Experiências de fluxo na educação musical: um estudo sobre motivação – Amplificar

Experiências de fluxo na educação musical: um estudo sobre motivação

Resumo

Esta pesquisa trata do tema Motivação na Educação Musical e teve por objetivo investigar as relações entre os tipos de atividades musicais e os níveis de envolvimento dos alunos, que favorecem a aprendizagem em sala de aula, tendo como referencial teórico a Teoria do Fluxo de Mihalyi Csikszentmihalyi. O fluxo, também chamado de experiência ótima, é um estado mental e emocional caracterizado por um profundo envolvimento em uma atividade, em que a percepção de metas e desafios é compatível com os níveis de habilidade do indivíduo, obtendo profunda concentração e gerando grande prazer. Para tanto, como delineamento metodológico, optou-se pela pesquisa quase-experimental. A coleta dos dados foi realizada com 12 crianças de 8 e 9 anos de idade, pertencentes ao 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola de ensino básico particular de Curitiba/PR. Durante 5 aulas, atividades musicais que contemplavam a apreciação, a execução e a composição musical foram aplicadas a fim de observar as reações e o comportamento motivado dos educandos diante das propostas. Tais dados foram interpretados sob a perspectiva da professora/pesquisadora e complementados por meio da avaliação de 3 juízes externos. Através das constatações e reflexões reveladas, buscou-se colaborar com a área da Educação Musical apresentando novos caminhos e sugestões para futuras pesquisas que aprofundem o tema; bem como orientações para professores de educação musical que queiram enriquecer sua prática pedagógica por meio do estudo da motivação.

This research deals with the theme Motivation in Music Education and aimed to investigate the relationships between the types of musical activities and levels of student involvement, which promote learning in the classroom, having as a theoretical reference the Flow Theory of Mihalyi Csikszentmihalyi. The flow, also called optimal experience, is a mental and emotional state characterized by a deep involvement in an activity where the perception of goals and challenges is compatible with the skill levels of the individual, getting deep concentration and causing great pleasure. Therefore, it was opted for quasi-experimental research as methodology design. Data collection was done with 12 children between 8 and 9 years old, belonging to the 3rd grade of elementary school in a private elementary school in Brazil, Paraná, Curitiba. During five sessions, activities that included music appreciation, performance and music composition were applied to observe the reactions and motivated behavior of these students on the proposals. These data were interpreted from the perspective of the teacher/researcher and complemented by external evaluation of three judges. Through observations and reflections revealed, it was aimed to collaborate with the Music Education area presenting new ways and suggestions for future researches wich investigate the issue further, also as guidelines for teachers of music education who want to enrich their teaching through the study motivation.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.