Palavra-chave: Performance
295 resultados.
-
"And Harry doesn't mind if he doesn't make the scene...": Repensando a performance durante a pandemia de 2020
Artigo em periódico de Fabio Soren Presgrave (Revista Música, 2020)
-
“Maré Encheu” de Heitor Villa-Lobos: uma análise para a pedagogia da performance
Comunicação oral de Francine Alves dos Reis Loureiro (SIMPOM, 2014)
-
“Sonata N. 1 para piano de Edino Krieger: Construção de uma performance analiticamente informada”
Dissertação de Mestrado de Keisy Peyerl (UDESC PPGMUS, 2017)
-
24 Prelúdios Op. 28 de Frédéric Chopin: estudo sobre a interpretação da obra
Tese de Doutorado de Gabriella de Mattos Affonso (USP PPGMUS, 2018)
-
4 Epigramas de José Henrique Lins para voz e piano
Comunicação oral de Claudia Cunha (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
A articulação no frevo de rua: um levantamento com trompetistas de Olinda e Recife
Dissertação de Mestrado de Érico Veríssimo Carvalho de Oliveira (UFPB PPGMUS, 2018)
-
A atuação do pianista performer e do pianista professor
Comunicação oral de Simone de Miranda, Maria Helena Jayme Borges (SEMPEM, 2014)
-
A avaliação da performance no canto lírico: uma análise de conteúdo
Dissertação de Mestrado de Elizabeth Alves Catapano (UnB PPGMUS, 2006)
-
A bateria múltipla e suas performances
Pôster de Joao Casimiro Kahil Cohon (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A concepção cênica para a mini-ópera Domitila de J. G. Ripper: uma proposta de performance baseada nos princípios desenvolvidos por C. Stanislavski nos estúdios de ópera
Dissertação de Mestrado de Nivea Renata Alencar de Freitas (UFMG PPGMUS, 2015)
-
A concepção do é e enquanto performance a partir da etnografia da performance musical de um coral institucional
Comunicação oral de Hellem Pimentel Santos Figueiredo (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas
Dissertação de Mestrado de Walter Williams Albrechet Chamun (UNESP PPG-Música, 2017)
-
A desafricanização dos ritmos afro-brasileiros: Relações entre os processos de aculturação e concepções rítmicas aplicadas à bateria
Comunicação oral de Sérgio Ricardo Soares da Silva, Cleber da Silveira Campos (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
A história do ensino da trompa em Recife e Olinda: possibilidades formativas para promover a inserção da trompa no frevo
Dissertação de Mestrado de Osiel Lôbo de Miranda (UFRN PPGMUS, 2022)
-
A Identidade Vocal de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em Performance
Dissertação de Mestrado de Deneil José Laranjeira (UFPB PPGMUS, 2012)
-
A importância da prática de grupos de trompetes no âmbito acadêmico
Comunicação oral de Elder Thomaz da Silva, Antonio Marcos Souza Cardoso (SEMPEM, 2014)
-
A importância do ensino da improvisação musical no desenvolvimento do intérprete
Dissertação de Mestrado de César Augusto Coelho Albino (UNESP PPG-Música, 2009)
-
A inclusão da performance na análise musical: problemas e possibilidades metodológicas
Comunicação oral de Bibiana Bragagnolo (SIMPOM, 2016)
-
A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano
Tese de Doutorado de Bibiana Maria Bragagnolo (UFPB PPGMUS, 2019)
-
A influência da interpretação pianística no contexto da aprendizagem dos passos do ballet clássico
Pôster de Mônica Ferreira Maia, Carlos H. Costa (SEMPEM, 2013)
-
A influência do gesto na performance em percussão: Análise fatorial de correspondências sobre dados experimentais
Comunicação oral de Fernando Martins de Castro Chaib, Homero Chaib Filho, João Catalão (SIMCAM, 2013)
-
A influência do gesto na performance em percussão: Análise percentual de dados experimentais
Comunicação oral de Fernando Martins de Castro Chaib, João Catalão, Homero Chaib Filho (SIMCAM, 2013)
-
A Memorização de Um anjo nasce de André Mehmari: um estudo multicaso
Dissertação de Mestrado de Bruna Kaiser Wasem (UFPR PPGMúsica, 2018)
-
A música de cena de Jorge Peixinho. Contributos iniciais para um estudo da sua obra para teatro, performance e mixed-media
Artigo em periódico de Francisco Pessanha de Meneses (Revista Vórtex, 2015)
-
A música e a prática da memória – uma abordagem etnomusicológica
Artigo em periódico de Suzel Ana Reily (Música e Cultura, 2014)
-
A obra pianística de Alexandre Levy (1864-1892): concertos e gravação de CD (projeto em andamento)
Pôster de Eduardo Henrique Soares Monteiro, Luciana Sayure Shimabuco (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A obra temporal e o intérprete: construindo a performance em música
Comunicação oral de Alessandro da Costa, Silvia Maria Pires Cabrera Berg (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A particularidade universal da performance musical: articulações entre o global e o local nos Catopês em Bocaiuva – MG
Artigo em periódico de Fábio Henrique Gomes Ribeiro (Debates, 2017)
-
A performance da canção como construto da memória
Painel/Simpósio de Heloísa de Araújo Duarte Valente (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A performance da percussão em Antinomies I, de Rogério Duprat
Comunicação oral de Ricardo de Alcântara Stuani, Itamar Vidal Junior (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A performance das canções de Oswaldo de Souza hoje: desafios e aproximações frente aos percursos da obra no tempo
Comunicação oral de John Kennedy Pereira de Castro, Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A performance das obras para percussão solo de Yoshihisa Taira: um olhar comparativo
Pôster de Lorena Brabo Pacheco, Fabio Fonseca de Oliveira (SEMPEM, 2015)
-
A performance das três obras para percussão solo de Yoshihisa Taira: um olhar comparativo
Dissertação de Mestrado de Lorena Brabo Pacheco (UFG PPG-Música, 2016)
-
A performance de técnicas estendidas a partir dos estudos “viola spaces” de Garth Knox e sua aplicabilidade na sequenza VI de Luciano Berio
Recital-conferência de Martinêz Galimberti Nunes, Carlos Aleixo dos Reis (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
A performance de técnicas estendidas a partir dos estudos Viola Spaces de Garth Knox e sua aplicabilidade na Sequenza VI de Luciano Berio
Dissertação de Mestrado de Martinêz Galimberti Nunes (UFMG PPGMUS, 2013)
-
A performance enquanto elemento composicional na música eletroacústica interativa
Dissertação de Mestrado de Vitor Kisil Miskalo (USP PPGMUS, 2009)
-
A performance musical como interação: dialogismo, significados e sucesso
