Cruzando olhares e signos: um paralelo entre fotografias de mulheres em programas de concerto e capas de disco – Amplificar

Cruzando olhares e signos: um paralelo entre fotografias de mulheres em programas de concerto e capas de disco

Resumo

Este estudo visa analisar iconograficamente as construções imagéticas de duas intérpretes/compositoras que circularam (presencialmente ou sonoramente) no estado do Rio Grande do Sul no período da década de 1950. Buscando abordar os âmbitos da música de concerto e também da música popular, foram traçados paralelos entre as duas imagens analisadas de acordo com suas disposições (uma impressa em um programa de concerto e a outra presente na capa de um disco). Ao interpretar os signos presentes nas cenas fotográficas, reitera-se a extensão da performance para âmbitos externos ao palco, sugerindo que a formação da identidade artística através de recursos visuais também se torna parte do fazer musical.

This study aims to perform iconographic analysis of the imagery constructions of two women performers/composers that circulated (in person or sonically) in the state of Rio Grande do Sul during the 1950s. In order to comprehend the areas of concert music and popular music, we draw parallels between the two images analyzed, in accordance with its provisions (one printed on a concert program and the other one as a record sleeve). When interpreting the photographic scenes’ significations, it’s possible to reiterate that the act of performance extends to places beyond the stage, which suggests that the act of performance extends to places beyond the stage, suggesting that the construction of the artist’s identity through visual aids can also be considered a musical element.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.