"Em um café-concerto": música popular, público e a passagem do samba para os botequins
-
Esta referência já esteve disponível online, mas foi removida de sua fonte original. Caso ela tenha retornado, por favor me notifique que ela está novamente disponível. Caso você seja responsável pela disponibilidade desta referência, entre em contato!
Resumo
Abordo as relações estabelecidas entre a música popular, por um lado, e os cafés, bares e similares, por outro. Neste sentido, o presente trabalho se desenvolve em dois eixos: em primeiro lugar irei abordar o papel dos cafés na formação inicial de um público voltado para a música popular. Para tanto, analiso o desenvolvimento dos estabelecimentos do tipo Café (anteriores aos bares) no Brasil e seu papel na conformação das relações entre público, artistas e crítica. Em segundo lugar, disserto sobre a passagem do Samba para estes lugares e analiso esse ambiente sob a ótica das relações simbólicas e comerciais desenvolvidas ali.
I talk about the relations between popular music and the cafes, bars and similar. Accordingly, this paper develops along two axes. First I will address the role of cafes in the initial formation of a public and its relationship with popular music. Therefore, I analyze the development of the property type cafes in Brazil and its role in shaping relations between public, artists and critics. Secondly, I explain the passage of the Samba for these locations and analyze this environment on the perspective of symbolic and commercial relationships.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.