Dissertação de Mestrado de Carla Jean Seibert (UFMG PPGMUS, 2010)
-
A pesquisa em práticas interpretativas: estudos recentes nas universidades estaduais paulistas
Dissertação de Mestrado de Cláudia Elena Siste (USP PPGMUS, 2009)
-
A prática da diminuição nos madrigais renascentistas: uma abordagem prática e teórica a partir da concepção de um concerto
Comunicação oral de Fernando Luiz Cardoso Pereira, Giulia da Rocha Tettamanti, Ligiana Costa Araújo (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A preparação da performance do contrabaixo acústico e Live Electronics
Dissertação de Mestrado de Ricardo Bigio Calado (UNESP PPG-Música, 2017)
-
A preparação do regente na construção da sonoridade orquestral
Artigo em periódico de Hermes Coelho Gomes (Revista Vórtex, 2015)
-
A presença de instrumentos de percussão da música popular na música de concerto: estudo e performance de Íris para berimbau solo, de Alexandre Lunsqui; Concerto para pandeiro, de Tim Rescala; e Boreal III para chocalhos e eletrônica, de Guilherme Bertisso
Dissertação de Mestrado de Mateus Espinha Oliveira (UFMG PPGMUS, 2015)
-
A produção do som pela embocadura da flauta transversal: análise de quatro parâmetros variáveis durante a execução de um trecho musical
Comunicação oral de Luiz Fernando Barbosa Jr, Lucas Robatto (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
A produção musical para trompete no Rio Grande do Norte: catalogação para sugestões interpretativas de obras escolhidas
Dissertação de Mestrado de João Maria Simplício Ferreira (UFRN PPGMUS, 2019)
-
A produção musical para trompete no Rio Grande Norte: catalogação de obras para edições críticas do repertório
Comunicação oral de João Maria Simplicio Ferreira, Ranilson Bezerra de Farias (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A relação do compositor-intérprete no desenvolvimento da técnica para percussão
Dissertação de Mestrado de Ricardo Appezzato (UFMG PPGMUS, 2013)
-
A técnica de arranjo e transcrição de Johann Sebastian Bach
Artigo em periódico de Pedro Rodrigues (Debates, 2015)
-
A teoria do contorno como uma das ferramentas de construção de uma performance do Sexteto - seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone - apontamentos de um camerista
Dissertação de Mestrado de Alexandre Fontainha Ficarelli (USP PPGMUS, 2014)
-
A terminologia do professor de canto e a evolução da pedagogia vocal
Comunicação oral de Joana Mariz (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A voz-música na intermídia som-palavra-performance
Dissertação de Mestrado de Flora Ferreira Holderbaum (UFPR PPGMúsica, 2014)
-
Abordagem de estudos em métodos de contrabaixo com vistas à execução de obras do repertório orquestral
Dissertação de Mestrado de Mayra Stela Dunin Pedrosa (UFPR PPGMúsica, 2010)
-
Abordagem Histórica das Técnicas Estendidas para o Saxofone
Artigo em periódico de Kleber Dessoles Marques (Música Hodie, 2014)
-
Abordagens de estudo e performance na obra Elegía de Edson Zampronha para violoncelo e eletroacústica
Dissertação de Mestrado de Fernanda Rosa Machado (UFRN PPGMUS, 2015)
-
Abrandando o medo de palco e a ansiedade de performance por meio do foco na construção da interpretação musical
Comunicação oral de Meryelle Nogueira Maciente, Amílcar Zani Netto (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Ai, se eu te pego! Viroses, contaminação, canção e instantaneidade midiática
Artigo em periódico de Heloísa de Araújo Duarte Valente (Ictus, 2021)
-
Airto Moreira: do sambajazz à música dos anos 70 (1964-1975)
Dissertação de Mestrado de Guilherme Marques Dias (Unicamp PPG Música, 2013)
-
Análise da Sonata Fantasia nº. 1 de Heitor Villa-Lobos
Artigo em periódico de Claudio Pereira Cruz, Eliel Almeida Soares (Revista da Tulha, 2021)
-
Análise da sonoridade em Ressonâncias de Marisa Rezende: uma abordagem a partir da performance
Artigo em periódico de Bibiana Bragagnolo, Didier Guigue (OPUS, 2017)
-
Análise de diretrizes disciplinares do violão: relato de pesquisa concluída
Comunicação oral de Cristiano Sousa dos Santos (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Análise e interpretação: abordagens analíticas que subsidiam a prática do intérprete
Comunicação oral de Radan Soares da Costa, Ranilson Bezerra de Farias (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Análise harmônica como recurso auxiliar para a memorização de uma obra musical ao violão: uma proposta ao interprete
Comunicação oral de José Simião Severo, Ezequias Oliveira Lira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Analysis of sonority in piano pieces: a performance-based approach
Artigo em periódico de Bibiana Bragagnolo, Didier Guigue (Revista Música, 2020)
-
Ancestralidade Sampleada: individualidade e multidões em uma performance de Hip-Hop
Artigo em periódico de Guilherme Martins (Sonora, 2014)
-
Ansiedade em perfomance musical: investigação e análise da realidade dos alunos de música da Universidade Federal da Paraíba
Dissertação de Mestrado de Elaine Tainá de Azevedo Bastos (UFPB PPGMUS, 2012)
-
Ansiedade na performance musical – simulações de performance para constatação de efeitos: uma análise através da experiênci-ação no âmbito da Escola de Música da UFRN
Dissertação de Mestrado de José Washington Florêncio da Silva (UFRN PPGMUS, 2019)
-
Aplicação pedagógica dos Nuevos Estudios Sencillos na obra La Ciudad de las Columnas, de Leo Brouwer
Comunicação oral de Claryssa de Pádua Morais, Fabio Scarduelli (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Apontamentos sobre a bateria e a performance de Marcio Bahia no Hermeto e Grupo
Dissertação de Mestrado de Ericson Francisco de Jesus Demarchi (UDESC PPGMUS, 2013)
-
Aquisição e aplicação de competências técnicas por meio de métodos de contrabaixo no âmbito da preparação para exames para ingresso em orquestras
Tese de Doutorado de Mayra Stela Dunin Pedrosa (UFPR PPGMúsica, 2021)
-
As Doze Fantasias para violino solo de Telemann: considerações sobre sua função no repertório violinístico
Comunicação oral de Fernando da Costa Bresolin (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
As Melopéias para flauta de César Guerra-Peixe: um estudo interpretativo
Dissertação de Mestrado de Diogo Artur Bianco Navia (UFMG PPGMUS, 2012)
-
As obras para piano de Arthur Bosmans (1908-1991): por uma sonoridade brasileira
Dissertação de Mestrado de Gabriel Cursino Madeira Casara (UFMG PPGMUS, 2011)
-
As representações mentais na performance violonística
