Palavra-chave: Criatividade
59 resultados.
-
A construção da performance instrumental no estágio da iniciação: diálogos entre a técnica e a criatividade
Pôster de Rosa Barros, Ricardo Dourado Freire (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
A criatividade como foco na Educação Musical: um panorama das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro
Comunicação oral de Rebeca Vieira (SIMPOM, 2014)
-
A criatividade e a experimentação na performance e docência performática em tempos de pandemia
Artigo em periódico de Sonia Regina Albano de Lima (Revista Música, 2020)
-
A criatividade musical de estudantes de bateria inseridos em um contexto interativo-reflexivo: um estudo de casos múltiplos
Tese de Doutorado de Jean Felipe Pscheidt (UFPR PPGMúsica, 2020)
-
A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN
Dissertação de Mestrado de Camila Larissa Firmino de Luna (UFRN PPGMUS, 2017)
-
A criatividade no foco da educação musical
Dissertação de Mestrado de Rebeca Vieira de Queiroz (UNIRIO PPGM, 2014)
-
A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical
Dissertação de Mestrado de Luciana Elena Sarmento (UNESP PPG-Música, 2010)
-
A flauta doce como ferramenta de desenvolvimento musical: proposta de atividades para um processo de ensino e aprendizagem em música
Pôster de Thaynah Patricia Borges Conceição (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A ideologia do cânone e a morte da criatividade
Artigo em periódico de Alexandre Guilherme Montes Silva (Revista da Tulha, 2017)
-
A inibição diante da improvisação musical: um programa operacional destinado a desinibir o aluno para com esta prática
Dissertação de Mestrado de Wellington Mendes da Silva Filho (UFBA PPGMUS, 2009)
-
A ludicidade e a inquiribilidade no processo da educação musical na primeira infância
Dissertação de Mestrado de Cláudia Jaqueline de Souza Siufi (USP PPGMUS, 2018)
-
A pesquisa em música ubíqua e educação
Painel/Simpósio de Maria Helena de Lima, Damián Keller, Marcelo Soares Pimenta, Victor Lazzarini, Leandro Costalonga, Marcelo Johann (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Aprender improvisando: o papel da improvisação na aprendizagem da clarineta com crianças entre 6 e 11 anos
Dissertação de Mestrado de Rosa Barros Tossini (UnB PPGMUS, 2014)
-
As etapas do processo criativo propostas por Graham Wallas identificadas em processos de criação em ambientes digitais
Comunicação oral de Otávio Luis Santos (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Atividades criativas nas aulas de piano para adultos iniciantes
Comunicação oral de Adriana Moraes dos Santos Dias, Marcos Câmara de Castro (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Aula de música para alunos com altas habilidades
Comunicação oral de Karine Rayara Peres Duarte, Vania Malagutti Fialho (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Aulas de composição musical em turmas: processos criativos e motivacionais
Comunicação oral de Igor Mendes Krüger, Rosane Cardoso de Araújo, Veridiana de Lima Gomes Krüger (SIMCAM, 2015)
-
Cecilia Fernandez Conde: ideias, ações e influências de uma educadora musical
Dissertação de Mestrado de Nicole Roberta de Mello Penteado (UDESC PPGMUS, 2019)
-
Children's musical improvisation in an interactive/reflexive musical context: An study
Painel/Simpósio de Rosane Cardoso de Araujo, Anna Rita Addessi (SIMCAM, 2013)
-
Complexidade e criatividade nos arranjos de Dyens e Assad para o Verano de Piazzolla
Artigo em periódico de Guilherme Vincens (Revista Vórtex, 2020)
-
Complexização do baião na bateria no âmbito da música instrumental brasileira: análise rítmica do “Forró em Timbaúba”
Comunicação oral de Christiano Galvão (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Compondo criações musicais na “sala de aula”: relato de uma experiência na Escola Municipal Brasil
Dissertação de Mestrado de Luis Alfredo Pedraza Palizza (UNIRIO PPGM, 2017)
-
Compreendendo a construção melódica de Daniel: Processo de composição musical
Comunicação oral de Aline Lucas Guterres Morim (SIMCAM, 2016)
-
Creativity level of students in the course of collaborative flute jamming
Artigo em periódico de Yang Li (Música Hodie, 2022)
-
Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São Paulo
Dissertação de Mestrado de Julio Novaes Ignácio Bellodi (UNESP PPG-Música, 2008)
-
Criatividade e prática musical docente: concepções de professores
Artigo em periódico de Rosane Cardoso de Araújo, Maitê Vitória Alonso, Thais Brasil Silveira, Ariane Leoni Ribas (Orfeu, 2021)
-
Criatividade e práticas criativas em educação musical: um estudo das produções recentes nos anais de Congressos da ABEM
Artigo em periódico de Lia Viégas Mariz de Oliveira Pelizzon, Viviane Beineke (Revista da ABEM, 2019)
-
Da inquiribilidade à criação: as descobertas e a inter-relação com o sonoro desde a primeira infância
Artigo em periódico de Cláudia Jaqueline de Souza Siufi, Silvia Maria Pires Cabrera Berg (Revista da Tulha, 2017)
-
Diálogo, protagonismo e criatividade: a cocriação na aprendizagem musical
Tese de Doutorado de Camila Valiengo (UNESP PPG-Música, 2017)
-
