Palavra-chave: Samba
57 resultados.
-
"Em um café-concerto": música popular, público e a passagem do samba para os botequins
Artigo em periódico de Ricardo Augusto Galdino Maciel (A Tempo, 2014)
-
"São sete Carlinhos": o estilo violonístico de Carlinhos 7 cordas em Teresa Cristina canta Cartola
Dissertação de Mestrado de Felipe Corbani da Silva (UDESC PPGMUS, 2022)
-
“É com esse que eu vou”: samba e piano se encontram nos seus elementos percussivos
Comunicação oral de Rafael Tomazoni Gomes (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
“O que as mãos não ousam tocar”: revisão crítica das “premissas musicais” do livro Feitiço Decente de Carlos Sandroni
Artigo em periódico de Ricardo Augusto de Lima Brandão (Revista da Tulha, 2021)
-
“Pr’um Samba”: reflexões e criações sobre o arranjo no gênero musical brasileiro.
Artigo em periódico de Paulo José de Siqueira Tiné (Revista Vórtex, 2019)
-
"O gato", da sala de aula para as ruas: uma pesquisa teórico-prática sobre a canção popular brasileira
Comunicação oral de Walter Garcia (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A concepção de samba presente na linha de Itiberê Zwarg na música “Ginga Carioca”
Comunicação oral de Ramón Del Pino (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
A importância da relação entre o baixo e a percussão para o aprendizado do baixo elétrico no samba: entrevistas com dez informantes qualificados
Comunicação oral de Sergio Castanheira (SIMPOM, 2016)
-
A música tímida de João Gilberto
Dissertação de Mestrado de Enrique Valarelli Menezes (USP PPGMUS, 2012)
-
A performance vocal na canção urbana latino-americana: proposta de estudo a partir das experiências do tango, samba e guarânia
Comunicação oral de Analía Chernavsky (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A sagração da Portela: música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
Artigo em periódico de Mauricio Ernica, Sergio Molina (Per Musi, 2016)
-
A transitividade do samba: uma análise interdisciplinar
Artigo em periódico de Walter Garcia (OPUS, 2021)
-
A trindade da música popular (afro)brasileira – João da baiana, donga e pixinguinha: redimensionamentos das contribuições das matrizes africanas na formação do choro e do samba
Dissertação de Mestrado de João Carlos de Souza Peçanha (UnB PPGMUS, 2013)
-
Características da condução do samba pelo baterista Milton Banana em seu conjunto de música instrumental
Dissertação de Mestrado de Felipe Diego de Moraes (UFU PPGMU, 2020)
-
Carnaval do Nordeste de Amaralina: um estudo sobre um carnaval de bairro em Salvador, Bahia, Brasil
Tese de Doutorado de Laurisabel Maria de Ana da Silva (UFBA PPGMUS, 2022)
-
Comportamento e gestualidade vocal na interpretação de Beth Carvalho em 1800 colinas, composição de Gracia do Salgueiro
Comunicação oral de Mirian Marques Rechetnicou, Ricardo Dourado Freire (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Contradições de um sambista de “raiz”: uma análise da música Imaginação, de Candeia
Comunicação oral de Eduardo Lima Visconti (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Convergência em Meio à Dicotomia: produção musical no pagode das décadas de 1980 e 1990
Artigo em periódico de Waldir de Amorim Pinto (Sonora, 2013)
-
Do tempo medido ao tempo sentido: a rítmica de Gramani em uma perspectiva africanista
Artigo em periódico de Bianca Ribeiro, Luiz Henrique Fiaminghi (Revista Vórtex, 2019)
-
Elementos para o estudo do estilo pianístico de Cesar Camargo Mariano nos gêneros samba e choro
Comunicação oral de Rafael Tomazoni Gomes, Antônio Rafael Carvalho dos Santos (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Expressividade audiotátil e práticas interpretativas do solista enquanto acompanhador: o caso de Altamiro Carrilho no LP Depoimento do Poeta (1970)
Artigo em periódico de Marcio Modesto, Silvia Berg (Música Popular em Revista, 2020)
-
Fixando uma gramática: Jayme Florence (Meira) e sua atividade artística nos grupos Voz do Sertão, Regional de Benedito Lacerda e Regional do Canhoto
Dissertação de Mestrado de Iuri Lana Bittar (UNIRIO PPGM, 2011)
-
Luciano Perrone: batucada, identidade, mediação
Tese de Doutorado de Thiago Ferreira de Aquino (USP PPGMUS, 2014)
-
Malandro é malandro, mané é mané: a exaltação da malandragem na música de Moreira da Silva
Artigo em periódico de José Geraldo Pereira Baião (Música Popular em Revista, 2013)
-
Martinho da Vila: uma nova linhagem do samba nos anos de 1970
Artigo em periódico de Adelcio Camilo Machado (Per Musi, 2013)
-
Na batida do bumbo: um estudo etnográfico do samba na cidade de Pirapora do Bom Jesus - SP
Dissertação de Mestrado de Fernanda de Freitas Dias (UNESP PPG-Música, 2008)
-
Nos bastidores do samba urbano: notas sobre origem, conflitos e apropriações
Artigo em periódico de Guilherme Carréra Campos Leal (Sonora, 2016)
-
O baixo elétrico no samba: a importância da escuta e a relação com a percussão
Dissertação de Mestrado de Sergio Castanheira de Freitas (UNIRIO PPGM, 2016)
-
O Calango no Vale do Paraíba: estudos etnográficos em Duas Barras e Vassouras (RJ)
Dissertação de Mestrado de Daniel Costa Fernandes (UNIRIO PPGM, 2012)
-
O choro no estilo sambado: padrões rítmicos e fraseado musical
Artigo em periódico de Mário Sève (Debates, 2016)
-
O Espírito de “Malvadeza Durão
Painel/Simpósio de Walter Garcia (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
O estilo composicional de Marco Pereira presente na obra Samba Urbano. Uma abordagem a partir de suas principais influências: a música popular brasileira, o jazz e a música erudita
Dissertação de Mestrado de Júlio César Moreira Lemos (UFG PPG-Música, 2012)
-
O estúdio não é o fundo de quintal: convergências na produção musical em meio às dicotomias do movimento do pagode nas décadas de 1980 e 1990
Tese de Doutorado de Waldir de Amorim Pinto (Unicamp PPG Música, 2013)
-
O ofício do arranjador: uma análise de arranjos de samba para orquestras da Rádio Nacional nas décadas de 1940 e 1950
Dissertação de Mestrado de Ítalo Simão Neuhaus (UNIRIO PPGM, 2016)
-
O Prato Ride
Comunicação oral de Mário Negrão Borgonovi (SIMPOM, 2014)
-
O que será do malandro?
