Palavra-chave: Interpretação Musical
94 resultados.
-
A arte da técnica
Tese de Doutorado de Carla Gorni (UNIRIO PPGM, 2013)
-
A colaboração compositor-intérprete no desenvolvimento da dialética da clarineta
Comunicação oral de Daniel Aparecido de Oliveira, Luis Antonio Eugênio Afonso (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A construção da interpretação: uma análise computacional de performances distintas da obra “Eterna Saudade” de Dilermando Reis
Dissertação de Mestrado de Gustavo Henrique Almeida (UFU PPGMU, 2021)
-
A dinâmica na caracterização do timbre na Música para Trompete Solo, de Estércio Marquez Cunha
Dissertação de Mestrado de Alessandro da Costa (UFG PPG-Música, 2015)
-
A dinâmica na caracterização do timbre na Música para Trompete Solo, de Estercio Marquez Cunha: uma análise a partir de gráficos gerados pelo Sonic Visualiser
Comunicação oral de Alessandro da Costa, Antonio Marcos Souza Cardoso (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A escolha do gestual e suas implicações Interpretativas aplicadas à regência da obra Psalmus, de João Guilherme Ripper
Dissertação de Mestrado de Katarine de Sousa Araújo (UFG PPG-Música, 2014)
-
A escrita para piano de Edino Krieger: uma abordagem estrutural e interpretativa a partir das 3 Miniaturas, Sonata n°2 e Estudos intervalares
Tese de Doutorado de José Wellington dos Santos (UNIRIO PPGM, 2013)
-
A ideologia da ‘interpretação’ e da ‘performance’: Uma resposta à proposta de Frank Kuehn
Comunicação oral de Catarina Leite Domenici (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A instalação sonora como espaço de arte plural: a questão da interpretação de obras onde a electrónica e a interação humanas se encontram ao serviço da sua determinação
Artigo em periódico de Helena Santana, Rosário Santana (Debates, 2015)
-
A Interpretação da Música Eletroacústica: Aspectos Técnicos
Artigo em periódico de Fábio Scucuglia, Maurício Funcia De Bonis (Debates, 2020)
-
A música para violão de Nonato Luiz: aspectos iniciais de pesquisa sobre os gêneros musicais influenciadores
Comunicação oral de Marco Rodrigo Castro da Silva, Ezequias de Oliveira Lira (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A percepção por Streams de alturas e a Análise schenkeriana: considerações pertinentes ao trabalho do intérprete
Comunicação oral de Marcelo Fernandes Pereira (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A performance em pauta: a interpretação musical nos periódicos Per Musica, Música Hodie e Opus, entre 2012 e 2014
Comunicação oral de Nivaldo Camargo de Moura Junior, Antônio Marcos Cardoso (SEMPEM, 2016)
-
A preparação do regente na construção da sonoridade orquestral
Artigo em periódico de Hermes Coelho Gomes (Revista Vórtex, 2015)
-
A Suite de Clavecin de Alex. Voormolen: contextualização, análise e adaptação para cravo de cópia histórica
Dissertação de Mestrado de Pedro Ribeiro Cardoso (UnB PPGMUS, 2019)
-
A voz feminina na Música de Câmara Brasileira: estudo de repertório para Mezzo-Soprano, Violoncelo e Piano
Tese de Doutorado de Joana Christina Brito de Azevedo (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Agrupamento de notas: aplicação do conceito interpretativo na obra Estudo para Trompete em Dó, de Camargo Guarnieri
Dissertação de Mestrado de Nivaldo Camargo de Moura Junior (UFG PPG-Música, 2017)
-
Agrupamento de notas: aplicação do conceito interpretativo no estudo para trompete em Dó de Camargo Guarnieri
Comunicação oral de Nivaldo Camargo Moura Junior, Diuliano Vitor Lucena (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Ampliação da técnica violonística de mão esquerda: um estudo sobre a pestana
Artigo em periódico de Bruno Madeira, Fabio Scarduelli (Per Musi, 2013)
-
Aspectos históricos da expressividade musical
Comunicação oral de Nivaldo Camargo de Moura Junior, Antonio Marcos Souza Cardoso (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Aspectos Técnicos e Interpretativos na Fantasia para Saxofone Alto e Piano de Ronaldo Miranda
Artigo em periódico de Kleber Dessoles Marques, Anderson de Oliveira Pessoa, Tarcísio Gomes Filho (Música Hodie, 2013)
-
Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico
Dissertação de Mestrado de Felipe Aparecido de Mello (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico
Dissertação de Mestrado de Felipe Aparecido de Mello (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Canção e Dansa para contrabaixo e piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
Dissertação de Mestrado de Kilder Danjas (UFMG PPGMUS, 2008)
-
Canções de Oscar Lorenzo Fernândez
Tese de Doutorado de Veruschka Bluhm Mainhard (UNIRIO PPGM, 2014)
-
Chorando Baixinho de Abel Ferreira: aspectos interpretativos do clarinetista compositor e do clarinetista Paulo Sérgio Santos
Dissertação de Mestrado de Wagno Macedo Gomes (UFMG PPGMUS, 2007)
-
Choro e fraseado — notação, regras e interpretação
Comunicação oral de Mário Sève (SIMPOM, 2016)
-
Choro pagão de Pixinguinha e Choros 2 de Villa-Lobos: análise para intérpretes
Dissertação de Mestrado de Leandro Gaertner (UFPR PPGMúsica, 2008)
-
Comparação de dinâmicas através do Sonic Visualiser
Comunicação oral de Antonio Marcos Souza Cardoso (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Comunicação emocional entre compositor, performer e ouvinte: um estudo sob a perspectiva do expanded lens model
Dissertação de Mestrado de Eduardo Kornin Silveira Mello (UFPR PPGMúsica, 2016)
-
Considerações sobre o uso do latim no repertório sacro tradicional de São João del-Rei, MG
Comunicação oral de Edilson Rocha (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Contribuições da filosofia hermenêutica para a performance musical: Epistemologia da performance a partir da leitura de “Verdade e Método”, de Hans Georg-Gadamer
Comunicação oral de Luciano Morais (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Contribuições da psicologia da música para a compreensão da expressividade na performance musical
Comunicação oral de Alessandro Pereira da Silva (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Da tradição às formas abertas: o papel da hermenêutica na constituição do texto musical contemporâneo
Artigo em periódico de Samuel Peruzzolo-Vieira (OPUS, 2019)
-
Dança – Lembrança do Sertão de Heitor Villa-Lobos: construindo a interpretação da redução para piano
Comunicação oral de Lúcia Silva Barrenechea (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Decodificando níveis estruturais no solfejo melódico tonal
Comunicação oral de Graziela Bortz (SIMCAM, 2013)
-
Direção e movimento em solfejos tonais
Artigo em periódico de Graziela Bortz (Percepta, 2013)
-
Dois estudos de caso do trompete no choro: Flamengo de Bonfiglio de Oliveira e Peguei a Reta de Porfírio Costa
Dissertação de Mestrado de Pedro Francisco Mota Júnior (UFMG PPGMUS, 2011)
-
Duas versões da Sonata 3, de Manuel Ponce: o uso da gravação como construção de uma fonte primária
Comunicação oral de Luciano César Morais, Edelton Gloeden (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Edino Krieger e sua escrita para o violino: contexto, estilo, idiomatismo e interpretação de Sonâncias II (1981)
Artigo em periódico de Bruna Caroline de Souza Berbert, Emerson Luiz de Biaggi (OPUS, 2019)
-
Escuta na interpretação musical participativa: referências teóricas e convergências metodológicas
Comunicação oral de Pedro S. Bittencourt (SIMPOM, 2016)
-
Estudo comparativo das interpretações de Alternâncias de Edino Krieger para violão solo
Dissertação de Mestrado de Marcos Antônio Corrêa Correia Lima (UNIRIO PPGM, 2010)
-
Estudo da expressividade musical dialógica no Rudepoema de Heitor Villa-Lobos
Tese de Doutorado de Salete Maria Chiamulera Bohler (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Estudos para piano de Cláudio Santoro: movimentos gerais e uma abordagem técnico-interpretativa
Dissertação de Mestrado de Felipe Cabreira Fernandes (UDESC PPGMUS, 2011)
-
Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análise
Dissertação de Mestrado de Lilian Maria Pereira da Silva (UFPB PPGMUS, 2014)
-
Ferramentas de análise empírica e metacognição no processo de interpretação musical
Comunicação oral de Aluizio Barbosa de Oliveira Neto, Arícia Ferigato, Thiago de Almeida M. Campolina, Ravi Shankar Viana Domingues, Mauricio Alves Loureiro (SIMCAM, 2016)
-
Gesto Musical: Revisão e Performance
Artigo em periódico de Beatriz dos Santos Pereira (Música em Foco, 2021)