Pôster de Maurício Mendonça (SEMPEM, 2013)
-
Aspectos da construção da performance em um quinteto de metais: tempo e sincronia na preparação da obra “O Caminho das Pedras” de Gilson Santos
Dissertação de Mestrado de Gabriel Ferraz da Silva (UNIRIO PPGM, 2021)
-
Aspectos da Pesquisa Artística na reflexão e montagem da obra Child of Tree (John Cage) - 1975
Comunicação oral de Carlos Henrique de Morais Alves (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Atitude Gestual como agente cognitivo na música escrita para percussão
Comunicação oral de Fernando Chaib (SIMCAM, 2014)
-
Audiência como ajuntamento social: interações na performance musical
Comunicação oral de Fábio Henrique Ribeiro (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Baby Consuelo (sim, por que não?) e sua participação no rock durante a década de 1970
Dissertação de Mestrado de Nathália Andrião Trotta (UNIRIO PPGM, 2021)
-
Bailes, festas, reuniões dançantes, trampos, montagens e patifagens: uma etnografia musical no Campo da Tuca, “a capital do Funk no Sul do país”
Dissertação de Mestrado de Pedro Fernando Acosta da Rosa (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Beijo a mão que me condena: A performance das modinhas do Pde. José Maurício Nunes Garcia com o método de Word Painting
Comunicação oral de Pedro Razzante Vaccari (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Breve Análise dos Discursos nos Estudos da Voz e Vocalidades
Comunicação oral de Flora Ferreira Holderbaum (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Caminhos alternativos na interpretação do Prelúdio I para violão de Claudio Santoro: análise comparativa de dois manuscritos e versão impressa
Comunicação oral de Fernando Aguera, Fabio Scarduelli (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Canções para canto e piano de José Henrique Lins: subsídios para performance
Dissertação de Mestrado de Cláudia Roberta de Oliveira Cunha (UFRN PPGMUS, 2021)
-
Cantando a Torá
Artigo em periódico de Pedro Juliano Dellarole (Revista da Tulha, 2020)
-
Canto popular e padronização vocal
Comunicação oral de Marcelo Matias Elme, Angelo José Fernandes (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Cantoras enquanto protagonistas dos festivais da canção popular no Brasil: performances e performatividades de gênero de Elis Regina e Nara Leão
Comunicação oral de Caroline Soares de Abreu (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Colaboração e técnicas estendidas em “Interferência”: da concepção à performance
Artigo em periódico de José Batista Júnior, Marcel Castro-Lima (Revista Brasileira de Música, 2020)
-
Composição de obras para pandeiro brasileiro solo no contexto da música de concerto
Dissertação de Mestrado de Vitor Lyra Biagioni (UFU PPGMU, 2022)
-
Composições de Forró de Salú e Lamento do São Francisco para flauta e pífano de Egildo Vieira (1947-2015): análise musical e proposta à luz da estética do Movimento Armorial
Dissertação de Mestrado de Leonardo Araujo da Silva (UFRN PPGMUS, 2021)
-
Comunicação de emoções básicas em Ponteios de Camargo Guarnieri
Dissertação de Mestrado de Heidi Kalschne Monteiro (UFRGS PPGMUS, 2015)
-
Comunicação de emoções básicas em Ponteios de Guarnieri em performances ao vivo
Artigo em periódico de Heidi Kalschne Monteiro, Ney Fialkow, Regina Antunes Teixeira dos Santos (OPUS, 2015)
-
Comunicações do amor em três Ponteios de Guarnieri: Perspectivas de ouvintes músicos e diletantes
Artigo em periódico de Andrei Liquer S. de Abreu, Regina Antunes T. dos Santos (Percepta, 2018)
-
Concertino para Contrabaixo e Orquestra de Câmara de José Siqueira: um processo de edição, análise e redução para piano e contrabaixo
Dissertação de Mestrado de Danilo Cardoso de Andrade (UFPB PPGMUS, 2011)
-
Concerto para piano e orquestra e Concertino para piano e orquestra de cordas de Ronaldo Miranda: uma abordagem interpretativa (pesquisa em andamento)
Pôster de Laura Moraes Umbelino, Mauricy Matos Martin (SEMPEM, 2015)
-
Concerto para trompete e orquestra de cordas de Alfredo Dias: Perspectivas interpretativas
Dissertação de Mestrado de Nikola Cunha Locatelli (UFPB PPGMUS, 2013)
-
Considerações sobre o uso da notação musical tradicional para a transmissão e o estudo do Choro brasileiro
Comunicação oral de Paulo Vinícius Amado (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Considerações sobre os pianos utilizados por Johannes Brahms e eventuais implicações em suas obras
Comunicação oral de Luiz Guilherme Pozzi, Eduardo Henrique Soares Monteiro (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Contribuições da filosofia hermenêutica para a performance musical: Epistemologia da performance a partir da leitura de “Verdade e Método”, de Hans Georg-Gadamer
Comunicação oral de Luciano Morais (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Contribuições do desenvolvimento cênico para a canção para canto e violão
Comunicação oral de Aline Soares Araújo, Alessandro Pereira da Silva (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Cruzando olhares e signos: um paralelo entre fotografias de mulheres em programas de concerto e capas de disco
Comunicação oral de Jamile Staevie Ayres (MusiMid, 2014)
-
Cuidados essenciais de saúde física e psicológica para músicos: em busca do aperfeiçoamento da performance e da qualidade na produção artística
Comunicação oral de Robert John Suetholz, Meryelle Nogueira Maciente (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Da Invenção de Bach à Lacerda: uma perspectiva interpretativa na obra 1a Invenção para Trombeta e Trombone
Comunicação oral de Henrique Cesar Aoki Heredia, Paulo Adriano Ronqui (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Dead voices and lost sounds: an imagined sonic history
Vídeo em periódico de Adrienne Kapstein (Revista Vórtex, 2021)
-
Decompor, sequenciar, adequar: o estudo musical como um projeto
Comunicação oral de Laís Fernandes dos Santos, Alfeu Rodrigues de Araújo Filho, Flávio Apro (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
Dedilhado pianístico e suas relações com princípios técnicos e musicais
Dissertação de Mestrado de Antonio Carlos de Oliveira Junior (UNESP PPG-Música, 2013)
-
Deficiência visual e performance musical: refletindo sobre os elementos motivadores do projeto Música Transformando Vidas
Artigo em periódico de Paulo Eduardo Mauá (Orfeu, 2021)
-
Developing an interpretation of Luigi Nono’s ...sofferte onde serene...
