Suíte n. 2 Nordestina de Guerra-Peixe: um estudo histórico-analítico – Amplificar

Suíte n. 2 Nordestina de Guerra-Peixe: um estudo histórico-analítico

Resumo

Este estudo objetiva subsidiar a construção interpretativa das danças que perfazem a Suíte n. 2 Nordestina de Guerra-Peixe. Após o exame dos antecedentes históricos, da abordagem crítica referente à construção interpretativa, da relação obra-intérprete e da fidelidade ao texto, segue o exame dos padrões rítmicos, segundo proposta analítica de Jan LaRue (2009). São expostos os expedientes musicais relevantes à compreensão dos padrões da música popular e folclore nordestino, utilizados por Guerra-Peixe, na escrita pianística de uma música de concerto. Na busca do entendimento quanto às escolhas do compositor na obra em foco, seguiram-se os pressupostos de Jan LaRue (2009), com considerações pontuais de Marília Laboissière (2002), Leonard Meyer (2000), Mário de Andrade (1962), Ruth Serrão (2007), Roy Howat (1995), entre outros autores mencionados neste trabalho.

The goal of the present study is to gather tools for the interpretative construction of dance standards associated to the Suite n. 2 Nordestina by Guerra-Peixe. After the analyses of the historical background, of the critique approach to interpretative constructions, of the relationship work-interpreter and of the fidelity to the text, the rhythmic standards are analyzed accordingly with the approach raised by Jan LaRue (2009). The musical elements considered relevant for the understanding of Northeastern Brazilian folk and popular music used by Guerra-Peixe in concert composition for piano are, as well, unveiled by this study. In this search for comprehension of the choices made by the composer in the work studied, the prerogatives of Jan LaRue (2009) were followed by punctual contributions of Marília Laboissière (2002), Leonard Meyer (2000), Mário de Andrade (1962), Ruth Serrão (2007), Roy Howat (1995), among other authors.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.