-
Guias de execução para memorização aplicados à interpretação das Variações Abegg de Robert Schumann
Dissertação de Mestrado de Bibiana Maria Bragagnolo (UFPB PPGMUS, 2014)
-
Guias de execução para memorização aplicados à interpretação das Variações Abegg, de Robert Schumann
Artigo em periódico de Bibiana Bragagnolo, Luciana Noda (OPUS, 2014)
-
Hibridismos musicais: Leo Brouwer e a Sonata del Caminante
Dissertação de Mestrado de Luan José Franco (UNESP PPG-Música, 2013)
-
Horizontalizando Relações entre Obra, Performances, Compositor e Performer
Artigo em periódico de Bruno Madeira (Revista Vórtex, 2020)
-
Interpretação historicamente informada de uma tocata em sol menor de Carlos Seixas ao piano
Dissertação de Mestrado de Leandro Martins Turano (UFRJ PPGM, 2013)
-
Interpretação musical como hermenêutica da música: um ensaio sobre performance
Tese de Doutorado de Luciano Morais (USP PPGMUS, 2014)
-
Inventiva nº1 para trombone solo Francisco Fernandes Filho (Chiquito): estudo estilístico e interpretativo
Dissertação de Mestrado de Gilvando Pereira da Silva (UFPB PPGMUS, 2012)
-
La música electroacústica mixta: el intérprete y los desafios de la praxis musical contemporánea
Artigo em periódico de Iracema de Andrade (Revista Vórtex, 2013)
-
Missa caiçara: uma abordagem analítico-interpretativa da obra de Kilza Setti
Dissertação de Mestrado de José Luiz Chamorro Ribalta (USP PPGMUS, 2011)
-
Música para trompa e sixxen, de Estércio Marquez Cunha: resultados sonoros na colaboração entre compositor e intérprete
Dissertação de Mestrado de Anderson Afonso Silva (UFG PPG-Música, 2017)
-
O aprendizado da trompa por meio das memórias pedagógicas de Arnold Jacobs
Dissertação de Mestrado de Marcelo José de Almeida das Virgens (UFRN PPGMUS, 2021)
-
O Boisinho de Chumbo e o Lobosinho de Vidro de Heitor Villa-Lobos: o uso da metáfora como elemento de construção da interpretação musical
Dissertação de Mestrado de Antonio Guimarães Neto (UNIRIO PPGM, 2016)
-
O choro concertante para saxofone tenor e orquestra de Cláudio Santoro: uma proposta interpretativa
Dissertação de Mestrado de Vinícius Macedo Santos (UNIRIO PPGM, 2015)
-
O Concerto para Viola e Orquestra de Antônio Borges-Cunha: forma e interpretação
Artigo em periódico de Ricardo Lobo Kubala, Emerson Luiz de Biaggi (Música Hodie, 2013)
-
O Cultivo das Virtudes e os Processos Retóricos na Elaboração do Discurso Musical: Aplicação Prática no Curso de Flauta Doce da Universidade Estadual Paulista
Painel/Simpósio de Cesar Marino Villavicencio Grossmann (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
O estatuto enunciativo do intérprete violonista
Dissertação de Mestrado de Caio Victor de Oliveira Lemos (UNESP PPG-Música, 2017)
-
O estudo do método de Fernando Sor e sua interação com a construção de uma interpretação para Sonata, op. 25
Dissertação de Mestrado de Guilherme Sperb (UFRGS PPGMUS, 2012)
-
O gesto musical na interpretação de três obras para trombone de Estércio Marquez Cunha
Dissertação de Mestrado de Jackes Douglas Nunes Angelo (UFG PPG-Música, 2015)
-
O imaginário de seresta e a interpretação das 12 Valsas de Esquina para piano de Francisco Mignone
Tese de Doutorado de Sigridur Hulda Geirlaugsdottir Malaguti Weglinski (UNIRIO PPGM, 2018)
-
O Lobosinho de Vidro: a influência do título na construção interpretativa através da metáfora conceitual
Comunicação oral de Antonio Guimarães Neto (SIMPOM, 2016)
-
O pensamento transdisciplinar no cenário musical
Artigo em periódico de Sonia Regina Albano de Lima (Percepta, 2022)
-
O Pequeno Concerto para violino e cordas (2008) de Edino Krieger: uma análise de características estilísticas, idiomáticas e interpretativas
Comunicação oral de Bruna Caroline de Souza Berbert, Emerson Luiz de Biaggi (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
O piano cantor: a evocação da vocalidade na origem do instrumento e no repertório para teclas do século XVIII
Tese de Doutorado de Ticiano Biancolino (UFPB PPGMUS, 2017)
-
O planejamento da expressividade na música contemporânea
Dissertação de Mestrado de Alvaro Henrique Siqueira Campos Santos (UnB PPGMUS, 2012)
-
O processo da escolha de digitação das Três peças para violão (1975) de Ernst Mahle
