A Pedagogia Freinet e suas implicações na educação musical: o dossiê L'Educateur - Musique Libre de 1974
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Resumo
O artigo apresenta fundamentos da Pedagogia Freinet e suas implicações na educação musical. Aqui nos deteremos principalmente no termo tateamento experimental e como este é apresentado em relação às práticas musicais criativas. A observação se dá no dossiê L’Educateur - Musique Libre, um conjunto de artigos de professores do ICEM – Institut Cooperatif de l’École Moderne. O dossiê é datado de abril de 1974 e trata exclusivamente de relatos práticos e discussões acerca do ensino de música. Apesar de se tratar de material ainda pouco difundido, sua análise pode fomentar discussões atuais e pertinentes na área da educação musical.
This paper presents some basic concepts of Freinet’s Pedagogy and their implications in music education. The focus here is the enquiry-based learning and how it appears in the context of creative musical practices. Such implications are observed in the dossier L’Educateur – Musique Libre, a compilation of texts written by teachers from ICEM – Institut Cooperatif de L’École Moderne. This dossier was published in April 1974 and presents exclusively practical reports and discussions on music education. Despite being a not very disseminated material, their analysis can furnish current and relevant discussions on music education.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.