Artigo em periódico de Luciane Cardassi (Revista Vórtex, 2016)
-
Dez estudos vocalisados de Carmen Vasconcellos: contexto histórico, análise, edição e performance
Dissertação de Mestrado de Carolina Fernanda Estevam Rennó (UFMG PPGMUS, 2018)
-
Dialogue on Improvisation, Composition and Performance: On Singularity, Complexity and Context
Artigo em periódico de Marcel Cobussen, Rogério Costa (Revista Música, 2015)
-
Do imagético da estética Armorial à sua ambiência sonora no ciclo de canções Visagem de Nelson Almeida
Comunicação oral de Virginia Cavalcanti Santos, Rucker Bezerra de Queiroz (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Domenico Scarlatti ao piano: investigações estilísticas em busca de referenciais interpretativos
Pôster de André Leme Pédico (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Domitila, de J. Guilherme Ripper: o dialogismo em uma ópera-monólogo
Comunicação oral de Nivea Renata Alencar de Freitas (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Dos processos criativos à performance: reflexão sobre as relações de gênero na produção e circulação da música popular brasileira
Comunicação oral de Bruna Queiroz Prado (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
El formato de concierto: sus implicaciones, alcances y posibilidades de transformación
Artigo em periódico de Edgardo Espinosa (Claves, 2022)
-
Em busca de um estudo eficiente e autônomo: abordagens na música e a integração através do gerenciamento de projeto
Artigo em periódico de Laís Fernandes dos Santos, Alfeu Rodrigues de Araújo Filho (Orfeu, 2021)
-
Em busca de uma performance eloqüente: as Fantasias para violino solo de Telemann sob a ótica de uma Interpretação historicamente orientada aplicada ao violino moderno
Dissertação de Mestrado de Fernando da Costa Bresolin (UDESC PPGMUS, 2015)
-
Entre a expressão e a técnica: a terminologia do professor de canto - um estudo de caso em pedagogia vocal de canto erudito e popular no eixo Rio-São Paulo
Tese de Doutorado de Joana Mariz de Sousa (UNESP PPG-Música, 2013)
-
Entre a fonte e o som: técnicas estendidas no ensino de piano
Comunicação oral de Levy Oliveira, Ana Claudia de Assis (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Esboçamentos de corpossom: a escrita do corpo na víscera do som
Tese de Doutorado de Francisco Lauridsen Ribeiro (USP PPGMUS, 2019)
-
Esdra “Neném” Ferreira: uma investigação sobre seu estilo de tocar bateria
Tese de Doutorado de André Machado Queiroz (UFMG PPGMUS, 2021)
-
Estratégias compositivas para acessibilidade performática: uma abordagem de campo
Tese de Doutorado de Marcelo de Morais Barreto Campello (UFPB PPGMUS, 2018)
-
Estratégias de enfrentamento para a ansiedade de performance musical (APM): um olhar sobre músicos profissionais de orquestras paulistas
Tese de Doutorado de Meryelle Nogueira Maciente (USP PPGMUS, 2016)
-
Estratégias de estudo aplicadas na construção da performance de seis Études Op. 33 de Karol Szymanowski
Dissertação de Mestrado de Regiane Alves Ferreira (UFRN PPGMUS, 2017)
-
Estratégias de estudo aplicadas na construção da performance de seis Études Op.33 de Karol Szymanowski
Artigo em periódico de Regiane Alves, Luciana Noda, Durval Cesetti (Revista Vórtex, 2019)
-
Estudo das ressonâncias na Sequenza IV de Luciano Berio
Dissertação de Mestrado de Daniel Lemos Cerqueira (UFMG PPGMUS, 2009)
-
Estudo para dois violinos de Samuel Cavalcanti: investigação de estratégias violinísticas e estudo analítico voltado ao ato interpretativo
Dissertação de Mestrado de Flávia de Castro Machado Freire (UFPB PPGMUS, 2022)
-
Estudo sobre a performance percussiva da Ciranda de Manacapuru
Comunicação oral de Ygor Saunier Mafra Carneiro Monteiro, Carlos Stasi, Karine Aguiar de Sousa Saunier (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Etnografia da performance: estudo sobre o jazz nos bares de São Paulo
Pôster de Marcus Vinicius Scanavez Ramasotti Medeiros de Almeida (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Experiências em ambientes de criação musical: interações corpo-cognitivas entre performer e ouvinte
Artigo em periódico de Ana Luisa Fridman (Música Hodie, 2015)
-
Expertise na performance musical: reflexões a partir das trajetórias formativas de alunos do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO
Dissertação de Mestrado de Juan Carlos Horta Paz (UNIRIO PPGM, 2020)
-
Exploração tímbrica no Water-Gong: realização de análises espectrais em modelos diversos
Artigo em periódico de Fernando Martins de Castro Chaib, Douglas Rafael dos Santos, Charles Augusto Braga Leandro (Música Hodie, 2019)
-
Fantasia Sul América para saxofone solo, processos de assimilação e incorporação de repertório
Artigo em periódico de José de Carvalho Oliveira, Marco Tulio de Paula Pinto (Revista Vórtex, 2020)
-
Ferramentas para a expressividade na performance ao violão: um estudo a partir de métodos e tratados
Comunicação oral de Fabio Scarduelli (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Fisiologia da performance musical. Postura e respiração: fatores de interferência na performance musical do flautista
Dissertação de Mestrado de Davson de Souza (UFBA PPGMUS, 2013)
-
Fonogramas, musicologia e performance no universo do Choro
Artigo em periódico de Felipe Pessoa, Ricardo Dourado Freire (Música Popular em Revista, 2013)
-
Fonosferas da Antiguidade: o campo lítero-musical
Artigo em periódico de Tiago Eric de Abreu (Revista Música, 2019)
-
Formação do bandolim brasileiro: investigação e propostas
Comunicação oral de Fernando Novaes Duarte (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
Francisco Mignone e os Manuscritos de Buenos Aires: contexto histórico, interpretação e edição de obras para duo de violões recém-descobertas
Tese de Doutorado de Fernando Araújo (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Fundamentos biomecânicos da postura e suas implicações na performance da flauta
Artigo em periódico de Marcelo Parizzi Marques Fonseca, Francisco Cardoso, Antônio Guimarães (Per Musi, 2015)
-
Gesto Musical e Transcendência em Nigun, de Bloch
Artigo em periódico de Edison Valério Verbisck, Eduardo Lopes (Per Musi, 2021)
-
Gesto na performance da percussão, Parte 1: análise percentual de dados experimentais
Artigo em periódico de Fernando Chaib, Homero Chaib Filho, João Catalão (Per Musi, 2015)
-
Gesto na performance da percussão, Parte 2: análise fatorial de correspondências de dados experimentais
Artigo em periódico de Fernando Chaib, Homero Chaib Filho, João Catalão (Per Musi, 2015)
-
Gesture as a metaphorical process: an exploration through musical composition
Artigo em periódico de Sara Carvalho (Revista Vórtex, 2017)
-
