A avaliação como ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem da flauta doce: uma análise dos métodos empregados no Conservatório Estadual de Música de Juiz de Fora, MG – Amplificar

A avaliação como ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem da flauta doce: uma análise dos métodos empregados no Conservatório Estadual de Música de Juiz de Fora, MG

Resumo

A avaliação ainda hoje não é empregada em muitas escolas de música como uma ferramenta aliada da aprendizagem, servindo meramente como um ritual ou como subsídio para a emissão de escores que não se relacionam intimamente com as experiências do alunado. O emprego da avaliação no ensino de flauta doce, para crianças a partir dos seis anos, no Conservatório Estadual de Juiz de Fora apresenta essas características, e o que esta comunicação pretende trazer é o resultado das observações em torno das práticas avaliativas em uso para alunos deste instrumento, e a partir das anotações de Patrícia Kebach, Swanwick e Piaget, apresentar propostas que possam transformar essa realidade. Dentre os procedimentos empregados nessa investigação, foi realizada pesquisa exploratória que identificou os processos de ensino e avaliação desse Conservatório, no que concerne a flauta doce. De posse desse mapeamento, partiu-se (dentre outros autores consultados), para o estudo dos processos de Acomodação e Assimilação do conhecimento conforme descreve Piaget, bem como do Modelo Espiral de Swanwick e das descrições de Kebach, com a finalidade de propor procedimentos avaliativos distintos daqueles já empregados naquela instituição. Os procedimentos de avaliação propostos por esta pesquisa tem potencial para se inserirem e transformarem uma “cultura em avaliação” já estabelecida no Conservatório Estadual de Juiz de Fora, mas que precisa ser observada, criticada e aprimorada.

The Evaluation as a procedure to improvement of Recorder flute learning: one analysis of evaluation processes on Music Conservatory of Juiz de Fora, MG

The evaluation now a days isn’t used in many music schools as a learning procedure, serving merely as a ritual to scores, not related with the students experiences. The evaluation on Music Conservatory of Juiz de Fora has this characteristic. This paper tries to show the observation results of the evaluation processes, based on Swanwick and patricia Kebach issues, and proposes different evaluation proceedings of that actually is in use on this school. The proposes of evaluation of this research have potential to change the evaluation culture, and show a new point of view about evaluation in Recorder classes.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.