Painel/Simpósio de Martin Loffredo Nery (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
O samba e a cerveja como símbolos nacionais: eu sou Brahmeiro
Comunicação oral de Antonio Layton Souza Maia (MusiMid, 2013)
-
O samba e a culinária mineira: análise etnográfica de um samba de Toninho Geraes e Paulinho Rezende
Comunicação oral de Ana Lúcia Fontenele (MusiMid, 2013)
-
O samba para piano solo de Cesar Camargo Mariano
Dissertação de Mestrado de Rafael Tomazoni Gomes (UDESC PPGMUS, 2012)
-
O samba sacramentado: a música na cadência do samba no Quintal do Divina Luz
Dissertação de Mestrado de Gelson Luiz da Silva (UFMG PPGMUS, 2012)
-
O sambolero e a canção midiática no rádio dos 1940 a 1950
Comunicação oral de Raphael Fernandes Lopes Farias, Heloísa de Araújo Duarte Valente (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O Semba nos Musseques de Angola: estudos preliminares
Comunicação oral de Mateus Berger Kuschick, Vilson Zattera (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O Violão 7 Cordas de Valdir Silva na música Exemplo
Comunicação oral de Guilherme Augusto Lamas de Oliveira, Rafael Thomaz (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O violão no samba: um estudo etnográfico em Florianópolis
Dissertação de Mestrado de Natália dos Santos Livramento (UDESC PPGMUS, 2017)
-
Pandeiro de náilon: os estilos interpretativos de Bira Presidente e Carlos Café
Dissertação de Mestrado de Gustavo Surian Ferreira (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Pandeiro de náilon: os estilos interpretativos de Bira Presidente e Carlos Café
Dissertação de Mestrado de Gustavo Surian Ferreira (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Paulo Moura e a Bossa Nova Instrumental: análises e reflexões sobre práticas interpretativas e arranjos (1968-1969)
Tese de Doutorado de Cleber José Bernardes Alves (UFMG PPGMUS, 2019)
-
Pixinguinha em plena maturidade: os arranjos para uma “orquestra brasileira”
Artigo em periódico de Ana Lúcia Fontenele (Revista da Tulha, 2015)
-
Pixinguinha entre o velho e o novo: os arranjos para orquestra popular (1947-1957)
Tese de Doutorado de Ana Lúcia Ferreira Fontenele (USP PPGMUS, 2018)
-
Política da boa vizinhança e o samba como narrativa da identidade nacional: corpos e vozes moventes e o American Way of Life
Comunicação oral de Denise Barata (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Procedimentos rítmicos utilizados por Lula Galvão em “Sambou... sambou”, de João Donato: a influência de João Gilberto e Baden Powell
Comunicação oral de Victor Rocha Pólo (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
Resenha de Do samba ao funk do Jorjão: ritmos, mitos e ledos enganos no enredo de um samba chamado Brasil, de Spirito Santo (Rio de Janeiro: Escola Sesc de Ensino Médio, 2016)
Resenha em periódico de Carlos Palombini (OPUS, 2017)
-
Resenha: Brazilian jive, de David Treece
Resenha em periódico de Silvano Fernandes Baia (Música Popular em Revista, 2014)
-
Samba Irresistível: um estudo sobre Casé
Dissertação de Mestrado de Maria Beraldo Bastos (Unicamp PPG Música, 2013)
-
Soul mais samba: movimento Black Rio e o samba nos anos 1970
Dissertação de Mestrado de Sabrina Lôbo de Moraes (UNIRIO PPGM, 2014)
-
Suingue se aprende? Suingue se ensina? Processos de ensino-aprendizagem do suingue do samba
Dissertação de Mestrado de Manoela Marinho Rego (UNIRIO PPGM, 2015)
-
Uma interpretação analítico-musical do samba "Roendo as unhas", de Paulinho da Viola
Comunicação oral de Eduardo de Lima Visconti (Congresso da ANPPOM, 2013)