As aulas de prática instrumental: uma possível conexão entre a academia e a tradição oral da música popular – Amplificar

As aulas de prática instrumental: uma possível conexão entre a academia e a tradição oral da música popular

Resumo

Originado de reflexões sobre o ensino-aprendizagem formal da música popular e seus desafios, o presente trabalho propõe uma reavaliação da presença das aulas de prática coletiva nos projetos pedagógicos em escolas de música. Naturalmente estruturadas através de metodologias ativas, essas aulas tem o potencial de: promover a sonorização dos conteúdos teóricos aprendidos em aluas de harmonia e estruturação; permitir uma avaliação precisa do desenvolvimento dos alunos como performers; e facilitar o estudo da improvisação. Possíveis lugares do uso tradições orais, as aulas de prática instrumental coletiva merecem maior destaque em nossos currículos.

The Combo Classes: A Feasible Connection Between Academy and Popular Music Aural Learning

As a result of considerations about the institutionalized learning and teaching process in popular music and its challenges, the present text proposes an revaluation of the presence of collective practice classes in pedagogical projects in music schools, called Combo Classes. Naturally organized by active methodology process, these classes have the potential to: foster the aural aspects of theoretical issues, normally present in harmony and structuration classes; help teachers in a more precise evaluation process. And finally these classes are based on oral/aural traditions, which are the basis of the learning process in popular music

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.