartmann, Ronal Xavier Silveira (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
O desenvolvimento da memória musical na prática pianística: um estudo das entrevistas realizadas com bacharelandos em piano da UDESC
Comunicação oral de Lucas Farias Silvano, Luís Cláudio Barros (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
O idiomático de Francisco Mignone nas 12 Valsas de Esquina e 12 Valsas-Choro
Tese de Doutorado de Fernando César Cunha Vilela dos Reis (USP PPGMUS, 2010)
-
O Lobosinho de Vidro: a influência do título na construção interpretativa através da metáfora conceitual
Comunicação oral de Antonio Guimarães Neto (SIMPOM, 2016)
-
O macro pianismo do Mikrokosmos: caminhos de desenvolvimento técnico e de linguagem por meio da série de 153 peças progressivas para piano do compositor Béla Bartók
Artigo em periódico de Alexandre Guilherme Montes Silva (Revista da Tulha, 2022)
-
O maracatu de Egberto Gismonti
Comunicação oral de Paulo José de Siqueira Tiné, Vinícius Bastos Gomes (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo
Artigo em periódico de Mauren Liebich Frey Rodrigues, Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling (Orfeu, 2017)
-
O piano cantor: a evocação da vocalidade na origem do instrumento e no repertório para teclas do século XVIII
Tese de Doutorado de Ticiano Biancolino (UFPB PPGMUS, 2017)
-
O Piano no Maranhão: uma pesquisa artística
Tese de Doutorado de Daniel Lemos Cerqueira (UNIRIO PPGM, 2019)
-
O Quarto Elemento...
Artigo em periódico de Amilcar Zani, Heloisa Zani (Revista Música, 2021)
-
O ressurgimento da suíte para teclado na segunda metade do século XIX e início do século XX
Dissertação de Mestrado de Adriano Figueiredo Heidrich (USP PPGMUS, 2009)
-
O samba para piano solo de Cesar Camargo Mariano
Dissertação de Mestrado de Rafael Tomazoni Gomes (UDESC PPGMUS, 2012)
-
Performance pianística: Cognição e movimentos articulares na execução em estudos
Comunicação oral de Marcos dos Santos Moreira, Jairo Tadeu Brandão Ribeiro (SIMCAM, 2013)
-
Performances das abordagens iniciais de peças para piano em condições específicas de privação de retroalimentação sensorial
Comunicação oral de Michele Rosita Mantovani, Regina Antunes Teixeira dos Santos (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Permanência e transformação no terceiro movimento da Sonata Op. 109 de Beethoven
Artigo em periódico de Eduardo Monteiro, Pedro Brack Aguilar (OPUS, 2021)
-
Pianistas ou Pianeiros: duas interpretações do tango Fon Fon de Ernesto Nazareth
Artigo em periódico de Paula Zimbres (Orfeu, 2019)
-
Polirritmos nos Estudos para piano de György Ligeti (primeiro caderno)
Tese de Doutorado de Sara Cohen (UNIRIO PPGM, 2007)
-
Possibilidades de utilização do punho na obra “Variações sérias” de Ronaldo Miranda
Dissertação de Mestrado de Lidia Oliveira Fialho Cardoso (UFG PPG-Música, 2012)
-
Presciliano Silva: evolução da técnica composicional para obras ao piano de um compositor sãojoanense
Comunicação oral de Edilson Assunção Rocha, Simone Raimundo de Souza (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Primeiro Preludio para Piano: obra inédita de Claudio Santoro
Comunicação oral de Iracele Vera Livero (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Privações de retroalimentações aural, cinestésica e visual nas condições de um estudo de pianistas em diferentes níveis acadêmicos: um estudo experimental
Dissertação de Mestrado de Michele Rosita Mantovani (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Processos criativos no ensino de piano
Dissertação de Mestrado de Maria Berenice Simões de Almeida (USP PPGMUS, 2014)
-
Progressão da dificuldade técnica nas três Suítes Brasileiras para piano de Oscar Lorenzo Fernândez
Dissertação de Mestrado de Júnia Gonçalves Santiago (UFMG PPGMUS, 2007)
-
Proposta de pedalização em obras dodecafônicas e seriais de compositores do grupo Música Viva a partir da observação de suas texturas e articulações
Dissertação de Mestrado de Patricia Marinho Mol (UNIRIO PPGM, 2016)
-
Proposta de repertório de música brasileira para os níveis introdutório e elementar a partir da análise crítica de três métodos de ensino do piano
Tese de Doutorado de Denise Zorzetti (UNIRIO PPGM, 2010)
-
Psycho-sensorial categories: Actions and behaviors of piano practice at different levels of expertise
Artigo em periódico de Michele Rosita Mantovani, Regina Antunes Teixeira dos Santos (OPUS, 2022)
-
Quatro Peças Brasileiras, de Francisco Mignone: considerações interpretativas na peça Maxixando nas versões para piano solo e quarteto de fagotes
Comunicação oral de Ana Paula da Matta Machado Avvad, Aloysio Moraes Rego Fagerlande (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Reflexões sobre economia de movimento e economia de energia – relato de experiência sobre a abordagem corporal em um obra para piano de George Crumb
Comunicação oral de Vânia Eger Pontes, Jônatas Manzolli (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Representações sociais dos professores de piano de Taguatinga sobre o ensino e aprendizagem de música no instrumento
Comunicação oral de Lisette Jung Loiola (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Ritmos do maracatu na Música Brasileira Contemporânea: estudo de caso do “Maracatu” para piano, de Egberto Gismonti
Comunicação oral de Nathália Martins (SIMPOM, 2014)
-
Role of intrinsic motivation in the process of mastering the piano
Artigo em periódico de Oleksii Nalyvaiko, Anastasiya Bondarenko (Per Musi, 2022)
-
Scarlatti e Beethoven: proximidades?