Gritos femininos: performances das cantoras de MPB e suas significações políticas (anos 1960 e 2000)
Artigo em periódico de Bruna Queiroz Prado (Música Popular em Revista, 2016)
-
Guia Prático para piano de Heitor Villa-Lobos: perspectiva para uma pedagogia da performance
Comunicação oral de Francine Alves dos Reis Loureiro, Maria José Dias Carrasqueira de Moraes (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Habilidades técnico-interpretativas ao fagote para a performance da Ciranda das sete notas (Fantasia para fagote e quinteto de cordas) de Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Felipe dos Santos Arruda (UFG PPG-Música, 2016)
-
Herivelto Brandino e a obra mensagem para marimba solo: discussão do processo composicional e performance
Artigo em periódico de Carlos Stasi (Música Hodie, 2013)
-
Hermenêutica da concepção prévia na operacionalidade técnico-musical: a construção da interpretação na Sonata K. 87 de Scarlatti
Comunicação oral de Luciano Cesar Morais, Edelton Gloeden (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Histeria: poética da interpretação na performance das cenas de loucura em ópera
Dissertação de Mestrado de Danielle Myriam Dumont (UFG PPG-Música, 2017)
-
Humana vox: as dimensões manuscritas, performáticas e poéticas da monodia vocal
Dissertação de Mestrado de Tiago Éric de Abreu (UFU PPGMU, 2020)
-
Identidad estilística de Astor Piazzolla: aportes para la construcción de una performance musical para guitarra
Dissertação de Mestrado de Sebastián Miguel Barroso Ferreyra (UFMG PPGMUS, 2020)
-
Identidade e performance nas rodas de choro de São Carlos
Comunicação oral de Renan Moretti Bertho, Lenita Waldige Mendes Nogueira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Improvisação idiomática no frevo de rua: um estudo multicaso com músicos atuantes no gênero
Dissertação de Mestrado de Niraldo Riann de Melo (UFPB PPGMUS, 2019)
-
Improvisação livre e forma: processo criativo entre estímulos e efeitos
Dissertação de Mestrado de Matteo Ciacchi (UFPB PPGMUS, 2019)
-
Improviso nº 3 para Flauta Solo de Camargo Guarnieri: desconstrução da obra a partir dos elementos rítmicos e melódicos como processo auxiliar na performance musical
Dissertação de Mestrado de Giampiero Pilatti (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Indeterminação na composição e na performance: análise da obra Two do compositor John Cage
Artigo em periódico de Ana Leticia Crozetta Zomer, Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros (Debates, 2015)
-
Indícios de conhecimentos musicais nas concepções estilísticas preliminares de pianistas pós-graduandos: um estudo quase-experimental
Artigo em periódico de Samuel Henrique da Silva Cianbroni, Regina Antunes Teixeira dos Santos (Orfeu, 2021)
-
insígnia, escafandro, sátira e locus: análise de processos criativos em comprovisação
Artigo em periódico de Arthur Faraco (Orfeu, 2021)
-
Inter-relações entre Performance e Musicologia Histórica: perspectivas para a interpretação musical
Tese de Doutorado de Luciano Hercílio Alves Souto (UNESP PPG-Música, 2015)
-
Interação entre intérprete e compositor: registro e reflexão sobre o processo criativo
Comunicação oral de Rudson Ricelli Lima da Silva, André Luiz Muniz Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Interações entre compositores e intérpretes nas obras para trompete: um relato histórico
Comunicação oral de Pedro Santos de Azevedo, Paulo Adriano Ronqui (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Interpretação e edição musical: o terceiro movimento da Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali
Comunicação oral de Solon Santana Manica (SIMPOM, 2014)
-
Interpretação e Performance do Texto Musical pela Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer
Artigo em periódico de Danton Guilherme Oestreich (Música Hodie, 2014)
-
Interpretação: significando a expressão corporal
Comunicação oral de Daniele Briguente, Flávio Apro (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Jazz performance: Improvisação como conversação
Resenha em periódico de Túlio Augusto Silva Santos (Revista Vórtex, 2016)
-
Julian Bream em revisão: tradução da entrevista concedida a Jim Ferguson, publicada na revista Guitar Player em junho de 1990
Entrevista em periódico de Luciano Morais (OPUS, 2021)
-
La autoevaluación como destreza indispensable para la performance musical
Comunicação oral de Gabriela Conti, Alberto Díaz, Mariano G. Blake (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
La libre improvisación en la Escuela libre de Música CIDDIC-UNICAMP: propuesta metodológica para la adquisición de habilidades, capacidades y actitudes dentro del ensemble de saxofones
Artigo em periódico de Miguel Clemente Rubio, Manuel Falleiros, José Fornari (Revista Vórtex, 2019)
-
Livre improvisação como processo de composição musical: elaboração de performances musicais
Dissertação de Mestrado de Antonio Carlos Santos Meira (UFG PPG-Música, 2017)
-
Lugar de fala, lugar de escuta: criação sonora e performance em diálogo com a pesquisa artística e com as epistemologias feministas
Artigo em periódico de Isabel Porto Nogueira (Revista Vórtex, 2017)
-
Luiz Bonfá Solo in Rio, 1959: sobre a performance violonística de canções
Dissertação de Mestrado de Leandro Floresta de Miranda (UNIRIO PPGM, 2020)
-
Máquinas híbridas enquanto ambiente para a livre improvisação: uma performance metaestável
Comunicação oral de André Lopes Martins, Rogério Luiz Moraes Costa (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Máscaras ao rosto e tampões à boca: implicações na voz para a performance do professor que canta
Artigo em periódico de Márlon Souza Vieira, Fabio Miguel (Revista Música, 2021)
-
Memoria, pronunciatio e a arte de compor na mente
Artigo em periódico de Stefano Lorenzetti (Revista Música, 2016)
-
Memórias autobiográficas evocadas por atividades musicais: um estudo com idosos
Pôster de José Davison da Silva Júnior, Diana Santiago (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Motivação e prática musical: uma investigação sobre o estudo cotidiano do piano por crianças
Dissertação de Mestrado de Agnes Eliane Leimann Illescas (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Mulheres que criam com vozes
Dissertação de Mestrado de Sarah Alencar Alves (USP PPGMUS, 2019)
-
Música brasileira contemporânea para traverso: Um olhar sobre obras de Sérgio Roberto de Oliveira e Luciano Leite Barbosa
Artigo em periódico de Geisa Cerqueira Felipe (Revista da Tulha, 2019)
-
Música cênica para percussão: abordagem conceitual-interpretativa e análise da obra Lost and Found, de Frederic Rzewski
Dissertação de Mestrado de Kemuel Kesley Ferreira dos Santos (UFG PPG-Música, 2017)
-
Música e religião: interfaces na produção da performance
