Consciência de autoeficácia: uma perspectiva sociocognitiva para o estudo da motivação de professores de piano – Amplificar

Consciência de autoeficácia: uma perspectiva sociocognitiva para o estudo da motivação de professores de piano

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal analisar a motivação de um grupo/amostra de professores particulares de piano, da cidade de Curitiba, sob o viés do principal constructo da teoria social cognitiva: as crenças de autoeficácia de Albert Bandura (1977). Tendo como objetivos específicos, pretendeu-se: a) discorrer sobre a motivação e sobre o referencial teórico escolhido - teoria social cognitiva e crenças de autoeficácia; b) verificar que situações influenciam as crenças de autoeficácia do professor particular de piano; c) analisar a relação entre os níveis das crenças de autoeficácia do professor particular de piano e a fase em que este se encontra na carreira docente, de acordo com a classificação de Michaël Huberman (2007). A hipótese levantada para esta pesquisa foi a crença de que quanto mais longa a carreira de um professor particular de piano, mais seguro de suas ações ele é. Diante dos objetivos aqui apresentados, o estudo de levantamento (survey) apresentou-se como o mais adequado, e subdividiu-se em três etapas, conforme as orientações de Bandura: a primeira etapa teve como objetivo identificar as dificuldades, impedimentos e desafios enfrentados pelos professores de piano; a segunda etapa constituiu-se em um inventário piloto construído a partir das respostas obtidas na etapa anterior - após a obtenção dos dados nesta etapa, algumas revisões foram realizadas e o inventário passou por um teste de validação através do coeficiente Alpha de Cronbach; a terceira e última etapa consistiu na aplicação em si do inventário validado e revisado, constituído por questões de cunho pessoal, e por mais 22 itens em escala Likert, subdivididos em três fatores: fator 1 - Eficácia para as estratégias instrucionais; fator 2 - Eficácia para motivar; e fator 3 - Eficácia para as relações interpessoais. Em síntese, a partir dos resultados obtidos pode-se perceber que os professores apontaram variados níveis de confiança em diferentes situações, mas que em especial eles se sentem muito mais seguros para lidar com situações vivenciadas anteriormente por eles enquanto alunos ou durante a formação para a docência, e que em situações onde é necessário lidar com alunos que precisam de um trabalho diferenciado em virtude de suas limitações físicas ou mentais eles se apresentaram menos confiantes. Também foi possível confirmar a hipótese principal desta pesquisa, pois os professores que possuíam mais tempo de carreira alcançaram escores médios de confiança significativamente mais altos do que aqueles que estavam ainda ingressando na carreira. Espera-se, por meio desta investigação, contribuir para a ampliação das pesquisas sobre motivação e docência no meio musical, buscando assim favorecer ações para a formação de professores de piano e música em geral.

This study has had, as its main objective, the motivational analysis of a group/sample of piano private teachers from Curitiba under the bias of the main construct of the social cognitive theory: Albert Bandura’s beliefs in self-efficacy (1977). As specific objectives, it was intended to: a) discuss the concept of motivation and the theoretical references chosen – social cognitive theory and self-efficacy beliefs; b) verify which situations influence the self-efficacy beliefs of the piano private teacher; c) analyse the relation between the levels of the self-efficacy beliefs of the piano private teacher and the stage in which he/she is working as a teacher, according to Michaël Huberman’s classification (2007). In this research, it has been taken into account the hypothesis that the longer a piano private teacher’s career is, the more secure of his/her actions he/she feels. Considering the objectives introduced above, the survey seemed to be the most adequate type of study in this case, and it has been subdivided into three stages according to Bandura’s orientation: the first one has had the objective of identifying the difficulties, impediments and challenges faced by piano teachers; the second one has consisted in building a pilot inventory based on the answers obtained in the previous stage (some reviews have been done and the inventory has gone through a validation test through the Cronbach’Alpha coefficient); the third and last stage has consisted in the self-application of the validated and reviewed inventory, constituted by personal questions and 22 items in the Likert scale, subdivided into three factors: factor 1 – Efficacy to the instructional strategies; factor 2 – Efficacy to motivate; and factor 3 – Efficacy to interpersonal relations. In short, considering the results obtained, it was possible to notice that teachers show several confidence levels in different situations, but they feel much more secure to deal with situations they have experienced previously by themselves when they were students or during their preparation to be teachers, and that in situations in which it is necessary to deal with students that need a differentiated work as a result of their physical or mental limitations they feel less confident. Also, it was possible to confirm the main hypothesis of this research, since teachers who had a longer career reached higher average confidence scores than the ones who were at the beginning of the career. It is expected to contribute with the enlargement of the researches on motivation and teaching in the musical field, seeking to support actions to the preparation of piano and music teachers.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.