Tese de Doutorado de Luís Fernando Muniz Cirne (USP PPGMUS, 2014)
-
Seresta, de Francisco Mignone, para fagote e piano: considerações interpretativas
Recital-conferência de Aloysio Moraes Rego Fagerlande, Ana Paula da Matta Machado Avvad (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Sinais na escrita: significado pedagógico-musical de Pequenas peças para piano
Comunicação oral de Lia Braga Vieira, Rosa Maria Mota da Silva, Maria José Pinto da Costa de Moraes, Maria Lúcia da Silva Uchôa (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Sonata para violoncelo e piano de Almeida Prado: análise técnico/intepretativa
Dissertação de Mestrado de Rafael Cesario Oliveira (USP PPGMUS, 2015)
-
Sugestões de Pedalização nas Miniaturas para Piano nº1 de César Guerra-Peixe
Comunicação oral de Patrícia Marinho Mol (SIMPOM, 2016)
-
Técnicas de arranjo de Gilson Peranzzetta para piano solo: um estudo de "Asa Branca"
Comunicação oral de Everson Ribeiro Bastos, Rafael dos Santos (SEMPEM, 2015)
-
Técnicas expandidas – um estudo de relações entre comportamento postural e desempenho pianístico sob o ponto de vista da ergonomia
Dissertação de Mestrado de Vânia Eger Pontes (UDESC PPGMUS, 2010)
-
The influence of Chopin on Villa-Lobos: Hommage à Chopin, Mazurka-Choro, and arrangements for cello
Artigo em periódico de Lars Hoefs (Debates, 2020)
-
Timbre e Escrita ao Piano: por uma Incorporação do Comportamento Acústico do Piano na Composição e Análise Musical
Artigo em periódico de Didier Guigue, Luciana Noda, Bibiana Maria Bragagnolo (Música Hodie, 2014)
-
Três estudos para piano sobre temas de Luiz Gonzaga, de Sérgio Vasconcellos-Corrêa: construção interpretativa por meio da análise musical computacional
Dissertação de Mestrado de Fabiana de Sousa Cunha Machado (UFU PPGMU, 2019)
-
Três sonatas contemporâneas brasileiras para piano: estudo analítico-interpretativo das sonatas de Marlos Nobre, João Guilherme Ripper e Roberto Victório
Dissertação de Mestrado de Ederson Jose Urias Fernandes da Silva (USP PPGMUS, 2010)
-
Um eco de tumultos e de sombras
Edição crítica em periódico de Willian Lentz (Revista Vórtex, 2014)
-
Um olhar analítico-interpretativo sobre Il Bove para Canto, Violoncelo e Piano, de Heitor Villa-Lobos e Giosué Carducci
Comunicação oral de Joana Christina Brito de Azevedo (SIMPOM, 2016)
-
Uma análise das relações entre a manipulação temporal e estrutura musical em um excerto do segundo movimento da Sonata K. 330 de Mozart em gravações de seis pianistas
Dissertação de Mestrado de Rafael dos Santos Sakamoto (UFPB PPGMUS, 2018)
-
Uma análise interpretativa do Ponteio nº 30 de Camargo Guarnieri
Artigo em periódico de Nathália Freitas Leite (Música em Perspectiva, 2016)
-
Uma análise musical da obra “La Lumière n'a pas de bras pour nous porter”, para piano solo, de Gérard Pesson
Comunicação oral de Raísa Farias Silveira, Acácio Piedade (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Uma comparação entre duas gravações do Cravo Bem-Temperado de J.S. Bach por András Schiff
Tese de Doutorado de Josias Matschulat (UFRGS PPGMUS, 2015)
-
Uma cor que desentorte o arco-íris
Partitura em periódico de Danilo Bogo (Per Musi, 2022)
-
Valsas nobres e sentimentais de Maurice Ravel: caminhos de um intérprete
Dissertação de Mestrado de Ary Yuri Pingo (UFRGS PPGMUS, 2011)
-
Variações nas repetições no Ponteio no. 45 de Guarnieri: inflexões rítmicas e de dinâmica na performance de pianistas e estudantes
Comunicação oral de Regina Antunes Teixeira dos Santos, Cristina Capparelli Gerling (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Virtuosismo e expressividade na música para flauta e piano: obras selecionadas de C. Debussy, G. Fauré, C. W. Gluck e R. Schumann
Recital-conferência de Mauricio Veloso Queiroz Pinto, Militza Franco e Souza (Congresso da ABRAPEM, 2014)