Considerações sobre o processo composicional em Sonatina para Piano e Fagote
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Esta comunicação apresenta uma reflexão sobre o relato de pensamentos composicionais da obra Sonatina para Piano e Fagote. Buscou-se processos subliminares através do cotejamento entre uma análise formal com o próprio relato. Como eixo de discussão, analisamos dificuldades e facilidades no processo composicional. Pudemos averiguar que a auto-análise proporcionou considerações sobre funções de repetições; intensificações e apassivações em texturas e; transformações harmônicas em larga escala. Consideramos também que este tipo de estudo pode favorecer uma pedagogização da composição e abrir uma possibilidade de interação entre o compositor e intérprete.
Considerations on Sonatina para Piano e Fagote’s Compositional Process
This paper presents a reflection about the report of Sonatina para Piano e Fagote’s compositional thoughts. We seek for subliminal process through collating formal analysis with the report. As axis of the discussion, we analyzed difficulties and facilities in compositional process. We could ascertain that the self-analysis provided a reflection about repetition’s functions; intensifying and passivation on textures; and harmonic transformations in large scales. This sort of study favors a composition’s pedagogization and open a possibility of interaction between the composer and performer.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.