Comunicação oral de Pieter Rahmeier, Werner Aguiar (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O processo interpretativo na regência orquestral: um estudo a partir da obra Appalachian Spring – Ballet for Martha (suite for 13 instruments) de Aaron Copland
Dissertação de Mestrado de Fellipe Rafael Carnaúba Teixeira (UFRN PPGMUS, 2017)
-
O silêncio na música: os momentos e suas funções
Comunicação oral de Pedro Bielschowsky, Felipe Avellar de Aquino (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Obra de Claudio Santoro para violão solo: contexto de criação, análise musical e sugestões técnico-interpretativas
Dissertação de Mestrado de Felipe Garibaldi de Almeida Silva (USP PPGMUS, 2014)
-
Os fundamentos da interpretação musical: aplicabilidade nos 12 estudos para violão de Francisco Mignone
Dissertação de Mestrado de Flávio Apro (UNESP PPG-Música, 2004)
-
Os lados da mesma moeda: compositor-regente versus regente-performer. O caso de Igor Stravinsky e Seiji Ozawa no "Balé Pássaro de Fogo" através de uma análise técnico-interpretativa
Dissertação de Mestrado de Willian Aparecido Ciriaco da Silva (UFRN PPGMUS, 2018)
-
OSUFPB em foco: estudo da percepção dos músicos em relação à interpretação do Divertimento para cordas de Béla Bartók em quatro distribuições para o naipe de cordas
Dissertação de Mestrado de Roberto Clemente Ramos Lopez (UFRN PPGMUS, 2019)
-
Poéticas interpretativas de música contemporânea para flauta transversal
Tese de Doutorado de Valentina Daldegan (UFPR PPGMúsica, 2021)
-
Potencialidade Interpretativa do Piano Digital Clavinova CVP 401: um estudo de caso
Dissertação de Mestrado de Viviane de Mendonça Fiaia Costa (UFG PPG-Música, 2013)
-
Prelúdio n. 2 de Claudio Santoro para violão: soluções interpretativas em diálogo com a análise musical
Comunicação oral de Felipe Garibaldi de Almeida Silva (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Processo de criação do intérprete: estudo de dedilhados na Aquarelle de Sérgio Assad
Dissertação de Mestrado de Cristiano Sousa dos Santos (UFBA PPGMUS, 2009)
-
Projeções compositivas e estruturas cinemáticas: uma proposta de interpretação rítmica em Olivier Messiaen
Comunicação oral de Mauricio Zamith Almeida (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Psicologia da Gestalt: elaboração discursiva do prelúdio da Partita BWV-997 de J. S. Bach
Comunicação oral de Felipe Marques de Mello (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Questões em fraseologia e fraseado: ecos de Hugo Riemann
Artigo em periódico de Daniel Aguiar Novais (Debates, 2015)
-
Reminiscências op. 78 de Marlos Nobre: um estudo técnico e interpretativo
Dissertação de Mestrado de João Raone Tavares da Silva (UFBA PPGMUS, 2007)
-
Reprodução musical: um diálogo sobre interpretação musical em Schönberg, Kolisch e Adorno
Artigo em periódico de Vinícius Benalia Penteado, Mario Videira (Revista Música, 2021)
-
Resenha sobre a tese de doutorado O Violão na era do disco: interpretação e desleitura na arte de Juliam Bream de Sidney Molina Júnior
Resenha em periódico de Luciano Hercílio Alves Souto (Per Musi, 2013)
-
Timbre e interpretação musical
Comunicação oral de Alessandro da Costa, Antonio Marcos Souza Cardoso (SEMPEM, 2014)
-
To 'Raise and Quell': the emotional pulse
Artigo em periódico de Judy Tarling (Revista Música, 2015)
-
Três estudos para Trompete e Piano de José Siqueira: uma abordagem técnico interpretativa da obra e sua preparação para performance através da utilização de métodos aplicados aos estudos de rotina do trompetista
Dissertação de Mestrado de Márcio Borges Barboza (UFRN PPGMUS, 2017)
-
Trio for trumpet, violin and piano de Eric Ewazen: uma proposta interpretativa a partir da análise musical
Dissertação de Mestrado de Gessé de Souza Santos (UNIRIO PPGM, 2022)
-
Uma concepção musical para as “Impressões Sinfônicas” Festa das Igrejas, do compositor Francisco Mignone: o uso da Hermenêutica do ponto de vista da Regência
Tese de Doutorado de Ângelo Rafael Palma da Fonseca (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Uma edição crítico-interpretativa da Suíte Nordestina n° 2 de Nonato Luiz
Dissertação de Mestrado de Marco Rodrigo Castro da Silva (UFRN PPGMUS, 2019)