Palavra-chave: Jazz
49 resultados.
-
“Festas da Xica” de Paulo Moura: um Lugar Interacional-Formativo (LIF)
Artigo em periódico de Eduardo Lucas da Silva (Debates, 2022)
-
“Por entre os sons”: uma etnografia da cena de música popular instrumental brasileira e do jazz em Porto Alegre
Dissertação de Mestrado de Bruno Rosa do Nascimento (UFRGS PPGMUS, 2020)
-
"Modernizei meu choro sem descuidar do roteiro tradicional": tradição e inovação em K-ximbinho (Sebastião Barros)
Dissertação de Mestrado de Pablo Garcia da Costa (UnB PPGMUS, 2009)
-
A Arte da Conversação: a interação no Bill Evans Trio a partir da performance de Scott LaFaro
Comunicação oral de Bruno Repsold Torós (SIMPOM, 2016)
-
A confluência de elementos de música clássica e jazz em composições de Victor Assis Brasil – propostas interpretativas
Tese de Doutorado de Marco Túlio de Paula Pinto (UNIRIO PPGM, 2011)
-
A improvisação vocal na Copacabana dos anos 50 a 70
Dissertação de Mestrado de Glawcer Nader Saraiva Ferreira Felix (UFMG PPGMUS, 2020)
-
A influência do jazz: a swing era na música orquestral de concerto brasileira no período de 1935 a 1965
Dissertação de Mestrado de Cleisson de Castro Melo (UFBA PPGMUS, 2010)
-
A memória como condicionante do sentido musical na improvisação
Comunicação oral de Julio Cesar Vieira Merlino (SIMCAM, 2016)
-
A performance e os recursos técnico-interpretativos de Márcio Montarroyos: análise de seus solos improvisados no disco Stone Alliance
Artigo em periódico de Marcelo Rocha dos Passos, Paulo Adriano Ronqui (Revista Vórtex, 2019)
-
Amador x Profissional: a situação do músico na cena de jazz da cidade de São Paulo
Artigo em periódico de Marcus Vinicius Scanavez Ramasotti Medeiros de Almeida (Revista Vórtex, 2017)
-
Aspectos da linguagem da improvisação jazzística na bossa nova: duas versões de solo do saxofonista Stan Getz da música desafinado
Dissertação de Mestrado de Wanderson Felipe Silva do Nascimento (UFG PPG-Música, 2019)
-
Aspectos estilísticos na obra de Avishai Cohen: análise e adaptações para violão solo
Comunicação oral de Guilherme Costa Leite Vieira Alves, Leandro Barsalini (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Características do choro e do jazz em três obras de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto
Dissertação de Mestrado de José Simião Severo (UFRN PPGMUS, 2017)
-
Considerações gerais sobre a obra de K-ximbinho: análise, classificação e legitimação
Comunicação oral de Pablo Garcia da Costa (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Considerações sobre o pensamento estético de Don Ellis: inovação/tradição e o elemento indiano em The Tihai
Artigo em periódico de Leandro Gumboski (OPUS, 2013)
-
Contextualização sócio-política e musical da canção “Influência do Jazz” (Carlos Lyra) na Bossa Nova “politizada”
Comunicação oral de Adriana Barea Cardoso, Paulo Adriano Ronqui, Cassio Cardoso Filho (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Danish music education and the ‘rhythmic music’ concept: some aspects
Artigo em periódico de Peder Kaj Pedersen (Debates, 2014)
-
Desafinado: dissonâncias nos discursos acerca da influência do Jazz na Bossa Nova
Dissertação de Mestrado de Rafael Mariano Camilo Silva (UFU PPGMU, 2017)
-
Ensino e aprendizagem de improvisação em um curso superior de música
Dissertação de Mestrado de Ricardo Costa Laudares Silva (UFMG PPGMUS, 2013)
-
Estruturas fundamentais no blues: adaptação de conceitos schenkerianos considerando a inflexão melódica afro-americana e seu desenvolvimento no jazz
Dissertação de Mestrado de Rafael Palmeira da Silva (UFPR PPGMúsica, 2012)
-
Etnografia da performance: estudo sobre o jazz nos bares de São Paulo
Pôster de Marcus Vinicius Scanavez Ramasotti Medeiros de Almeida (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Improvisação Jazzística: uma discussão terminológica
Comunicação oral de Julio Merlino (SIMPOM, 2016)
-
Improvisação no choro segundo chorões
Dissertação de Mestrado de David Rangel Diel de Carvalho Martins (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Improvisation and System from inside and outside: Steve Coleman’s music through Adorno’s critical philosophy
