“Sou do mundo, sou Minas Gerais”: Milton Nascimento, o Clube da Esquina e a mineiridade
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Este trabalho busca investigar de que forma a identidade mineira ou, como aqui utilizamos, a mineiridade aparece na obra de Milton Nascimento e de alguns de seus parceiros do chamado Clube da Esquina. Na primeira parte, analisamos duas músicas gravadas por Milton: “Sentinela”, deste e de Fernando Brant, e “Calix Bento”, adaptada por Tavinho Moura. Nelas, o nosso foco é a questão da religiosidade, enquanto elemento formador da identidade mineira. Na segunda parte, a mineridade é compreendida em meio às demais referências estéticas de nossos artistas.
"I am from the world, I am Minas Gerais": Milton Nascimento, Clube da Esquina and the “Mineiridade”
This paper aims at investigating how the regional identity of Minas Gerais, or as used here, the “mineiridade” is revealed in the work of Milton Nascimento and some of his partners from the so called Clube da Esquina. In the first part we analyze two songs recorded by Milton: "Sentinela", composed by him and Fernando Brant, and "Calix Bento", adapted by Tavinho Moura. By analyzing such songs, our focus is the role of religiosity while a forming element of the regional identity of Minas Gerais. In the second part, the “mineridade” is understood among the other aesthetic references of our artists.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.