A Utilização de Princípios Gestálticos no Estudo da Música Armorial – Amplificar

A Utilização de Princípios Gestálticos no Estudo da Música Armorial

Resumo

Música Armorial é a vertente musical do Movimento Armorial, termo cunhado por Ariano Suassuna, que se refere ao fenômeno de origens e dimensões multiculturais, surgido na região Nordeste do Brasil e que promoveu a criação de um gênero musical singular. A busca por uma sonoridade nacional e erudita através da utilização de instrumentos populares com as principais influências contidas na colonização da região nordeste do nosso país, englobando particularmente as culturas: Ibérica, Africana e Indígena. Este gênero apresenta uma sonoridade única que pode ser percebida tanto pelo ouvinte leigo e analisada pelo ouvinte perito. Antonio José Madureira foi o fundador e idealizador do Quinteto Armorial na década de 1970, grupo que tinha o intuito de utilizar como base a instrumentação popular primitiva. Madureira foi o responsável por alcançar a sonoridade ideal que Suassuna pretendia para o movimento que encabeçava. Neste trabalho pretendemos apresentar uma análise musical tradicional da peça “Repente” do álbum (LP) Do Romance ao Galope Nordestino de 1974, reconhecendo os modos utilizados na música nordestina, e os motivos rítmicos e melódicos. Além disso, a utilização de princípios gestálticos nos auxiliará através da percepção a separar motivos característicos contidos no universo musical da região nordeste e que serviram de referência para a composição de Madureira.

Using Gestalt Principles in the Study of Armorial Music

Armorial Music is the musical arm of the Armorial Movement, a term coined by Ariano Suassuna, which refers to the phenomenon of multicultural origins and dimensions, appeared in northeastern Brazil and promoted the creation of a unique musical genre. The search for a national scholarly and sound through the use of folk instruments and the main contributions contained in the colonization of the northeast region of our country, particularly encompassing cultures : Iberian, African and Indian. This genus has a unique sound that can be perceived both by the lay listener and analyzed by the expert listener. Antonio José Madureira was the founder and creator of Armorial Quintet in the 1970s, a group that was intended to use as a base primitive folk instrumentation. Madureira was responsible for achieving optimal sound that Suassuna intended for the movement headed. In this paper we intend to present a traditional musical analysis of the play " Repente" album ( LP ) Do Romance ao Galope Nordestino 1974, recognizing the modes used in northeastern music, and the rhythmic and melodic motifs. Furthermore, the use of Gestalt principles help us to sort through the perception characteristic motifs contained in the musical universe of northeastern region and served as reference for the Madureira’s composition.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.