Artigo em periódico de Frederico Lyra de Carvalho (Música Popular em Revista, 2021)
-
Jam sessions em Manhattan: socialização dos músicos de jazz e regulação da performance
Artigo em periódico de Ricardo Pinheiro (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Jazz Carnático: perspectivas transculturais em música
Dissertação de Mestrado de Yves Tanuri Santos Correia (UDESC PPGMUS, 2020)
-
Jazz como mise en scène: a performance musical como ferramenta de introdução do jazz nas práticas da música de cinema
Comunicação oral de Gustavo Rocha Chritaro (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Jazz em cisma: a disputa pela memória e pela música de Thelonious Monk
Artigo em periódico de Ricardo Augusto Brandão (Revista da Tulha, 2019)
-
Jazz performance: Improvisação como conversação
Resenha em periódico de Túlio Augusto Silva Santos (Revista Vórtex, 2016)
-
L'incorporation d'éléments de la musique baroque dans le tango d'Astor Piazolla
Artigo em periódico de Thomas Saboga Fontes (Música em Perspectiva, 2017)
-
Manhã de Carnaval: difusión mundial en el jazz como iluminación para la creación de arreglos
Dissertação de Mestrado de Daniel Sebastián Fajardo Martínez (UFU PPGMU, 2021)
-
O Choro “Catita” de K-Ximbinho na Interpretação do saxofonista Zé Bodega
Dissertação de Mestrado de Bernardo Vescovi Fabris (UFMG PPGMUS, 2005)
-
O consumo do rock and roll como cultura musical juvenil no Recife dos anos 1950
Dissertação de Mestrado de Ebis Dias Santos Filho (UFPE PPGMúsica, 2019)
-
O contexto de improvisação em música popular instrumental sob uma perspectiva sistêmica
Artigo em periódico de Raphael Ferreira da Silva (OPUS, 2017)
-
O estilo composicional de Marco Pereira presente na obra Samba Urbano. Uma abordagem a partir de suas principais influências: a música popular brasileira, o jazz e a música erudita
Dissertação de Mestrado de Júlio César Moreira Lemos (UFG PPG-Música, 2012)
-
O Jazz no Paraná entre 1920 e 1940: um estudo da obra O Sabiá, Fox Trot Shimmy de José da Cruz
Dissertação de Mestrado de Marília Giller (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
O Prato Ride
Comunicação oral de Mário Negrão Borgonovi (SIMPOM, 2014)
-
O saxofone clássico nos cursos de bacharelado no Brasil
Comunicação oral de Marco Tulio de Paula Pinto (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Paulo Moura e a Bossa Nova Instrumental: análises e reflexões sobre práticas interpretativas e arranjos (1968-1969)
Tese de Doutorado de Cleber José Bernardes Alves (UFMG PPGMUS, 2019)
-
Possibilidades para o desenvolvimento de identidade de improvisação na trompa
Dissertação de Mestrado de Victor Prado Cavalcanti Ferreira (UFRN PPGMUS, 2022)
-
Produção artística como parte da pesquisa musicológica: análise do caso Juan Tizol
Comunicação oral de Eduardo D'Urso Hebling (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Querelas e aquarelas do Brasil: o jazz na mira do nacionalismo musical (anos 1920-1960)
Artigo em periódico de Adalberto Paranhos (Orfeu, 2020)
-
Reescrevendo A Sagração da Primavera: aspectos composicionais e relações dialógicas no arranjo para big band de Darryl Brenzel
Dissertação de Mestrado de Frederico Carlos Natalino (UFMG PPGMUS, 2015)
-
Samba Irresistível: um estudo sobre Casé
Dissertação de Mestrado de Maria Beraldo Bastos (Unicamp PPG Música, 2013)
-
Sinais dos tempos a crítica musical de Adorno e o jazz negro de Mingus
Artigo em periódico de Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende (Musica Theorica, 2021)
-
Soluções para o uso de ciclos de terças no acordeão de 120 baixos: um estudo sobre o standard de jazz Giant Steps
Comunicação oral de Guilherme Souza Ribeiro, Clifford Hill Korman (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Stan Getz e a Bossa Nova (1962-1964): uma análise estilística
Dissertação de Mestrado de Luis Felipe Soares Gomes (UDESC PPGMUS, 2017)
-
Tendências expressivas e estruturas estilísticas na música de Egberto Gismonti: um estudo do choro 7 Anéis
Dissertação de Mestrado de Diones Ferreira Correntino (UFG PPG-Música, 2013)
-
Tipos de aprendizagem de improvisação em um curso superior de música
Comunicação oral de Ricardo Costa Laudares Silva (Congresso da ANPPOM, 2013)