Artigo em periódico de Fábio Henrique Ribeiro (OPUS, 2013)
-
Música impura: a noção de presença na criação e performance sonora
Dissertação de Mestrado de Gregory Ribeiro Silva (USP PPGMUS, 2016)
-
Música, circo e educação: um estudo sobre aprendizagem musical na Companhia de Circo Picolino
Dissertação de Mestrado de Juracy do Amor Cardoso Filho (UFBA PPGMUS, 2007)
-
Música, Mercado e Estado: modelos de administração de orquestras sinfônicas e performance musical no Brasil
Pôster de Thadeu J. Silva Filho, Heinz K. Schwebel (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Música: caminhos da memória entre o Templo das Musas e o Museu-Acontecimento
Comunicação oral de Aline Azevedo, Flavio Barbeitas (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Notação e produção de multifônicos no piano: uma breve introdução
Comunicação oral de Marcílio Onofre, Bibiana Bragagnolo (TeMA, 2014)
-
Notas para a dramaturgia de Fosca da Antônio Carlos Gomes
Artigo em periódico de Marcos Virmond (Ictus, 2020)
-
O acervo de obras para violão do CDMC-Brasil/UNICAMP e seu uso no programa de curso do Bacharelado em Violão da Universidade Estadual de Campinas
Comunicação oral de Fabio Scarduelli, Carlos Fernando Fiorini (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O agrupamento rítmico como base para a performance pianística de obras do período clássico
Artigo em periódico de Miriam Grosman (Revista Música, 2021)
-
O Ator-cantor-dançarino negro Martinho Corrêa Vasques (1822-1890): lundus, árias,vaudevilles e paródias no Império da escravidão
Artigo em periódico de Luiz Costa-Lima Neto (Per Musi, 2022)
-
O Candombe do Açude entre a tradição e a exposição
Dissertação de Mestrado de Cristiano Augusto Ferreira Trindade (UFMG PPGMUS, 2011)
-
O canto crossover: uma revisão bibliográfica e estudos de relações possíveis na performance da música vocal brasileira
Dissertação de Mestrado de Helen Isolani Marques (UFMG PPGMUS, 2019)
-
O cantor e o desenvolvimento expressivo: estudos labanianos aplicados à performance cênico-musical
Tese de Doutorado de Aline Soares Araújo (UFMG PPGMUS, 2016)
-
O Choro “Catita” de K-Ximbinho na Interpretação do saxofonista Zé Bodega
Dissertação de Mestrado de Bernardo Vescovi Fabris (UFMG PPGMUS, 2005)
-
O concerto para flauta e orquestra de Villani-Côrtes: o processo de preparação da performance
Dissertação de Mestrado de José Evangelista da Silva Júnior (UnB PPGMUS, 2021)
-
O Cordão de Pássaro Corrupião: uma prática musical bragantina
Tese de Doutorado de Rosa Maria Mota da Silva (UFBA PPGMUS, 2012)
-
O ensino do canto popular brasileiro, abordagem didática: técnica vocal e performance
Dissertação de Mestrado de Sebastiana Benedita Coelho de Moraes Couteiro (UFG PPG-Música, 2012)
-
O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil
Comunicação oral de Silas Alves da Silveira Barreto (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil
Dissertação de Mestrado de Silas Alves da Silveira Barreto (UFRN PPGMUS, 2019)
-
O estilo interpretativo de Waldir Azevedo: aspectos técnicos e expressivos
Dissertação de Mestrado de Leonardo Bodstein Benon (UnB PPGMUS, 2017)
-
O estudo da performance musical e o seu caráter social
Artigo em periódico de Marcus Almeida (Revista da Tulha, 2017)
-
O estudo do piccolo pelo flautista: diferenças de abordagens técnicas com fins interpretativos
Dissertação de Mestrado de Stefânia Coppo Ribeiro Benatti (UFG PPG-Música, 2017)
-
O papel da notação na performance da música nova e das técnicas estendidas para flauta transversal
Artigo em periódico de Valentina Daldegan (Revista Vórtex, 2016)
-
O papel do canto na formação de uma identidade da imigração italiana no nordeste do Rio Grande do Sul
Comunicação oral de Patrícia Pereira Porto (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O pianista acompanhador: panorama histórico e relato de experiência
Artigo em periódico de Cláudia de Araújo Marques, Salomea Gandelman (A Tempo, 2013)
-
O Prato Ride
Comunicação oral de Mário Negrão Borgonovi (SIMPOM, 2014)
-
O Preludio n. 1 para piano de Eunice Katunda “à maneira popular”
Artigo em periódico de Iracele Vera Livero de Souza (Orfeu, 2017)
-
O processo de emissão do som na clarineta: proposição e validação de um plano de instrução
Tese de Doutorado de Cristiano Siqueira Alves (Unicamp PPG Música, 2013)
-
O ritmo como sistema evolutivo: o músico imerso em ciclos de percepção
Comunicação oral de Ana Luisa Fridman, Jônatas Manzolli (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O saxofone clássico nos cursos de bacharelado no Brasil
Comunicação oral de Marco Tulio de Paula Pinto (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O tempo despendido na prática em condições específicas de privação de retroalimentação sensorial
Comunicação oral de Michele Rosita Mantovani, Regina Antunes Teixeira dos Santos (SIMCAM, 2014)
-
O timbre e a relação música-texto na construção da performance nos 4 Poemas de Manuel Bandeira para canto e piano, de Almeida Prado (1943-2010)
Dissertação de Mestrado de Rosedalia Carlos de Oliveira (UFG PPG-Música, 2019)
-
O trompete no choro: estratégias para resolução de problemas técnico-musicais relacionados à performance do gênero no trompete
Comunicação oral de João Luiz Januário Lenhari, Paulo Adriano Ronqui, Liliana Harb Bollos (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
O Uso de Elementos Sonoros em Produtos de Entretenimento
Artigo em periódico de Vera da Cunha Pasqualin (Sonora, 2014)
-
O violino na obra de John Cage: análise dos processos composicionais e notacionais
Dissertação de Mestrado de Ana Letícia Crozetta Zomer (UDESC PPGMUS, 2017)
-
O violoncelo italiano: de Bolonha e Veneza a Boccherini
Comunicação oral de André Micheletti, William Teixeira da Silva (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O(s) conceito(s) de musicalidade na perspectiva de experts, professores e bacharéis da área de flauta doce
Dissertação de Mestrado de Tatiane Wiese (UFPR PPGMúsica, 2011)
-
Observações sobre o papel das ferramentas digitais na música experimental contemporânea brasileira
Dissertação de Mestrado de José Guilherme Allen Lima (USP PPGMUS, 2013)
-
Occupied reflections: audience as performers
Artigo em periódico de Sara Carvalho (Revista Vórtex, 2020)
-
Oh Minas Gerais: Questões sobre uma identidade mineira em performance
Artigo em periódico de Matheus Barros de Paula, Heloísa de Araújo Duarte Valente (Revista da Tulha, 2019)
-
Os modos de projeção do cantor‐ator: a importância deste princípio para o desenvolvimento cênico dos cantores líricos
Artigo em periódico de Cristine Bello Guse (Debates, 2021)
-
Oswaldo de Souza: uma abordagem semiológico musical de suas canções à performance da canção de câmara brasileira
