Palavra-chave: Ensino coletivo
51 resultados.
-
A batucada como experiência significativa: a Bateria Alcalina
Comunicação oral de Francisco de Assis Santana Mestrinel (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
A educação musical por meio do ensino coletivo de instrumentos musicais diferentes
Pôster de Alessandra Nunes de Castro Silva (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2013)
-
A escolha do repertório no ensino coletivo de instrumentos: uma experiência vivida no Projeto “Orquestra de Violões nas Escolas”
Comunicação oral de Victor Matos de Oliveira (SIMPOM, 2014)
-
A filarmônica de cordas: a proposta e a experiência de uma iniciação coletiva em instrumentos de cordas friccionadas
Artigo em periódico de Icaro Smetak (Ictus, 2020)
-
A filarmônica de cordas: proposta de um ensino coletivo de cordas para iniciantes, inspirada na prática das filarmônicas da Bahia
Tese de Doutorado de Ícaro Smetak (UFBA PPGMUS, 2019)
-
A improvisação livre como metodologia de iniciação ao instrumento: uma proposta de iniciação (coletiva) aos instrumentos de cordas dedilhadas
Tese de Doutorado de André Campos Machado (USP PPGMUS, 2014)
-
A música contemporânea na iniciação coletiva ao violoncelo: Possibilidades a partir de jogos de improvisação livre
Comunicação oral de Marta Brietzke, Mário André Wanderley Oliveira, Fábio Soren Presgrave (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
A música contemporânea na iniciação coletiva ao violoncelo: Uma pesquisa-ação com jogos de improvisação em três instituições de ensino no estado de São Paulo
Dissertação de Mestrado de Marta Macedo Brietzke (USP PPGMUS, 2018)
-
A Presença do Piano em Grupo em Instituições de Ensino Superior no Brasil
Artigo em periódico de Simone Gorete Machado (Orfeu, 2016)
-
Ações didáticas no ensino coletivo de cordas friccionadas: uma experiência no Instituto Baccarelli
Dissertação de Mestrado de Pedro Henrique de Oliveira Visockas Costa (UNESP PPG-Música, 2022)
-
Ao som do coletivo: um rondó entre Freire, Ausubel e Orff
Artigo em periódico de Luiz Felipe de Oliveira Gomes (Revista Brasileira de Música, 2021)
-
Aprendizagem musical ao violão em projeto social na cidade de Fortaleza-CE
Comunicação oral de Eddy Lincolln Freitas de Souza (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Aulas coletivas de baixo elétrico na Escola de Música de Manguinhos (EMM): um relato de experiência
Comunicação oral de Paulo Roberto de Oliveira Coutinho (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Aulas coletivas de flauta doce utilizando repertório multicultural: um relato de experiência referente ao estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Música
Relato de experiência de Bruna Kleine, Lucas Fermino, Tatiane Wiese (Simpósio Acadêmico de Flauta Doce, 2013)
-
Avaliando a prática docente no Projeto de Extensão “Escola de Música de Manguinhos”
Comunicação oral de João Miguel Bellard Freire, Helen Silveira Jardim de Oliveira, Paulo Roberto Coutinho (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Banda do CAUA: Educação, Música, Juventude e Mídia
Comunicação oral de Warllison de Souza Barbosa, Lucyanne de Mello Afonso (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Bandas marciais escolares de Goiânia: relações com a vida estudantil de seus integrantes
Comunicação oral de Aurélio Nogueira de Sousa, Joel Luis da Silva Barbosa (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Bandas marciais escolares de Goiânia: relações com a vida estudantil de seus integrantes
Tese de Doutorado de Aurélio Nogueira Sousa (UFBA PPGMUS, 2020)
-
Brincando de violino
Pôster de Camile Tatiane de Oliveira Pinto (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Composição coletiva como alternativa para a geração de repertório em aulas de violão em grupo
Comunicação oral de Marcelo Brazil, Cristina Tourinho (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Educação musical coletiva com instrumentos de sopro e percussão: Análise de métodos e proposta de uma sistematização
Tese de Doutorado de Fabrício Dalla Vecchia (UFBA PPGMUS, 2012)
-
Elaboração e validação de um questionário sobre as crenças de autoeficácia de alunos de violão em um contexto de ensino coletivo
Pôster de Dayane Battisti, Rosane Cardoso de Araújo (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Ensino coletivo de guitarra elétrica: relatando estratégias e discutindo a formação docente
Pôster de José Simião Severo, Luciano Luan Gomes Paiva (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Ensino coletivo de guitarra: um estudo sobre as metodologias e potencialidades para a iniciação musical através do instrumento
Comunicação oral de André Ricardo Barros Marques, Maria Carolina Leme Joly (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Ensino coletivo de instrumentos de metal: aspectos metodológicos e técnico-interpretativos a partir das Orquestras de Metais Lyra Tatuí e Lyra Bragança
Dissertação de Mestrado de Bruno Caminha Farias (UFRN PPGMUS, 2019)
-
Ensino coletivo de violão: o perfil do professor, suas metodologias e estratégias organizacionais para o ensino no Programa Mais Educação nas escolas públicas municipais de Manaus
