A improvisação na aprendizagem instrumental: o estudante como sujeito de sua própria aprendizagem – Amplificar

A improvisação na aprendizagem instrumental: o estudante como sujeito de sua própria aprendizagem

Resumo

O presente trabalho trata-se de um recorte de pesquisa de mestrado que busca investigar o papel da improvisação na aprendizagem da clarineta em que foram investigados os processos de improvisação a partir de como os estudantes observam e avaliam o seu próprio processo de aprendizagem. Esse estudo teve como objetivo delinear, por meio da pesquisa bibliográfica, parâmetros teóricos que embasam o pressuposto de que a improvisação pode promover a autonomia do estudante perante sua aprendizagem instrumental. Os resultados mostraram que a improvisação na aprendizagem instrumental promove uma autonomia do estudante frente à sua aprendizagem, pois ao atribuir significado aos conteúdos adquiridos, sendo capazes de reorganizá-los e reaplicá-los, os alunos criar um discurso musical próprio.

Improvisation in instrumental music learning: the student as subject of their own learning process

This paper was based in a master's research that investigates the role of improvisation in learning the clarinet with young children. We investigated the improvisational process based on how students observe and evaluate their own learning process. This study aimed to outline, through literature, theoretical parameters that support the idea that improvisation can promote student autonomy during early instrumental learning. The results showed that improvisation in instrumental learning can promote autonomy for the student. Improvisation can assign meaning to the acquired content, being able to rearrange musical content and reapply it in new musical situations. Through improvisation students create their own musical discourse.

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