El sistema como agente no processo de construção das crenças de autoeficácia de seus alunos, músicos e professores – Amplificar

El sistema como agente no processo de construção das crenças de autoeficácia de seus alunos, músicos e professores

Resumo

O presente texto traz em evidência uma pesquisa sobre o projeto de ensino musical Venezuelano mundialmente conhecido como El Sistema. Nesta pesquisa El Sistema é investigado sob o ponto de vista motivacional, tendo como base teórica a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, mais especificamente o que concerne a Teoria da Auto-eficácia (1997), que refere-se às percepções do indivíduo sobre suas próprias capacidades. Segundo Bandura, estas crenças podem ser formadas pelo indivíduo a partir da interpretação de quatro fontes principais: experiência de domínio, experiência vicária, persuasão social e estados físicos e emocionais. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a relação entre os elementos descritos por Bandura como fonte de desenvolvimento de autoeficácia e a prática de ensino em El Sistema. Na primeira parte desta pesquisa são verificadas as relações entre a metodologia de ensino utilizada em El Sistema (Sánchez, 2007; Fesnojiv, 2012; Borzacchini, 2010; Tunstall, 2012) com a teoria de Bandura. A partir da análise deste referencial é possível considerar que o modelo de ensino e aprendizagem utilizado em El Sistema favorece o aumento das crenças de autoeficácia de seus alunos, músicos e professores, sendo este aspecto motivacional, um dos fatores contribuintes para que o projeto alcance o êxito que vem obtendo. Na segunda parte da pesquisa, um estudo de caso será realizado nos núcleos de El Sistema, com a finalidade de coletar dados mais detalhados a cerca da utilização da metodologia no campo empírico por meio de observações e entrevistas com alunos e professores.

El Sistema as agent in the process of construction of the beliefs of autoeficácia of its pupils, musicians and professors

This article discusses the Venezuelan musical education project known worldwide as El Sistema under the motivational point of view, the theoretical ground for the Social Cognitive Theory Albert Bandura. The aim of this work was to relate the practice of teaching / learning of this project with the sources of self-efficacy development. Through a literature search and exploratory and interpretative character was possible to consider that the methodology used in El Sistema contributes to increased self-efficacy beliefs of their students, musicians and teachers, this may be one of the motivational factor contributing to the success that the project have obtained.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.