Tese de Doutorado de John Kennedy Pereira de Castro (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Parâmetros rítmicos e interfaces gestuais em ambientes de performance: desdobramentos de uma pesquisa concluída
Comunicação oral de Ana Luisa Fridman, Jônatas Manzolli (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Pensar as Vozes - Vocalizar o Logos: das possibilidades de emergência de outras vocalidades
Tese de Doutorado de Flora Ferreira Holderbaum (USP PPGMUS, 2019)
-
Performance de música popular brasileira na técnica estendida piano pizzicato
Comunicação oral de Guilherme Braga Veroneze (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Performance de Música Popular Brasileira na Técnica Estendida Piano Pizzicato
Artigo em periódico de Guilherme Braga Veroneze Gomes (Música em Foco, 2018)
-
Performance e sentido no DVD da Banda Quilombo do Rio das Rãs
Artigo em periódico de Rita de Cássia Mendes Pereira, Elisabete Tâmara Galvão dos Santos (Per Musi, 2022)
-
Performance e transmissão musical no Boi de Reis Calemba Pintadinho
Dissertação de Mestrado de Roberto Wagner de Medeiros Damasceno (UFRN PPGMUS, 2019)
-
Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldo
Dissertação de Mestrado de Maíra Soares Cabral (UFRN PPGMUS, 2019)
-
Performance musical como rede colaborativa e dinâmica
Comunicação oral de Pedro S. Bittencourt (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Performance musical e o corpo como um constructo social
Artigo em periódico de Reneé Rebelo Cicarelli (Claves, 2022)
-
Performance no teatro instrumental: o repertório brasileiro para um percussionista
Dissertação de Mestrado de Daniel Osvaldo Serale (UNIRIO PPGM, 2011)
-
Performance: corpo e voz na prática musical
Comunicação oral de Wânia Mara Agostini Storolli (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Performance: música em movimento - da prática como existência e desenvolvimento da música
Artigo em periódico de Silas da Luz Palermo Filho (Revista da Tulha, 2019)
-
Performances das abordagens iniciais de peças para piano em condições específicas de privação de retroalimentação sensorial
Comunicação oral de Michele Rosita Mantovani, Regina Antunes Teixeira dos Santos (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Performances musicais no rock brasileiro dos anos 1970, por meio de análises de capas de discos
Artigo em periódico de Victor H. de Resende (Revista Vórtex, 2016)
-
Performances transformadoras
Comunicação oral de Sandra Carvalho de Mattos, Caio Abreu Chiarini (SIMCAM, 2015)
-
Perspectivas do amor em Três Ponteios de Camargo Guarnieri: um estudo sobre comunicação de emoção
Dissertação de Mestrado de Andrei Liquer Soares de Abreu (UFRGS PPGMUS, 2017)
-
Perspectivas para o desenvolvimento da interação na livre improvisação musical
Comunicação oral de Miguel D. Antar (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Pesquisa artística na performance musical: um estudo da peça Sonatina para flauta e violão de Radamés Gnattali
Comunicação oral de Berta Mascarenhas Pitanga, Solon Santana Manica (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Pesquisa sobre as possibilidades de toque do polegar: Estudo baseado nas escolas violonísticas de Ferdinando Carulli, Fernando Sor e Isaías Sávio
Comunicação oral de Felipe dos Anjos Afonso (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
Pianista colaborador: a formação e atuação performática voltada para o acompanhamento de Flauta Transversal
Dissertação de Mestrado de Adriana Abid Mundim (UFMG PPGMUS, 2009)
-
Play along ou play alone?: um estudo sobre presença e interatividade na livre improvisação musical
Artigo em periódico de Fabio Manzione Ribeiro (Orfeu, 2020)
-
Poética Musical na Intermídia Som-Palavra-Performance
Artigo em periódico de Flora Ferreira Holderbaum (Revista do EIMAS, 2014)
-
Poéticas interpretativas de música contemporânea para flauta transversal
Tese de Doutorado de Valentina Daldegan (UFPR PPGMúsica, 2021)
-
Política da boa vizinhança e o samba como narrativa da identidade nacional: corpos e vozes moventes e o American Way of Life
Comunicação oral de Denise Barata (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Possibilidades de escrita e performance para trompa em dobrados nas bandas de música
Dissertação de Mestrado de Avelange Amorim Lima (UFRN PPGMUS, 2022)
-
Possibilidades e Categorias de Exploração Tímbrica: considerações sobre as relações intérprete/instrumento na performance
Dissertação de Mestrado de Leonardo Bertolini Labrada (UNESP PPG-Música, 2014)
-
Possibilidades interpretativas envolvendo instrumentos de percussão e recursos tecnológicos na obra Clapping Music (1972), de Steve Reich
Dissertação de Mestrado de Fernando Bueno Menino (UFRN PPGMUS, 2016)
-
Prelúdios Tropicais de Guerra-Peixe: uma análise estrutural e sua projeção na concepção interpretativa da obra
Dissertação de Mestrado de Margareth Maria Milani (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics
Dissertação de Mestrado de Charles Augusto Braga Leandro (UFMG PPGMUS, 2014)
-
Princípios da Logoterapia de Viktor Frankl: motivações e busca do sentido da vida no contexto da Educação Musical
Pôster de Sandra Cabral de Aquino, Maura Penna (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Princípios para a formação corporal e cênica do cantor popular
Dissertação de Mestrado de Valéria Leite Braga (UFMG PPGMUS, 2019)
-
Problemas de performance em improvisação dirigida: um estudo comparativo dos sistemas de Soundpainting e Conduction®
Dissertação de Mestrado de Guilherme Peluci de Castro (UFMG PPGMUS, 2015)
-
Processos de composição e expressão na obra de Itamar Assumpção
Dissertação de Mestrado de Maria Clara Bastos (USP PPGMUS, 2012)
-
Processos de tomada de decisões na performance musical: influência das heurísticas e vieses na elaboração da performance
Dissertação de Mestrado de Leonardo Albuquerque Lobo (UNESP PPG-Música, 2012)
-
Profissão e performance: um estudo de caso sobre músicos de orquestra
Artigo em periódico de Gabriela Almeida Kronemberger (Música Hodie, 2016)
-
Redesenhando gestos musicais - modelos de prática deliberada
Pôster de Regiane Yamaguchi, Fernando Gualda Dantas (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Reflexões iniciais sobre o repertório musical da Ciranda do Sol em João Pessoa-PB
Comunicação oral de Fábio Henrique Ribeiro, Luis Ricardo Silva Queiroz, Carla Pereira Santos, Wagner Santana de Araújo, Cledinaldo Alves Pinheiro Junior (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti
Artigo em periódico de Celso Luiz Barrufi dos Santos Júnior, Regina Antunes Teixeira dos Santos (Música Hodie, 2022)
-
