Comunicação oral, SIMPOM, 2016

A Arte da Conversação: a interação no Bill Evans Trio a partir da performance de Scott LaFaro

O presente artigo apresenta o andamento da minha pesquisa de mestrado, cujo objetivo é investigar a conversação musical presente no trio do pianista Bill Evans no período entre 1959 e 1961, a partir da análise do estilo de performance do contrabaixista Scott LaFaro (1936 – 1961). LaFaro é tido como o primeiro contrabaixista a assumir uma postura libertada da função tradicional do contrabaixo no jazz, o usual walkin’bass, criando um estilo altamente contrapontístico dentro deste trio, em conversa constante com o piano. Parte da pesquisa é compreender a construção melódica de LaFaro a partir dos conceitos de improvisação vertical e horizontal desenvolvidos por George Russell (1923 – 2009) no livro The Lydian Chromatic Concept of Tonal Organization (2001), verificando qual destes melhor se enquadra a sua forma de pensar musicalmente. Tendo como base pesquisas abordando a improvisação no jazz, a interação entre os músicos e depoimentos acerca da vida e música de LaFaro, tentamos aprofundar o conhecimento e a importância deste músico que veio a influenciar todas as gerações de contrabaixistas a partir de 1960, e inclusive o próprio rumo do jazz a partir daí. As análises são feitas a partir do livro de transcrições de piano, baixo e bateria editado em 2003 (Hal-Leonard), o que nos proporciona visualizar ainda melhor o papel de cada instrumentista dentro do trio, e a forma como a música se desenrola.

The Art of Conversation: Interaction Analysis on the Bill Evans Trio through Scott LaFaro’s Performance

The following article presents the work in progress from my master's research that has, as it’s main goal, the investigation of the musical conversation present on Bill Evans’s Trio from 1959 to 1961, through the analysis of Scott LaFaro’s (1936-1961) bass playing style. LaFaro is known as the first double bass player to assume a freer approach from the traditional role of the bass, the usual walkin’ bass, creating a highly contrapontistic style, in constant conversation with the piano. Part of the research is understanding his melodic construction taking into consideration the George Russell’s Vertical and Horizontal Improvisation Concept, present on his book The Lydian Chromatic Concept of Tonal Organization (2001) and trying to find which type of concept his way of thinking belongs to. Through researches about jazz improvisation, musicians’ interaction, interviews and statements about Lafaro’s life and music, we’ll try to dig deeper into this musician’s knowledge and importance, who influenced the not only generations of bass players since 1960 but jazz music itself. The analysis are based on the piano, bass and drums transcriptions to be found on the Hal-Leonard book edited in 2003, allowing us to visualize even better each instrumentalist’s role in the trio, and the way that the music develops.

CategoriaSIMPOM
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IdiomaPortuguês
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TipoComunicação oral
CódigoSIMPOM2016C109
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