Crenças de autoeficácia e teoria do fluxo na prática, ensino e aprendizagem musical
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Este artigo tem como tema um estudo sobre duas teorias de motivação - teoria do fluxo e crenças de autoeficácia – no contexto da prática/ensino da música. O objetivo geral é evidenciar elementos motivacionais presentes na prática e aprendizagem musical, relacionados com os dois referenciais. Por meio de uma revisão teórica sobre as duas teorias e da análise de conteúdo de pesquisas realizadas com base nestes referenciais, algumas considerações são traçadas, nas quais elementos comuns, entre teoria do fluxo e crenças de autoeficácia (no contexto musical) são destacados. Este estudo traz uma abordagem inédita para pesquisas sobre motivação e música no Brasil.
This article focuses on a study of two theories of motivation - flow theory and self-efficacy beliefs - in the context of practice / music teaching. The general objective is to highlight motivational elements present in musical practice and learning, related to the two referentials. Through a theoretical review of the two theories and content analysis of research conducted based on these referentials, some considerations are outlined, in which common elements between flow theory and self-efficacy beliefs (in the musical context) are highlighted. This study presents a new approach to research on motivation and music in Brazil.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.