Entre explorações e invenções: vislumbrando um modelo referencial para o desenvolvimento criativo em ambientes de ensino coletivo – Amplificar

Entre explorações e invenções: vislumbrando um modelo referencial para o desenvolvimento criativo em ambientes de ensino coletivo

Resumo

O conteúdo deste ensaio, gerado a partir de um estudo em andamento relacionado aos processos criativos em música, propõe a reflexão e articulação de algumas atividades inventivas destinadas ao ensino coletivo através de diferentes níveis de operações. A pesquisa, fundamentada em investigações teóricas e prático-pedagógicas focadas integralmente no processo criativo e educativo, conjectura ações que possam contribuir para a assimilação de conhecimentos musicais dentro de uma perspectiva priorizando processos volitivos quanto a aspectos intrínsecos à aprendizagem. Como resultado, apresentamos um modelo referencial para o desenvolvimento criativo, evidenciando-o através de exercícios e atividades exemplificadas minuciosamente durante o escrito.

Between explorations and inventions: glimpsing a reference model for the creative development in collective learning environments

The content of this essay, generated from an ongoing study related to creative processes in music, proposes the reflection and articulation of some inventive activities aimed to collective learning through different levels of operations. The research, based on theoretical and practical pedagogy investigations focused entirely on creative and educational process, conjecture actions that may contribute to the assimilation of musical knowledge inside a prioritizing perspective of volitional processes as intrinsic aspects of learning. As a result, we present a reference model for the creative development, showing it through exercises and activities exemplified thoroughly during writing.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.