Palavra-chave: Ópera
64 resultados.
-
“E versi melanconici un trovator cantò”: O mito da “voz verdiana” e a pluralidade interpretativa em gravações de Il Trovatore
Artigo em periódico de Victor Emmanuel Teixeira Mendes Abalada (Revista Brasileira de Música, 2017)
-
A ceia dos cardeais, ópera de Arthur Iberê de Lemos: sua criação e estreia
Artigo em periódico de Mauro Camilo de Chantal Santos, Adriana Giarola Kayama (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
A ceia dos cardeais, poema lírico em 1 ato, ópera de Arthur Iberê de Lemos: crítica e dados biográficos do compositor
Tese de Doutorado de Mauro Camilo de Chantal Santos (Unicamp PPG Música, 2013)
-
A Escrita de Carlos Gomes para a Seção dos Metais de Salvator Rosa
Artigo em periódico de Isaac William Kerr, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes Virmond (Orfeu, 2016)
-
A expressividade vocal na prática do canto operístico: estabelecendo relações entre prosódia emocional e seus reflexos na voz cantada
Dissertação de Mestrado de Carla Carolina Souza Leite Campinas (UNESP PPG-Música, 2015)
-
A formulação da Favola in musica de Jacopo Peri: uma tradução e estudo do prefácio a Euridice (1600)
Artigo em periódico de Gustavo Angelo Dias, Helena Jank (Música Hodie, 2016)
-
A integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico
Artigo em periódico de Cristine Bello Guse (Música Hodie, 2018)
-
A ópera como teatro-musical: reflexões a partir da análise da sambópera A Traviata, de Augusto Boal
Comunicação oral de Hellem Pimentel Santos (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A produção da encenação a partir da música na ópera “Otello”, de Verdi-Boito
Artigo em periódico de Carlos Eduardo da Silva (Orfeu, 2021)
-
A Recepção da Obra de Ponchielli no País de Carlos Gomes
Comunicação oral de Isaac William Kerr, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes Virmond (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A recepção de Fosca em suas diferentes versões
Comunicação oral de Marcos da Cunha Lopes Virmond, Lenita Waldige Mendes Nogueira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A Recepção de ópera em Florianópolis
Dissertação de Mestrado de Claudia Bonaldo Ondrusek (UDESC PPGMUS, 2011)
-
A Tradição Orquestral Italiana na Escrita de Antônio Carlos Gomes
Comunicação oral de Isaac William Kerr, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes Virmond (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A trajetória dos castrati nos teatros da corte de Lisboa (séc. XVIII)
Artigo em periódico de Kristina Augustin (Música e Linguagem, 2013)
-
A vocação política do teatro musical contemporâneo: o exemplo de três obras de Mauricio Kagel, Hans Werner Henze e Helmut Lachenmann
Artigo em periódico de Ledice Fernandes de Oliveira Weiss (Revista Vórtex, 2014)
-
A voz de Orfeu
Artigo em periódico de Thiago Madruga Monteiro (OPUS, 2019)
-
A voz de Orfeu: um estudo sobre a vida de Francesco Rasi (Arezo 1574 - Pistóia 1622)
Dissertação de Mestrado de Thiago Madruga Monteiro (UFPR PPGMúsica, 2016)
-
Aquiry, a Luta de um Povo - Estudo de Caso
Comunicação oral de Mário Lima Brasil (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
As heroínas de Carlos Gomes
Pôster de Taís Daniela Leite Vieira, Adriana Giarola Kayama (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
As licenças dramáticas luso-brasileiras e a representação do eu
Artigo em periódico de Alberto José Vieira Pacheco (OPUS, 2021)
-
As óperas de Jocy de Oliveira: composição e estética do feminino
Comunicação oral de Alexandre Guilherme Montes Silva (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
As vozes de Monteverdi: música de ontem cantada hoje
Tese de Doutorado de Thiago Madruga Monteiro (UFPR PPGMúsica, 2021)
-
Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação
Artigo em periódico de Cristine Bello Guse (Debates, 2018)
-
Coerência e unidade: do gênero operístico aos princípios da música de cinema
Comunicação oral de Nelson Dias Corrêa (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Des Passions et des Sons: Notes sur l'Orchestration de Rameau
Artigo em periódico de Didier Guigue (Musica Theorica, 2017)
-
Desenvolvimento da performance e ensino crossover de canto: entrevista com a atriz e cantora Bianca Tadini
Entrevista em periódico de Helen Bovo Tormina, Ângelo José Fernandes (Per Musi, 2021)
-
Do recurso ao cravo no século XX em óperas de Ruy Coelho, Augusto Machado e Joly Braga Santos
Artigo em periódico de Edward Ayres de Abreu (Música Hodie, 2021)
-
Domitila, de J. Guilherme Ripper: o dialogismo em uma ópera-monólogo
Comunicação oral de Nivea Renata Alencar de Freitas (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Dramaturgia Musical Variações em Torno de sua Redefinição
Artigo em periódico de Marcus Mota (Música em Contexto, 2019)
-
Erros e variantes na edição de excertos da ópera Le Fate de Henrique Oswald (1852 – 1931)
Comunicação oral de Filipe Daniel Fonseca dos Santos, Susana Cecilia Igayara-Souza (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Expressiveness and Sedation in Opera Music: Mathematical Perspectives
Artigo em periódico de Yang Chao (Música Hodie, 2021)
-
Giovanni Battista Francesco Fasciotti: sobre o castrato que influenciou a prática vocal carioca no Brasil Joanino