Reflexões sobre a corporeidade e o violoncelo: um relato autoetnográfico de uma jornada por instituições públicas brasileiras e italianas
Dissertação de Mestrado de Ivson Martins Oliveira da Conceição (UFRN PPGMUS, 2021)
-
Repetitivo e Barulhento - Uma proposta de música (popular) extrema
Artigo em periódico de Luciano Zanatta, Ricardo De Carli (Revista Vórtex, 2017)
-
Resenha crítica do livro Escuela de la Guitarra: Exposición de la teoría instrumental de Abel Carlevaro
Resenha em periódico de Aluísio Coelho Barros (Revista Vórtex, 2014)
-
Respiração circular e sua aplicabilidade ao discurso musical do II movimento da Improvisation et Caprice pour saxophone solo, de Eugène Bozza (1944): proposta interpretativa e preparação à performance
Artigo em periódico de José de Carvalho Oliveira (Música Hodie, 2020)
-
Ritmo de frase e expressividade no Estudo op. 6, n.8, de Fernando Sor
Artigo em periódico de Felipe Augusto Vieira da Silva (Revista Vórtex, 2020)
-
Saúde do Músico: percursos e contribuições ao tema no Brasil
Artigo em periódico de Cristina Porto Costa (OPUS, 2015)
-
Scordatura na performance: o uso da scordatura na versão para viola na Suíte n. 5 de J. S. Bach
Dissertação de Mestrado de Maria Fernanda Leitão Canabarro (UFMG PPGMUS, 2013)
-
Sept Papillons, de Kaija Saariaho: análise musical e aspectos da performance
Dissertação de Mestrado de Camila Durães Zerbinatti (UDESC PPGMUS, 2015)
-
Sertão Central de Liduíno Pitombeira: memorização para performance a partir de guias de execução
Pôster de Uaná Barreto Vieira, Bibiana Maria Bragagnolo, Luciana Noda (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Similitudes e recorrências estilísticas entre trompetistas de Olinda e Recife durante a execução do frevo de rua
Comunicação oral de Érico Veríssimo Carvalho de Oliveira, Ayrton Müzel Benck Filho (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
Sinfonia ou Suíte dos Orixás? Uma discussão sobre a performance da obra de Almeida Prado
Comunicação oral de Carlos Fernando Fiorini (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Sonata III (1927) de Manuel María Ponce: reflexões sobre a técnica violonística para uma interpretação
Dissertação de Mestrado de Alexandre Souza Simon (UNIRIO PPGM, 2017)
-
Sonata para violoncelo e piano de Almeida Prado: análise técnico/intepretativa
Dissertação de Mestrado de Rafael Cesario Oliveira (USP PPGMUS, 2015)
-
Tempo musical e performance - um diálogo entre teoria e prática na interpretação
Tese de Doutorado de João Miguel Bellard Freire (UNIRIO PPGM, 2013)
-
The Collaborative Role of the Technician in …sofferte onde serene…
Artigo em periódico de Darren Miller (Revista Vórtex, 2014)
-
Timbre e Escrita ao Piano: por uma Incorporação do Comportamento Acústico do Piano na Composição e Análise Musical
Artigo em periódico de Didier Guigue, Luciana Noda, Bibiana Maria Bragagnolo (Música Hodie, 2014)
-
Timbre e interpretação musical
Comunicação oral de Alessandro da Costa, Antonio Marcos Souza Cardoso (SEMPEM, 2014)
-
Tipologias do gesto corporal: revisão da literatura e proposta para a análise de performances violonísticas
Comunicação oral de Bruno Madeira, Fabio Scarduelli (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Tradução da ópera Trouble in Tahiti de Leonard Bernstein como recurso didático interpretativo, criativo e de relacionamento com o público
Comunicação oral de Luiz Eduardo Alves Guimarães, Abel Rocha (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Transcrição para trombone da Suíte in A minor para flauto concertato de G. Ph. Telemann: a construção da perfomance por meio do processo transcritivo
Dissertação de Mestrado de Ricardo Pacheco (USP PPGMUS, 2013)
-
Transferência de gesto em composições para violão: as relações entre fonte primária, compositor e intérprete
Tese de Doutorado de Marcelo Cazarotto Brombilla (UFPR PPGMúsica, 2021)
-
Três obras para o Conjunto de Percussão da UFBA, o primeiro grupo de percussão do Brasil
Artigo em periódico de Aquim Almeida, Cecilia Tamplenizza (Revista Vórtex, 2021)
-
Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo
Dissertação de Mestrado de Daniel Dias de Lima (UFU PPGMU, 2018)
-
Trio for trumpet, violin and piano de Eric Ewazen: uma proposta interpretativa a partir da análise musical
Dissertação de Mestrado de Gessé de Souza Santos (UNIRIO PPGM, 2022)
-
Um olhar musical sobre a canção Filhos de Gandhy a partir da performance de Gilberto Gil na USP em 1973
Artigo em periódico de Marco Gérard, Tassio Ramos, Almir Côrtes (Música Popular em Revista, 2020)
-
Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918–1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico
Comunicação oral de Nívea Renata Alencar de Freitas, Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Uma abordagem fenomenológica do tempo musical
Artigo em periódico de João Miguel Bellard Freire (Debates, 2016)
-
Uma análise interpretativa do Ponteio nº 30 de Camargo Guarnieri
Artigo em periódico de Nathália Freitas Leite (Música em Perspectiva, 2016)
-
Uma análise multi-perspectiva de dados videográficos sobre a performance de possessão espiritual no Vodu Dominicano
Artigo em periódico de Yvonne Schaffler, Bernd Brabec de Mori (Música em Contexto, 2017)
-
Uma história da Associação Brasileira de Trompetistas a partir do memorial dos seus encontros
Tese de Doutorado de Ítalo Rômulo de Holanda Ferro (UFBA PPGMUS, 2021)
-
Uma odisseia em nove atos: configurações estéticas e dimensões performáticas do álbum visual na cultura digital
Artigo em periódico de Leonam Dalla Vecchia, Wagner dos Santos Dornelles (Revista Brasileira de Música, 2020)
-
Variações nas repetições no Ponteio no. 45 de Guarnieri: inflexões rítmicas e de dinâmica na performance de pianistas e estudantes
Comunicação oral de Regina Antunes Teixeira dos Santos, Cristina Capparelli Gerling (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Vídeo-dança vagão: um processo de composição integrado entre música e dança baseado na improvisação
Dissertação de Mestrado de Luiz Claudio Marques Barcellos (UFPR PPGMúsica, 2012)
-
Viewpoints como estratégia de criação para a livre improvisação musical
Dissertação de Mestrado de Fábio Martinele Neto (USP PPGMUS, 2015)
-
Virtuosismo e expressividade na música para flauta e piano: obras selecionadas de C. Debussy, G. Fauré, C. W. Gluck e R. Schumann
Recital-conferência de Mauricio Veloso Queiroz Pinto, Militza Franco e Souza (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Voz e performance multimídia
Comunicação oral de Wânia Mara Agostini Storolli (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Zeitgestalt: análise e performance do Trio em sol menor de Francisco Braga
Tese de Doutorado de Margarida Tamaki Fukuda (USP PPGMUS, 2009)