A Prática Instrumental de Violão e Teclado nas Licenciaturas em Música da UFC: pressupostos pedagógicos e a implementação do Projeto Pedagógico do Curso – Amplificar

A Prática Instrumental de Violão e Teclado nas Licenciaturas em Música da UFC: pressupostos pedagógicos e a implementação do Projeto Pedagógico do Curso

Resumo

A proposta pedagógica dos cursos de Música da UFC possuem algumas peculiaridades em relação ao contexto da licenciatura em música no Brasil, entre as quais podemos apontar: (1) a Prática Instrumental obrigatória com duração de 4 semestres; (2) o ingresso na universidade sem adoção de Teste de Habilidade Específica (ou "Teste de Aptidão"); (3) aulas de instrumento em grupo. Diante deste contexto, propomos este Projeto de Pesquisa com o objetivo de compreender qual é a proposta de formação da Prática Instrumental (Violão e Teclado) dentro da formação do licenciado em música na UFC. Justificamos tal meta pela necessidade de contribuir com a implementação do projeto pedagógico a partir da identificação de aspectos a serem aprimorados no ensino de instrumento na UFC. Utilizaremos a pesquisa qualitativa, dedutiva, do tipo participante, tendo como instrumentos de coleta de dados os Projetos Pedagógicos dos Cursos e a entrevista semi-estruturada com docentes. No processo de análise dos dados identificaremos os pressupostos pedagógicos que regem o cotidiano das Práticas Instrumentais de Violão e Teclado dos três campi e indicar, caso necessário, ajustes aos PPC's.

The pedagogical approach of the music courses in UFC have some peculiarities in relation to the context of music licenciate degrees in Brazil, among which we can point out: (1) obligatory musical instrument practice disciplines with the duration of 4 semesters; (2) the university admission with no requirements for the Test of Special Abilities in music (or “Aptitude Test”); (3) musical instrument classes in groups. Given this context, we propose this research project with the objective to achieve better understanding on what is the formation proposition in musical instrument practices (guitar and keyboard) inside the formation of the licenciate in music in UFC. We justify such goal based on the need to contribute with the implementation of the pedagogical approach of the course, starting from the identification of aspects to be improved in musical instrument teaching in UFC. We will utilize the qualitative, deductive, participatory research model, having both the Pedagogical Projects of the courses and the semi-structured interview with the academic staff as instruments of data collection. During the process of data analysis we will identify the pedagogical assumptions that conduct the daily routine of guitar and keyboard instrument practices of the three campuses and suggest, if necessary, adjustments to the Pedagogical Projects.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.