Entre a arte sonora e o audiovisual: A construção sonora do duo O Grivo nos curtas-metragens de Cao Guimarães
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Abordaremos, a partir de teóricos como Douglas Kahn, Alan Licht, Arlindo Machado e Christine Mello, o surgimento e a definição de duas artes híbridas que nasceram pelo esfacelamento das fronteiras entre as artes: a videoarte e a arte sonora. Nosso objeto de estudo é a construção sonora do duo de arte sonora O Grivo nos curtas-metragens do diretor mineiro Cao Guimarães. Por meio deste objeto, temos como objetivo discutir como a arte sonora tem contribuído na construção sonora de obras audiovisuais. Este artigo faz parte de minha atual pesquisa de mestrado em Comunicação na Linha de Estudos de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal Fluminense - UFF.
Between sound art and audiovisual: The sound construction of the duo O Grivo in short films by Cao Guimarães
We will discuss the emergence and definition of two hybrid arts born by disintegration of borders between the arts: the video art and the sound art, by means of theorists such as Douglas Kahn, Alan Licht, Arlindo Machado and Christine Mello. Our object of study is the construction of sound by duo O Grivo in short films directed by Cao Guimarães. Through this object, we aim to discuss how sound art has contributed to the sound construction in audiovisual works. This article is part of my master's research in Communication Studies in Cinema and Audiovisual at Univerisdade Federal Fluminense – UFF.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.