Projeto Orquestra de Violões nas Escolas: uma experiência de ensino coletivo de instrumento nas escolas da rede pública estadual de ensino do Espírito Santo – Amplificar

Projeto Orquestra de Violões nas Escolas: uma experiência de ensino coletivo de instrumento nas escolas da rede pública estadual de ensino do Espírito Santo

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado em fase inicial e propõe-se a investigar quais têm sido os resultados musicais alcançados por meio de ensino coletivo de instrumentos - violão -, nas escolas da rede pública estadual de ensino do Espírito Santo, desenvolvido através do projeto "Orquestra de Violões nas Escolas". Há duas questões a serem observadas pelo pesquisador durante o processo de realização deste trabalho. Primeiro, quais são os benefícios do ensino/aprendizagem coletivos de um instrumento e prática musical em conjunto? E depois, de que maneira a execução de um repertório de interesse dos alunos pode contribuir para a motivação no processo de ensino-aprendizagem? Acreditamos que respondendo essas questões poderá chegar-se-á a conclusões que contribuam para a consolidação do ensino coletivo e para implementação do ensino de música nas escolas de educação básica.

This article is part of a Master thesis in early stage and it is proposed to investigate what have been the musical results achieved through collective teaching instrument - guitar - in the schools of the state public school of the Espírito Santo, developed through the "Guitar Orchestra in Schools" project. There are two issues to be observed by the researcher during the process of this work. First, what are the benefits of teaching / collective learning an instrument and musical practice together? And then, how to perform a repertoire of student interest can contribute to motivation in the teaching-learning process? We believe that answering these questions you will get up-to conclusions that contribute to the consolidation of collective teaching and implementation of teaching music in elementary schools.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.