A ópera como teatro-musical: reflexões a partir da análise da sambópera A Traviata, de Augusto Boal – Amplificar

A ópera como teatro-musical: reflexões a partir da análise da sambópera A Traviata, de Augusto Boal

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a ópera como teatro-musical a partir da análise da sambópera A Traviata (2001/2002) - uma releitura da obra de Verdi, La Traviata. Discutir-se-á a expressividade dramática na ópera em detrimento do virtuosismo vocal, a função social deste gênero e suas delineações de status e distinção social na atualidade. Nossos principais referenciais teóricos serão CARVALHO (2005), CANCLINI (2008) e BRECHT (2005).

The opera and musical theater: reflections from the analysis of the sambópera A Traviata, by Augusto Boal

This paper aims to reflect on the opera and musical theater from the analysis of sambópera A Traviata (2001/2002) - a new approach to Verdi’s work La Traviata. It will discuss the dramatic expressiveness in opera at the expense of vocal virtuosity, the social function of this genre and its delineations of social status and distinction today. Our main theoretical frameworks will CARVALHO (2005), CANCLINI (2008) and BRECHT (2005).

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.