Comunicação oral de Robert Ruan de Oliveira Barbosa (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Ensino coletivo do violoncelo em três contextos socioeducativos: reflexões a partir de uma pesquisa-ação no estado de São Paulo
Comunicação oral de Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley de Oliveira, Fábio Soren Presgrave (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Ensino Coletivo em Bandas Marciais Brasileiras e a realidade na cidade de Goiânia: Atualizado e Revisado
Artigo em periódico de Aurélio Nogueira Sousa (Revista Eletrônica de Música da UFAL, 2019)
-
Ensino coletivo: método tocar-junto ferramenta didático pedagógico para bandas marciais da cidade de Goiânia
Comunicação oral de Marcelo Eterno Alves, Aurélio Nogueira Sousa (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Iniciação musical com introdução ao violão (IMIV) - Propostas de atividades para o ensino coletivo de violão para crianças de 07 a 11 anos de idade
Comunicação oral de Mabel Carvalho Macêdo (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Iniciação violonística: explorando timbres e texturas com as cordas soltas
Comunicação oral de Francisco Michel da Conceição Araújo (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2013)
-
Leitura musical para iniciantes em aulas coletivas de violão: uma visão através da teoria da autoeficácia
Tese de Doutorado de Marcelo Alves Brazil (UFBA PPGMUS, 2017)
-
Materiais didáticos para o ensino coletivo de violão: questionamentos sobre métodos
Artigo em periódico de Fábio Amaral da Silva Sá, Eliane Leão (Música Hodie, 2015)
-
Métodos de ensino coletivo de piano aplicado na Escola de Arte da UFAM
Comunicação oral de Rosangela Silva Souza, Edna Andrade Soares (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Motivação de crianças para aprendizagem do violão no contexto do ensino coletivo
Artigo em periódico de Dayane Battisti, Rosane Cardoso de Araújo (Orfeu, 2017)
-
Música no Campus: Banda de Música do IFPA-Campus Santarém
Pôster de Leonice Maria Bentes Nina (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
O ensino coletivo de cordas friccionadas produzido no SESC-Consolação, comparado com propostas de ensino coletivo realizadas no Reino Unido e nos EUA: Trajetória histórica, diferenças e similaridades pedagógicas e socioculturais
Tese de Doutorado de João Ricardo de Souza (UNESP PPG-Música, 2016)
-
O Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais no IFCE de Sobral: Aprendizagem Colaborativa e seus Reflexos na Formação dos Estudantes
Comunicação oral de Francisca Antonia Marcilane Gonçalves Cruz, Marco Antonio Toledo Nascimento (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2017)
-
O ensino coletivo de instrumentos musicais: reflexões acerca do modelo na perspectiva da experiência com a criação musical
Pôster de Danilo Ribeiro Paziani (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O ensino coletivo de música no distrito de Ponta da Serra - Crato - CE: experiências pedagógicas em ensino coletivo de violão
Comunicação oral de Francisco Assis da Luz Oliveira, Geneilson Lino da Silva (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2013)
-
O ensino coletivo de violão nas escolas públicas de educação básica na cidade de Goiânia
Pôster de Luziene Ferreira de Sousa, Fábio Amaral da Silva Sá (SEMPEM, 2016)
-
O ensino coletivo de violão: uma experiência de aprendizagem cooperativa no Instituto Federal Fluminense
Dissertação de Mestrado de Victor Matos de Oliveira (UNIRIO PPGM, 2015)
-
O ensino coletivo do ukulele como uma possibilidade de inovação no contexto da educação musical
Painel/Simpósio de João Daniel Cardoso da Costa, Ademir Adeodato (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
O material didático em aulas coletivas de violão como fonte de motivação e de crença de autoeficácia
Pôster de Marcelo Brazil (SEMPEM, 2013)
-
O papel da banda de música na escola regular: resultados sociais e sonoros para a educação musical brasileira
Comunicação oral de Alessandro Ribeiro de Brito (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2013)
-
O Quarteto de Violões da Universidade Federal do Ceará: formação musical através da aprendizagem cooperativa
Artigo em periódico de Gabriel Nunes Lopes Ferreira, Alisson Davyd da Silva (Ictus, 2014)
-
Pesquisa em Educação Musical desenvolvida em um projeto de extensão
Comunicação oral de João Miguel Bellard Freire, Helen Silveira Jardim de Oliveira (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Processos de ensino coletivo de bateria e percussão: reflexões sobre uma prática docente
Dissertação de Mestrado de Henry Raphaely de Souza (UDESC PPGMUS, 2013)
-
Projeto Orquestra de Violões nas Escolas: uma experiência de ensino coletivo de instrumento nas escolas da rede pública estadual de ensino do Espírito Santo
Artigo em periódico de Victor Matos de Oliveira (A Tempo, 2014)
-
Propostas e atividades para a iniciação musical e ensino coletivo de violão para crianças entre 7 e 11 anos
Comunicação oral de Otavio Jorge Fidalgo, Mabel Macêdo, Cristina Tourinho (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Um estudo sobre as crenças de autoeficácia no ensino coletivo de violão
Dissertação de Mestrado de Dayane Battisti (UFPR PPGMúsica, 2016)