A educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: lembranças de professores unidocentes – Amplificar

A educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: lembranças de professores unidocentes

Resumo

O trabalho é parte de umainvestigação que objetiva compreender discursos acerca dos sentidos e tensões (ABAGNANO, 1997) atribuídos à educação musical nos primeiros anos da educação básica. O recorte apresentado visa compreender, a partir do estudo bibliográfico e de entrevistas com unidocentes em atuação nos anos iniciais do ensino fundamental, parte destes sentidos. A pesquisa foi feita em Anais de ABEM e entrevistas semi-estruturadas com seis professoras. A análise sustenta-se em Moraes e Galliazzi (2011). Conclui-se que as entrevistadas atribuem importância à Música na escola, entretanto, suas justificativas são diferentes, o que pode estar relacionado às lembranças musicais.

The work is part of a research that aims to understand the meanings and discourses about tensions (ABAGNANO, 1997) attributed to music education in the early years of basic education. The outline presented aims to understand, from the study of literature and interviews with teachers at work in the early years of elementary school, part of these meanings. The research was done in Anais of ABEM and semi-structured interviews with six teachers. The analysis is supported by Moraes and Galliazzi (2011). We conclude that all the respondents attach importance to music in school, however, the reasons for this are different, which may be related to your musical memories.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.