Tese de Doutorado de Sérgio Anderson de Moura Miranda (UFMG PPGMUS, 2018)
-
Il Guarany de Antônio Carlos Gomes: A História de uma Ópera Nacional
Dissertação de Mestrado de Olga Sofia Freitas Silva (UFPR PPGMúsica, 2011)
-
La crisis de la ópera en la obra de Theodor Adorno. Historia y crítica de un tópico infundado
Artigo em periódico de Daniel Martín Sáez (OPUS, 2021)
-
La poética melodramática del Seicento: más allá del mito de la cameratadel conde Bardi
Artigo em periódico de Daniel Martín Sáez (Per Musi, 2021)
-
La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal
Dissertação de Mestrado de Hellem Pimentel Santos Figueiredo (UFMG PPGMUS, 2011)
-
Luigi Dallapiccola: um homem “prisioneiro” do teatro
Comunicação oral de Roberto Votta (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Mário de Andrade e a ópera: 2 tempos de crítica (1918-1919 e 1928)
Painel/Simpósio de Eduardo Tadafumi Sato (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Movimento, gesto e expressividade vocal do cantor-ator: uma proposta de preparação corporal para uma montagem de Dido & Aeneas, de H. Purcell
Comunicação oral de Angélica Andrade Silva Menezes, Angelo José Fernandes (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Narratividade e intertextualidade nas paráfrases operísticas de Franz Liszt (1811–1886) sobre as óperas de Vincenzo Bellini (1801–1835)
Artigo em periódico de Thiago Plaça Teixeira (Musica Theorica, 2022)
-
Níveis de espacialização acústica em recentes estreias internacionais de óperas brasileiras
Artigo em periódico de Zoltan Paulinyi (OPUS, 2013)
-
Notas para a dramaturgia de Fosca da Antônio Carlos Gomes
Artigo em periódico de Marcos Virmond (Ictus, 2020)
-
NUO Ópera-Lab: pela autoetnografia à trans-ópera
Tese de Doutorado de Paulo Maron (USP PPGMUS, 2018)
-
O barbeiro de Sevilha: análise de alguns aspectos da intertextualidade entre a comédia de Beaumarchais e o libreto da ópera de Rossini
Artigo em periódico de Regina Rocha (Revista da Tulha, 2018)
-
O cantor-ator uma revisão da bibliografia norte-americana sobre a atuação cênica do cantor lírico
Artigo em periódico de Cristine Bello Guse (Revista Música, 2020)
-
O cantor-ator: um estudo sobre a atuação cênica do cantor na ópera
Dissertação de Mestrado de Cristine Bello Guse (UNESP PPG-Música, 2009)
-
O curso de canto da UNESP: o impacto do ensino superior no discurso dos seus egressos
Tese de Doutorado de Homero Antonio Strini Velho (UNESP PPG-Música, 2019)
-
O legado castrati: um breve estudo sobre a castração de garotos na Itália e sua contribuição para a história da música
Artigo em periódico de Sérgio Anders (OPUS, 2022)
-
O Serialismo lírico de Luigi Dallapiccola: uma análise dos processos composicionais aplicados à ópera II Prigioniero (1944-1948)
Tese de Doutorado de Roberto Votta (USP PPGMUS, 2017)
-
Ópera e febre amarela no Rio de Janeiro Imperial
Artigo em periódico de Marcos Virmond, Lenita Nogueira (Ictus, 2020)
-
Ópera e Fonografia: da Cineópera ao Streaming
Artigo em periódico de Lucas Jaques Nacur Cassano (Debates, 2022)
-
Ópera e gênero: personagens en travesti em um nova perspectiva
Dissertação de Mestrado de Luiza Helena Kraemer Francesconi (UNESP PPG-Música, 2018)
-
Ópera Le Fate de Henrique Oswald: edição crítica a partir dos manuscritos autógrafos
Dissertação de Mestrado de Filipe Daniel Fonseca dos Santos (USP PPGMUS, 2018)
-
Ópera, raça e gênero sob o ponto de vista de artistas negras(os)
Artigo em periódico de Antonilde Rosa Pires, Andréa A. Adour da Câmara (Revista Música, 2019)
-
Os concertos comemorativos ao aniversário de passamento de Carlos Gomes em Belém do Pará, fins do século XIX e início do século XX
Artigo em periódico de Mário Alexandre Dantas Barbosa (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Projeto Ópera Final Feliz: a formação do público e a performance como eixo no processo de ensino e aprendizagem musical
Comunicação oral de Priscila Cevada, Abel Rocha (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Richard Wagner e Francisco Braga: o exemplo de Marabá na obra do compositor brasileiro
Artigo em periódico de Isaac F. Chueke (Musica Theorica, 2019)
-
Teatro musicado e ópera na imprensa de Desterro durante o Império
Comunicação oral de Débora Costa Pires (Enc. de Musicologia Histórica, 2016)
-
Textos literários dramáticos e Literaturoper: à procura do texto ideal
Comunicação oral de Nazir Bittar Filho (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Tradução da ópera Trouble in Tahiti de Leonard Bernstein como recurso didático interpretativo, criativo e de relacionamento com o público
Comunicação oral de Luiz Eduardo Alves Guimarães, Abel Rocha (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918–1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico
Comunicação oral de Nívea Renata Alencar de Freitas, Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Uma ária para Virginia Damerini: a última Fosca de Carlos Gomes
Artigo em periódico de Marcos Virmond, Rosa Maria Tolón Marin, Lenita Nogueira (OPUS, 2013)
-
Uma ópera do improviso
Artigo em periódico de Paulo Sergio Maron, Luis Carlos Rodrigues dos Santos, Yuri Bassichetto Tambucci (Claves, 2022)
-
Yerma: A Literaturoper de Villa-Lobos
Comunicação oral de Nazir Bittar Filho (Congresso da ANPPOM, 2013)