Digital Technologies in Music Education: The Case of Chinese Students
Artigo em periódico de Weijia Wan (Música Hodie, 2022)
-
Discussing the teaching of composition at the university
Artigo em periódico de Yuri Behr, Clayton Rosa Mamedes, Isaac Felix Chueke (Revista Vórtex, 2020)
-
Entre explorações e invenções: vislumbrando um modelo referencial para o desenvolvimento criativo em ambientes de ensino coletivo
Artigo em periódico de Luciano da Costa Nazario, José Augusto Mannis (Revista da ABEM, 2014)
-
Enxameamento: o Coletivo e o Colaborativo na Improvisação Livre
Comunicação oral de Cássio Moreira, Manuel Falleiros (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Explorando a partitura com o mapa conceitual: um recurso criativo para uma aprendizagem musical significativa
Artigo em periódico de Denise Maria Bezerra, Francisco Antonio Pereira Fialho (Orfeu, 2021)
-
La importancia de la colaboración entre profesorado de música de diferentes entornos. Un estudio de caso en el ámbito formal y no formal
Artigo em periódico de Cristina Arriaga-Sanz, Baikune De Alba-Eguíluz, Alberto Cabedo-Mas (Música Hodie, 2019)
-
Modelo de Ensino Fluxo-criativo: uma proposta teórico-prática a partir de estudo cross-cultural multicasos com programas de musicalização infantil
Tese de Doutorado de Kamile Santos Levek (UFBA PPGMUS, 2016)
-
Modelo de sistemas para a criatividade e teoria social cognitiva: Uma relação complexa de complementaridade
Comunicação oral de Igor Mendes Krüger, Veridiana de Lima Gomes Krüger (SIMCAM, 2016)
-
Motivação e criatividade em aulas de musicalização infantil sob a perspectiva da Teoria do Fluxo
Dissertação de Mestrado de Flávia de Andrade Campos (UFPR PPGMúsica, 2019)
-
Música em projetos sociais: uma alternativa à vulnerabilidade cognitiva
Artigo em periódico de Gabriela Bortz (Percepta, 2018)
-
Na Rota da Lata: obras e autores sobre a construção de instrumentos musicais com materiais alternativos
Comunicação oral de Daniele Munhoz Garcia (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O compositor em cada um: investigando uma oficina de música no Território de Educação, Cultura e Economia Solidária-TECESOL em Natal/RN
Dissertação de Mestrado de Júlio César de Lima (UFRN PPGMUS, 2018)
-
O ensino coletivo de instrumentos musicais: reflexões acerca do modelo na perspectiva da experiência com a criação musical
Pôster de Danilo Ribeiro Paziani (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Padronização no samba-enredo: Uma abordagem cognitiva
Comunicação oral de Yuri Prado (SIMCAM, 2016)
-
Para una Didáctica de la Improvisación y Creatividad Musical
Artigo em periódico de Joaquín de la Montaña, Eduardo Lopes (Revista Eletrônica de Música da UFAL, 2019)
-
Pela promoção de performers autônomos: abordagens alternativas para um novo paradigma no ensino de instrumentos musicais
Artigo em periódico de Eduardo Paes Barretto Filho (Revista Vórtex, 2016)
-
Perspectivas teórico-metodológicas sobre criatividade na educação musical: uma análise nos anais dos Congressos Nacionais da ABEM (2015 e 2017)
Dissertação de Mestrado de Lia Viégas Mariz de Oliveira Pelizzon (UDESC PPGMUS, 2018)
-
Práticas criativas ao piano: aquisição e ampliação de habilidades
Comunicação oral de Laura Longo, Maria José Dias Carrasqueira de Moraes (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Práticas criativas na formação do licenciado em música
Comunicação oral de Monique Traverzim, Wasti Ciszevski Henriques (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Práticas docentes e o aluno adulto iniciante de piano
Dissertação de Mestrado de Adriana Moraes dos Santos Dias (USP PPGMUS, 2016)
-
Processos criativos em música: da teoria das etapas aos tipos de criatividade
Comunicação oral de Célio Roberto Eyng, Magda Floriana Damiani (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Processos criativos na prática de ensino de professores de violoncelo: um estudo de caso com docentes no Paraná
Dissertação de Mestrado de Maitê Vitória Alonso (UFPR PPGMúsica, 2020)
-
Processos criativos no ensino de piano
Dissertação de Mestrado de Maria Berenice Simões de Almeida (USP PPGMUS, 2014)
-
Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa
Dissertação de Mestrado de Jéssica Maria Vicente Rocha (UFRN PPGMUS, 2022)
-
Reflexões sobre o processo criativo musical
Comunicação oral de Larissa Coutrim (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Relato de Experiência: processo criativo musical no contexto formal do ensino regular
Comunicação oral de Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues (SIMCAM, 2016)
-
Teoria da composição musical virtuosa: uma teoria fundamentada nos dados
Dissertação de Mestrado de Edgard Felipe Alves dos Santos (UnB PPGMUS, 2018)
-
Teoria do fluxo, educação musical e a percepção de emoção em música por crianças de 6 a 10 anos
Comunicação oral de Kamile Levek, Diana Santiago (SIMCAM, 2014)
-
The Toy Piano Is Not a Toy
Artigo em periódico de Antonietta Loffredo (Revista Vórtex, 2020)
-
Um estudo sobre a improvisação musical de crianças num contexto musical interativo/reflexivo
Artigo em periódico de Rosane Cardoso de Araujo, Anna Rita Adessi (Música em Contexto, 2014)