A ideologia da ‘interpretação’ e da ‘performance’: Uma resposta à proposta de Frank Kuehn – Amplificar

A ideologia da ‘interpretação’ e da ‘performance’: Uma resposta à proposta de Frank Kuehn

Resumo

Este artigo é uma resposta à proposta para um modelo de processo artístico multiforme elaborado por Frank Kuehn e exposto em artigo publicado no periódico Per Musi em 2012. Partindo de uma breve ponderação acerca do termo “reprodução musical”, examino as implicações ideológicas que circundaram a emergência do conceito de obra musical e do paradigma de relações compositor-performer. Partindo da descrição de Lydia Goehr dos dois ideais de performance, investigo a associação entre esses ideais e os termos “interpretação” e “performance”, salientando seus traçados ideológicos. A investigação subsidia a discussão desses termos em sua utilização na proposta de Kuehn sob um viés ideológico, enfocando as crenças e preconceitos associados aos termos.

The idelogy of ‘interpretation’ and ‘performance’: A reply to Frank Kuehn

This article is a reply to Frank Kuehn’s proposition for an artistic process multiform model published in Per Musi in 2012. My argument takes as point of departure a brief reflection on the term “musical reproduction”, followed by an examination of the ideology surrounding the emergence of the work-concept and the composer-performer relation paradigm. Taking Lydia Goehr’s description of the two performance ideals, I explore the association between those ideals and the terms “interpretation” and “performance”, bringing into focus their ideological delineations. This investigation underwrites a discussion of the terms as applied by Kuehn in his model, highlighting the notions, beliefs, and prejudices associated to them.

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